18/02/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
V
Passagens aéreas para Buenos Aires em voos diretos saindo do Recife já podem ser adquiridas no site da Gol Linhas Aéreas. A empresa havia anunciado no fim de 2015 que o voo direto seria operado a partir de 24 de janeiro, porém mudou a data para 26 de março.
O menor preço de cada trecho disponível, para a data inicial de operação, fica por R$ 550,92. Ao incluir as taxas, o valor total, ida e volta, fica por R$ 1.502,88. Os voos de ida serão operados aos sábados, com saída às 18h34. A chegada ao aeroporto de Ezeiza é às 23h45, totalizando 5h11 de voo. Na volta, em Buenos Aires, a partida é às 0h50, e a chegada ao Recife, às 5h30.
Diario de Pernambuco
18/02/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Caminhão carregado com tora de madeira tombou em cima de carro (Foto: Divulgação / Polícia Rodoviária)
Do G1 Sorocaba e Jundiaí – Uma mulher escapou com vida de um acidente impressionante na manhã desta quinta-feira (18), em Itu (SP). Uma carreta que transportava toras de madeira tombou e esmagou o veículo que ela dirigia na Estrada do Taperinha, que dá acesso à Rodovia Waldomiro Correa de Camargo (SP-79). Apesar do carro ficar totalmente destruído, a vítima de 31 anos teve apenas ferimentos leves. O acidente foi em um trecho de subida, com curva. Segundo a Polícia Rodoviária, o motorista da carreta afirmou que o veículo perdeu força e começou a voltar de ré.
Ele jogou o veículo para o acostamento para dar passagem ao carro que vinha atrás, mas a carreta tombou justamente quando a vítima fazia a ultrapassagem. Ainda segundo os bombeiros, a pista precisou ser interditada para o atendimento da ocorrência. O resgate foi complicado e levou mais de uma hora, já que havia risco das toras de madeiras se desprenderem totalmente. Os bombeiros retiraram o veículo debaixo da carga de madeira. A foto mostra que, apesar de ser quase que totalmente esmagado pelas toras de madeira, o local onde a vítima estava ficou preservado. A motorista foi levada ao hospital São Camilo com ferimentos na mão e em estado de choque, mas foi medicada e liberada.
18/02/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasAgência Estado – O horário de verão termina no Brasil à meia-noite da passagem deste sábado, 20, para domingo, 21. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora no Distrito Federal e em 10 estados. A medida teve início no dia 18 de outubro de 2015. Pela legislação, prevista no decreto nº 6.558/2008, o horário de verão vigora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Tiveram mudança de horário os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. O decreto fixa a duração de quatro meses, a partir de 0h do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte, em parte do País
O horário de verão é mais eficaz nos Estados mais distantes da Linha do Equador, onde há uma diferença significativa na luminosidade durante a estação. Por isso, a medida não é mais aplicada nas regiões Norte e Nordeste do País. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a mudança de horário reduzirá a demanda em aproximadamente 2.610 megawatts (MW).

Ministro Henrique Alves prepara Calendário Nacional de Eventos Turísticos
Para conhecer e ajudar a divulgar os eventos turísticos do Brasil, o Ministério do Turismo já iniciou o processo de cadastramento de informações para atualização do Calendário Nacional de Eventos Turísticos. As ações deverão ser inseridas no formulário eletrônico disponibilizado na página do ministério, localizado no menu horizontal, na aba “Eventos”. “O Brasil oferece uma grande variedade de atrações de norte a sul do país todos os meses do ano e para todos os gostos. A iniciativa do calendário possibilitará que o Ministério do Turismo tenha um panorama nacional que permita a adoção de ações voltadas para a promoção do turismo de eventos”, afirma o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
Ainda segundo o ministro, além de movimentar a economia local, o calendário fornecerá aos turistas que desejam planejar as suas viagens, informações de qualidade e integradas sobre os eventos. A ideia é que as secretarias municipais e estaduais do Turismo e os organizadores de grandes eventos e festivais do país colaborem com o preenchimento do formulário. Deverão ser cadastrados os eventos com notório conhecimento popular e geradores de fluxo de turistas.
Os responsáveis pela inclusão no sistema deverão classificar os eventos por tipo e categoria, além de observar critérios como relevância cultural e econômica. Para o ministro Henrique Alves, a divulgação de eventos é fundamental para incentivar o fluxo turístico, principalmente, em períodos de baixa temporada, pois frequentemente eles são uma das principais motivações de viagens para os destinos brasileiros. O calendário será constituído integralmente de informações enviadas pelos parceiros e secretarias estaduais e municipais. O conteúdo cadastrado via formulário passará por aprovação e edição de equipe técnica antes de ser publicado no calendário.
18/02/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Nelter Queiroz garante apoio à luta da Comissão Estadual do Endividamento Rural
Na manhã desta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa (AL), o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) esteve reunido com a Comissão Estadual do Endividamento Rural. O encontro foi agendado por Queiroz e contou com a participação da coordenadora estadual do Grito da Seca, a acariense Joana D’arc Pires; de representantes da Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (Anorc), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN (Fetarn) e da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), além de outros deputados.
O grupo buscou o apoio dos parlamentares na luta para a revisão da Medida Provisória (MP) 707, que está em vigor desde 31 de dezembro de 2015, e que suspende o prazo para cobrança de dívida de produtor rural do Nordeste, mas que não contempla grande parte dos produtores potiguares. “Encamparei junto à Bancada Federal do nosso estado a luta para que ocorra a revisão desta MP, já que 95% dos produtores rurais do nosso estado contraíram financiamento no ano de 2006 e não são beneficiados pela MP 707”, frisou.
18/02/2016
Por Danilo Evaristo em
Notas
Fotos: Divulgação/PM
Nominuto – Policiais da Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam) apreenderam na tarde desta quarta-feira (17) em um ônibus intermunicipal que faz a linha Caicó/Natal, cerca de 1100 arribaçãs, o que é considerado em todo o país um crime ambiental, punido com multa por unidade apreendida e possível pena de prisão.
Segundo a polícia, as aves foram encontradas após duas caixas, que guardavam o material, caírem na estrada, com a abertura do porta mala, no momento em que o veículo realizou uma curva fechada, no trecho entre Caicó e Jardim do Seridó.
Ao ser informado da queda da carga, o motorista percebeu que se tratava de um produto ilícito. Populares acionaram a Polícia Militar que foi ao local e realizou a apreensão. O proprietário do material não foi identificado. A Polícia Civil irá investigar o caso.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou queda de 4,08% em 2015. De acordo com dados divulgados hoje pelo BC, no último trimestre do ano – comparado com o terceiro trimestre – houve redução de 1,87%, segundo dados dessazonalizados (ajustados para o período).
Em relação ao quarto trimestre de 2014, a queda foi maior: 6,34% nos dados sem ajustes, já que a comparação é entre períodos iguais. Em dezembro, o IBC-Br também registrou retração de 0,52 %, na comparação com novembro. Comparado a igual mês de 2014, o recuo ficou em 6,51%.
O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade de três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária. O indicador oficial sobre o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No dia 3 de março, o IBGE vai divulgar o resultado do PIB de 2015.
Em dez anos, Brasil diminui diferença entre jovens mais ricos e mais pobres que concluem o ensino médio. Em 2005, 18,1% dos jovens de 19 anos entre os 25% mais pobres da população concluiam o ensino médio. Entre os 25% mais ricos, a porcentagem chegava a 80,4%, existindo uma diferença de 62,3 pontos percentuais entre os dois grupos. Em 2014, último dado disponível, o cenário mudou. Entre os mais pobres, 36,8% concluiam o ensino médio e, entre os mais ricos, 84,9%. A diferença entre os dois grupos ficou em 47,8 pontos percentuais.
Os dados são de levantamento divulgado hoje (18) pela organização não governamental Todos Pela Educação, feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa tem como objetivo monitorar a Meta 4 da entidade, que estabelece que 90% ou mais dos jovens brasileiros de 19 anos deverão ter completado o ensino médio até 2022. Essa meta também monitora a conclusão do ensino fundamental até os 16 anos, estabelecendo o objetivo de que 95% dos jovens tenham completado este ciclo escolar até 2022. “A perspectiva é redução de desigualdades. Esse dado é positivo. O Brasil está aumentando os índices e reduzindo as desigualdades”, diz a superintendente do Todos Pela Educação, Alejandra, Meraz Velasco, que pondera que o país ainda apresenta desigualdades que precisam ser enfrentadas.
Agência Brasil
Natal volta a sediar uma etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia a partir desta sexta-feira (19), na Arena da Praia do Forte. A capital recebe a sétima etapa do torneio nacional promovido pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e Banco do Brasil, com apoio da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL).
Os primeiros jogos começam às 9h, com duelos tanto do feminino como masculino nas quatro arenas montadas para o circuito. A programação desta fase de grupos se estende até às 19h. No sábado (20), a partir das 10h, a disputa afunila para quartas de final e semifinal, também no feminino e masculino. Fechando a programação no domingo (21) acontecem as decisões a partir das 9h.
Com capacidade para 6 mil expectadores por dia, os jogos são abertos ao público. Serão 16 duplas masculinas e 16 femininas, incluindo os melhores atletas do país e que representarão o Brasil nas Olimpíadas Rio 2016. “Uma nova oportunidade que os natalenses terão de prestigiar mais um grande evento esportivo em Natal, fruto do trabalho da nossa gestão em colocar a cidade no roteiro das principais competições do país”, ressalta o secretário de Esporte e Lazer, Eduardo Machado.
A última vez que a cidade recebeu o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia foi em 2014. Somado a ele, Natal já sediou etapas nacionais de vôlei de quadra, UFC e campeonatos brasileiros de diversas modalidades. Além de Natal, Niterói (RJ) e Fortaleza (CE) serão as cidades que sediarão o Circuito Brasileiro no primeiro semestre, e as melhores duplas do ranking ainda participarão do Torneio Superpraia, em João Pessoa (PB).
Via Nominuto
Ninguém acertou as seis dezenas do sorteio do concurso 1.791 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta (17). O sorteio ocorreu em São Paulo (SP), no Terminal Rodoviário do Tietê. O prêmio acumulado para o próximo sorteio, a ser realizado no sábado (20), é de R$ 30 milhões. Veja as dezenas sorteadas: 12 – 18 – 46 – 50 – 53 – 55. A quina teve 36 apostas ganhadoras, que vão levar R$ 71.567,53 cada uma. Outras 3.703 apostas acertaram a quadra e vão levar R$ 993,95 cada uma.