23/05/2025
Por Danilo Evaristo em
NotasDo indie folk de Thiago Romero ao indie rock e pop rock da banda Plutão Já Foi Planeta. Do reggae de Ragganorte, Dusouto e Megalion à ancestralidade de Wil Cor & Eletrocores e Cabocla de Jurema. A programação do Banco do Nordeste Cultural Mossoró promete satisfazer a todas as tribos e gostos neste fim de semana. As apresentações voltam à Praça Vigário Antônio Joaquim, em frente à Catedral de Santa Luzia e ao Teatro Lauro Monte Filho, futura sede do projeto.
Às 18h30 da sexta-feira, 23, tem o indie folk com pitadas de soft rock do cantor e compositor mossoroense Thiago Romero, no show Estórias da Vivenda 39. Segundo ele, o EP (de Extended Play, formato musical que se situa entre um single e um álbum) “é mais intimista e, nesse show, traremos uma formação mais crua, com bateria e guitarra. Fazendo uma nova roupagem para as músicas”, antecipa.
Plutão Já Foi Planeta, uma das bandas mais referenciadas no cenário musical do estado, apesar dos integrantes residirem atualmente em São Paulo, fecha a noite em grande estilo. Presença frequente em grandes festivais, como o DoSol e Lollapalooza, Cyz Mendes (vocal), Sapulha Campos (guitarra) e Gustavo Arruda (guitarra) apresentam, a partir das 19h40, o show “Tour 10 Anos Daqui Pra Lá”.
A noite do sábado é dedicada ao reggae, com os três shows denominados “Tributo a Bob Marley”. Às 18h30, o grupo mossoroense Ragganorte dá boas-vindas com sua mistura de ritmos diversos, e, como bom anfitrião, esquenta o público regueiro para o que vem depois. A banda natalense Dusouto sobe ao palco às 19h40, oferecendo uma experimentação ímpar de música eletrônica, jamaicana, brasileira e nordestina.
Outra banda da casa, a Megalion, fecha a noite às 20h50, com um passeio entre vários estilos musicais, como: pop, rock, MPB e música regional – principal fonte de inspiração do grupo mossoroense -, mas com um repertório voltado para o homenageado da noite. Não é spoiler, mas pode esperar uma atuação conjunta pra encerrar o Tributo a Bob Marley.
O domingo é o Dia da África. O show “Valei-me Nossa Senhora Cátia de França e meu guerreiro Chico César”, dos paraibanos Wil Cor & Eletrocores, começa às 18h40 e dignifica o nome dos homenageados com versões eletrizantes de suas canções. Às 20h, quem sobe ao palco da Praça Vigário Antônio Joaquim é Cabocla de Jurema. Com raízes ancoradas no axé, a artista mossoroense mescla ritmos diversos numa celebração da resistência e da ancestralidade.
Programação do Banco do Nordeste Cultural Mossoró:
Sexta-feira, 23 de maio
18h30 – Estórias da Vivenda 39
Thiago Romero (RN)
19h40 – Tour 10 Anos Daqui Pra Lá
Plutão Já Foi Planeta (SP)
Sábado, 24 de maio
Tributo a Bob Marley
18h30 – Ragganorte (RN)
19h40 – Dusouto (RN)
20h50 – Megalion (RN)
Domingo: 25 de maio
Dia da África
18h40 – Valei-me Nossa Senhora Cátia de França e meu guerreiro Chico César!
Wil Cor & Eletrocores (PB)
20h – Cabocla de Jurema (RN)
Local: Praça Vigário Antônio Joaquim, Centro, Mossoró-RN

Em agenda nesta quarta-feira (21) na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), o deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) recebeu a confirmação de que seu pleito em benefício dos bairros Vila do Velame e Pedra do Navio, em Jucurutu, está prestes a se concretizar.
Segundo informações do diretor de Empreendimentos da CAERN, Sérgio Eduardo, a expectativa é de que, até o final do primeiro semestre de 2025, a Companhia tenha a dotação orçamentária necessária para a publicação do edital que definirá a empresa responsável pela execução da obra.
“A CAERN já dispõe de todos os projetos técnicos para viabilizar nosso pleito. A água vai chegar, sim, aos bairros Pedra do Navio e Vila do Velame”, afirmou Nelter Queiroz, ressaltando que essa é uma antiga reivindicação da população de Jucurutu e de seu mandato.
22/05/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
A Previdência Social e os Correios anunciaram, nesta quinta-feira (22/5), uma parceria para ampliar o atendimento aos aposentados e pensionistas que ainda não consultaram o INSS para identificar se houve descontos associativos indevidos em seus benefícios. A partir de 30 de maio, 4.730 agências dos Correios em todo o país estarão habilitadas para receber os segurados, oferecendo um atendimento presencial acolhedor e de confiança.
O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, com a presença do Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, do presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, e da diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Agatte.
“Esse atendimento, olho no olho, será feito aos mais vulneráveis, que têm dificuldade de acesso à tecnologia, aquelas pessoas que se dirigem à agência há muito tempo e querem receber um abraço, um acolhimento, uma atenção personalizada”, afirmou o ministro Wolney Queiroz. Ele destacou que a escolha dos Correios se deu porque a empresa “é patrimônio do povo brasileiro, com presença em todos os municípios e com um papel social fundamental na prestação de serviços públicos”.
O que levar para o atendimento?
O presidente do INSS, Gilberto Waller, explicou que, para ser atendido nas agências, o aposentado ou pensionista deve comparecer pessoalmente, levando apenas um documento de identificação oficial. “Não é necessário levar contracheque ou comprovante de inscrição. Basta comprovar que é ele mesmo”, reforçou.
Nos casos em que o beneficiário esteja impossibilitado, o atendimento poderá ser realizado por um representante legal, mediante apresentação de procuração devidamente autenticada. Nesses casos, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.
Como será o atendimento?
O atendimento presencial será realizado em uma plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo total segurança das informações.
Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:
Consultar sobre existência de desconto
Requerer a contestação de descontos não autorizados
Reconhecer a autorização de algum desconto
Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada)
Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação
Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS
Quem deve procurar as agências?
O atendimento presencial é para quem tem dificuldade ou não consegue usar os canais digitais, como o aplicativo Meu INSS, ou mesmo ligar para a Central 135. Atualmente, 98% dos atendimentos do INSS são realizados por esses canais remotos. O público-alvo do atendimento presencial são cerca de dois milhões de segurados que procuram as agências.
Os canais preferenciais para o atendimento aos aposentados continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do Meu INSS e a central 135.
O presidente do INSS reforçou que aqueles que já fizeram o pedido pelo Meu INSS ou pelo 135 não precisam ir aos Correios e que não há necessidade de correr para as agências no primeiro dia do atendimento. “Se você for no dia 30, no dia primeiro, no dia 2, no dia 3, no dia 4, vai ser atendido da mesma forma”, ressaltou Gilberto Waller. “Não há prazo final para buscar o ressarcimento.”
Correios: estrutura pronta para acolher
As agências dos Correios já contam com estrutura e equipes treinadas, inclusive com experiência em outras parcerias com o INSS. Cerca de 20 mil atendentes vão passar por uma capacitação específica para garantir que o atendimento seja feito com qualidade, respeito e acolhimento.
“A nossa missão é estar onde muitos não estão, com a porta sempre aberta para acolher quem precisa”, afirmou Juliana Agatte, diretora dos Correios. Segundo ela, essa parceria reforça o compromisso social da empresa, que está presente em todo o Brasil.
Nas agências que já possuem sistema de gestão de filas, haverá uma senha exclusiva para quem busca os serviços do INSS. Nas demais, será disponibilizado um caixa exclusivo para esse atendimento, garantindo mais conforto e agilidade.
Onde encontrar as agências habilitadas?
A lista completa das agências preparadas para esse atendimento estará disponível nos sites dos Correios e do INSS, além da Central 135.
E quem mora longe de uma agência?
A Previdência Social e os Correios também estão estudando formas de levar esse serviço até as localidades mais distantes, por meio de ações itinerantes e busca ativa. O compromisso é que ninguém fique de fora!
Fique atento!
O presidente do INSS alertou que ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado hoje a buscar os beneficiários. “Se alguém bater na sua porta agora é golpe”, disse ele. O beneficiário é quem deve procurar os canais de atendimento.
Ascom INSS
22/05/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
O Ministério Público Federal (MPF) recebeu menção honrosa no 15º Prêmio Conciliar é Legal, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pela iniciativa “Conciliação e Mediação na Ação de Reestruturação das Políticas Públicas de Atendimento às Comunidades Quilombolas de Portalegre/RN”, que também envolveu a Justiça Federal no Rio Grande do Norte e as advocacias públicas Federal, Estadual e Municipal.
A menção foi entregue na segunda-feira (19), em Brasília. A procuradora da República Renata Muniz, representante do MPF na iniciativa, participou de forma online da solenidade. “Esta menção representa um importante reconhecimento do CNJ à atuação da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, do MPF e das advocacias públicas Federal, Estadual e Municipal na promoção de soluções dialogadas e eficientes para a garantia de direitos fundamentais das comunidades quilombolas de Portalegre”, ressaltou Renata Muniz.
Histórico – Uma ação civil pública foi ajuizada pelo MPF em fevereiro de 2023, a partir de atos de violência e tortura praticados contra um descendente de quilombola na cidade de Portalegre, fato amplamente noticiado pelos meios de comunicação.
Com base nesse episódio, a procuradora da República ajuizou a ação buscando identificar e proteger os quilombolas das comunidades de Portalegre em situação de vulnerabilidade, localizadas nos sítios Pega, Lajes, Arrojado e Sítio Sobrado. Buscou, ainda, promover a reavaliação das políticas de atendimento às comunidades nas áreas de assistência social, educação e memória em direitos humanos.
“No curso da ação, a opção pela via da mediação e conciliação possibilitou observar a atuação colaborativa de todos os atores processuais. Destaca-se a ampla participação das comunidades quilombolas afetadas, com voz ativa na discussão e construção das soluções. A construção conjunta permitiu identificar as reais necessidades e prioridades dessas comunidades, garantindo que as políticas implementadas sejam mais adequadas e eficazes na promoção de seus direitos”, resume a procuradora.
Conciliar é legal – O projeto do CNJ identifica, premia, dissemina e estimula a realização de ações de modernização, no âmbito do Judiciário, que estejam contribuindo para a aproximação das partes, a efetiva pacificação e, consequentemente, o aprimoramento da Justiça.
Neste ano, o prêmio reconheceu iniciativas de sucesso em duas modalidades: Boas Práticas, com projetos que buscam a solução de conflitos por meio de decisões consensuais das partes, na qual o MPF foi agraciado com os outros órgãos; e Produtividade, a partir do desempenho dos tribunais medido pelo Índice de Composição de Conflitos (ICoC).
O presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, destacou a necessidade das soluções consensuais dos litígios. “O Brasil vive uma epidemia de judicialização e precisamos enfrentá-la. A ideia de que a função da Justiça é produzir uma sentença e depois executá-la precisa ser superada. Não há Judiciário que possa conviver com esse aumento crescente de demanda. Precisamos fazer diferente para fazer melhor”, afirmou.
Com informações do CNJ
22/05/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Comunicação PEM-RN
A UFRN está entre as 13 universidades parceiras do Planejamento Espacial Marinho da região Nordeste (PEM-NE), que terá seu lançamento oficial na próxima segunda-feira, 26, em Natal-RN, durante todo o dia, no auditório da Marinha. O evento marca o início de uma série de lançamentos na região e tem como objetivo apresentar a política pública para organização e gestão do uso do mar.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desempenha um papel essencial na pesquisa e desenvolvimento do Plano, contando com a participação ativa do professor e coordenador regional Raimundo Nonato Junior, do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC/UFRN). De acordo com o professor, esse projeto representa um avanço significativo para o estado ao oferecer uma abordagem estruturada para o planejamento e a organização espacial da Economia do Mar e da Sustentabilidade Azul.
Raimundo destaca que o Rio Grande do Norte, um dos territórios globais com maior potencial para turismo, pesca, energias renováveis e desenvolvimento socioambiental marinho, se beneficia diretamente dessa iniciativa. Ele reforça que o PEM no RN atua como uma estratégia essencial de diálogo entre sociedade civil, investidores e governanças, promovendo um planejamento integrado e sustentável do espaço marítimo. “O programa municia o território marinho com conhecimento científico e social, permitindo uma organização eficiente e equilibrada para os diversos atores e instituições envolvidos”, conclui.
O PEM Brasil é um instrumento de gestão e ordenamento do ambiente marinho, recomendado pela Unesco. O país assumiu o compromisso voluntário de desenvolver seu planejamento até 2030. A iniciativa nacional é coordenada conjuntamente pela Marinha do Brasil, por meio da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm), e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
As atividades do PEM Nordeste serão realizadas até 2028, com a gestão da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), em parceria com instituições de ensino superior nordestinas: UFRN, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As atividades acontecem nos estados de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí – o Maranhão integra o PEM-Norte.
A área de estudo do PEM-NE abrange desde a linha de costa até os limites da Zona Econômica Exclusiva (200 milhas náuticas) e da Plataforma Continental estendida (350 milhas náuticas), incluindo os arquipélagos de Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo. Com 1,7 milhão de km², essa região corresponde a 30% da Amazônia Azul e desempenha um papel fundamental na economia oceânica do país.
Para garantir a participação social, o PEM promoverá um amplo processo de diálogo com os diferentes atores da região. Estão previstas diversas interações, entre elas, oficinas de capacitação e reuniões de validação dos dados. As novidades, atividades e conteúdos sobre o PEM Nordeste podem ser acompanhadas também pelas redes sociais: @pemnordeste no Instagram e PEM Nordeste no LinkedIn.
A implementação do PEM no Nordeste é um passo essencial para garantir um planejamento eficiente das atividades no ambiente marinho da região, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e o fortalecimento da economia regional.
Mais informações sobre o lançamento podem ser obtidas pelo e-mail ascom.pemne@gmail.com. Mais informações sobre o PEM podem ser acessadas no site oficial.
Fonte: PEM-NE; Edição: Paiva Rebouças; Revisão: Ana Byatriz Moreira.
22/05/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Começou a contagem regressiva para a chegada de junho, o mês mais aguardado do ano pelos nordestinos. Além de Mossoró – que realiza um dos maiores eventos juninos do Nordeste –, este ano a capital do Rio Grande do Norte, Natal, anunciou uma programação robusta em diferentes regiões da cidade. Dezenas de outros municípios espalhados por todas as regiões do estado iniciaram as mobilizações para celebrar Santo Antônio, São João e São Pedro – os santos juninos.
No dia 30 de abril passado, a Neoenergia Cosern enviou ofícios a todas as 167 Prefeituras Municipais chamando a atenção para o cumprimento dos prazos para pedidos de ligações provisórias de energia e a devolutiva, no menor prazo possível, de informações sobre a necessidade de reordenamento da rede elétrica para passagem de trios elétricos. Desde o início do ano, representantes da distribuidora também já visitaram 87 chefes de executivos municipais e reforçaram a necessidade de atenção aos prazos.
Além das prefeituras, muitos trabalhadores autônomos montam barraquinhas para vendas de comidas e roupas típicas, bebidas e produtos diversos. Para a montagem dessas estruturas, é necessário, na maioria dos casos, a realização de ligações temporárias de energia elétrica.
“Seguindo as normas de segurança, conseguimos mitigar os riscos de acidentes envolvendo a rede elétrica. É muito importante que as Prefeituras, os produtores de eventos e os autônomos respeitem os prazos e solicitem as ligações provisórias de maneira antecipada. Ressaltamos que as ligações clandestinas, também chamadas de ‘gatos’, são um risco para quem faz e para quem está ao redor. Nunca faça uma ligação clandestina e denuncie quem faz através do telefone 116”, afirma Tâmara Moura, supervisora de Relacionamento com Clientes da Neoenergia Cosern.
Regras
A Neoenergia Cosern executa ligações provisórias de energia elétrica para atender eventos e festividades com duração de até 30 dias, tais como: eventos temporários, circos, parques de diversões, palanques, comícios, exposições, obras ou similares;
Para atendimento da ligação provisória, faz-se necessário realizar a solicitação com antecedência mínima de cinco dias úteis, sendo o atendimento condicionado à disponibilidade de energia e potência;
Não é permitido um período de ligação provisória superior a 30 dias. Caso a ligação ultrapasse esse prazo, o cliente será orientado a solicitar a conversão do fornecimento provisório em definitivo;
A ligação provisória é realizada com aplicação do equipamento de medição a qual, ao final do período, será realizado o ajuste do consumo a partir da leitura coletada em campo;
No momento do atendimento, o cliente irá receber a fatura caução (estimada) e a de serviço, contudo, quando houver a retirada do equipamento, a leitura será coletada em campo e gerada fatura final para encontro de contas. Neste caso, o cliente poderá ter resíduo de consumo a pagar ou a receber.
É responsabilidade do cliente dispor do seu padrão de entrada para instalação da medição.
Neoenergia Cosern
22/05/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Vivaldo Costa (PV) voltou a defender a priorização da saúde mental como uma das principais demandas da população do Rio Grande do Norte, especialmente da região Seridó.
O parlamentar lembrou que especialistas alertam para o crescimento dos transtornos mentais em escala global. “Dizem os estudiosos que a doença mental será a mais comum no mundo nos próximos anos. Pensando nisso, tenho destinado grande parte das minhas emendas parlamentares para fortalecer a assistência aos pacientes com transtornos mentais em Caicó e em toda a região do Seridó”, destacou.
Durante o discurso, Vivaldo fez um resgate histórico. Ele contou que, ainda quando cursava medicina, ficou impactado ao saber que metade dos pacientes com doenças mentais internados em hospitais psiquiátricos do Estado era oriunda do Seridó, que representa apenas 10% da população do RN. A partir dessa constatação, e enquanto exercia o cargo de governador, Vivaldo fundou o Hospital Psiquiátrico Milton Marinho, em Caicó, unidade referência no atendimento à saúde mental.
“Fomos pioneiros com o tratamento no Hospital do Seridó. E agora, mais uma vez, estamos reforçando esse compromisso. Em conversa recente com o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, que também é médico, e com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, além da Secretaria Estadual de Saúde, reafirmamos a importância de ampliar esse atendimento”, afirmou.
Vivaldo concluiu destacando que mais da metade das emendas de seu mandato são direcionadas à saúde mental, por entender que cuidar da mente é essencial para garantir dignidade e qualidade de vida ao povo potiguar.
22/05/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
A agricultora Sônia Maria da Silva, moradora da comunidade Pacavira, no município potiguar de Ielmo Marinho, viu no Agroamigo uma oportunidade para expandir o plantio de maracujá. Com crédito orientado e acompanhado a cliente adquiriu um motocultivador, conhecido popularmente por tratorito, para mecanizar os tratos culturais e aumentar a produção da fruta, que já se tornou a principal fonte de renda da família.
Dona Sônia se interessou pelo crédito do Agroamigo ao constatar os resultados positivos alcançados por parentes e amigos próximos, que também obtiveram sucesso com os empréstimos. Depois de assistir palestras, acessou o financiamento para adquirir o equipamento. Hoje, é referência em sua região e faz questão de destacar o papel do programa de microcrédito do Banco do Nordeste, que completa 20 anos, no incremento de seu projeto.
Criado em 2005, na primeira gestão do presidente Lula, o Agroamigo já aplicou R$ 44,3 bilhões em crédito produtivo por meio de 8,3 milhões de operações. Nesse período, quase três milhões de agricultores familiares, como Sônia, foram diretamente atendidos. O impacto estimado dos financiamentos alcança mais de 16 milhões de pessoas.
Em 2024 o programa registrou o maior volume de contratações de sua história, com R$ 8,6 bilhões aplicados em atividades realizadas no meio rural. Comparando a média anual de 2023 e 2024 com a registrada entre 2019 e 2022, o crescimento médio foi de 126%, um salto que demonstra que o Banco tem apostado cada vez mais nessa iniciativa.
“Os resultados do Agroamigo impactam diretamente na melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares, um público para quem o presidente Lula tem um olhar especial. O sucesso do programa é fruto do envolvimento coordenado de diversos colaboradores e parceiros, da sintonia com ações governamentais e da metodologia inovadora, que inclui crédito orientado e acompanhado por agentes de microcrédito rural. Isso permite aos agricultores, além do acesso ao crédito, o uso de ferramentas de gestão financeira para melhor planejar seus negócios”, destaca Paulo Câmara.
Virada feminina
Outro marco relevante tem sido o crescimento da participação feminina. Desde o ano passado, a maioria das operações passou a ser contratada por mulheres, o que representa uma mudança estrutural em territórios historicamente marcados pelo predomínio masculino. A virada no perfil do público atendido está em linha com o propósito do programa de promover inclusão produtiva e igualdade de oportunidades no campo.
O limite de crédito para famílias foi ampliado no último ano de R$ 6 mil para até R$ 35 mil, permitindo novos investimentos em produção, infraestrutura e serviços. O aumento tem impulsionado atividades de diversos segmentos, como a cultura do maracujá desenvolvida por Sônia.
“O Agroamigo contribui para a inclusão financeira e bancarização de clientes de microfinança rural, evidenciando a evolução na inclusão desse público vulnerável, responsável por cerca de 70% dos alimentos saudáveis e sustentáveis produzidos no País. O programa é um caso de sucesso que orgulha o Brasil. São 20 anos promovendo autonomia, dignidade e oportunidades reais para milhões de famílias”, ressalta Paulo Câmara.
22/05/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Carmem Felix/Assecom
Durante o lançamento do PAS Nordeste, realizado esta manhã na Escola de Governo, a Emater-RN foi contemplada com 11 caminhonetes cabine dupla, que vão ampliar os serviços de assistência técnica e extensão rural no Rio Grande do Norte, além de anúncios de outros investimentos que, somados, alcançam a cifra de R$ 5,4 milhões para a instituição.
Os veículos foram entregues aos 10 escritórios regionais e para o escritório sede em Natal. O montante investido nesses automóveis é de R$ 1,5 milhão, através de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA).
Também foi assinado convênio entre a Emater-RN e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) para o projeto “Mulheres de Fibra”, totalizando R$ 1,4 milhão. O objetivo dessa ação será o atendimento a mulheres e jovens rurais, visando o aumento da produção e da renda, acesso aos mercados institucionais, ao crédito rural, ao Programa Garantia Safra e aos Projeto Algodão Agroecológico Potiguar.
Além disso, foi anunciado um repasse de recursos para a autarquia, também oriundos do MDA, para a melhoria dos serviços de ater no estado, além de R$ 1 milhão pela Sedraf-RN, para custeio da Emater e melhores condições de trabalho nos escritórios.
A Emater-RN completa, em 2025, 70 anos de atuação em assistência técnica e extensão rural do Rio Grande do Norte. Além da sede em Natal, possui 10 escritórios regionais – São José de Mipibu, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, João Câmara, Assu, Mossoró, Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros e Umarizal – e 155 escritórios locais.
“Este ano é emblemático para a Emater, que completa 70 anos de serviços no Rio Grande do Norte. Com esses investimentos, poderemos levar mais condições de trabalho para os extensionistas e mais assistência técnica para os agricultores familiares do estado. E quanto mais recursos chegarem, mais poderemos avançar dentro da política territorial”, finaliza o diretor geral da Emater, Franki Souza.
21/05/2025
Por Danilo Evaristo em
NotasA Polícia Federal (PF) divulgou edital de um novo concurso público para o preenchimento de mil vagas em cinco cargos da corporação. São 120 vagas para delegado, 69 para perito criminal, 630 para agente, 160 para escrivães e 21 para papiloscopistas. 

O concurso exige dos candidatos curso superior e oferece salários iniciais que variam de R$ 14,1 mil a R$ 26, 8 mil.
As inscrições serão abertas no dia 26 deste mês e encerradas no dia 13 de junho.
Os candidatos deverão ficar atentar às datas e requisitos especificados no edital.
As provas objetivas e discursivas estão previstas para o dia 27 de julho deste ano. Os interessados podem conferir a íntegra do edital no site oficial da banca organizadora, Cebraspe.
As taxas de inscrição são as seguintes:
1 . Delegado: R$ 250;
2 . Perito Criminal: R$ 250;
3 . Escrivão: R$ 180;
4 . Agente: R$ 180;
5 . Papiloscopista: R$ 180.
Os candidatos ao concurso da Polícia Federal serão avaliados de prova objetiva (para todos os cargos); prova discursiva (todos os cargos); exame de aptidão física (todos os cargos); avaliação médica (todos os cargos); prova oral (somente para o cargo de delegado); avaliação psicológica (todos os cargos); avaliação de títulos (para delegado e perito criminal) e investigação social (todos os cargos).
Agência Brasil