23/12/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasEm virtude das datas comemorativas do Natal e do fim de ano, o governador Robinson Faria decretou ponto facultativo nos órgão e entidades da administração direta, indireta, autárquica e fundacional nos dias 24 de dezembro, véspera do Natal e 31, último dia do ano. O decreto foi publicado no diário oficial desta terça-feira (22). Estão excluídas do ponto facultativo as atividades consideradas essenciais.
23/12/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasAgência Brasil – O fenômeno climático El Niño, que se caracteriza pelo aquecimento da temperatura das águas superficiais da costa do Oceano Pacífico, deve levar ao aumento dos preços de alimentos in natura, com desdobramentos sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A avaliação consta do Relatório Trimestral de Inflação, divulgado hoje (23) pelo Banco Central (BC).
O El Niño gera seca ou excesso de chuva nos trópicos e zonas subtropicais. No Brasil, o fenômeno é associado ao aumento das chuvas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “O fenômeno causa alterações no padrão de chuva das distintas regiões, exercendo impacto sobre a inflação, seja pelo aumento de custos na produção de alimentos, seja pela redução nas tarifas de energia elétrica em cenário de aumento do nível dos reservatórios”, diz o relatório.
Segundo o BC, o impacto do El Niño nos alimentos in natura deverá ser mais acentuado no início de 2016. O BC estima que o impacto do aumento desses alimentos para a variação do IPCA em 2016 alcance 0,19 ponto percentual no primeiro trimestre, recuando para 0,13 ponto percentual até o fim do ano.
No caso das tarifas de energia, a eventual troca de bandeira vermelha para amarela reduzirá a inflação em 0,18 ponto percentual. Se houver troca de bandeira de vermelha para verde, a redução na inflação será de 0,36 ponto percentual. Ao unir os dois efeitos sobre o IPCA – preços de alimentos in natura e da energia – o resultado tende a ser neutro, mas, dependendo da evolução das tarifas de energia elétrica, pode ser favorável à trajetória da inflação em 2016.
23/12/2015
Por Danilo Evaristo em
Caicó
Com o objetivo de mobilizar o comércio local no período de vendas natalinas, a Casa do Empresário está realizando a campanha “Em compro em Caicó, eu amo esse lugar”, envolvendo 55 empresas.
Os clientes das empresas participantes, a cada R$ 50,00 em compras, ganham um cupom para concorrer no próximo dia 29 a duas motos Traxx e três televisores.
Segundo Misael Neto, secretário da CDL de Caicó, além de uma promoção com sorteio de prêmios para os consumidores, a campanha quer alertar a população sobre a importância de comprar no comércio local.
“Quem compra em Caicó está contribuindo para a geração de emprego e proporcionando que os impostos gerados com as vendas sejam revertidos em serviços públicos no município”, observa Misael. A campanha é autorizada pela Caixa Econômica Federal, com certificado 6-3193/2015. A ação é uma realização da CDL com apoio do Sindcomércio e da ACISC.
23/12/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) avança na pós-graduação. Além da aprovação de três cursos de Mestrado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a instituição aprovou também na semana passada dois cursos de Doutorados Interinstitucional (Dinter), nas áreas de Economia e Desenvolvimento Urbano.
O Dinter em Economia é realizado em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e tem como instituição promotora a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Já o Dinter em Desenvolvimento Urbano é articulado com os docentes do campus da Uern de Pau dos Ferros e tem como instituição promotora a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, João Maria Soares, afirma que a Uern aguarda ainda a apreciação de mais três propostas que foram encaminhadas pela Instituição. “Encaminhamos oito propostas, até agora foram avaliadas cinco, das quais três foram aprovadas. Acreditamos que em fevereiro, quando a Capes retorna do recesso, as outras três propostas serão apreciadas”, estima João Maria.
23/12/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasO Poder Judiciário do Rio Grande do Norte firmou parceria com a Polícia Militar para investimentos em diversas áreas. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, aproveitou visita do governador Robinson Faria (PSD), na manhã desta quarta-feira (23), para informar medidas que serão tomadas junto à PM, que vão desde investimentos em infraestrutura até o fornecimento de munição para treinamento dos policiais militares. “O Judiciário também é parte do sistema de segurança e continuaremos dando nossa contribuição”, garantiu Cláudio Santos.
Segundo o desembargador, a instalação de tecnologia para videoconferências, com investimentos de R$ 1,5 milhão, evitou que centenas de presos precisassem ser deslocados para os locais de audiências. Além disso, a realização das audiências de custódia foi um ponto fundamental para a segurança no estado porque conseguiu evitar que pelo menos 200 pessoas ficassem custodiadas em delegacias ou unidades prisionais. No entanto, o magistrado disse que ainda falta segurança para todos que atuam nas audiências (Judiciário, MP, advogados e réus). Por isso, propôs que o Governo autorize o uso de parte da estrutura do Batalhão de Choque, na avenida Miguel Castro, em Lagoa Nova, para realizar audiências.
“Há uma área enorme e que, se pudéssemos utilizar algumas salas, teríamos segurança e conseguiríamos ampliar os atendimentos. Caso seja possível, o Judiciário se compromete a providenciar a reforma de todo o batalhão”, propôs Cláudio Santos. Robinson, por sua vez, disse que a ideia é interessante e vai discutir com a secretária de Segurança, Kalina Leite, sobre o tema. Ainda com relação à PM, Cláudio Santos informou que foi assinado um convênio para que o Judiciário forneça R$ 2,5 milhões para investimentos da PM, principalmente no reforço das unidades onde são guardados armamentos. E para contribuir com o aperfeiçoamento dos policiais, serão custeadas pelo Judiciário munições para o treinamento da tropa. “Vamos disponibilizar 50 cartuchos para que cada policial possa treinar e estar mais preparado para ir às ruas. Sabemos da nossa responsabilidade com a segurança e estamos procurando ajudar a sociedade”, disse Cláudio Santos durante a visita de Robinson.
Via Tribuna do Norte
23/12/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
As empresas de turismo terão disponíveis R$ 1,16 bilhão para financiar projetos de expansão, construção, reforma, modernização e aquisição de bens e serviços. A programação de 2016 dos fundos constitucionais (FCO, FNE e FNO) é quase três vezes maior que os R$ 412 milhões emprestados de janeiro a outubro de 2015. O montante disponível pelo FCO, FNE e FNO tem por objetivo estimular o desenvolvimento regional por meio de empreendimentos turísticos nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte é 30,6% maior que o disponibilizado em 2015 após a reprogramação, R$ 888 milhões.
As linhas de crédito especiais são fomentadas pela articulação do Ministério do Turismo, por meio do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo – DFPIT, com o Ministério da Integração, SUDECO, SUDENE, SUDAM, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia. “Podemos afirmar com tranquilidade que há dinheiro com taxas de juros especiais e prazos estendidos para projetos bem elaborados”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.
“Os fundos constitucionais cobram juros a partir de 12% ao ano e o prazo de financiamento chega a 20 anos”, disse Neusvaldo Ferreira Lima da Secretária Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo. O turismo do Nordeste deverá ser contemplado com a maior fatia dos recursos: R$ 700 milhões disponíveis no Banco do Nordeste. Os empreendimentos do Centro-Oeste contarão com R$ 317 milhões em linhas operadas pelo Banco do Brasil, enquanto, no Norte, serão R$ 150 milhões no Banco da Amazônia. O valor resulta dos Fundos Constitucionais de Financiamento, que incluem parte da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI). Os fundos fomentam o setor privado e seus recursos podem ser aplicados em qualquer segmento do setor, como meios de hospedagem, parques temáticos, eventos, transporte e agências de turismo.
23/12/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasO governador Robinson Faria sancionou na tarde desta terça-feira (22) a Lei Complementar n° 558/2015 que regulamenta o RN Gás+, programa que garante o incentivo às indústrias pelo subsídio do gás natural. O documento será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, 23.
A Lei Complementar altera a Lei Estadual 272/2004. O RN Gás+ surge em substituição ao programa Progás e seguirá as mesmas determinações da Lei 7.059/97, instituída para o apoio ao desenvolvimento industrial pelo incentivo do gás natural. Atualmente, nove indústrias são beneficiadas com o subsídio do gás natural com desconto de 48,77% em cima de percentuais estabelecidos no regulamento.
O incentivo impacta a geração de 20 mil empregos diretos. “Continuaremos a ser o único estado a fornecer este tipo de subsídio no país. E nossa intenção é melhorar ainda mais as condições para que novas indústrias se instalem, fomentando mais emprego e renda para a população”, destacou o governador Robinson Faria.

Descerramento da placa da Unidade Básica de Saúde do bairro Freitas (Abraão Lopes)
A partir de agora os bairros Abraão Lopes e Freitas em Jucurutu, passam a contar com uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), intitulada Francisco Petronilo de Araújo, em homenagem ao saudoso ex-vereador “Chico de Raquel”. UBS inaugurada na noite desta terça-feira (22), pelo prefeito George Queiroz (PMDB) e pela vice-prefeita Paula Lopes, recebeu elogios dos médicos Saint-Clair Torres, Luciano Lopes e Jares Queiroz. “A unidade de saúde que aqui no bairro Freitas funcionava – em uma casa – não tinha boas condições de atendimento, mas hoje fico feliz em participar da inauguração da nova unidade que passa a atender a população com a dignidade que ela merece. George, realmente eu tenho que lhe parabenizar, pois essa unidade que ora é inaugurada até parece um Hospital”, disse Dr. Saint-Clair.
“Os moradores dessas localidades estão de parabéns por receberem um equipamento especial para dar suporte à saúde de todos que moram aqui!”, comentou Dr. Luciano Lopes, frisando a importância da união entre as forças politicas do município para a viabilização e concretização das obras. “É importante esta grande união, porque nós unidos somos fortes! O Brasil está em crise, mas Jucurutu não para, muitas obras serão inauguradas nos próximos meses”, encerrou. “Quero lhe parabenizar prefeito George Queiroz por está inaugurando todas essas obras. Você irá encerrar seu mandato inaugurando obras, coisa rara em um momento de crise porque passa todos os municípios do Brasil. Estamos unidos, vamos à luta e vamos continuar essas as inaugurações”, discursou Dr. Jares Queiroz.

George assina ordem de serviço para a retomada das obras do saneamento básico
George Queiroz se disse honrado em inaugurar mais um instrumento de saúde para atender o povo com qualidade: “É com muita honra que estamos inaugurando hoje uma obra que só a gente sabe como é difícil realizar! Uma obra que custou R$ 510 mil, com contrapartida da prefeitura no valor de mais de R$ 100 mil. Honramos a contrapartida dessa obra, assim como estamos honrando as contrapartidas de todas as obras do município. Para o bem do povo que merece saúde de qualidade, os investimentos nesta área continuam e sempre serão prioridade em nossa gestão”, afirmou o prefeito. George ainda assinou a ordem de serviço para a retomada das obras complementares de implantação do esgotamento sanitário (saneamento básico) da sede do município, que serão reiniciadas nos próximos dias, executadas pela GTA Construções.
“Jucurutu está resgatando o que há algum tempo meu pai, Nelson Queiroz, fazia, junto com José Sérvulo, e com tantos outros (políticos), inaugurando as obras e prestando contas ao povo. Sinto-me muito feliz em participar da entrega desse mini Hospital ao povo de Jucurutu”, contou o deputado estadual Nelter Queiroz. O ex-prefeito de Jucurutu, Júnior Queiroz; os vereadores; secretários municipais; ex-vereador Juarez Garcia; Joci Lins, prefeito de São Vicente; os empresários Roberto Pompom e Jessé Lopes, e profissionais da saúde do município, participaram dos eventos.

Entrega inaugural da pavimentação de trechos de ruas no bairro Alto da Bela Vista
Após entregar à população do bairro Freitas (Abraão Lopes), a nova Unidade Básica de Saúde, o prefeito de Jucurutu, George Queiroz, seguiu para o Alto da Bela Vista, onde realizou ao lado dos moradores e da classe politica, a inauguração da pavimentação a paralelepípedo de trechos das ruas Manoel Pereira da Silva, Francimar Teixeira de Souza e Manoel Pereira da Cruz.
“Há muito tempo se pedia a realização do calçamento dessas Ruas. Em 2012, quando passávamos nas casas era o que o povo mais pedia. E graças a Deus a obra foi feita para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram nessa localidade. Eu sei o quanto vocês estão felizes em ver a Rua, onde vocês moram pavimentada. Para mim está cumprindo mais um compromisso de campanha é uma honra”, anunciou o prefeito.

Francisco Leonezio relatou como era a situação das famílias antes da construção da pavimentação
Francisco Leonezio, morador da Rua Manoel Pereira da Silva, relatou como era a situação antes da construção da pavimentação: “Era muito ruim o acesso, tinha muito buraco, muitas pedras e serrotes! Agora depois do calçamento, melhorou 100%. Eu quero agradecer em nome de todos os moradores, ao senhor prefeito George Queiroz por esta obra. Isso é um sonho que os moradores estão realizando, pois há mais de 20 anos já se falava em calçar essas Ruas”, contou ele. O evento no Alto da Bela Vista foi encerrado com show musical, ao som da banda Brilhantes do Forró.
Veja outras fotos registradas pelo Blog nos eventos de ontem (22)

Jucurutu
Temos a honra de convidar todos os cidadãos jucurutuenses para participarem de uma série de inaugurações que a prefeitura promoverá. Será um momento bem marcante, em que, após muitos esforços conjuntos, estaremos entregando ao nosso povo algumas realizações que levarão mais qualidade de vida e dignidade aos moradores de Jucurutu.
A programação definida trará as inaugurações propriamente ditas, que serão da Unidade Básica de Saúde Francisco Petronilo de Araújo, no bairro Freitas (Abraão Lopes), terça-feira (22), às 17h, seguida pela entrega inaugural da pavimentação de trechos das ruas Manoel Pereira da Silva, Francimar Teixeira de Souza e Manoel Pereira da Cruz no bairro Alto da Bela Vista, às 20h, além da assinatura da ordem de serviço para retomada das obras do Saneamento Básico.
Ao final, haverá show dançante aberto a todo povo da cidade e região com a banda “Brilhantes do Forró”, para festejar a conclusão de mais essas ações em benefício do município. Por isso, contamos com a valorosa participação de todos os cidadãos nesses eventos para, de maneira democrática e transparente, prestarmos conta desse trabalho desenvolvido pela nossa gestão.
Cordialmente,
GEORGE QUEIROZ
Prefeito de Jucurutu
22/12/2015
Por Danilo Evaristo em
CaicóO Corintians de Caicó está fora do Campeonato Estadual 2016. A decisão foi tomada em reunião da diretoria, na noite desta segunda-feira (21). Em entrevista ao Blog do Marcos Dantas, o presidente do Atlético Clube Corintians, Lobão Filho confirmou que de toda a diretoria, apenas três votaram favoráveis a participação do Clube, mesmo sem as condições financeiras necessárias para isso. “E eu como presidente não posso deixar de acatar a decisão da maioria. Irei a Natal para oficializar a desistência do Corintians do campeonato”, disse.
Extremamente triste com a notícia, Lobão reafirmou ser necessário, no mínimo 30 mil reais para manter uma equipe razoável na competição. E isso tornou-se inviável sem a ajuda da Prefeitura de Caicó, e de parceiros do comércio. Com a desistência, o Corintians será automaticamente rebaixado para a segunda divisão do Esporte Potiguar. A participação do Clube nesta divisão também é dúvida. “A prioridade agora será pagar as dívidas do Clube, e só entraremos em qualquer disputa quando tivermos as condições. É o dia mais triste da minha vida, mas é nossa realidade”, finalizou.