14/08/2025
Por Danilo Evaristo em
NotasAgecom/UFRN
O Programa Viver em Harmonia, por meio da Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho (DQVT), vinculada à Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp/UFRN), promove a ação Violência Estrutural de Gênero e seus Reflexos Cotidianos nas Vidas das Mulheres. A atividade acontece no dia 25 de agosto, de forma remota, e está incluída na programação do Agosto Lilás.
O Viver em Harmonia tem como objetivo executar ações de promoção à satisfação e reconhecimento socioprofissional, relações interpessoais harmoniosas e um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. As ações do programa são prioritariamente voltadas aos servidores ativos da UFRN. Entretanto, servidores terceirizados que atuam na Universidade ou servidores aposentados também podem participar das atividades do programa.
A ação abordará, de forma interdisciplinar, a violência de gênero enquanto violência estrutural, tratando de seus reflexos no cotidiano de mulheres em espaços públicos e privados e mencionando ações a serem concretizadas para evitar e prevenir essas discriminações. A mediadora será a professora Mariana de Siqueira, doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professora do curso de Direito da UFRN e presidente da comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN).
A atividade acontece no dia 25 de agosto, às 9h, por meio da plataforma Google Meet. O link da transmissão será enviado aos inscritos um dia antes, por e-mail. Para se inscrever na atividade, basta entrar no link e fazer o caminho → Menu Servidor → Capacitação → Inscrições → Realizar Inscrição. A confirmação será enviada via email institucional aos inscritos que ficaram entre as vagas ou cadastro de reserva. Servidores terceirizados e aposentados poderão se inscrever pelo e-mail do Viver em Harmonia.
Mais informações podem ser obtidas pelos contatos (84) 3342-2330 (Opção 3 ou ramais 117 e 118), (84) 99474-6674 e/ou pelo e-mail viveremharmonia@progesp.ufrn.br.
Fonte: Agecom/UFRN; Texto: Larissa Torres; Edição: Hellen Almeida.
13/08/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
A deputada Isolda Dantas (PT) comentou, na sessão desta quarta-feira (13), a necessidade da cota de mulheres no processo eleitoral. Para a parlamentar, é importante o debate sobre a participação feminina, vez que elas são a maioria da população brasileira. “Nas Câmaras Municipais, elas sofrem agressões todos os dias”, disse Isolda, ‘repudiando’ quem não considera necessária a participação das mulheres. A deputada também defendeu o Governo Fátima Bezerra (PT), ressaltando que a atual gestão fez mais do que em administrações anteriores.
O deputado Nelter Queiroz (PSDB) fez críticas ao Detran, à Cosern e ao Governo. Sobre o Detran, falou sobre a diminuição nos números de atendimentos e nas multas aplicadas a motoristas que dirigem sem carteira de habilitação. Sobre a Cosern, solicitou religações no município de Jardim de Piranhas. E sobre o Governo, criticou a governadora por somente agora se preocupar com a doação de um terreno para construção de casas do programa Minha Casa Minha Vida.
O deputado Luiz Eduardo (SDD) considerou que a oposição ao Governo do Estado não é ‘revanchista’, tanto que aprovou a dispensa de tramitação para que a lei que permite a doação de terreno fosse aprovada. “Espero que o mais rápido possível as casas sejam construídas”, disse o parlamentar, sugerindo que a ação não seja eleitoreira.
Líder do Governo na Casa, o deputado Francisco do PT explicou que o projeto não é eleitoreiro e que estava na Assembleia desde antes do recesso. Também deu explicações sobre os problemas do Detran, citados durante a sessão. “A realização de um concurso público vai minimizar a situação”, disse Francisco, afirmando que os problemas com o órgão acontecem desde antes das gestões de Fátima. O deputado encerrou sua participação no horário das lideranças partidárias, comentando sobre a ‘Carta de Gargalheiras’, apresentada por produtores de mel do Rio Grande do Norte que se reuniram em Acari. “Um setor extremamente importante para a geração de emprego e renda”, concluiu Francisco do PT.

Foto: Thais Magalhães/CBF/Direitos Reservados
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na noite desta quarta-feira (13) a tabela com dias e horários das partidas das quartas de final da Copa do Brasil. Os confrontos de ida serão realizados nos dias 27 e 28 de agosto, enquanto os jogos de volta estão marcados para os dias 10 e 11 de setembro.

No dia 27 de agosto, Atlético-MG e Cruzeiro medem forças, a partir das 19h30 (horário de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte, o Athletico-PR recebe o Corinthians, às 21h30, na Ligga Arena, em Curitiba, enquanto o Vasco enfrenta o Botafogo, também a partir das 21h30, em São Januário, no Rio de Janeiro.
O quarto jogo de ida será realizado no dia 28. O Bahia recebe o Fluminense, a partir das 19h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Os confrontos de volta começam no dia 10 de setembro, com Fluminense e Bahia no estádio do Maracanã a partir das 19h. Os outros três confrontos serão um dia depois: Cruzeiro e Atlético-MG, a partir das 19h30 no Mineirão, Corinthians contra Athletico-PR, às 21h30 na Neo Química Arena, e Botafogo versus Vasco, a partir das 21h30 no Nilton Santos.
Agência Brasil
13/08/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
IMD/UFRN
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está com inscrições abertas para um processo seletivo do projeto SPICI: Desenvolvimento de Aplicações para Segurança Pública Integrada em Cidades Inteligentes Utilizando Tecnologias 5G. A oportunidade é para selecionar um bolsista de nível de Mestrado, estudante de Computação ou áreas afins.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de agosto, por meio do preenchimento de formulário eletrônico, conforme as orientações do Edital n° 002/2025. A bolsa tem valor mensal de R$ 2,9 mil, com carga horária de 20h semanais, em regime híbrido de trabalho (presencial e remoto).
Para concorrer às bolsas, os candidatos devem ter, entre outras competências, habilidades em programação, experiência no uso de ferramentas como Docker e Git e conhecimentos dos conceitos de computação de borda (edge computing) e de nuvem (cloud computing).
Além disso, é necessário possuir experiência no desenvolvimento de plataformas para visualização de dados de sensores (dashboard) e ter noções básicas de processamento de imagens e visão computacional.
O processo seletivo será realizado nas seguintes etapas: avaliação documental, em caráter eliminatório, e entrevista com os aprovados na etapa anterior. A divulgação preliminar das pessoas com inscrições homologadas está prevista para o dia 21 de agosto, enquanto as entrevistas serão realizadas por videoconferência em dia e horário a ser comunicado via e-mail.
O resultado final da seleção deve ser divulgado a partir do dia 28 de agosto, no portal do IMD, na seção Editais.
Fonte: IMD/UFRN. Edição: Hellen Almeida.
13/08/2025
Por Danilo Evaristo em
NotasO escritório da Caern em Santana do Matos, localizado na Rua Manoel Antônio Macêdo, no Centro, passou por reforma e agora oferece mais conforto para clientes e colaboradores. A partir de 01 de setembro, o expediente passará a ser apenas no turno da manhã, das 7h30 às 11h30.
Em Fernando Pedroza, o escritório também foi reformado e realiza atendimento presencial todas as quartas-feiras, na Rua Severino Sérvulo, 299, Centro, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h30.
A Caern vem investindo na modernização de seus escritórios em diversas regiões do estado. No Vale do Assú e na Região Central, já foram concluídas reformas em Assú, Pedro Avelino, Afonso Bezerra, Pendências, Alto do Rodrigues, Macau, Carnaubais, Angicos, Fernando Pedroza, São Rafael, Paraú e Santana do Matos.
ATENDIMENTO DIGITAL 24 HORAS
Mesmo com o compromisso de manter o atendimento presencial nas cidades onde atua, a Caern registra um crescimento constante na procura pelos canais virtuais desde 2020.
“Os serviços digitais funcionam 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados, e estão disponíveis para todas as regiões do RN oferecendo comodidade e agilidade ao cliente, sem que ele precise sair de casa para solicitar qualquer serviço”, informa a gerente de Relacionamento com o Cliente Rita Furtado.
CANAIS DE ATENDIMENTO CAERN
Teleatendimento gratuito: 115
WhatsApp: (84) 98118-8400
Agência Virtual: agencia.caern.com.br
Aplicativo Caern Mobile (Android e iOS)
13/08/2025
Por Danilo Evaristo em
NotasA conta de luz deve ter um reajuste médio de 6,3% em 2025, segundo projeção atualizada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O índice, divulgado no boletim InfoTarifa desta segunda-feira (11), indica que as tarifas de energia elétrica devem subir mais do que a inflação neste ano.
O aumento na estimativa é explicado, principalmente, pelo orçamento aprovado para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) — que ficou R$ 8,6 milhões acima do previsto anteriormente. Outro fator é o nível das hidrelétricas.
Em julho, a Aneel havia fixado o orçamento da CDE para 2025 em R$ 49,2 bilhões.
O que é a CDE
A CDE é um fundo setorial que financia políticas públicas no setor elétrico, como:
– Tarifa social para famílias de baixa renda;
– Programa Luz Para Todos;
– Geração de energia em regiões isoladas;
– Subsídios para fontes renováveis;
– Compensações para consumidores que geram a própria energia, como os que usam painéis solares.
O fundo é abastecido, principalmente, por cobranças embutidas nas contas de luz de todos os consumidores, além de multas e aportes do Tesouro Nacional.
Clima e bandeiras tarifárias
De acordo com a Aneel, a revisão da projeção também foi influenciada por fatores hidrológicos.
“Com afluências abaixo da média em todo o país, observa-se redução na geração das hidrelétricas. Esse cenário eleva os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais caras, como as usinas termelétricas”, diz o boletim.
Em agosto, a bandeira tarifária é a vermelha nível 2, que adiciona R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos. Segundo projeções da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), há possibilidade de retorno da bandeira verde em dezembro, com o início do período úmido e recuperação dos reservatórios, aumentando a participação das hidrelétricas na matriz energética.
G1
11/08/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
O deputado Kleber Rodrigues (PSDB) é o autor do projeto que estabelece diretrizes para a prevenção e combate do bullying e o cyberbullying nas escolas públicas e privads do RN, além de clubes e agremiações recreativas. A lei foi sancionada na sexta-feira (8) pela governadora Fátima Bezerra e já está em vigor.
“O RN não pode se manter alheio a essa realidade. É fundamental a implementação de diretrizes que promovam a prevenção, o combate e a resolução de conflitos relacionados ao bullying e cyberbullying, garantindo ambientes seguros e respeitosos para nossas crianças e adolescentes”, afirmou Kleber Rodrigues.
Para o deputado, dados recentes demonstram a urgência desse tema ser abordado. Segundo levantamento realizado pelos cartórios de notas do RN, mais de 500 atos relacionados a bullying e cyberbullying foram registrados em 2023. “Esses registros indicam não apenas o crescimento das denúncias, mas também a necessidade de criar um norte normativo que apoie tanto as instituições quanto as famílias na prevenção e na resolução dessas situações”, afirmou.
A Caern está realizando uma manutenção emergencial no Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Jucurutu, que precisou ser suspenso na tarde deste domingo (10).
A interrupção foi ocasionada por um problema elétrico identificado no quadro de comando da captação de água que atende a cidade.
Equipes de manutenção foram acionadas e estão trabalhando com previsão de conclusão da manutenção até o meio-dia da próxima terça-feira (12).
Após a retomada do funcionamento do sistema, a completa normalização do abastecimento se dará em até 48 horas, conforme o tempo de pressurização da rede.
A Caern agradece a compreensão de todos e reforça seu compromisso em trabalhar para restabelecer o serviço no menor tempo possível.
11/08/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
SBT News
O apresentador Fausto Silva, de 75 anos foi extubado e neste domingo (10), Dia dos Pais, Faustão recebeu a visita dos seus três filhos, Lara, João e Rodrigo. A esposa do apresentador, Luciana Cardoso, não esteve presente por estar com gripe. Faustão está internado desde maio no Hospital Israelita Albert Einstein, na zona sul de São Paulo, devido a uma infecção bacteriana aguda com sepse.
Na última quarta-feira (6), Faustão passou por um transplante de fígado e, no dia seguinte, foi submetido a um retransplante de rim, procedimento que estava planejado há cerca de um ano, segundo a equipe médica.
O apresentador enfrenta uma série de desafios de saúde nos últimos anos. Em 2023, realizou um transplante de coração devido a insuficiência cardíaca e, em 2024, passou por transplante de rim, além de ter precisado fazer hemodiálise. Nos últimos meses, Faustão precisou ser internado diversas vezes para acompanhamento.
Até o momento, a família não se manifestou oficialmente sobre o estado atual de saúde do apresentador.
09/08/2025
Por Danilo Evaristo em
NotasTribuna do Norte
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) encerrou, na noite desta sexta-feira (8), o combate a um incêndio florestal de grandes proporções na Serra da Formiga da Santa, localizada entre os municípios de Caicó e Jucurutu, na região Seridó.
De acordo com o CBMRN, as chamas tiveram início na última quarta-feira (6) e se espalharam rapidamente devido à vegetação seca e aos ventos fortes. Equipes especializadas do Órgão atuaram de forma ininterrupta, utilizando técnicas de combate direto e indireto, além de ferramentas específicas para contenção do fogo em áreas de difícil acesso.
A entidade destacou que o cenário encarado pelas equipes foi de intenso calor, fumaça e risco. O incêndio foi totalmente controlado apenas na noite de ontem, após horas de trabalho no local.
O CBMRN reforça o alerta à população para que não coloque fogo em áreas de vegetação, não faça fogueiras e evite qualquer ação que possa gerar faíscas ou chamas em períodos de seca. Além de causar danos irreparáveis à fauna e flora, incêndios florestais colocam em risco comunidades, propriedades e os próprios combatentes.
Confira imagens da ocorrência: