15/02/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Choveu forte no Cariri da Paraíba; rios com muita água

rio_paraiba_2016

Foto: Reprodução/ deolhonocariri.com.br

De Olho no Cariri – Com a terra já molhada, os dois principais rios que cortam o Cariri e que nascem na região, o Rio Taperoá e o Rio Paraíba receberam bastante água em sua extensão nesta manhã de domingo (14). O Rio Paraíba pela primeira vez este ano recebeu água na passagem molhada do município de Caraúbas, já seguindo com água para o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão. Já no Rio Taperoá voltou a passar bastante água na ponte da cidade de São João do Cariri. Os caririzeiros e paraibanos vivem a expectativa de que as chuvas voltem a cair com mais incidência na região, a fim de encher os mananciais locais, mas especialmente que o Açude de Boqueirão receba significativa recarga.

14/02/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Presos pedalam e geram energia para postes em MG

2542522-7276-rec

Presos pedalam e geram energia para postes em MG

Ney Rubens – Um projeto pioneiro com detentos que pedalam em bicicletas afixadas no pátio do presídio de Santa Rita do Sapucaí, na região sul de Minas Gerais, tem gerado energia para as lâmpadas de oito postes que ficam localizados na avenida Beira-Rio, no centro do município. A ideia foi implementada há cerca de 90 dias pelo juiz José Henrique Mallman e pelo diretor do presídio, Gilson Rafael Silva: “Estamos com bons resultados, até porque o preso tem a vantagem da redução (da pena) e ao mesmo tempo ele ajuda a sociedade com geração de energia iluminando locais que antes eram ermos”, explicou Silva. “O resultado é uma melhora incomensurável na disciplina e no interesse dos presos em pedalar e ser útil para sociedade,” concluiu.

O presídio de Santa Rita do Sapucaí está com mais de 130 presos, o dobro da capacidade máxima, que é de 72 detentos. O diretor da unidade explicou que a cada três dias pedalando, os oito detentos que participam do projeto atualmente têm a redução de um dia na pena. “Os presos trabalham de 8h as 5h da tarde (em revezamento) e carregam uma bateria (de automóvel) por dia, que é o necessário para utilizar na via que nós fazemos iluminação,” confirmou, afirmando ainda que os detentos realizam outros trabalhos no presídio.

“Aos poucos, a cada dia que passa, estamos melhorando essa unidade prisional. Quando chegamos aqui nada disso existia e hoje nós temos oficina de trabalho com a fabricação de capas; temos as meninas que fazem a montagem de equipamentos eletrônicos; temos a escola e temos agora esse projeto pioneiro. Ganhamos um Centro Odontológico que aos poucos nós estamos aparelhando e, se Deus quiser, daqui a um tempo nós vamos poder estar oferecendo serviço odontológico para população carcerária em geral,” concluiu Silva, que diz ainda que a unidade se mantêm somente com o dinheiro dos produtos fabricados pelos detentos e de doações de empresários da cidade, conhecida como o “Vale da Eletrônica” devido às dezenas de empresas fabricantes de produtos com tecnologia de ponta.

O juiz José Henrique Mallman revelou que teve a ideia de implementar o projeto a partir de pesquisas sobre a geração de energia renovável: “Eu tirei da internet. Estava pesquisando sobre energia limpa, barata, humana. Eu vi que uma academia americana usava a energia física do cliente para movimentar os equipamentos lá. Eu lembrei na hora: ‘tenho um monte de cliente precisando fazer exercícios. A saúde do preso é de responsabilidade nossa (do Estado). Os caras estão todos obesos lá por culpa deles. Eles não têm atividade presos, ficam encarcerados’. Aí foi pra já. Tinham umas bicicletas incomodando a delegada na frente da delegacia e nós fomos lá (pegá-las). A delegada me olhou e perguntou: ‘Que faculdade o senhor fez?'”, recordou.

“Nós vimos que dava para gerar energia. Hoje nós estamos com quatro bicicletas e 10 lâmpadas. Nós temos um projeto de iluminar toda a avenida Beira Rio. São 34 postes com 10 lâmpadas que serão necessários 30 presos. Eles vão fazer o rodízio de três presos por bicicleta e nós vamos fazer com que essa avenida toda, que é onde eu faço caminhadas, fique iluminada,” disse. O magistrado disse que todos os detentos passam por acompanhamento médico e físico periodicamente. E que o projeto tem o acompanhamento da Defensoria e do Ministério públicos, já que ele recebeu reclamações de pessoas da Comissão de Direitos Humanos em Belo Horizonte: “16 horas pedaladas dá um dia a menos na pena do detento. Pela nossa conta ele demora de três até quatro dias para conseguir esse tempo para reduzir a pena dele. O defensor público ouve todos os detentos periodicamente e ninguém reclamou até hoje. Pelo contrário, os presos nos enviam cartas agradecendo pela oportunidade de fazer algo na cadeia.

