Nelter prestigiou a tradicional festa de Natal em Jucurutu
O deputado estadual Nelter Queiroz participou mais uma vez da tradicional festa de natal em sua cidade de origem, realizada ontem (24) pela prefeitura de Jucurutu. “Passei a noite de natal ao lado de familiares, amigos e conterrâneos jucurutuenses. Antes da festa para comemorar o maior e mais tradicional natal do estado, houve a celebração conduzida pelo administrador paroquial, padre Luiz Carlos”, afirmou Nelter.
O parlamentar destacou em suas redes sociais nesta sexta-feira (25) que rogou a Deus por um ano de bom inverno: “A missa foi linda e eu aproveitei para agradecer a Deus pelo grande ano que está se encerrando, pedi muitas chuvas para 2016, coragem, determinação, força e sabedoria para lutar pelo meu povo e por um RN cada vez melhor. Agradeço cada pessoa que nos prestigiou. O Natal de Jucurutu já está no calendário de eventos dos norte-rio-grandenses. Para quem não pôde participar, o convite fica aberto para o próximo ano”, concluiu.
O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, acredita que a conta de luz vai ficar mais barata para o consumidor final, ao longo de 2016. Segundo ele, as medidas do chamado “realismo tarifário”, que incluíram a criação de programas como as bandeiras tarifárias, que repassam o custo da energia para a conta do consumidor, conforme aumenta o acionamento das térmicas não devem pesar tanto no bolso do consumidor como se viu em 2015. “A pressão do realismo tarifário passou. Agora teremos um passo a passo seguro, de certo modo conservador, mas com viés de baixa”, disse Braga, em entrevista ao ‘Estado’. “Teremos declínio tanto no custo de geração de energia quanto na tarifa de energia elétrica. Não será uma redução abrupta, mas sim planejada e constante”, comentou.
Prefeitura realizou uma das maiores festas de Natal da história em Jucurutu
Ao lado da primeira dama Carolina Sindeaux Queiroz; do deputado estadual Nelter Queiroz; da vice-prefeita Paula Lopes, do ex-prefeito Dr. Luciano Lopes; dos secretários municipais e dos vereadores, o prefeito de Jucurutu, George Queiroz prestigiou na noite de ontem (24) a Missa de Natal – celebrada pelo padre Luiz Carlos, administrador da paróquia de São Sebastião – e a tradicional festa natalina do município, realizada na Praça Januncio Afonso de Medeiros. A festa de natal de Jucurutu, contou com o apoio do Ministério do Turismo e se concretizou como uma das maiores festas, já registradas na praça central da cidade, com grande estrutura de segurança. O espaço que compreende o centro comercial foi ocupado por gente de todas as partes do Rio Grande do Norte e de algumas localidades do país. Isaque Galvão, Bonde do Brasil, Geraldinho Lins, Jonas Esticado, Kiko Almeida e Forró de Mala e Cuia, e Mano Walter, foram os artistas e as atrações responsáveis pela animação do público, que dançou até às 08 horas da manhã desta sexta-feira (25).
“É uma satisfação enorme realizar esse evento, que ultrapassa mais de quatro décadas de existência e pela primeira vez nos registros da festa, a prefeitura do município conseguiu aprovar convênio junto ao Ministério do Turismo, conquistando a liberação de recursos para contratação de atrações conhecidas nacionalmente”, comemorou o prefeito, lembrando que esta é época do ano em que a cidade recebe milhares de visitantes: “É a maior festa do município, por isso todos esperam o ano todo para celebrar, com isso se observa um grande impacto na economia e geração de renda para as famílias”, comentou Queiroz. Mais de 20 câmeras fizeram o monitoramento da festa, auxiliadas por policiais de plantão, na Plataforma Móvel de Observação – uma sala montada dentro de um caminhão, onde um profissional treinado opera o equipamento comandando o movimento das lentes, com imagens reproduzidas em tempo real – da Secretaria Estadual de Segurança Pública. A presença da Plataforma Móvel de Observação no Natal de Jucurutu foi uma solicitação feita pelo prefeito George Queiroz. O resultado de todo planejamento realizado pelo governo municipal, foi de um evento bem organizado sem registros de ocorrências policiais.
Paraíba Online – As intensas pancadas de chuva que caíram em João Pessoa nesta quinta-feira (24) provocaram vários pontos de alagamentos e estragos em alguns lugares. Foram registrados alagamentos nas proximidades da Estação ferroviária, na Principal dos Bancários e no Bessa. Parte de um muro de um grupo escolar localizado no bairro de Jaguaribe desabou. A previsão é de que mais chuva possa cair nas próximas horas em toda a Paraíba.
Da TV Globo, em Brasília – O governo publicou nesta quinta-feira (24) no “Diário Oficial da União” decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff que concede o chamado indulto natalino, perdão a presos de todo o país que se enquadrem em critérios pré-estabelecidos pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. De acordo com o decreto, quem obtém o indulto fica livre de cumprir o restante da pena e não tem nenhuma restrição, como se apresentar à Justiça periodicamente. O benefício está previsto na Constituição como uma atribuição do presidente da República e, tradicionalmente, é concedido na época do Natal.
O texto é igual ao dos últimos anos e poderá beneficiar com o perdão da pena alguns dos condenados no processo do mensalão do PT, que estão presos desde o fim de 2013, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Também poderão ser beneficiados com o decreto os ex-deputados Valdemar Costa Neto, João Paulo Cunha, Pedro Henry e Roberto Jefferson. Segundo alguns advogados e juízes ouvidos pela TV Globo, eles já preenchem os requisitos para pleitear o indulto.
Isso porque o decreto prevê o perdão para condenados que estejam em regime aberto, cujas penas remanescentes não sejam superiores a oito anos, se não reincidentes, e seis anos, se reincidentes, desde que tenham cumprido um quarto da pena. Dirceu, Delúbio e os ex-deputados condenados no mensalão tiveram penas totais menores do que oito anos, estão em regime aberto e já cumpriram cada um mais de dois anos de pena.
Emoção marcou encontro entre mãe e filha no CDP – Foto: Renato Vasconcelos/ G1
G1 RN – “Eu tenho 10 anos. Vou fazer 11 anos no dia 30 de dezembro. O presente que eu queria neste Natal era ver a minha mãe e abraçar ela. Só isso que eu queria”. O desejo de Natal de uma menina de 10 anos, escrito em uma carta endereçada a um projeto da Polícia Militar em Goianinha, município distante 54 Km da capital potiguar, comoveu a comissão que apurou os cerca de 150 pedidos enviados a corporação. A comoção se deu pelo fato de que a mãe da menina cumpre pena por tráfico de drogas. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (23) no Centro de Detenção Provisória (CDP) feminino de Parnamirim, na Grande Natal.
O encontro entre mãe e filha durou cerca de uma hora e aconteceu dentro do CDP. A menina foi acompanhada pela madrinha, Luzinete Mendonça, que tem a guarda da menor desde a prisão da mãe, e pelo capitão da Polícia Militar Claudio Henrique de Sá Rodrigues, coordenador do projeto ‘um sonho de Natal’, promovido pela 3ª companhia do 8º Batalhão da PM no estado. Mãe e filha trocaram presentes e se emocionaram durante o reencontro. “Eu vou parar. Eu vou sair daqui e vou fazer tudo certo para cuidar de você”, prometeu a mãe à menina.
De acordo com o capitão da PM, o pedido da menina sensibilizou a todos. “No Brasil inteiro, temos famílias dilaceradas pelas drogas e pelo tráfico, mas o pedido desta criança vai na contramão de tudo de ruim que vemos hoje em dia. Esse desejo tem aquilo do que mais precisamos, que é carinho, afeto, amor. Espero que tenhamos alcançado o objetivo de fazer com que a mãe do amanhã não siga os caminhos escolhidos por esta mãe que está sendo visitada hoje”, concluiu o capitão.
A mãe da menina, Beatriz Mendes da Silva, foi presa em setembro deste ano por tráfico de drogas. Ela e o marido foram detidos em flagrante durante uma operação policial. De acordo com Beatriz, ela apenas consumia droga. “Eu era trabalhadora, trabalhava no roçado, mas consumia droga”, disse. Esta é a segunda passagem de Beatriz no sistema penitenciário do RN por tráfico de drogas.
“Na primeira vez eu tinha apenas a droga que ia usar, mas fui presa por tráfico. Nesta última, um homem apareceu na minha casa e disse para eu guardar um negócio para ele que alguém de Natal viria para buscar, em troca ele me deu um pouco de droga para consumir. No outro dia acordei com a polícia dentro da minha casa. Prenderam até meu marido, que não tinha nada com a história”, relatou Beatriz.
A mulher se emocionou ao saber que o pedido de Natal da filha foi visitá-la na cadeia. De acordo com o diretor do CDP feminino de Parnamirim, Eliélson Dantas, desde que chegou à unidade, Beatriz ainda não havia recebido nenhuma visita. Segundo a mulher, como ela não tem parentes no estado e o marido está preso, não havia ninguém que pudesse fazer o cadastro no CDP para visitá-la. O diretor confirmou que a regulamentação do presídio é de que apenas parentes podem visitar as detentas, no entanto, afirmou que o caso da mulher pode ser enquadrado como uma exceção.
Cidade do Sol e do Sal; Terra dos Santos Reis; Esquina do Continente; Capital Espacial do Brasil; Trampolim da Vitória ou simplesmente Natal: das dunas, do rio, do mar… É Natal em Natal! Iluminada pelo sol que brilha todos os dias do ano, a capital do Rio Grande do Norte também tem como símbolo a sugestiva estrela de Belém, formato da Fortaleza dos Reis Magos, que “protege” a cidade, banhada pelas águas do Potengi e do Atlântico, e emoldurada de dunas por todos os lados.
A fortaleza de cinco pontas é principal atrativo histórico de Natal. O monumento remete os visitantes ao dia 6 de janeiro de 1598 quando os portugueses ali chegaram e, como que guiados pelos Magos do Oriente, conquistaram o território dos potiguares ou comedores de camarão na língua indígena. Essa história, rica em detalhes, resultou no núcleo urbano, em volta de uma capela, onde, no ano seguinte (1599), a cidade celebrou seu nascimento no dia do Natal. A conquista pôs fim ao cortejo dos franceses pelo território potiguar mas, situada em local estratégico para os colonizadores, Natal caiu no domínio Holandês do Nordeste e, por 21 anos, foi a Nova Amsterdam das Índias Ocidentais.
Entre disputas envolvendo diversas nacionalidades, a localização do forte foi fundamental para a expansão do domínio português além da esquina do continente. Mais tarde, a cidade seria parada obrigatória para os pioneiros da aviação ao cruzarem o Atlântico Sul. Já na 2ª guerra Mundial, Natal foi reconhecida pelos americanos como o Trampolim da Vitória ao se tornar uma das principais bases americanas fora dos Estados Unidos. A cidade ainda abriga o Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno. Um Centro de Cultura Espacial, no local, é parada obrigatória para quem se dirige ao sul de Natal pela Rota do Sol, onde estão localizadas algumas das praias mais procuradas neste verão, além do maior cajueiro do mundo.
Mais de quatro séculos depois da fundação, o Natal em Natal é um dos mais festejados do Brasil, graças a extensa programação iniciada em 21 de novembro durante a festa da padroeira, Nossa Senhora da Apresentação, e término somente no dia 6 de janeiro, dedicado aos Santos Reis. Os festejos religiosos são intercalados por eventos já tradicionais do calendário local, entre eles o Carnatal.
Durante o ciclo natalino, a Noiva do Sol se veste de luz. Os turistas brasileiros e estrangeiros (europeus principalmente), se encantam ainda mais com a cidade em festa. Além de dias ensolarados, as noites amenas levam multidões às ruas de Natal. Em torno de uma árvore gigante com mais de cem metros de altura, a praça de Mirassol reúne atrações culturais, oferta de comidas regionais e o melhor do artesanato potiguar. Os moradores e visitantes, embalados pelo clima natalino, participam ativamente dos festejos populares. Shows de MPB com artistas locais e de renome nacional, na Arena das Dunas e no Ginásio Nélio Dias, movimentam a cidade de norte a sul neste fim de ano. Até o fim de dezembro serão dezenas de espetáculos musicais. O Ministério do Turismo é um dos apoiadores do Natal em Natal.
A virada do ano também reserva emoções aos participantes. A chegada do Ano Novo será comemorada na orla, de Ponta Negra à Redinha com muita festa. Antes ou depois do Réveillon você ainda tem como “obrigação” fazer o já tradicional passeio de buggy nas dunas de Genipabu ao norte da cidade. A única opção será escolher, diante da indagação do motorista, se a aventura sobre quatro rodas é “com ou sem emoção”. Cada vez mais o Natal em Natal se consolida como uma excelente opção para os mais diversos públicos.