13/02/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

PM contabiliza apreensão de 29 armas e 143 munições

A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte instituiu neste carnaval a doutrina do “Tolerância Zero” contra a criminalidade, empregando diariamente 1.598 policiais militares no policiamento preventivo, ostensivo e de trânsito rodoviário. Como resultado das intensificações de policiamento e da ação fiscalizatória da Polícia Militar durante o período carnavalesco, a PMRN contabilizou a apreensão de 29 armas de fogo e 143 munições de diversos calibres em todo o Estado.

Desse total, 20 armas e 108 munições foram apreendidas na Região Metropolitana, enquanto 9 armas e 35 munições foram retiradas de circulação nas diversas cidades do interior do Estado. Além das armas e munições, a Polícia Militar retirou mais de 5 kg de entorpecentes que seriam comercializados durante a festividade momesca e recuperou 26 veículos que possuíam registro de roubo/furto. Desses veículos recuperados, seis foram na Região Metropolitana e vinte no interior. A intensificação do policiamento da Polícia Militar ainda registrou a recondução de 12 foragidos da Justiça ao sistema prisional do Estado para o cumprimento de suas respectivas penas privativas de liberdade, sendo oito deles capturados na Região Metropolitana e quatro no interior.

13/02/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Itep-RN realizou cerca de 250 atendimentos no Carnaval

O Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) realizou 249 perícias, identificações criminais, necropsias e exames de traumatologia durante o período carnavalesco nas três regionais: Natal, Mossoró e Caicó. A contabilidade das estatísticas do órgão compreende o período de 0h do sábado (06) às 12h da quarta-feira (10). Nos cinco dias de folia, os peritos do Instituto analisaram 33 locais de crime em todo o estado, 19 deles relacionados a mortes violentas por uso de arma de fogo. Natal concentrou o maior número de atendimentos de perícias, foram 28.

“Tivemos acionamentos das equipes de criminalística das três unidades nesse período. O perito da Subcoordenadoria de Caicó, por exemplo, que não tem habitualmente e nós escalamos para diminuir o tempo de resposta durante a operação “Carnaval Mais Seguro 2016”, foi até o município de São Vicente, onde uma criança de oito anos foi encontrada morta dentro de um açude”, disse o diretor geral do ITEP, Odair Júnior.

Os atendimentos no setor de traumatologia – exames de corpo delito, conjunção carnal, lesão corporal, e outros – aumentaram mais de 15%, saltando de 130, em 2015, para 151 esse ano. Além da realização de outros 13 testes feitos pelo Laboratório Forense, em substâncias entorpecentes, apreendidas pelas polícias Civil e Militar.Este ano, o número de identificações criminais feitas de suspeitos flagranteados, que não possuíam documentos de identidade, totalizou 12, o equivalente ao triplo das feitas no Carnaval passado.   Durante o Carnaval, o ITEP contou com quase 180 servidores para atender a demanda de exames e perícias nas três unidades do Instituto.

13/02/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Sesed apresenta balanço da Operação “Carnaval Mais Seguro 2016”

IMG000000000104543

Balanço foi apresentado em coletiva realizada nesta sexta-feira (12)

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) apresentou na manhã desta sexta-feira (12) o balanço da Operação Carnaval 2016, no auditório da governadoria, no Centro Administrativo, em Natal. Durante a coletiva foram apresentados os resultados das ações desenvolvidas pelos órgãos que compõem a pasta (Policia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros e Itep) na Região Metropolitana e no interior do estado. Os dados apresentados foram levantados pela Coordenadoria de Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e correspondem ao período das 20h da sexta-feira (5) até às 6h da quarta-feira (10).

Com o planejamento operacional integrado e as ações de policiamento preventivo e ostensivo não foram registrados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) nas áreas de eventos carnavalescos, nem casos que tenham relação direta ao evento momesco. Diferentemente do ano passado, quando seis crimes violentos letais tiveram ligação com a folia, neste ano as áreas carnavalescas foram consideradas mais seguras, sem nenhum registro de CVLI. A Sesed registrou, neste período, 23 assassinatos, ou seja, cinco a mais do que em 2015 quando aconteceram 18 casos. Do total de CVLIs registrados nove ocorreram na capital.   Além disso, a Sesed identificou uma redução no número de furtos no Rio Grande do Norte. O número foi 17% menor do que o de 2015, quando foram registradas 84 ocorrências, contra 70 deste ano. Também foi registrada uma queda no número de ocorrências de lesões corporais. O número é 19% menor que em 2015, quando apresentou 21 ocorrências. Este ano, foram 17.

12/02/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Prefeitura de Jucurutu-RN dá apoio às ações de Oiticica

IMG_1116

Prefeitura de Jucurutu dá apoio às ações da barragem de Oiticica

Devido a grande dimensão e complexidade que cerca a obra de construção da barragem de Oiticica, muitas ações vêm sendo executadas nos arredores do perímetro que compreende a barragem e, nesse sentido, como haverá inundação de uma área de aproximadamente 6 mil hectares, na região de Barra de Sant´Ana, o atual cemitério daquela localidade dará lugar a um novo, a ser construído em local diferente, que não será inundado por Oiticica.

Como a mudança de local do cemitério acarretará a necessidade de translado dos restos mortais para o novo lugar, o prefeito George Queiroz (PMDB), por meio da Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Jucurutu, sensibilizou-se com a questão e disponibilizou assessoria jurídica para ingressar com ação judicial visando a autorização da Justiça para que seja procedido legalmente o processo de translado das pessoas sepultadas no cemitério de Barra de Sant´Ana. “Nós faremos tudo o que estiver ao alcance da prefeitura para dar conforto e suporte às famílias que vivem na região de (barragem) Oiticica. Temos total interesse em dar celeridade ao processo de construção para que muito brevemente possamos dispor desse imenso reservatório que elevará Jucurutu a um novo patamar”, frisou o prefeito.

O procurador especial do Município, advogado Marcus Vinícius Bezerra França explicou a questão: “Ciente dos grandes benefícios que a obra de Oiticica trará para a população de Jucurutu e de todo o Seridó, o prefeito George pediu que a Procuradoria Jurídica do Município priorizasse esta ação (translado dos restos mortais para novo local) e, já na quinta-feira, 04/02, ingressamos com ação judicial competente, para obter a autorização de transferência de todos os restos mortais depositados no antigo cemitério para o novo que será construído”, concluiu o Procurador.

12/02/2016
Por Danilo Evaristo em Educação

ProUni: resultado da segunda chamada já está disponível

Agência Brasil –  O resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) já está disponível na internet. Os estudantes pré-selecionados têm de hoje (12) até o dia 18 de fevereiro para comprovar nas instituições de ensino as informações prestadas no momento da inscrição. É de responsabilidade do candidato verificar na instituição os horários e o local para apresentação dos documentos necessários. Quem perder o prazo ou não comprovar as informações é automaticamente reprovado.

Entre os documentos a serem apresentados estão um de identificação, comprovantes de residência, de rendimento do estudante e de integrantes do grupo familiar e comprovantes de ensino médio. Quem não foi pré-selecionado na segunda chamada ainda poderá manifestar interesse em participar da lista de espera entre o dia 26 e 29 de fevereiro, na página do ProUni. Pelo programa, os estudantes podem concorrer a bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares de educação superior, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta primeira edição de 2016, o ProUni teve 1.599.808 candidatos inscritos para concorrer a 203.602 bolsas. O programa já concedeu mais de 1,7 milhão de bolsas a estudantes de baixa renda desde que foi criado, em 2004, de acordo com o Ministério da Educação.