14/02/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Mais três cidades entraram em colapso no estado do RN

G1 RN – As cidades de Almino Afonso, Francisco Dantas e Marcelino Vieira, localizadas no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, entraram em colapso de abastecimento de água. Os açudes que abasteciam a zona urbana destes municípios estão com quantidade de água insuficiente para distribuição. O Rio Grande do Norte possui 19 cidades em colapso de abastecimento, sendo 14 no Alto Oeste e cinco no Seridó. Outras 72 cidades estão em rodízio, ou seja, recebem água em dias alternados.

De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a cobrança da conta de água é feita apenas apenas do período em que a água foi fornecida. A partir do momento em que deixa de distribuir o produto, a cobrança é suspensa. No início do mês a maior barragem do estado, a Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, voltou a receber águas do Rio Piranhas graças às chuvas. A informação foi confirmada pelo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó/Piranhas/Açu, José Procópio de Lucena. Mesmo assim, segundo a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (Semarh), a situação ainda é preocupante. Com 20,61% de sua capacidade total, o reservatório nunca esteve com o volume de armazenamento tão baixo.

14/02/2016
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Mega-Sena acumula e poderá pagar R$ 24 milhões

O sorteio 1790 da Mega-Sena da noite deste sábado liberou as dezenas 11 – 13 – 26 – 27 – 28 – 50, mas ninguém acertou e o prêmio acumulou. O sorteio que acontecerá na próxima quarta-feira, 17, pode pagar R$ 24 milhões. A aposta simples da Mega-Sena custa R$ 3,50 e pode ser efetuada em qualquer lotérica do País até 19h30 do dia do sorteio, no horário de Brasília.

14/02/2016
Por Danilo Evaristo em Saúde

Governo do estado realiza combate ao Aedes aegypti

IMG000000000104642

Governo do estado realiza combate ao Aedes aegypti

O governador Robinson Faria percorreu várias ruas e travessas do bairro Lagoa Azul na zona norte de Natal, neste sábado (13) quando se realiza a segunda edição do “Dia D” de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, no Rio Grande do Norte. No lançamento da programação, no pátio do Ginásio Nélio Dias, Robinson Faria conclamou todos os segmentos da sociedade a se somarem no esforço do Governo do Estado para evitar a proliferação do mosquito.

“Hoje é mais um dia “D”. Há um mês levamos esta programação ao Bairro Planalto, na zona oeste de Natal. Esta luta contra o mosquito é uma parceria que deve envolver todos nós, poderes públicos e sociedade, neste momento de perplexidade não só no nosso estado e no nosso país, mas em todo o mundo, diante do risco de uma epidemia. Portanto, conclamo a todos para o combate ao mosquito. O nosso governo está trabalhando em todas as frentes possíveis, mas é preciso colaboração e o compromisso de todos”, afirmou.

Também participaram do evento os comandantes da Forças Armadas no RN, general  Jayme, da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada,  o vice-almirante Afrânio Junior, do 3º Distrito Naval, coronel Santoro, comandante da Base Aérea. Ainda o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Paulo Coutinho, o presidente da FIERN, Amaro Sales, a senadora Fátima Bezerra, deputados estaduais Fernando Mineiro, Cristiane Dantas e José Adécio, vereador em Natal Fernando Lucena, representantes da prefeitura de Natal e líderes comunitários.

14/02/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

PIS será liberado dia 16 para nascidos em março e abril

Portal Brasil – Os trabalhadores nascidos nos meses de março e abril poderão sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) a partir de terça-feira (16). O saque do benefício pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal  ou por meio do Cartão do Cidadão nos canais de autoatendimento do banco, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Também serão pagos os rendimentos do saldo de quotas do PIS para os trabalhadores cadastrados no programa até 04/10/1988.

Para saber se tem direito a receber o benefício de um salário mínimo, o trabalhador pode ligar no 0800 726 0207, opção 1, ou consultar o site da Caixa. Correntistas recebem o crédito do pagamento diretamente nas suas contas. No próximo mês, os pagamentos serão realizados a partir do dia 17 para trabalhadores nascidos em maio e junho. O mês de março será o último do calendário deste exercício, mas os trabalhadores poderão retirar o recurso até 30 de junho. Os valores não retirados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O que é

O abono do PIS é pago ao trabalhador que tem cinco anos de cadastro no PIS/PASEP, recebeu uma média mensal de dois salários mínimos e trabalhou pelo menos 30 dias no ano de 2014. Os dados do trabalhador precisam ter sido informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego, na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2014.

13/02/2016
Por Danilo Evaristo em Saúde

Casos de dengue no RN aumentaram 84% neste ano

G1 RN – A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) anunciou nesta sexta-feira (12) que 3.310 casos de dengue foram notificados no estado até o dia 6 de fevereiro. O número representa um aumento de 84,2% no número de casos se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados divulgados pela secretaria foram retirados do boletim do Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD).

De acordo com o boletim, do total de casos notificados, apenas 264 casos foram confirmados até o momento. Segundo a secretaria, os demais casos estão em processo de investigação. O boletim também registrou um aumento no número de cidades com alta incidência da doença no estado. De acordo com os dados, 12 municípios potiguares tem mais de 300 casos por 100 mil habitantes.

Em comparação ao último boletim, publicado na semana passada, três cidades entraram na lista.  Com relação à notificação de Chikungunya, foram notificados 13 casos suspeitos nesse mesmo período analisado e todos estão em investigação. Quanto aos casos de Zika, foram notificados 365 casos e destes cinco foram confirmados. Em 2015 apenas um caso foi notificado.

13/02/2016
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Mega-Sena deste sábado pode pagar R$ 18 milhões (13)

O sorteio do concurso 1.790 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 18 milhões para quem acertar as seis dezenas neste sábado (13). O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) no Caminhão da Sorte da Caixa, na Praça da Glória, em Fortaleza. De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá cerca de R$ 114 mil por mês em rendimentos, o equivalente a R$ 3,8 mil por dia. Caso prefira, poderá adquirir 30 imóveis no valor de R$ 600 mil cada, ou 120 carros de luxo.

13/02/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Semarh, PGE e TJ se unem para acelerar processos de desapropriação em Oiticica

oiticica

Semarh, PGE e TJ se unem para acelerar processos de desapropriação em Oiticica

O secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França, se reuniu na manhã de hoje (12), em seu gabinete, com o Procurador Francisco Sales, da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e com o Dr. Herval Sampaio, novo juiz titular do Centro Judiciário de soluções de Conflitos e cidadania, do Tribunal de Justiça do RN, para tratarem da condução do processo de desapropriação e reassentamento dos moradores atingidos pela construção da Barragem de Oiticica.

O objetivo principal do encontro foi apresentar, ao novo titular do núcleo, o volume de trabalho e a dinâmica usada pela Semarh e PGE, na condução dos processos de indenização às famílias de Barra de Santana. De acordo com Mairton, o encontro foi muito positivo porque ficou claro a intenção do tribunal de Justiça de atuar de forma mais ágil na homologação dos processos negociados e de uma forma mais próxima à população atingida. “Estamos confiantes que a partir de agora a dinâmica do trabalho terá muito mais celeridade e que a proximidade do Dr. Herval com a população de Barra de Santana vai trazer ainda mais segurança aos proprietários a serem indenizados” disse o secretário.

Para o juiz Herval Sampaio, a prioridade nesse momento é dar continuidade às homologações dos processos que já foram negociados e firmados o consenso, através da PGE. “Queremos finalizar todos os acordos relacionados à parte rural e começar a segunda fase que são os acordos da parte urbana”. Ele disse ainda que pretende conduzir o processo, próximo à população, conversando e interagindo com os envolvidos. “Em situações de relevância social, como esta, trabalhamos com a ideia de evitar processos litigiosos. Nossa interação com os moradores facilita a atuação na hora de homologar os acordos” frisou Herval.

“É muito salutar que o TJ também atue no amparo sobre a parte legal desse processo. Ficamos satisfeitos de ver que a dinâmica do Dr. Herval é compatível com a nossa e que ele está disposto a participar das audiências de negociação, lá no local” disse Francisco Sales. O secretário Mairton França ressaltou ainda que uma agenda de visitas está sendo montada e será definida em conjunto com os representantes dos três órgãos. “Estamos vendo a possibilidade do primeiro contato do Dr. Herval com os moradores de Barra de Santana e é possível que aconteça ainda esse mês”. De acordo com o secretário, ao todo são 389 processos, o que envolve 782 famílias. Dos 389, 317 já foram negociados e 246 já foram ajuizados, ou seja, depositados em juízo e à disposição dos proprietários. “Até a semana que vem, mais 21 processos serão ajuizados” finaliza.

13/02/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

CPRE registrou uma redução de 26% nos acidentes

No âmbito do Comando de Polícia Rodoviária Estadual, os militares estaduais com atuação nas rodovias e vias estaduais fiscalizaram um total de 3.379 veículos, realizando 1.281 testes de etilômetros, onde 41 condutores foram flagrados dirigindo sob o efeito de álcool e 69 foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil por negarem-se a realizar o teste de alcoolemia.

Ainda no âmbito do policiamento rodoviário, o CPRE removeu ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) 64 veículos por apresentarem irregularidades, além de registrar a apreensão de 54 Carteiras Nacional de Habilitação e a notificação de 729 condutores por infrações no trânsito. Apesar do registro de 42 acidentes de trânsito, o Comando de Polícia Rodoviária Estadual considerou o período da festa de Momo tranquilo, com a redução em 26% nos acidentes se comparado ao mesmo período em 2015.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros