20/02/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Jucurutu receberá neste fim de semana a I Trilha Sertão Potiguar

Jucu

I Trilha Sertão Potiguar

O GRUPO QUADRI ADVENTURE RN promove nos dias 20 e 21 de fevereiro, a I Trilha Sertão Potiguar – Lajes Jucurutu, com parte da programação do evento realizada em Jucurutu. A programação terá início às 09h30 deste sábado (20), quando um comboio de aproximadamente 40 quadriciclos sairá da fazenda Cacimba de Cima, localizada em Lajes do Cabugi, percorrendo trilhas e cortando serras, passando pelos municípios de Lagoa Nova, Tenente Laurentino Cruz e Florânia, antes da chegar a Jucurutu.

Os visitantes serão recepcionados pelo prefeito municipal, George Queiroz (PMDB). Para o prefeito esta será uma grande oportunidade da exploração do turismo local. “Um momento em que muitos visitantes conhecerão Jucurutu e farão turismo na cidade ocupando pousadas e provando a nossa culinária nos bares, lanchonetes e restaurantes”, comentou George Queiroz. O evento conta com apoio da prefeitura municipal, câmara de vereadores e do deputado estadual Nelter Queiroz.

“No percurso muitas trilhas, subidas e descidas de serras. Se chover haverá desafios de lama. A parada para almoço será no mirante de Tenente Laurentino. E a previsão de chegada a Jucurutu será por volta das 17h30”, disse um dos organizadores do evento. Na noite de hoje ocorrerá festa dançante no Centro de Eventos Autran Lopes, no bairro Santa Isabel. Já na manhã do dia seguinte (21), ocorrerá benção dos veículos e dos condutores na igreja de São Sebastião e em seguida toda equipe fará doação de lençóis ao Lar do Idoso do município.

19/02/2016
Por Danilo Evaristo em Saúde

Sesap registra 16 mil notificações de doenças diarreicas

O Rio Grande do Norte registrou até agora uma crescente de mil casos notificados de doenças diarreicas. Em todo o Estado, até a sexta semana de 2016, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) registrou 16.900 casos. Segundo Zaira Santiago, técnica de vigilância epidemiológica da pasta, já foram registrados 900 casos a mais em relação ao mesmo período do ano passado. A técnica em epidemiologia revelou ainda que o município de Caicó registrou o maior número de notificações, com 1.798 de casos diarreias – que estão sendo popularmente chamados de “doença da mosca”.

“Estão associando as diarreias e chamando de doença da mosca devido às suspeitas de que o inseto está contaminando as pessoas. Essas doenças são chamadas de diarreicas, nós chamamos assim porque ainda não descobrimos qual é o agente causador e também não sabemos se é uma doença viral ou bacteriana”, comentou.  Na última semana, 60 municípios do Estado informaram a Sesap o registro de casos notificados de diarreias. Segundo os dados, 35 cidades registraram aumento no número de notificações.

Apesar das notificações, a técnica de vigilância epidemiológica disse que o número de casos pode ser ainda maior, pois as notificações das doenças diarreicas não são obrigatórias. Em Natal, já foram registrados 1.655 casos notificados de diarreias desde o início do ano. De acordo com a Sesap, o número está dentro do esperado. Já em relação ao município de Caicó, a especialista Zaira Santiago acredita que as grandes aglomerações no Carnaval, a seca e a grande quantidade de moscas têm contribuído para a crescente de casos da doença na cidade.

Via Nominuto

19/02/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

“Não aposte numa briga minha política com meu irmão Júnior Queiroz”, diz deputado Nelter Queiroz

IMG_5170

Nelter Queiroz – Foto: Danilo Evaristo

O deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) voltou a afirmar nesta sexta-feira (19) que quer a continuidade da paz na política e que não haverá briga entre os integrantes do grupo político liderado por ele em Jucurutu. Na declaração, o parlamentar cita que quem apostar numa briga sua com seu irmão Júnior Queiroz – ex-prefeito do município -, cairá do cavalo.

“Não aposte numa briga minha política com meu irmão Júnior Queiroz, quem apostar cai do cavalo! Não aposte em briga política minha com Dr. Luciano, nem com Dr. Saint-Clair, nem com Dr. Jares, nem com nossos vereadores. Quem apostar vai cair do cavalo. Vamos lutar para manter e ampliar o grupo político que ajudou a George Queiroz a fazer esta sua bela administração”.

19/02/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Mais de 60% dos potiguares está otimista com o futuro

IMG000000000105243

Pesquisa revela que mais de 60% dos potiguares está otimista com o futuro

O governador Robinson Faria recebeu nesta quinta-feira (18) o resultado da “Consulta à Sociedade sobre o Futuro do Rio Grande do Norte”, coordenada pelo projeto Governança Inovadora.  A pesquisa foi acessada via internet por moradores de todas as regiões do território potiguar. Mais de 60% dos entrevistados se disseram otimistas em relação ao futuro do RN. Em curso desde agosto do ano passado, o Governança Inovadora é o maior projeto de Modernização da Gestão Pública já realizado no Estado.

Durante a entrega do material, o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças Gustavo Nogueira atualizou o governador em relação ao andamento do Governança Inovadora e enalteceu, sobretudo, a participação da sociedade civil organizada na construção do Mapa Estratégico do Rio Grande do Norte. Mais de 65 instituições públicas e privadas contribuíram com a formulação de uma nova visão estratégica para o Estado.

Ao todo, 105 servidores públicos estão sendo capacitados para multiplicar as diretrizes e ações do Governança Inovadora em seus locais de trabalho. O governador Robinson Faria ressaltou a importância da pesquisa e afirmou que o Governo levará em conta as contribuições da população. “Fiquei muito feliz em saber que mais de 60% dos potiguares estão otimistas em relação ao futuro do nosso Estado. Vamos continuar dialogando com a sociedade, ouvindo todos que quiserem contribuir com o nosso Estado”, afirmou.  A íntegra da “Consulta à Sociedade sobre o Futuro do Rio Grande do Norte” estará disponível a partir desta sexta-feira (19) no portal do projeto: www.governancainovadora.seplan.rn.gov.br.

19/02/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Henrqiue Alvez na mobilização contra o Aedes aegypti

190216Recife_3499bPM

Mobilização: Ministro do Turismo participa de mobilização contra o Aedes aegypti

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, esteve nesta sexta-feira (19) em Recife (PE) para participar da Mobilização Nacional da Educação Zika Zero em toda a rede escolar, envolvendo a educação infantil e ensinos fundamental, médio e superior. A ação, que reuniu autoridades dos governos federal, estaduais e municipais, além de militares das Forças Armadas, percorreu as capitais brasileiras e 115 municípios considerados prioritários no combate ao mosquito aedes aegypti. A iniciativa faz parte do esforço permanente do Governo Federal, em parceria com os estados e municípios, no enfrentamento ao vetor e na conscientização da população e será uma estratégia continuada na rede escolar.

Na capital pernambucana, o ministro visitou a Escola Estadual Professor Fernando Mota onde falou para os estudantes sobre a importância da eliminação dos focos do mosquito e orientou sobre as medidas simples de combate ao inseto. Henrique Eduardo Alves ouviu dos jovens uma apresentação sobre o trabalho de combate ao mosquito feito pelos estudantes. “Com a educação, com o estudante, que tem muito cuidado e preocupação com isso, ele pode dar uma grande contribuição. Na hora que aprende na escola, levar pra casa, pra ensinar seus pais, pra advertir os seus pais, os seus coleguinhas de rua. Então, esse trabalho na escola, é fundamental essa parceria. Esperamos que nos próximos meses, com cada um fazendo o seu dever de casa, com o governo, de forma exemplar e consistente, e o cidadão, de forma consciente, nós possamos debelar esse mal muito rapidamente”.

19/02/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

IBGE: Brasil perde 533 mil postos de trabalho em um ano

Vitor Abdala, Agência Brasil – O Brasil perdeu 533 mil postos de trabalho entre novembro de 2015 e novembro de 2014. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada hoje (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população ocupada passou de 92,706 milhões de pessoas no trimestre encerrado em novembro de 2014 para 92,173 milhões de pessoas no mesmo período do ano seguinte.

No mesmo período, a população desocupada cresceu em 2,68 milhões de pessoas, chegando a 9,13 milhões. Além da perda de postos de trabalho, houve um crescimento no número de pessoas que antes não trabalhavam e passaram a procurar emprego. A força de trabalho brasileira (soma de pessoas ocupadas e desocupadas) cresceu de 99,2 milhões para 101,3 milhões em um ano.

Baixas

A maior perda absoluta de postos de trabalho ocorreu na indústria. Em novembro de 2015, havia 12,6 milhões de pessoas empregadas no setor, 821 mil a menos do que em novembro do ano anterior, ou seja, uma queda de 6,1%.  Já a maior queda percentual da população ocupada foi observada no segmento de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (-6,3%). O setor teve um recuo de 668 mil postos de trabalho, passando a empregar 9,9 milhões de pessoas.

Também tiveram perdas de postos de trabalho os segmentos da agricultura e pecuária (menos 179 mil pessoas) e outros serviços (menos 140 mil). Ao mesmo tempo, seis setores tiveram aumento da população ocupada e, em parte, compensaram as perdas naqueles quatro segmentos. Os maiores aumentos foram observados na administração pública, educação, saúde humana e serviços sociais (com mais 332 mil pessoas) e serviços domésticos (mais 315 mil).

19/02/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Robinson Faria confirma Parque Tecnológico no estado

IMG000000000105059

Governador Robinson Faria confirma Parque Tecnológico no RN

O governador Robinson Faria participou na tarde de quarta-feira (17) de um workshop realizado no Instituto Metrópole Digital, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que celebrou o Acordo de Cooperação Bilateral entre Governo Brasileiro e Comissão Europeia. O evento, encerrado hoje, teve o objetivo de produzir um plano de ação para o desenvolvimento de soluções para Cidades Inteligentes e Humanas no Brasil, usando como infraestrutura comum a plataforma aberta para o desenvolvimento de aplicativos inteligentes, FIWARE.

O evento teve a presença do diretor geral da Comissão Europeia de Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologia, Jesus Villasante. Natal foi escolhida para sediar o evento em virtude do know-how científico local e pelo ecossistema de inovação existente propícios a continuar desenvolver uma estratégia de liderança no domínio da transformação das Cidades Inteligentes e Humanas no Brasil.

As Cidades têm por conceito a hiperconectividade, integrando todas as soluções disponíveis para melhorias dos serviços nos órgãos públicos, e utilizando a informação para solucionar problemas sociais, ambientais e econômicos. No evento, o governador declarou a importância da cooperação entre Rio Grande do Norte e a comunidade europeia, e ressaltou a parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do RN e a UFRN, via Metrópole Digital, para fomentar a produção científica e a aplicabilidade de conceitos.

“Logo no início do nosso governo, reuni os quatro reitores das universidades públicas do RN para que indicassem pessoas da academia para agregar várias inteligências à nossa gestão. Fizemos investimentos na Fapern para propiciar um ambiente ideal para a criação, para a pesquisa, com resultados satisfatórios. Vamos continuar olhando para frente porque quem não investe em pesquisa e em tecnologia fica para trás”, declarou o chefe do Executivo estadual.

19/02/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Proadi: Nelter quer urgência na liberação dos recursos

IMG-20160217-WA0041

Proadi: Nelter Queiroz quer urgência na liberação dos recursos

Durante entrevista concedida às jornalistas Anna Ruth Dantas e Virginia Coelli, na Rádio Rural de Natal, na noite desta quarta-feira (17), o deputado Nelter Queiroz (PMDB) cobrou ao Governo do Estado a liberação de recursos – para os municípios – provenientes de empresas beneficiárias do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi) do Rio Grande do Norte.

“Quero convocar todos os prefeitos do estado para somarem esforços, pois existe a quantia de R$ 8 milhões referentes ao Proadi, que estão disponíveis desde agosto de 2012, numa conta do Governo do Estado, e que serão destinados aos municípios de acordo com a lei de Proporcionalidade de distribuição do ICMS, existente na Secretaria de Tributação do Estado”, disse.

Durante a entrevista o deputado também mostrou que a demora na repartição desse valor se deu por motivos burocráticos. “Apesar do Governo Estado ter adiado esta liberação através de decreto, o maior empecilho para esta distribuição foi a regulamentação do Proadi, mas esta foi aprovada pela AL em dezembro de 2015”, frisou.

Ainda de acordo Queiroz, a lei já foi sancionada e esses valores precisam ser repassados urgentemente, pois os municípios estão precisando destes R$ 8 milhões para amenizar os efeitos da crise financeira. “Falei diretamente com o governador Robinson Faria e ele se comprometeu em liberar estes recursos mediante uma solenidade com os prefeitos”, destacou.

 

19/02/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Felipe destaca agravamento da crise econômica no Brasil

Discurso FM 180216

Nesta semana, a agência de classificação de risco internacional Standard & Poor’s rebaixou novamente a nota de investimento do Brasil, por considerar que o período de ajuste da economia será prolongado. Além disso, o índice de atividade econômica do Banco Central, considerado uma prévia do PIB do país, fechou 2015 com uma queda de 4,08%. De acordo com o deputado Felipe Maia (DEM), esses fatores indicam que o Brasil está no pior momento dos últimos 25 anos. Para o parlamentar, a atual situação econômica do país é tão grave que o Fundo Monetário Internacional (FMI) já prevê que a economia brasileira terá o segundo pior desempenho do mundo, atrás apenas da Venezuela.

“O povo brasileiro que será penalizado, porque isso cai diretamente sobre ele, assim como todo um desenlace de fatores que farão com que investidores internacionais tirem recursos do Brasil para investir em outros países. E isso, claro, vai gerar ainda mais desemprego. Estou lamentando, não como integrante de um partido de oposição, porque entre fazer um discurso contrário e aplaudir um governo que está gerando emprego, eu fico com a geração de emprego. Eu prefiro que o pai e a mãe de família cheguem em casa com dinheiro no bolso a vir aqui fazer um discurso e cumprir o meu papel de oposição”, disse o parlamentar, em discurso na tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (18).

Em setembro do ano passado, essa mesma agência de classificação de risco já havia retirado o selo de bom pagador do país. Com isso, o Brasil passou a integrar o grupo de países com economia mais frágil, como Costa Rica, Paraguai, Bolívia e Guatemala. Segundo Felipe Maia, com os sucessivos rebaixamentos, as empresas internacionais deixam de colocar recursos no país e o governo deixa de ter acesso ao crédito internacional. O resultado é o aumento nas taxas de juros, aumento do dólar e menor investimento.

18/02/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Mecânico de Refrigeração Automotivo é mais um curso profissionalizante ministrado em Jucurutu

curso Jucurutu

Mecânico de Refrigeração Automotivo é mais um curso profissionalizante ministrado em Jucurutu

Além da ministração do curso de Padeiro – iniciado na última segunda-feira (15), com aulas aplicadas na Unidade Móvel Panificação do SENAI, instalada em frente à Escola Municipal Joel Lopes Galvão -, Mecânico de Refrigeração Automotivo (ministrada na ACAJU) é outra capacitação ministrada em Jucurutu com carga horária de 200 horas para 20 alunos.

“O curso de Mecânico de Refrigeração Automotivo, além de ser gratuito, oferta uma bolsa ao aluno (auxílio financeiro) e assim como o curso de Padeiro, ele está sendo aplicado pelo SENAI (PRONATEC) em Jucurutu”, disse o prefeito George Queiroz (PMDB). As referidas capacitações são mais duas das inúmeras que já foram ofertadas a população via parceria entre prefeitura municipal, por meio da secretaria de Assistência Social e SENAI.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros