O deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) solicitou, mais uma vez, na última quarta-feira (26/02), pedido feito ao Governo do Rio Grande do Norte para instalar uma Unidade do Corpo de Bombeiros Militar em Jardim de Piranhas. A solicitação se justifica pela vocação econômica do município, fortemente voltada para a produção têxtil, setor que exige medidas preventivas devido ao alto risco de incêndios.
“Com uma população estimada em mais de 14 mil habitantes, Jardim de Piranhas necessita urgentemente dessa estrutura”, disse o parlamentar, lembrando que seu mandato já atuou em diversas frentes para o progresso do município, viabilizando a instalação de um restaurante popular, patrulhas mecanizadas e ambulâncias, dentre outras ações.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte comunica o cancelamento da seleção de estagiários prevista no Edital nº 9/2025, em razão do descumprimento de cláusulas contratuais pela empresa NATO RECURSOS HUMANOS E ESTÁGIOS LTDA, responsável pela seleção dos aprendizes.
O contrato mantido pela NATO com o TRE-RN, de nº 38/2024, foi extinto.
Em breve um novo Processo Seletivo será anunciado.
O sorteio do concurso 2.835 da Mega-Sena foi realizado na noite deste sábado (1º), em São Paulo. Uma aposta de São Miguel do Araguaia (GO) acertou sozinha as seis dezenas e vai levar o prêmio de R$ 41.734.619,60.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deu início, na quinta-feira, 27, ao ciclo de colações de grau coletivas referentes ao período 2024.2. Trinta e seis formandos dos cursos de Física Bacharelado, Física Licenciatura, Ciência da Computação, Meteorologia, Geofísica e Geologia, do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), receberam o diploma em uma cerimônia realizada no auditório da reitoria, com a presença do reitor José Daniel Diniz Melo. “Esta solenidade é um marco na vida de cada pessoa aqui presente. Para os concluintes representa uma conquista e fecha um ciclo da formação profissional”, afirmou o gestor.
As cerimônias coletivas de outorga de grau correspondente ao curso concluído prosseguem pelo mês de março, nos diversos campi da UFRN. Na próxima sexta, 07, será a vez dos alunos de Ciências Atuariais, Matemática Bacharelado, Matemática Licenciatura, Engenharia de Software, Química do Petróleo, Química Bacharelado e Química Licenciatura, também do CCET.
No CERES Caicó, a Colação de Grau dos Cursos de Educação a Distância – Polo Caicó (Administração, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química) vai reunir formandos, familiares e amigos em uma solenidade presencial, no dia 12 de março.
As equipes de plantão da Caern estarão trabalhando para garantir o abastecimento de água aos foliões em todo o estado. Durante o período, os registros para a Companhia poderão ser feitos pelos canais de atendimento da Caern: WhatsApp (98118-8400), site agencia.caern.com.br, teleatendimento (115) e aplicativo Caern Mobile. O atendimento presencial ao público estará em recesso e retornará às 13h30 da Quarta-feira de Cinzas.
As equipes operacionais da Caern, distribuídas em diversas regiões do estado, realizaram ações preventivas para assegurar o abastecimento das cidades. Durante o Carnaval, os colaboradores estarão de plantão e em regime de escala para atuar em caso de necessidade.
Cidades como Natal, Caicó, Apodi, Areia Branca, Assú, Macau, Frutuoso Gomes, Tenente Ananias e outras que sediam festas carnavalescas terão monitoramento contínuo por parte da Companhia. Medidas preventivas, como revisões elétricas e mecânicas, foram adotadas. Além disso, equipes de manutenção dos sistemas de esgotamento sanitário também estarão de plantão para atender eventuais ocorrências.
Em Caicó, onde há um aumento considerável da população durante o Carnaval, foram implementadas medidas operacionais que elevam em 15% o envio de água para a zona urbana. A cidade é abastecida pela adutora Manoel Torres, que capta água no rio Piranhas. Devido à intensa movimentação no município, o atendimento presencial e o expediente administrativo serão encerrados às 13h45 desta sexta-feira (28).
USO RACIONAL DA ÁGUA
É sempre importante lembrar que com água não se brinca. Transborde alegria, mas cuide da água durante a festa de Momo. Os canais virtuais da Caern também podem ser utilizados para denúncias de desperdício de água em imóveis, bem como para solicitar serviços da Companhia.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), informou nesta sexta-feira (28) que a bandeira tarifária para o mês de março de será verde, sem cobrança extra na tarifa.
Segundo nota publicada pela agência reguladora, o grande volume de chuvas ajudou a manter a bandeira verde para o mês.
“A bandeira tarifária permanece verde, refletindo as condições favoráveis de geração de energia no País. Com o período chuvoso, os níveis dos reservatórios melhoraram, assim como as condições de geração das usinas hidrelétricas. Dessa forma, o acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara, torna-se menos necessário”, diz a Aneel.
A bandeira está em vigor desde dezembro de 2024, quando a agência mudou a cor da bandeira de amarela para verde após o fim da seca e o aumento das chuvas no país.
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) foi condenada a indenizar uma consumidora, por danos morais, no valor de R$ 4 mil, após falha na prestação de serviço em uma comunidade rural no Município de Jardim de Piranhas. O caso foi analisado pelo juiz Guilherme Melo Cortez, da Vara Única da Comarca de Jardim de Piranhas.
De acordo com o relatado nos autos, a autora é proprietária de um pequeno imóvel rural, que não é assistido pela Cosern, e consequentemente, o imóvel não possui energia. A moradora diligenciou no sentido de conseguir a ligação da energia, realizando quatro pedidos administrativos e a concessionária não atendeu. O primeiro pedido de ligação de energia ocorreu no dia 12 de março de 2024, e os demais foram realizados em abril daquele mesmo ano.
Responsável por analisar o caso, o magistrado afirma que, deve-se inicialmente ser reconhecida a importância assumida pelo fornecimento de energia elétrica na sociedade, por se tratar de bem essencial para a vida cotidiana. Além disso, o juiz destacou o fato de que diversos aparelhos utilizados no dia a dia, em especial o aparelho celular, dentre outros móveis eletrônicos, necessitam do uso desse serviço para a sua funcionalidade.
“A energia elétrica é fundamental para o desenvolvimento e a qualidade de vida da humanidade, impactando praticamente em todos os aspectos da sociedade moderna. Deste modo, sendo fato incontroverso que houve morosidade por parte do réu para o fornecimento de energia elétrica no imóvel da parte autora, é evidente o dano moral sofrido, diante dos transtornos ocasionados pela referida morosidade”, salienta.
Além disso, conforme o magistrado Guilherme Melo Cortez, a experiência sofrida pela autora não se constitui em mero aborrecimento cotidiano, visto que o consumidor, ao possuir a expectativa de fornecimento de energia, vê-se aborrecido e frustrado diante da ausência desse serviço, ocasionado-lhe desconfortos, não sendo possível enquadrar o transtorno dentro de nível de tolerância aceitável.
Observando os autos, em análise das alegações da autora e diante das provas documentais anexadas ao processo, o juiz verificou a existência de falha na prestação do serviço por parte do réu, já que, conforme prova anexada, a moradora solicitou a ligação dos serviços de energia elétrica, contudo, a empresa não cumpriu com a solicitação, permanecendo a cidadã por vários meses com a ausência de energia elétrica.
“Logo, a parte ré, como prestadora de serviço, possui responsabilidade de natureza objetiva, nos termos do art. 14, do Código de Defesa do Consumidor, devendo assim, arcar com os danos causados”.
O deputado Gustavo Carvalho (PL) apresentou, em pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (27), um projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de câmeras de monitoramento em sessões clínicas que atendem pessoas com deficiência no Rio Grande do Norte.
“A presente proposição visa garantir a maior transparência e segurança no atendimento prestado às pessoas com deficiência em clínicas, consultórios e centros de reabilitação no estado do Rio Grande do Norte”, justificou o parlamentar.
Segundo ele, o projeto busca assegurar que os atendimentos sejam realizados de forma ética e profissional, prevenindo situações de abuso, negligência e descumprimento de protocolos clínicos. Gustavo ressaltou que há registros de maus tratos e abusos contra pessoas com deficiência em serviços de saúde no Brasil, o que demonstra a vulnerabilidade desse público. “A instalação de câmeras de monitoramento surge como uma solução para garantir a integridade dos pacientes e oferecer supervisão aos gestores das unidades de saúde”.
O deputado destacou que o Rio Grande do Norte possui um número significativo de pessoas com deficiência, cerca de 16,6% da população, o que reforça a necessidade de políticas públicas voltadas à proteção desse grupo. Ele também mencionou o Estatuto da Pessoa com Deficiência, “que prevê o direito à dignidade e ao tratamento adequado, devendo o Estado assegurar o cumprimento desse princípio”, observou.
O parlamentar concluiu seu pronunciamento confiante no apoio dos demais parlamentares, ressaltando a sensibilidade da Casa com a causa da pessoa com deficiência e o histórico de seu mandato em defesa dessa bandeira.
Apesar das poucas chuvas registradas em fevereiro, o inverno de 2025 no Rio Grande do Norte tende a ser normal. Isso porque a condição dos oceanos está mais favorável à ocorrência de chuvas tanto no sertão, como no Litoral nos próximos três meses, em consequência da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
O prognóstico de chuvas para os meses de março, abril e maio foi divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), após análise da situação dos oceanos e de outras condicionantes, realizada por meteorologistas de todos os estados do Nordeste, com a colaboração do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).
No Pacífico, os meteorologistas identificaram atuação enfraquecida de La Niña, que deve se estender até final de abril ou início de maio. O Atlântico Sul tem apresentado uma evolução de maior aquecimento. “Essa condição remete a uma previsão com chuvas próximas da normalidade”, destaca Gilmar Bristot, chefe da Unidade Instrumental de Meteorologia da Emparn.
De acordo com dados da Emparn, as chuvas nas quatro mesorregiões do Estado ficaram bem acima do esperado em janeiro, enquanto em fevereiro (até dia 24) havia um deficit entre 30% e 35%. No entanto, essa diferença deve ficar abaixo desse patamar, tendo em vista as condições favoráveis para ocorrência de chuvas em todo o RN nesta quinta (27) e sexta-feira, dia 28.
O prognóstico divulgado na quarta-feira (26) prevê média acumulada de chuvas de 479,2 milímetros no Oeste nos meses de março, abril e maio; de 376,9 na mesorregião Central, que inclui o Seridó; 343,2 no Agreste e 533,8 mm no Leste Potiguar. “Provavelmente teremos boas chuvas a partir desta sexta-feira, cobrindo praticamente todo o Estado”, diz Bristot.
Dos seis municípios com maior volume de chuvas acumuladas entre 01 de janeiro e 27 de fevereiro/25, três são da microrregião de Umarizal: Olho d’Água do Borges 404,8 milímetros; Martins 393,6 e Almino Afonso 377,4. O ranking é liderado por Monte Alegre, no Agreste, com 452 milímetros, e complementado por Timbaúba dos Batistas (Seridó Ocidental) 359,4; e Coronel João Pessoa (Serra de São Miguel) 356,4 milímetros.
Depois de anos de seca na década passada, o Rio Grande do Norte vem registrando uma sequência de invernos considerados normais desde 2019, sendo 2022 o melhor deles. Naquele ano, as chuvas ficaram na média ou acima dela em 145 municípios dos 161 monitorados pela Emparn.
Nesta quinta-feira (27), o volume de água nos reservatórios acompanhados pelo IGARN, era de 2,68 bilhões de metros cúbicos, 59,94% da capacidade de armazenamento. No mesmo período, em 2017, no auge da seca, o volume era de apenas 13,7% da capacidade.
Plantio
Para a agricultura, a orientação da Emparn é a de que o agricultor procure no mercado sementes precoces de culturas como feijão, sorgo, milho, para que ele tenha sucesso na colheita. “Lembrando que mesmo em anos invernos normais sempre tem ocorrência de veranicos (períodos de sete ou mais dias sem chuvas) e isso pode trazer algumas incertezas para a agricultura. Mas, como é um ano com previsão dentro da normalidade, a orientação é que o agricultor, quando tiver condição favoráveis de umidade no solo, faça o plantio”, sugere Gilmar.
CHUVA NO RN
Acumulado previsto para as mesorregiões nos meses março, abril e maio
As seis dezenas do concurso 2.835 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.
O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 42 milhões.
Por se tratar de um concurso com final 5, o prêmio recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores, conforme regra da modalidade.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.