17/02/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
As pessoas que desejam adquirir um veículo usado com preços em condições favoráveis têm a oportunidade de participar do leilão digital que o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realiza nesta terça-feira (18), a partir das 10h, através do site www.lancecertoleiloes.com.br. Estão disponíveis para lances 120 veículos, sendo 89 para circulação e 31 destinados à sucata.
Os lotes que vão a leilão estão retidos nos pátios do Detran situados nas cidades de São Gonçalo do Amarante (av. Ruy Pereira dos Santos, nº 2565, Bairro Olho D’Água), Mossoró (av. Centenária, nº 1000, Bairro Aeroporto 1) e Caicó (ROD RN 288, KM 1.1, Zona Rural).
Os interessados podem visitar essas localidades nesta segunda-feira (17), das 8h às 16h, para verificar ‘in loco’ as condições dos veículos. A relação dos lotes, fotografias e lances iniciais também estão disponíveis no site da Lance Certo Leilões.
Entre os veículos destinados à circulação, há motocicletas e carros de passeio, com lances iniciais que variam de R$ 400,00 até R$ 7.000,00. O pregão está aberto, e os participantes cadastrados no site da Lance Certo Leilões podem fazer os lances com valores a partir da avaliação inicial do bem.
É importante lembrar que os itens destinados à sucata só podem ser arrematados por empresas de desmontagem devidamente credenciadas ao Detran. O arrematante do leilão deve se responsabilizar pelos custos de licenciamento, IPVA, placa e todos os procedimentos referentes à transferência de propriedade, como mudança de município, referente ao exercício a partir de 2025. No caso de sucata, o arrematante deverá pagar apenas a baixa da sucata e a baixa de gravame, se houver.
Os proprietários de veículos notificados no Edital de Leilão 001/2025 podem acionar a Comissão de Leilões para regularizar e retirar os veículos, no horário das 8h às 14h, na sede do Detran, localizada na Av. Perimetral Leste, 113 – Cidade da Esperança, Natal/RN. Antes do atendimento, é necessário realizar o agendamento prévio no Portal de Serviços do Detran (portal.detran.rn.gov.br), na opção Agendamentos > Veículos > Liberação de Veículos Apreendidos.
O edital pode ser consultado no site www.lancecertoleiloes.com.br. Para mais informações sobre o leilão, estão disponíveis os telefones (84) 99865-2897, (84) 3223-4146 e o e-mail comissaodeleilao@detran.rn.gov.br.
17/02/2025
Por Danilo Evaristo em
NotasOs moradores das zonas urbana e rural de Venha-Ver terão a oportunidade de trocar lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED em mais uma ação do Projeto Energia com Cidadania, da Neoenergia Cosern. A carreta ficará posicionada na Rua Pedro Paulo Apóstolo, ao lado da Praça de Eventos a partir da segunda-feira, 17, até a sexta-feira, 21 de fevereiro, sempre das 8h30 às 16h30 (com intervalo de fechamento entre 12h e 13h para almoço).
Também será possível efetuar o pagamento de contas de energia através de cartão de crédito, débito e/ou PIX com possibilidade de parcelamento.
A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com ele, a distribuidora visa incentivar o consumo consciente de energia elétrica, reduzir a conta de luz e auxiliar no processo de descarbonização em sua área de concessão.
O uso de lâmpadas de LED traz uma série de benefícios, além de gerar economia de energia. Elas possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram, em média, 15 mil horas.
A tecnologia também causa menos impacto ambiental. O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas fluorescentes que possuem mercúrio. Essa substância é geradora de resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando descartada de maneira irregular.
Critérios para participar:
· Ser cliente residencial ou rural-residencial;
· Ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE);
· Apresentar a conta de energia do mês anterior paga;
· Não ter débitos com a concessionária;
· Não ter trocado lâmpadas em projetos da Neoenergia Cosern nos últimos 6 anos (limite máximo de 8 lâmpadas);
· Entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W).
17/02/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
MPRN
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou na quinta-feira (13) duas operações simultâneas em cidades paulistas para desarticular associações criminosas especializadas em estelionato mediante fraude eletrônica, os chamados crimes cibernéticos.
A operação Mística cumpriu três mandados de busca e apreensão em São Paulo/SP, visando desarticular um grupo criminoso que aplicava golpes via WhatsApp e Instagram. A investigação teve início após denúncia recebida pelo Disque Denúncia do MPRN em junho de 2023, na qual a vítima relatou ter sua conta do Instagram hackeada e utilizada para aplicar golpes em seus contatos. Um investigado é considerado foragido de Justiça.
Simultaneamente, a operação Lumen cumpriu nove mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Poá. A operação visa desarticular uma associação criminosa suspeita de estelionato mediante fraude eletrônica e invasão de dispositivo informático. As investigações tiveram início pela Polícia Civil potiguar a partir de um Boletim de Ocorrência registrado em janeiro de 2022, em Natal, onde a vítima relatou ter sido lesada após a compra de eletrodomésticos pelo Instagram.
Ambas as operações contaram com o apoio da Polícia Civil (PC SP) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo (MPSP). Os materiais apreendidos nas duas operações serão analisados pelo Gaeco do MPRN. O MPRN investigará o envolvimento de outras pessoas e a prática de outros crimes por parte dos grupos.
O MPRN reforça a importância da denúncia de qualquer atividade suspeita e orienta a população a tomar medidas de segurança online, como a utilização de senhas fortes e a verificação da autenticidade de perfis e anúncios em redes sociais.
17/02/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
O deputado estadual, Nelter Queiroz, registrou nesta segunda-feira (17), em suas redes sociais, pleito que apresentou em favor de duas comunidades rurais do município de São José do Seridó.
“Apresentamos na Assembleia Legislativa requerimento solicitando melhoria na rede elétrica das comunidades Badaruco e Caatinga Grande, na cidade de São José do Seridó. O pleito chegou até nós através do prefeito e amigo Jackson Dantas e do vice-prefeito Ricardo Medeiros”, registrou o deputado.
“Os moradores dessas comunidades sofrem com constantes quedas de energia, principalmente neste período invernoso, por isso cobramos urgência da Neoenergia Cosern para a solução desse problema, que que vem causando muitos transtornos à população e ao Poder Público Municipal de São José do Seridó”, concluiu Queiroz.
G1
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do sorteio do concurso 2.829 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (15), em São Paulo. O prêmio acumulou e o valor para o próximo sorteio, na terça-feira (18) é de R$ 90 milhões.
Veja os números sorteados: 13 – 22 – 38 – 46 – 51 – 56.
Confira quantas apostas foram premiadas no concurso 2.829:
5 acertos – 90 apostas ganhadoras, R$ 52.384,82;
4 acertos – 6.377 apostas ganhadoras, R$ 1.056,16.
O próximo sorteio será no terça-feira (18).
14/02/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Eduardo Maia
Em pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (13), na Assembleia Legislativa, a deputada Cristiane Dantas (SDD) destacou sua recondução ao cargo de Procuradora Especial da Mulher, abordando as ações do órgão para os próximos anos, além da recondução da Frente Parlamentar da Mulher, colegiado o qual também faz parte com outras deputadas para atuar em prol das políticas públicas para as mulheres.
Cristiane pontuou que o compromisso da ProMulher para o biênio 2025/2026 é ampliar a atuação da procuradoria para o interior do estado, além de desenvolver projetos de visibilidade, capacitação, empreendedorismo e saúde da mulher. Também mencionou que a equipe da Procuradoria, formada por assistentes sociais, psicólogas e setor jurídico, realiza atendimentos diários no anexo da Jundiaí, “que é uma porta de entrada da rede de apoio ao combate à violência doméstica”, disse.
A parlamentar expressou preocupação com o aumento de denúncias de violência contra a mulher afirmando que os números podem resultar da abertura de novas delegacias da mulher e da divulgação de informações sobre como denunciar e pedir ajuda. Cristiane Dantas ressaltou “que as políticas públicas e leis de proteção à mulher precisam sair do papel e serem implementadas”.
Por fim, a deputada agradeceu a toda a bancada feminina pela recondução ao cargo e reafirmou o compromisso de continuar trabalhando em defesa das mulheres. Cristiane Dantas lembrou a importância da Patrulha Maria da Penha e da sua interiorização “para que as mulheres em todo o estado tenham acesso ao apoio necessário”, concluiu.
13/02/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Crédito: Ricardo Stuckert / Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou a pressão sobre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ao falar que existe uma “lenga-lenga” em relação à concessão de licença para a Petrobras iniciar a exploração na Foz do Amazonas, no litoral do Amapá – uma das cinco bacias que compõem a chamada Margem Equatorial do País. A declaração foi feita nesta quarta, 12.
“Se depois a gente vai explorar, é outra discussão. O que não dá é para a gente ficar nessa lenga-lenga, com o Ibama sendo um órgão do governo e parecendo ser contra o governo”, disse Lula, em entrevista à Rádio Diário FM, de Macapá (AP).
Órgãos ligados ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, liderado por Marina Silva, têm feito críticas à concessão da licença, sob o argumento de que haveria riscos para o ecossistema da região. Essa posição, porém, é rebatida por outros setores do governo, que veem como estratégica para o País a exploração da área. Existe ainda a avaliação de que a Petrobras precisa explorar novas regiões como alternativa ao Pré-sal.
Ainda na entrevista, Lula afirmou que a Casa Civil deve ter uma reunião até a próxima semana com o Ibama para discutir o aval para essas pesquisas. “Não é que vou mandar explorar. Quero que ele seja explorado. Agora, antes de explorar, temos de pesquisar Temos de ver se tem petróleo e a quantidade. Talvez na próxima semana, ou na outra, vai ter uma reunião com a Casa Civil e o Ibama. Precisamos autorizar que a Petrobras faça pesquisa”, declarou o presidente.
Reação
Em nota, a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional) rebateu as declarações de Lula. “O Ibama é um órgão de Estado, cuja missão é a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais do Brasil, e todas as suas decisões são baseadas em critérios técnicos, científicos e legais”, afirmou a entidade. “O processo de licenciamento ambiental é conduzido de maneira rigorosa, transparente e responsável, levando em consideração a proteção da biodiversidade e o bem-estar das populações que dependem diretamente dos ecossistemas afetados, mas também o desenvolvimento econômico do País.”
Estadão Conteúdo
13/02/2025
Por Danilo Evaristo em
Notas
Neoenergia Cosern
A Neoenergia Cosern realizou a substituição de 183 postes danificados por colisões de trânsito em todo o Rio Grande do Norte em 2024. Esse número representa aumento de 66% em relação ao ano anterior. Por causa das colisões, mais de 110 mil clientes – 33% a mais que em 2023 – ficaram sem energia. Apenas na cidade de Natal, a concessionária substituiu 85 postes ao longo do último ano.
As colisões causam um grande transtorno ao sistema de fornecimento de energia pois, na maioria dos casos, acontecem em áreas de grande movimentação como avenidas importantes. Além da quebra dos postes, as colisões podem provocar o rompimento de cabos, o que prejudica ainda mais a população por causa da interrupção no fornecimento de energia. A instalação de um novo poste e da nova fiação, quando necessária, é um serviço complexo e que demanda tempo e esforço das equipes técnicas.
Dependendo da gravidade da ocorrência, as equipes de campo precisam também aguardar a realização dos trabalhos da perícia policial para poder então iniciar o trabalho de manutenção. Dada a importância do tema, a Neoenergia Cosern enfatiza constantemente os cuidados que devem ser tomados durante um acidente com poste de energia.
A principal orientação de segurança em casos de colisão é que, se cabos forem partidos e caírem ao solo, é importante que as pessoas permaneçam no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento por parte das equipes da distribuidora. As pessoas não devem se aproximar do local da colisão. Com o impacto da batida, os cabos de energia podem se romper e cair no veículo ou no chão.
A concessionária alerta também que, em caso de acidente com poste da rede elétrica, é fundamental manter a calma e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Neoenergia Cosern por meio do número 116. Além do risco à segurança, os responsáveis pelos acidentes podem ter que arcar com os danos causados.
A maior prevenção, porém, vem da conscientização do motorista e na adoção da direção defensiva para evitar acidentes. Seguir as leis e regras do trânsito, respeitar os limites de velocidade, atentar à sinalização e não ingerir bebida alcoólica ao dirigir são algumas das orientações dos principais órgãos relacionados ao assunto.
Orientações de segurança
– Mantenha o veículo em boas condições, verificando o estado dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores;
– Não use celular quando estiver dirigindo. Além da infração gravíssima, o motorista poderá colocar em risco a vida dos pedestres e outros motoristas;
– Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário;
– Respeite os pedestres e sempre use cinto de segurança e capacete, para motociclistas;
– Sempre mantenha distância segura do veículo à frente;
– Não dirija sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica;
– Nunca dirija com sono.
13/02/2025
Por Danilo Evaristo em
Saúde
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses indicam que o Brasil registrou, ao longo das seis primeiras semanas de 2025, um total de 281.049 casos prováveis de dengue. O número representa uma redução de cerca de 60% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 698.482 casos prováveis da doença.

Em nota, o Ministério da Saúde avaliou a redução como substancial e um reflexo da mobilização nacional promovida pela pasta de forma conjunta com estados e municípios. “O resultado é parte do Plano de Ação para Redução dos Impactos das Arboviroses, lançado pelo Governo Federal em setembro de 2024.”
Entre as unidades federativas, 17 registraram redução nos casos prováveis de dengue, sendo que as maiores quedas foram identificadas no Distrito Federal, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Amapá e no Paraná. Já em dez estados, incluindo Tocantins e Pernambuco, houve aumento no comparativo com as seis primeiras semanas de 2024.
Em relação à incidência, os estados com maior número de casos prováveis por 100 mil habitantes são Acre, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. São Paulo figura como estado com o maior número de casos prováveis do país: 164.463 mil apenas em 2025, um aumento de cerca de 60% em relação ao mesmo período do ano passado.
Sorotipo 3
De acordo com a pasta, a elevação preocupa, sobretudo em razão da presença de casos de infecção pelo sorotipo 3, que não circulava no país de forma predominante há mais de 15 anos. “Neste momento, por exemplo, a Força Nacional do SUS [Sistema Único de Saúde] mantém equipe em São José do Rio Preto, no interior do estado.”
Este mês, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu alerta epidemiológico sobre o risco elevado de surtos de dengue tipo 3 nas Américas. De acordo com a entidade, a circulação do sorotipo já foi registrada em diversos países do continente – incluindo Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Peru.
“A Opas pede aos países que reforcem sua vigilância, o diagnóstico precoce e a gestão clínica para que possam enfrentar um potencial aumento de casos de dengue”, destacou a organização, em nota. O comunicado cita ainda que a Argentina chegou a registrar alguns casos de dengue tipo 3 em 2024.
O vírus da dengue conta, ao todo, com quatro sorotipos distintos, sendo que a imunidade contra um sorotipo oferece proteção vitalícia apenas contra esse sorotipo específico. “O que significa que infecções subsequentes com outros sorotipos podem aumentar o risco de formas graves da doença”, destacou a organização.
Ainda de acordo com a entidade, o sorotipo 3 vem sendo associado a formas graves da doença, mesmo em infecções primárias (quando o paciente não possui histórico de infecções por outros sorotipos da dengue). “O cenário levanta preocupações sobre o potencial impacto do sorotipo 3 na saúde pública.”
“O ressurgimento do sorotipo 3, após um período de ausência prolongada em determinadas áreas das Américas, aumenta a vulnerabilidade de populações que não foram previamente expostas a ele”, concluiu a Opas.
Agência Brasil

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Yara Aquino | Agência Gov
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou que a cultura do País vive um novo momento com a volta do apoio e incremento na destinação de recursos para o setor cultural. E destacou que a pasta está nacionalizando a distribuição de recursos da Lei Rouanet para garantir que manifestações culturais espalhadas por todo o País tenham acesso aos incentivos. A ministra participou, nesta quinta-feira (13/02), do programa Bom Dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“O levantamento que fizemos no ministério quando chegamos nessa nossa gestão é que as leis de incentivo eram muito centralizadas no Sudeste, em especial no Rio de Janeiro e São Paulo. Esse é o histórico geral da aplicação do fomento no Brasil. Estamos fazendo um movimento para a reparação disso”, disse.
Ela detalhou que o primeiro movimento de requalificação da Lei Rouanet, que é uma ferramenta que possibilita dar oportunidade a manifestações culturais locais, foi o lançamento da Rouanet Norte com R$ 25 milhões para serem captados e executados na Região Norte.
Citou também a atuação da pasta junto às empresas estatais por uma política de nacionalização da destinação de incentivos para a cultura. “A Petrobras fez pela primeira vez um investimento de R$ 205 milhões distribuído 15% para cada região do Brasil.”