A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) foi condenada a pagar indenização de R$ 5 mil, por danos morais, à moradora de Mossoró, após interromper, de forma indevida, o fornecimento de água da consumidora por vários dias.
A sentença foi confirmada, por unanimidade, pela 3ª Turma Recursal, que negou o recurso da empresa e manteve a condenação em primeira instância determinada pela juíza da 1ª Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Mossoró, Gisela Besch.
O caso teve início em 2024, quando a consumidora entrou com ação judicial alegando que estava sem abastecimento de água em casa, sem justificativa ou aviso prévio por parte da empresa. A falta de água foi comprovada por meio de vídeos anexados ao processo.
A Caern, por sua vez, argumentou que o problema teria sido causado por falhas técnicas no poço responsável pelo fornecimento à região, negando qualquer irregularidade.
Entendimento do Colegiado
Segundo o relator do acórdão, juiz Paulo Maia, a interrupção do fornecimento de água ficou caracterizada como falha na prestação de serviço essencial, o que gera, por si só, o dever de indenizar.
Ele ainda afirmou que a empresa não conseguiu comprovar a legalidade da interrupção do serviço e destacou que o valor da indenização foi fixado de forma razoável, levando em conta os danos sofridos pela moradora e o caráter educativo da penalidade.
“O serviço prestado pela recorrente tem caráter essencial, imprescindível à dignidade do cidadão, estando as prestadoras do serviço público obrigadas a oferecê-lo de maneira adequada, contínua, eficiente e segura, o que não ocorreu no presente caso”, afirmou o magistrado na decisão.
Assim, acompanhando o voto do relator, por unanimidade, a 3ª Turma Recursal manteve a sentença do Juizado Especial Cível de Mossoró, e determinou que a Caern arcasse com as custas processuais e honorários advocatícios no valor de 10% sobre o montante da condenação.
Foto: Alexander Demyanchuk, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP
A Rússia está aberta à paz com a Ucrânia, mas atingir seus objetivos continua sendo prioridade, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, neste domingo, 20. A declaração ocorre dias após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impor a Moscou um prazo de 50 dias para aceitar um cessar-fogo ou enfrentar sanções mais duras.
Peskov e outras autoridades russas vêm rejeitando, de forma recorrente, as acusações de Kiev e de seus aliados ocidentais de que as negociações de paz estariam travadas. Enquanto isso, Moscou intensifica os ataques de longo alcance contra cidades ucranianas, tendo lançado, em uma única noite, mais drones do que em alguns meses inteiros de 2024 – e analistas avaliam que a ofensiva deve permanecer.
“O presidente Putin falou repetidamente sobre seu desejo de alcançar um acordo pacífico com a Ucrânia o mais rápido possível. Trata-se de um processo longo, que exige esforço e não é fácil”, declarou Peskov a Pavel Zarubin, repórter da TV estatal. “O principal para nós é atingir nossos objetivos. E eles estão bem claros”, completou.
O Kremlin insiste que, para qualquer acordo de paz, a Ucrânia deverá se retirar das quatro regiões que a Rússia anexou ilegalmente em setembro de 2022 – embora nunca tenha controlado totalmente esses territórios. Moscou também exige que Kiev abandone sua tentativa de ingresso na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e aceite severas restrições às suas Forças Armadas – exigências rejeitadas por autoridades ucranianas e seus parceiros ocidentais.
Ameaça de Donald Trump
No último dia 14, Trump ameaçou a Rússia com o aumento de tarifas e anunciou o envio de armamentos norte-americanos à Ucrânia, adotando um tom mais duro contra Moscou após meses de frustração com negociações fracassadas para encerrar a guerra.
As conversas diretas entre Rússia e Ucrânia em Istambul, em maio resultaram em algumas trocas de prisioneiros, mas pouco além disso. Trump afirmou que irá implementar “tarifas severas” caso um acordo de paz não seja firmado em até 50 dias. Ele não detalhou como essas medidas seriam aplicadas, mas indicou que o alvo seriam os parceiros comerciais da Rússia, numa tentativa de isolar Moscou na economia global.
Além disso, Trump afirmou que aliados europeus devem comprar “bilhões e bilhões” de dólares em equipamentos militares dos Estados Unidos para transferência à Ucrânia, reabastecendo os estoques de armas do País. O plano inclui sistemas de defesa aérea Patriot, uma das prioridades do governo ucraniano para conter ataques com drones e mísseis russos.
O Senac RN está com inscrições abertas para 706 bolsas integrais em cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional nos municípios de Mossoró, Assú e Caicó. A oferta faz parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que tem por objetivo ampliar o acesso ao ensino profissional gratuito e de qualidade para pessoas de baixa renda.
Seleção
As inscrições são totalmente gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.rn.senac.br, até o dia 22 de julho. O candidato poderá se inscrever em mais de um curso, desde que não haja conflito de horários. A seleção será realizada conforme a ordem de inscrição e atendimento aos critérios socioeconômicos exigidos no edital. O mesmo com todas as informações, bem como a lista com cursos oferecidos, período e quantitativo de vagas, pode ser consultado no site www.rn.senac.br.
“Em 2024, o Senac RN já contabilizou mais de 33 mil matrículas, sendo mais de 17 mil realizadas por meio de bolsas gratuitas, reafirmando o compromisso da instituição com a inclusão social e o desenvolvimento profissional da população potiguar. Seguiremos com essa missão com foco no crescimento, na transformação”, pontuou o diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta.
Entre os cursos oferecidos estão: Assistente Administrativo, Vendedor, Operador de Caixa, Recepcionista, Programador Web, Ferramentas de Liderança, Cuidador Infantil e de Idoso, Técnicas Avançadas de Word e Excel, entre outros voltados às áreas de gestão, comércio, tecnologia e beleza. Para concorrer, o candidato deve ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos, ser egresso ou estudante da educação básica, estando empregado ou desempregado.
O resultado será divulgado no site do Senac RN no dia 25 de julho, mesma data de início do período de matrícula, que se estende até 1º de agosto, nas unidades onde os cursos serão ofertados, quando será necessária a apresentação da documentação exigida no ato da inscrição. As aulas começam a partir do dia 4 de agosto, conforme o cronograma específico de cada curso.
O Brasil é um dos países com o terceiro maior número de animais de estimação no mundo, segundo dados divulgados pela Agência Senado de Notícias. Estima-se que o país tenha mais de 160 milhões de pets – sendo a maioria cães e gatos – dividindo a rotina com milhares de famílias. Mantê-los seguros é uma das tarefas dos tutores e a Neoenergia Cosern reforça um alerta importante: os cuidados com a eletricidade precisam incluir também a segurança dos pets nas residências.
Curiosos por natureza, cães e gatos podem roer fios, morder tomadas ou se enroscar em extensões, situações que oferecem risco de choque elétrico, queimaduras e até curtos-circuitos. Para evitar acidentes e promover um ambiente seguro para toda a família, incluindo os animais de estimação, a distribuidora de energia orienta os consumidores a adotarem algumas práticas simples no dia a dia.
“A segurança começa dentro de casa. Muitos acidentes elétricos podem ser evitados com medidas simples, mas fundamentais, principalmente quando temos pets no ambiente. Nosso papel é conscientizar a população sobre esses cuidados e contribuir para lares mais seguros”, destaca Eudes Augusto Oliveira, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Cosern.
A distribuidora também orienta que, em caso de acidente envolvendo eletricidade, o ideal é não tocar diretamente na pessoa ou no animal. A primeira ação deve ser desligar o disjuntor geral e, em seguida, acionar o socorro especializado.
Orientações de segurança
Evite fios soltos ou expostos: mantenha cabos e extensões longe do alcance dos animais, especialmente em áreas de passagem ou descanso.
Use canaletas e protetores: a organização dos cabos em canaletas ou a utilização de capas protetoras ajuda a evitar o contato direto.
Cuidado com equipamentos ligados: secadores, carregadores e outros aparelhos devem ser desconectados da tomada quando não estiverem em uso.
Vistorias regulares: identificar se há fios desgastados ou roídos. Essa ação pode evitar curtos e choques inesperados.
Invista em tomadas com proteção: o uso de modelos com trava de segurança pode fazer diferença, principalmente em casas com filhotes curiosos.
O Caern Móvel estará em três cidades nesta semana. Todos os serviços comerciais da Companhia estarão disponíveis para os clientes em Jardim do Seridó, Grossos e no bairro Cidade da Esperança em Natal. O atendimento é feito por ordem de chegada e é importante levar documentos pessoais e a conta de água.
Em Jardim do Seridó, uma das unidades do Caern Móvel irá fazer atendimento de 21 a 25 de julho na rua Marechal Castelo Branco, 139, Centro, no horário das 8h às 17h. O escritório de atendimento presencial de Jardim passa por reforma. Na cidade de Grossos, o Caern Móvel ficará em frente à Câmara Municipal nos dias 21 e 22 de julho das 8h às 17h e no dia 23 de julho das 8h ao meio-dia. O escritório de Grossos também está em obras.
NATAL
O atendimento presencial da Caern, que atualmente funciona no Mall Vila Esperança será transferido a partir de segunda-feira (28) para a Central do Cidadão do Terminal Rodoviário de Natal. No novo endereço o horário de atendimento será das 9h às 15h.
MUDANÇA DE TITULARIDADE
Entre os serviços procurados no Caern Móvel estão a mudança de titularidade e primeiro pedido de ligação de água. É preciso estar atento, pois para realizar estes serviços se faz necessário apresentar RG, CPF e documento do imóvel como escritura pública, contrato de compra e venda e IPTU. Nos casos que o pedido for feito por pessoa que não é titular da conta é preciso apresentar procuração, documento do imóvel e documentos pessoais. PROGRAMAÇÃO
JARDIM DO SERIDÓ
Rua Marechal Castelo Branco, 139, Centro
Segunda-feira (21) a sexta-feira (25)
8h às 17h
GROSSOS
Rua Raimundo Gonçalves de Oliveira (antiga Coronel Solon), em frente à Câmara Municipal, Centro
Segunda-feira (21) e terça-feira (22) das 8h às 17h
Quarta-feira (23) das 8h às 12h
NATAL
Avenida Paraíba, em frente ao Mall Vila Esperança (próximo à UPA da Cidade da Esperança)
Quinta-feira (24) e sexta-feira (25)
8h às 17h
Condutores do Rio Grande do Norte com 65 anos ou mais estão isentos do pagamento das taxas na renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O benefício concedido pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), começa a valer nesta quinta-feira (17) para todas as categorias de habilitação (A, B, C, D e E) e segue de acordo com a Lei Estadual nº 10.157/2017, que prever a legalidade do benefício.
O número de habilitados cadastrados no sistema do Detran/RN com idades de 65 anos ou mais e que possuem o direito à isenção é de 139.518 condutores. O Setor de Estatística do Detran/RN fez o levantamento dos números e constatou que esse montante é referente a 13,3% de todas as pessoas com CNH no Estado, sendo que, 2.407 condutores, na faixa etária citada, estão habilitados para exercer atividade remunerada, ou seja, 1,73% do grupo beneficiado com a isenção concedida pelo Governo do Estado.
Dentro desse grupo de habilitados apto à isenção da renovação da CNH, o Detran/RN estima que, neste momento, o Governo do Estado, através da Autarquia, aplicará recursos de aproximadamente R$ 24 milhões a cada cinco anos, sendo quase R$ 13 milhões própria das taxas de renovação da CNH e cerca de R$ 11 milhões que o Detran/RN deve repassar às clínicas médica e psicológica credenciadas para realizar os exames oftalmológicos e psicotestes (atividade remunerada) dos beneficiados com a isenção. A tendência é que esses valores aumentem com o crescimento da longevidade da população potiguar.
O chefe de Gabinete do Detran/RN, Osmar Paiva Filho, explicou que todas às taxas de renovação para a CNH de responsabilidade do Departamento estão isentas de pagamento para esse grupo, com exceção da taxa dos Correios, no valor de R$ 12,00, onde o cidadão pode optar a pagar a taxa, e receber a CNH em seu endereço cadastrado, ou não pagar a taxa, e ir presencial a unidade do Detran/RN pegar o documento de Habilitação.
“É importante destacar que o processo de renovação da CNH para os condutores beneficiados segue o mesmo procedimento dos demais motoristas do estado. A diferença é que, para esse grupo, não há cobrança de taxas. A renovação é realizada por meio do Portal de Serviços do Detran, com os passos habituais, sendo concluída nas clínicas credenciadas”, explicou.
Para renovar a CNH, o condutor deve acessar o Portal de Serviços do Detran (https://portal.detran.rn.gov.br), fazer login e seguir o caminho: Habilitação > Renovação CNH > Iniciar Processo de Renovação > + Renovação CNH.
O usuário preencherá as informações solicitadas e será direcionado a uma clínica médica credenciada, onde realizará os exames exigidos e a coleta de dados. Após essa etapa, poderá emitir o certificado de isenção, que deve ser apresentado, se necessário, no momento da renovação. Para motoristas com atividade remunerada, além do exame oftalmológico, é obrigatório o exame de aptidão psicológica.
A renovação da CNH para condutores beneficiados isentos das taxas ocorre a cada cinco anos para aqueles entre 65 e 69 anos, e a cada três anos para os motoristas com 70 anos ou mais.
Atualmente, o Rio Grande do Norte possui 1.046.222 condutores habilitados no sistema do Detran/RN, dos quais 176.629 têm anotação de atividade remunerada na CNH. A taxa de renovação da CNH sem atividade remunerada é de R$ 177,00 e com atividade remunerada fica em R$ 262,00.
Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, ALRN, através do deputado estadaul, Kleber Rodrigues (PSDB), promoveu solenidade de instalação da Frente Parlamentar de Cooperação Econômica Rio Grande do Norte – República Popular da China (Frente Parlamentar RN-China). A cerimônia ocorreu na manhã desta sexta-feira, no Auditório Deputado Cortez Pereira, na sede do Poder Legislativo.
Participaram da solenidade a governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT), a cônsul-geral da China em Recife, Lan Heping, o presidente nacional do Fórum Brasil–China, Pedro Leão, o presidente da Femurn, Babá Pereira, o presidente da Faern, José Vieira, além de secretários estaduais, municipais, prefeitos e empresários que mantêm relações comerciais com o país asiático em áreas como energia renovável, agropecuária, mineração, infraestrutura, cultura e inovação. Além dos deputados estaduais Hermano Moarais (PV) e Neilton Diógenes (PP)
A criação da Frente Parlamentar RN-China tem como objetivo fortalecer os laços institucionais, promover a aproximação entre os povos e ampliar as oportunidades de cooperação econômica, científica e cultural entre o Estado do Rio Grande do Norte e a República Popular da China.
“A Frente Parlamentar cumpre seu papel ao articular os setores estratégicos do estado em torno de uma pauta comum: a inserção qualificada do RN no cenário internacional”, disse o deputado Kleber Rodrigues.
No final de setembro haverá o evento Conexão RN–China, em Natal (RN), reunindo empresários locais e integrantes do corpo consular chinês no Brasil.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu, nesta terça-feira, 15, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o registro definitivo de um programa de computador capaz de auxiliar pacientes com baixa funcionalidade nas pernas a realizar determinados exercícios e, assim, contribuir para a recuperação de sua capacidade funcional.
A tecnologia recebeu o nome de Sistema de monitoramento do movimento em tempo real dos membros inferiores e tem como autores Breno Guilherme de Araújo Tinoco Cabral, José Carlos Gomes da Silva, José Mário Nóbrega Jales Dantas, Paulo Moreira Silva Dantas, Rummenigge Rudson Dantas, Samuel Ferreira Gomes e Thales Wendel Fernandes Vieira.
O sistema tem como característica identificar pontos articulares para movimentar objetos, como, por exemplo, um barco, que se desloca quando há diferença entre a articulação dos joelhos e a do quadril. Essa diferença nas distâncias articulares é detectada, movimentando o barco. Quanto maior a variação na velocidade dessa diferença, mais rápido o barco se move. O programa auxilia pessoas com limitações funcionais nos membros inferiores a realizarem exercícios por meio dessa simulação, colaborando para a reabilitação.
A pesquisa é fruto de uma parceria entre a UFRN, o INESC TEC e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), instituição portuguesa. Trata-se do primeiro registro de programa de computador, em parceria do Departamento de Educação Física, com uma instituição internacional. Atualmente, o grupo de pesquisadores está trabalhando na adaptação do sistema para a plataforma web. A iniciativa também visa, por meio da inserção de novas informações no código, tornar o aplicativo útil para pessoas com incontinência urinária.
Registro de pc
Segundo o INPI, apesar de não ser obrigatório por lei, o registro de programa de computador é fundamental para comprovar a autoria de seu desenvolvimento perante o Poder Judiciário, sendo muito útil em casos de concorrência desleal, cópias não autorizadas e pirataria. Desse modo, garante maior segurança jurídica ao seu detentor para proteger esse ativo de negócio. A validade do direito é de 50 anos, contados a partir de 1º de janeiro do ano subsequente à sua publicação ou, na ausência desta, de sua criação.
A Lei de Direito Autoral (Lei nº 9.610/1998) e, subsidiariamente, a Lei de Software (Lei nº 9.609/1998), conferem proteção ao programa de computador em si, ou seja, à sua expressão literal, representada pelas linhas de código-fonte. O registro no INPI é a forma de garantir a propriedade e obter a segurança jurídica necessária, inclusive em ações judiciais que demandem a comprovação da autoria e titularidade do programa.
Em 1950, a cada 100 crianças que nasciam no Brasil, 16 morriam antes de completar um ano de vida. Hoje, é apenas uma. A redução histórica na mortalidade infantil é uma das grandes conquistas do País, realizada com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que este ano celebra 75 anos no Brasil.
Durante esse tempo, o UNICEF vem trabalhando com o governo brasileiro pelos direitos de crianças e adolescentes, e contribuindo para avanços em saúde, educação, proteção, combate à pobreza e outros temas. As conquistas e desafios para a infância e adolescência no Brasil estão no livro “UNICEF, 75 anos pelas Crianças e pelos Adolescentes – Uma História em Construção” e na exposição “Passos para o Amanhã”, lançados nesta quarta-feira (16), durante evento comemorativo no Palácio Itamaraty, em Brasília.
Ao longo de sete décadas, o Brasil mudou para melhor a vida de crianças e adolescentes que aqui vivem. O UNICEF esteve presente nas principais transformações sociais e políticas do País, contribuindo em momentos decisivos como a aprovação do Artigo 227 na Constituinte, a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a formulação e implementação de políticas públicas voltadas à redução da mortalidade infantil, o fortalecimento da saúde pública, a ampliação do acesso à educação de qualidade, entre outros.
“Nos últimos 75 anos, o Brasil avançou muito na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, com conquistas que devem ser comemoradas. E é preciso evitar retrocessos e seguir avançando. Os direitos da infância e adolescência são uma agenda inacabada, pois sempre há desafios antigos que ainda se impõem e novos desafios que surgem. A sociedade também se transforma continuamente e passa a exigir novos direitos para meninos e meninas. Diante dessa realidade, o UNICEF reafirma seu compromisso em seguir junto com o Brasil, para cada criança e adolescente”, afirmou Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil.
“O Brasil segue em diálogo com outros países, compartilhando nossas posições políticas e boas práticas por meio da Agência Brasileira de Cooperação, com a qual mantemos uma sólida parceria com o UNICEF no âmbito de programas de cooperação Sul-Sul, já tendo beneficiado 16 países da América Latina e Caribe, da África e da Ásia com ações para garantir a equidades e fortalecer os sistemas nacionais de proteção e garantia de direitos da infância e adolescência. Contem com o Ministério para seguir esse trabalho em prol da progressão de direitos e o alcance de novas metas em benefício de todas as crianças e adolescentes“, falou a ministra substituta das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha.
Conheça, a seguir, os principais avanços do País na agenda da infância e adolescência, as contribuições do UNICEF nessas conquistas, e os desafios que ainda precisam ser enfrentados.
Avanços do Brasil na saúde
Quando o UNICEF iniciou suas atividades no Brasil, a realidade da infância brasileira era marcada por altos índices de mortalidade infantil e baixa cobertura vacinal. Em 1950, o País registrava 158 mortes de crianças antes de 1 ano de vida, a cada mil nascidas vivas – ou seja, de 100 bebês, 16 morriam antes de completar 1 ano. Em 2022, esse número caiu para 12 a cada mil — uma diminuição de mais de 90%.
“O Brasil passou a fazer diferente e avançou no reconhecimento das crianças em seus direitos, após tantos anos que vivemos com a escravidão e com um olhar para as crianças como não-humanas, em especial as negras, as indígenas, as de comunidades tradicionais. Em qualquer lugar de nosso país que estivermos tratando de direitos de crianças e adolescentes, podemos saber que ali tem uma sementinha que foi plantada com a ajuda do UNICEF, para reiterar a humanidade de todas as crianças de nosso Brasil”, disse a ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, presente no evento.
A redução da mortalidade infantil está relacionada a um conjunto de ações adotadas nacionalmente. Nesse período, o Brasil implementou – com apoio do UNICEF – o Programa de Agentes Comunitários de Saúde, o Programa Saúde da Família e expandiu sua rede pública de saúde. Em 1954, o UNICEF destinou recursos para o primeiro programa brasileiro de merenda escolar, lançando as bases da política nacional de alimentação escolar. Em 1973, o UNICEF contribuiu diretamente para a criação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, marco que fez do Brasil exemplo de vacinação infantil.
“Quando o UNICEF chegou aqui, erámos um Brasil muito diferente. Era um Brasil onde crianças morriam de fome, de diarreia por não ter água potável, ou por não ter cobertura vacinal, um Brasil que não tinha crianças e adolescentes como prioridade. O Brasil de hoje é um Brasil diferente, é um novo país construído a várias mãos: pelo povo brasileiro, por um governo forte, por um parlamento comprometido. E o UNICEF é parceiro desse novo país, dos tempos atuais”, disse o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo.
Nesses 75 anos, campanhas nacionais ganharam destaque no País. Entre elas, está o trabalho realizado pela Pastoral da Criança, com apoio técnico e financeiro do UNICEF, para a disseminação do soro caseiro como medida preventiva contra a desidratação infantil, provocada principalmente por diarreia. Destaca-se, também, a campanha liderada pelo UNICEF nos anos 1980, junto com o Ministério da Saúde, para Incentivo ao Aleitamento Materno — responsável por aumentar em 29% a adesão à prática.
Todas essas ações vêm mudando realidades. Se em 1950 a expectativa de vida ao nascer era de 48 anos, em 2023 o número passou para 76,4 anos. A melhora é reflexo de décadas de avanços em políticas públicas de saúde, realizadas pelo Brasil, com apoio do UNICEF.
“Hoje, podemos construir sonhos para essas crianças e essas adolescentes. Podemos lutar por educação, lutar por saúde, lutar por espaços que as crianças possam realmente ocupar. Essa missão não é simples, mas é coletiva. Vida longa ao UNICEF, e que possamos cada vez mais construir um futuro para esse país com justiça racial e com justiça para todos aqueles e aquelas que mais precisam”, disse a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Nesta sexta-feira, 18 de julho, os Municípios recebem a segunda parcela do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao mês de julho. O valor pago será de R$ 2.381.592.121,68, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O valor total, incluindo o Fundeb, é de R$ 2.976.990.152,10.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que no 2º decêndio, a base de cálculo é dos dias 1º a 10 do mês corrente. Portanto, esse decêndio geralmente é o menor do mês e representa cerca de 20% do valor esperado para o mês inteiro. Dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) revelam que o 2º decêndio de julho de 2025, comparado com o mesmo decêndio do ano anterior, apresentou um crescimento de 26,82% em termos nominais. O acumulado do mês, em relação ao mesmo período do ano anterior, teve crescimento de 4,59%.
Considerando o acumulado do ano de 2025, incluindo o repasse extra do FPM do 1% de julho, o FPM apresenta um crescimento nominal de 9,86% em relação ao mesmo período do ano anterior, representando um acréscimo de mais de R$ 11,75 bilhões. Em termos reais, descontando a inflação, o crescimento é de 4,44%.
A Confederação reforça a importância de manter a cautela por parte dos gestores municipais, especialmente em relação ao mês de julho. Este período é historicamente marcado por resultados bem a menos na arrecadação devido à sazonalidade e aos níveis de atividade econômica.