12/02/2016
Por Danilo Evaristo em Saúde

Saúde reafirma presença de zyka em jovem de Serrinha

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reafirmou a presença do zyka vírus nas amostras que estão sendo investigadas pelo Instituto Evandro Chagas acerca da morte de uma jovem de 20 anos, natural de Serrinha (RN), ocorrida em 2015, mas a causa do óbito, no entanto, continua sendo investigada com previsão de conclusão dentro de 60 dias. A informação é da coordenadora de Promoção à Saúde (CPS) da Sesap, Cláudia Frederico.

“Esse achado é muito importante do ponto de vista da investigação, mas devemos ser prudentes porque o processo investigativo é longo, ainda vai passar por outras fases até que seja concluído”, afirmou a coordenadora, durante a coletiva à imprensa, na Sala de Situação, localizada no 7º andar da Sesap. A coletiva também contou com a presença do prefeito de Serrinha, Fabiano Teixeira e da subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE), Kristiane Fialho.

De acordo com a Claudia Frederico a confirmação da presença do zyka vírus nas amostras que estão sendo estudadas pelo Instituto Evandro Chagas é importante do ponto de vista científico, mas atribuir o fato à causa do óbito seria imprudente. Diante deste fato, Cláudia Frederico reforçou a necessidade da população se manter ainda mais vigilante no combate ao vetor transmissor da zyka e de outras doenças como dengue, febre amarela e chikungunya.

O prefeito de Serrinha, Fabiano Teixeira, disse que acompanhou a internação da jovem passo a passo e que devido ao seu quadro clínico não foi feito um diagnóstico preciso, suspeitando-se inicialmente de leucemia e posteriormente de pneumonia. “É importante deixarmos claro que a causa da morte continua sendo investigada, para que a população de Serrinha e do próprio RN não entre em pânico”, afirmou.

12/02/2016
Por Danilo Evaristo em Turismo

99,3% dos argentinos recomendam o RN como destino turístico

IMG000000000104437

99,3% dos argentinos recomendam o RN como destino turístico

Os investimentos do Governo do Estado no setor do turismo já mostram resultados altamente satisfatórios. Uma pesquisa da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN), apresentada nesta quinta-feira (11) ao governador Robinson Faria, revela que 99,3% dos turistas argentinos recomendam o RN como destino. E 94,3% afirmaram que pretendem voltar desde que seja mantido o vôo direto Natal/Buenos Aires. Outro dado relevante da pesquisa é que o turista argentino gasta em média, por dia, em visita ao Estado, R$ 382,20.

Este valor é superior em 81% ao gasto médio do turista nacional, que é de R$ 210,00. Desde setembro de 2015, o RN vem recebendo um vôo semanal, proveniente de Buenos Aires com cem visitantes. A freqüência do vôo operado pela companhia aérea Gol traz 400 visitantes a cada mês e está lotado até março próximo. Estes números permitem projetar que, apenas com o atual número de visitantes argentino, o turismo e a economia do RN terão, ao final de 12 meses, acréscimo de movimentação de R$ 14 milhões. O governador Robinson Faria disse que o Governo do Estado acerta ao investir e promover o turismo no RN.

“Os números apresentados pela Fecomércio nos estimulam ainda mais a seguir com a nossa política para o turismo. Através da Secretaria de Estado do Turismo já estamos atuando fortemente para atrair novos visitantes e desenvolver nossa economia”. Robinson destaca que as obras dos acessos ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante continuam sendo executadas, além de negociações junto a operadoras de turismo de Portugal, do Cabo Verde, e de países do Mercosul. “Nosso governo valoriza o turismo e investe para ampliar as oportunidades num setor que impacta a economia em 52 áreas e tem forte potencial para gerar, com rapidez, emprego e renda”, reforçou.

A pesquisa foi realizada pela Fecomércio através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) para avaliar o nível de satisfação dos turistas argentinos com o vôo direto Natal/Buenos Aires, o seu perfil, razões para escolher o RN, gastos e avaliação dos serviços públicos durante sua estadia. Foram entrevistados 140 turistas momentos antes do retorno a Buenos Aires, no salão de embarque do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, nos dias 31 de outubro, 07 e 14 de novembro de 2015. A margem de erro é de 4% e o índice de confiabilidade de 95%. A pesquisa foi apresentada ao governador pelo presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz e contou com a presença dos Secretários de Estado do Turismo (SETUR) Ruy Pereira Gaspar, da Comunicação, Juliska Azevedo, do diretor executivo da Fecomércio, Jaime Mariz e do assessor de comunicação da Fecomércio, Luciano Kleiber.

12/02/2016
Por Danilo Evaristo em Natal

Movimentação nos Portos do RN cresce 11% em janeiro

DJI_0022_03781

Movimentação nos Portos do RN cresce 11% em janeiro de 2016

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) comemora um aumento de 11,28% em relação a 2015, na movimentação dos Portos do Rio Grande do Norte, somente no mês de janeiro de 2016.

O balanço do mês foi apresentado pelo Diretor-Presidente, Emerson Fernandes Daniel Júnior, que lembrou os excelentes números já apresentados em 2015: “Vale ressaltar que em janeiro já tivemos um aumento geral de 11,28% em relação ao mesmo período de 2015, que foi um ano onde superamos as metas estabelecidas pela própria empresa”.

No Porto de Natal a movimentação em janeiro de 2015 foi de 42.398 toneladas, passando para 49.684 toneladas movimentadas em janeiro de 2016, o que representa um aumento de 17,19%. Já no Terminal Salineiro de Areia Branca foram movimentadas 177.098 toneladas de sal em janeiro de 2015, passando para 197.080 toneladas em janeiro 2016, representando um aumento de 9,43%.

12/02/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Em parceria com a prefeitura, SENAI ministrará curso de Padeiro em Jucurutu

padeiro

Curso de padeiro será ministrado em Jucurutu

“Através de parcerias entre a prefeitura, junto à secretaria de Assistência Social, e o sistema “S”, ao longo desses últimos três anos foram ofertados inúmeros cursos profissionalizantes para centenas de pessoas no município e esse serviço gratuito vai continuar”, conta o prefeito George Queiroz (PMDB) ao comentar a chegada de mais um curso para profissionalizar a população.

A nova oportunidade que chega a Jucurutu, conforme informou a secretaria de Assistência Social nesta quinta-feira (11), é o curso de Padeiro que será ministrado pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a partir da próxima segunda-feira (15), até o dia 26 de abril, com 200 horas de duração, contemplando 20 pessoas. Informações a respeito dos próximos cursos podem ser obtidas na Casa dos Conselhos, situada na Travessa 7 de Setembro no Centro de Jucurutu.

12/02/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Repasses acumulados do FPM são 12% menores do que em 2015

19032013_FPMQueda

Foi creditado na última quarta-feira, dia 10 de fevereiro, nas contas das prefeituras brasileiras, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 1.º decêndio de fevereiro de 2016. O valor de R$ 4.976.885.762,34, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Em valores brutos, isto é, incluindo a retenção do Fundeb, o montante é de R$ 6.221.107.202,93. Comparando com o primeiro decêndio de fevereiro de 2015, o atual teve um crescimento de 1,82%, isso em termos brutos e reais. Se for considerado o valor nominal dos repasses, sem as consequências da inflação, houve um crescimento de 9,97%. No acumulado de 2016, o FPM soma R$ 13,319 bilhões, enquanto que no mesmo período de 2015, o acumulado ficou em R$ 14,999 bilhões. Em termos reais, o somatório dos repasses é 12,32% menor do que o mesmo período do ano anterior.

Baixa arrecadação

Os primeiros repasses do ano refletem a baixa arrecadação realizada devido as fracas vendas de fim e início de ano. Tais repasses são um indício de que o fundo será profundamente prejudicado pela crise que se mantém no novo ano. Entretanto, a expectativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) é que nos próximos meses o fundo cresça nominalmente em relação ao mesmo período de 2015: 4,1% de crescimento em fevereiro e 5,7% em março.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros