20/02/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Papa Francisco tem ‘noite tranquila’ e ‘leve melhora’ em quadro de saúde

SBT News

O Vaticano atualizou a situação médica do Papa Francisco – diagnosticado com pneumonia bilateral, que afeta os dois pulmões. Segundo comunicado publicado nesta quinta-feira (20), o pontífice teve uma “noite tranquila” e conseguiu tomar café da manhã sentado. O Vaticano atualizou a situação médica do Papa Francisco – diagnosticado com pneumonia bilateral, que afeta os dois pulmões. Segundo comunicado publicado nesta quinta-feira (20), o pontífice teve uma “noite tranquila” e conseguiu tomar café da manhã sentado.

“A noite transcorreu tranquilamente, o Papa levantou-se e tomou café da manhã numa poltrona”, disse a Santa Sé. “As condições clínicas do Santo Padre estão estáveis. Os exames de sangue, avaliados pela equipe médica, mostram uma leve melhora, especialmente nos índices inflamatórios”, acrescentou.

Francisco, de 88 anos, está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, desde a última sexta-feira (14). Inicialmente, foi apontado um quadro de bronquite, que evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. Na noite de terça-feira (20), o pontífice realizou uma tomografia, que revelou uma pneumonia bilateral.

Como não há previsão de alta hospitalar, o Vaticano decidiu cancelar os compromissos do papa para o fim de semana. Seriam eles a audiência jubilar, que estava programada para o sábado (22), e a tradicional missa de domingo (23).

Essa é a quarta hospitalização de Francisco em quatro anos. A primeira ocorreu em julho de 2021, quando o pontífice foi submetido a uma intervenção cirúrgica devido a uma diverticulite. A segunda hospitalização foi em março de 2023, por uma bronquite infecciosa, enquanto a terceira ocorreu em junho, devido ao risco de obstrução intestinal.

Apesar do quadro de saúde, a Santa Sé informou que o pontífice está de “bom humor” e que tem cumprido agendas no hospital. Ele também expressou gratidão pelo carinho do público, em particular àqueles que também estão hospitalizados e enviaram desenhos e mensagens de pronta recuperação. “Rezem por mim”, pediu.

20/02/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Alckmin diz que vai procurar governo americano para negociar taxas de importação

Foto: Reprodução/CNN

SBT News

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB) afirmou, nesta quinta-feira (20), que existe espaço para negociar a taxação de 25% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à importação de aço e alumínio.

Em entrevista a jornalistas, Alckmin avaliou que o clima gerado pela gestão do republicano no comércio internacional pode até fortalecer o processo de implementação do acordo entre Mercosul e União Europeia.

“A taxação é algo natural, o comércio exterior é sempre um ‘toma lá da cá’. […] Mas nós vamos procurar o governo norte-americano e negociar, trabalhar. Da outra vez [primeiro mandato de Trump] já houve isso, aí foi estabelecido uma cota para o aço. Então, existe espaço para negociar”, disse.

Ainda foi avaliado pelo vice-presidente que a balança comercial entre Brasil e EUA é bastante equilibrada, inclusive com superávit aos norte-americanos.

No início do mês, Trump anunciou tarifas de até 25% para todo aço e alumínio importado pelos EUA com o objetivo de fortalecer o mercado do país.

20/02/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Agora é lei: Projeto da ALRN que permite novos investimentos na Via Costeira é sancionado

Foto: João Gilberto

De iniciativa do deputado Luiz Eduardo (SDD), o governo sancionou o projeto que altera a Lei nº 7.942/ 2001, e visa reformular o “Projeto Parque das Dunas/Via Costeira”. O projeto também propõe adequar a legislação ao atual Plano Diretor do Município de Natal.

“A iniciativa busca promover o desenvolvimento sustentável da região, permitindo a implantação de novos empreendimentos que estimulem o turismo e a economia local. A aprovação permitirá a chegada de novos investimentos à Via Costeira, gerando emprego e renda para o Estado”, disse o parlamentar.

Durante sua tramitação na ALRN, o projeto parlamentar foi aprovado pela Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) no ano passado. A nova lei também altera o artigo 5º, parágrafo único, da Lei nº 6.379, de 11 de fevereiro de 1993, visando atualizar as diretrizes para o uso e ocupação do solo na área abrangida pelo projeto.

“Com essas mudanças, espera-se uma maior integração entre as políticas urbanas e ambientais, assegurando a preservação dos recursos naturais e o crescimento ordenado da capital potiguar”, ressaltou Luiz Eduardo.

20/02/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Anistia a golpistas não é assunto dos brasileiros, diz Alcolumbre

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

Agência Brasil

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União/AP), defendeu que o projeto de lei que prevê a anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado, em tramitação na Câmara dos Deputados, não é um assunto dos brasileiros.

“Isso não é um assunto que nós estamos debatendo. Quando a gente fala desse assunto em todo instante, a gente está dando, de novo, a oportunidade de nós ficarmos, na nossa sociedade, dividindo um assunto que não é um assunto dos brasileiros”, afirmou Alcolumbre.

Para o senador, a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe de Estado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas deve ser estritamente jurídico, sem contaminar o ambiente político do parlamento.

“Ter a compreensão e a confiança que no Judiciário isso se tratará dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação brasileira e pelas leis, com imparcialidade, com cautela. Não é adequado transformar isso em procedimento político”, completou.

Após a denúncia da PGR, os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro no Congresso Nacional intensificaram a articulação para pautar o projeto de lei da Anistia aos envolvidos no 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores de Bolsonaro depredaram as sedes dos poderes, em Brasília, exigindo um golpe militar no Brasil.

A denúncia da PGR afirma que houve uma trama golpista liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para permanecer no poder mesmo após a derrota nas urnas em 2022, incluindo planos para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice, Geraldo Alckmin, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os envolvidos negam as acusações e defendem que há perseguição política. Em nota, a defesa do ex-presidente informou ter ficado “estarrecida e indignada com a denúncia”. A nota afirma que Bolsonaro “jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do Estado Democrático de Direito ou as instituições que o pavimentam”, disse o advogado Paulo Cunha Bueno.

20/02/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Inmet renova previsão de chuvas intensas para 95 cidades no RN

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta quinta-feira (20), um alerta de chuvas e ventos intensos no Rio Grande do Norte. O instituto classifica 95 cidades em legenda amarela, o menor em grau de intensidade. Dentre esses municípios, três estão em laranja, o segundo na escala de risco.

O alerta laranja abrange os municípios de Baraúna, Mossoró e Tibau. Para essas regiões, a recomendação do Inmet é desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia durante as tempestades. Além disso, os especialistas alertam para não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, pois há risco de descargas elétricas. A previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.

Quanto às cidades em amarelo, o risco de descargas elétricas é baixo e a previsão de chuvas é de 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos.

Confira as cidades

Açu

Afonso Bezerra

Água Nova

Alexandria

Almino Afonso

Alto do Rodrigues

Angicos

Antônio Martins

Apodi

Areia Branca

Augusto Severo

Baraúna

Bento Fernandes

Bodó

Caiçara do Norte

Caiçara do Rio do Vento

Caraúbas

Carnaubais

Ceará-Mirim

Cerro Corá

Coronel João Pessoa

Doutor Severiano

Encanto

Extremoz

Felipe Guerra

Fernando Pedroza

Francisco Dantas

Frutuoso Gomes

Galinhos

Governador Dix-Sept Rosado

Grossos

Guamaré

Ielmo Marinho

Ipanguaçu

Itajá

Itaú

Jandaíra

Janduís

Jardim de Angicos

João Câmara

José da Penha

Jucurutu

Lajes

Lucrécia

Luís Gomes

Macau

Major Sales

Marcelino Vieira

Martins

Maxaranguape

Messias Targino

Mossoró

Olho d’Água do Borges

Paraú

Parazinho

Patu

Pau dos Ferros

Pedra Grande

Pedra Preta

Pedro Avelino

Pendências

Pilões

Poço Branco

Portalegre

Porto do Mangue

Pureza

Rafael Fernandes

Rafael Godeiro

Riacho da Cruz

Riacho de Santana

Riachuelo

Rio do Fogo

Rodolfo Fernandes

Ruy Barbosa

Santa Maria

Santana do Matos

São Bento do Norte

São Francisco do Oeste

São Miguel

São Miguel do Gostoso

São Rafael

São Tomé

Serra do Mel

Serrinha dos Pintos

Severiano Melo

Taboleiro Grande

Taipu

Tenente Ananias

Tibau

Touros

Triunfo Potiguar

Umarizal

Upanema

Venha-Ver

Viçosa

Tribuna do Norte

20/02/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Líderes parlamentares discutem investimentos, infraestrutura e democracia na ALRN

Foto: Eduardo Maia

Durante o horário destinado às lideranças na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (19), os deputados abordaram temas como desenvolvimento econômico, infraestrutura viária e política nacional. O deputado Luiz Eduardo (SDD) destacou a sanção do projeto de lei de sua autoria, que reformula o “Projeto Parque das Dunas/Via Costeira”, adequando-o ao Plano Diretor de Natal.

A proposta busca impulsionar o turismo e a economia local, atraindo novos investimentos para a região. “A expectativa é que, em até cinco anos, quatro mil empregos sejam gerados”, afirmou. Além disso, a nova lei atualiza diretrizes sobre o uso e ocupação do solo, garantindo crescimento sustentável.

O deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) registrou a posse do padre Antônio Vale como novo pároco da Paróquia da Sagrada Família, que atende os bairros das Rocas, Santos Reis e Brasília Teimosa. Além disso, apresentou ações de seu mandato, incluindo um pedido ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para melhorias na RN-016, que liga Assu a Carnaubais. “A rodovia está precisando de melhorias, pelo menos uma operação tapa-buracos”, ressaltou. Ubaldo também mencionou reivindicações da Organização das Cooperativas do Estado do RN (Ocern) e dificuldades hídricas enfrentadas pelo município de São José do Seridó.

Já a deputada Isolda Dantas (PT) repercutiu a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado. Ao citar declarações e posturas do ex-presidente, Isolda declarou: “Hoje é um dia em que a justiça começa a ser feita. Não podemos ter um ex-presidente da República que tem plano de matar o atual presidente”. A parlamentar finalizou sua fala reforçando que a democracia “é o respeito à democracia”.

20/02/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

MPRN Solar: projeto economiza R$ 3 milhões com a instalação de 42 usinas de energia solar

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) desenvolveu ao longo dos últimos anos um projeto voltado à redução dos custos operacionais com energia elétrica, o MPRN Solar. A iniciativa busca a melhoria da eficiência energética através da instalação de geradores de energia solar nas unidades ministeriais. Em cinco anos, foram instaladas 42 usinas que abastecem toda a instituição, gerando uma economia acumulada de R$ 3 milhões e mais de 5 milhões de KWH de energia.

A energia solar surgiu como uma solução viável, devido ao seu menor custo, natureza ecologicamente correta, fonte renovável e longa durabilidade dos equipamentos, que pode ultrapassar 25 anos.

O projeto busca atingir resultados como a redução de custos com energia elétrica, a promoção da sustentabilidade ambiental através do uso de energia renovável, e o fomento à geração de energia solar. A energia gerada já abastece as Promotorias de Justiça onde os sistemas foram instalados, além de possibilitar a exportação do excedente para outras sedes.

MPRN

20/02/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Nelter Queiroz se congratula com população de Caicó e região Seridó por escolha de novo bispo da Diocese

Em pronunciamento realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (19), o deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) direcionou suas congratulações para a população seridoense, em especial para o povo de Caicó, em virtude da escolha feita pelo Papa Francisco em torno do novo bispo daquela Diocese.

“Nos irmanamos em orações, encaminhamos boas vibrações e reforçamos que nosso mandato está à disposição da Diocese de Caicó. Também estamos na torcida para que o novo bispo, Dom Antônio Ranis, possa conduzir com sabedoria o povo de Deus de nossa região Seridó”, frisou o deputado durante sua fala na Assembleia Legislativa.

Dom Antônio Ranis é natural de Sergipe e já teve passagens pelo Rio Grande do Norte quando, entre os anos de 2006 e 2027, exerceu as funções de vigário paroquial da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Natal. Sua posse como novo bispo da Diocese de Caicó acontecerá no próximo dia 14 de junho, às 17h, na Catedral de Sant’Ana.

20/02/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Polos carnavalescos no litoral e interior do RN serão monitorados em tempo real

O coração do folião bate mais forte com a proximidade da abertura oficial do Carnaval 2025 em diversas cidades potiguares. Para que a folia possa ocorrer com toda a energia, a Neoenergia Cosern investiu R$ 33 milhões em obras, manutenções e podas preventivas, lavagem da rede elétrica nos municípios costeiros, instalação de 150 para-raios e de 40 novos religadores automáticos em áreas que abrangem aproximadamente 50 localidades com festas programadas no litoral e interior do estado. Todos os polos carnavalescos, além das regiões serranas, serão monitorados em tempo real pelo Centro de Operações Integrado (COI) da distribuidora, em Natal.

“Montamos uma operação robusta que abrange não somente o período carnavalesco, mas todo o verão. Mapeamos áreas com festas, blocos, trios elétricos em mais de 40 localidades potiguares do litoral ao sertão, mas não esquecemos das cidades serranas que são procuradas por quem quer fugir da folia e encontrar descanso. Investimos mais de R$ 33 milhões no Plano Verão, que se encerra após o Carnaval 2025, para proporcionar aos potiguares e aos turistas, um fornecimento de energia elétrica com ainda mais segurança e qualidade”, afirma Osvaldo Tavares, superintendente Técnico da Neoenergia Cosern.

Os R$ 33 milhões investidos pela Neoenergia Cosern durante o Plano Verão 2025 contemplam ações iniciadas no último trimestre do ano passado focadas no verão, réveillon e com término no pós-carnaval. Foram mapeadas 48 localidades, entre distritos litorâneos e municípios no sertão, além dos destinos serranos no estado que receberam reforço no sistema elétrico. Entre as ações estão a implementação de 115 novos quilômetros de redes de distribuição de energia, instalação de 152 para-raios e 56 novos transformadores, por exemplo. Além disso, foram manutenidos 3.600 quilômetros de redes de distribuição e transmissão de energia, distância equivalente a uma viagem de Natal a Florianópolis.

Nas ações preventivas, a distribuidora realizou a manutenção em 26 Subestações Elétricas vinculadas aos destinos mapeados, além das quatro Subestações Elétricas Móveis estrategicamente posicionadas nas quatro regiões potiguares.

Efetivo

Todos os polos carnavalescos mapeados pela Neoenergia Cosern serão monitorados em tempo real pelo Centro de Operações Integrado (COI), em Natal. Estão envolvidos, na Operação Carnaval 2025, cerca de 250 colaboradores (engenheiros, eletrotécnicos, eletricistas, além de colaboradores de apoio administrativo). Haverá aumento de 30% no efetivo do Centro de Operações e equipes em campo, além de 60 profissionais técnicos de sobreaviso em todas as regiões do estado.

Haverá, também, equipes técnicas de prontidão nos polos carnavalescos em Natal e no interior. Em caso de necessidade, a distribuidora poderá acionar o COI Backup, em Parnamirim.

Fiscalização conjunta

A apresentação da Operação Carnaval 2025, uma parceria da Neoenergia Cosern com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN) e Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM-RN), ocorreu na manhã desta quarta-feira (19) na sede da distribuidora de energia, em Natal. Os órgãos apresentaram suas respectivas ações, cujas algumas ocorrerão de forma simultânea, como as vistorias nos polos carnavalescos, em Coletiva de Imprensa.

O gerente de Fiscalização do CREA-RN, Juliano Barbosa, destacou que o objetivo da instituição para a Operação Carnaval Legal é coibir o exercício ilegal da profissão, evitar sinistros e acidentes, além de promover mais segurança para os foliões e trabalhadores. O CREA-RN tem 60 eventos mapeados e procederá com fiscalizações em 103 municípios potiguares até o fim do carnaval e 100% da equipe em atuação.

“Iremos intensificar a fiscalização de palcos, sonorização, iluminação, banheiros químicos, grupo gerador, instalações elétricas, projetos de combate a incêndio e de acessibilidade, tendas e camarotes, e demais serviços da engenharia, para garantir que sejam executados por profissionais habilitados que tenham registro junto ao CREA-RN. Se detectarmos durante a fiscalização a ausência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), seja do proprietário, do contratante ou do executante do serviço, estará passivo de autuação”, ressaltou o gerente de fiscalização do CREA-RN.

O chefe do Centro de Vistorias do Corpo de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Daniel Gleidson, detalhou que as ações do órgão estadual.

“Entre as desconformidades mais comuns identificadas pelos CBM-RN nos eventos fiscalizados, estão: extintores ausentes, vencidos, despressurizados ou não sinalizados; saídas de emergência sem as dimensões e sentido de abertura corretos; guarda-corpo e corrimãos desconformes; estrutura metálica próximo à rede elétrica e aterramento das estruturas inadequado. O Corpo de Bombeiros Militar fiscalizará 30 eventos até o carnaval, com 50 militares envolvidos em 25 viaturas”, frisou.

O militar ressaltou a importância de os responsáveis por crianças redobrarem a atenção nas praias e piscinas, principalmente, e sugeriu que as crianças sejam identificadas com uma espécie de pulseira com nome e telefone do responsável.

Campanha de Carnaval 2025

A voz vibrante de Carlinhos Brown vai dar o ritmo da nova campanha da Neoenergia para o Carnaval 2025. O objetivo da companhia é contagiar milhares de foliões com diversão e bom-humor para falar de um tema relevante no dia a dia e que não pode ser esquecido nem mesmo durante a festa: a segurança na rede elétrica. Dessa vez, com o jingle “Energia é folia”, cantado pelo percussionista, diz como ter um carnaval seguro e consciente.

Neoenergia Cosern

19/02/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Banco do Nordeste cresce em número de operações e alcança desembolso recorde de R$ 60 bilhões em 2024

Foto: Fernando Cavalcante

O Banco do Nordeste (BNB) encerrou o ano de 2024 com um crescimento expressivo no número de operações contratadas, chegando a 4,7 milhões de empréstimos e financiamentos concedidos. O total de contratos representa um aumento de 9,6% em relação a 2023. O volume de desembolsos atingiu novo recorde, alcançando a marca de R$ 60 bilhões, um aumento de 16,3% em relação ao ano anterior. As novas contratações chegaram a R$ 61,3 bilhões, com um crescimento de 4,8% em comparação com 2023. Os resultados financeiros foram apresentados, nesta terça-feira, 18, em transmissão pelo canal do BNB no Youtube.

A média anual de contratações do Banco do Nordeste saltou de R$ 42,5 bilhões, no período de 2019-2022, para R$ 59,9 bilhões em 2023-2024, um crescimento de aproximadamente 41%.

“A expansão do número de operações e o crescimento nos desembolsos revelam a eficiência operacional do BNB, refletindo também nossa missão de promover, com muita responsabilidade, o desenvolvimento econômico e social na nossa região. Ao seguirmos as diretrizes do presidente Lula, estamos claramente cada vez mais próximos dos empreendedores, em todos os estados de nossa área de atuação, oferecendo produtos financeiros que fazem diferença no dia a dia das pessoas e empresas”, destaca Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste.

Com exceção do ano de 2020, marcado pela emergência sanitária de COVID-19, quando houve a prorrogação dos vencimentos das operações de crédito no Banco do Nordeste, a inadimplência foi a mais baixa da história da instituição, ficando em 1,8%, apresentando significativa redução de 50% em relação a 2023.

O lucro líquido recorde de R$ 2,3 bilhões representa um crescimento de 11,6% em relação a 2023. Já o Resultado Operacional de R$ 4,2 bilhões, também recorde, apresentou aumento de 24,1%. Ambos os indicadores consolidam o ano de 2024 como o melhor da história do Banco do Nordeste e o credenciam como uma das instituições mais eficientes e rentáveis do Brasil.

“Esses números são resultado de uma gestão eficiente, que tem buscado soluções inovadoras e sustentáveis para atender a uma demanda crescente. O Banco do Nordeste tem favorecido a ambiência de negócios em sua área de abrangência, e isso tem um reflexo direto no aumento da renda e na geração de empregos na região”, destaca Paulo Câmara.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros