06/07/2024
Por Danilo Evaristo em Notas

Ministro da Previdência anuncia ‘pente-fino’ em 800 mil benefícios temporários, como auxílio-doença

Foto: Thiago Resende/TV Globo

G1

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou nesta sexta-feira (5) que o governo fará um “pente-fino” em benefícios previdenciários temporários, como o auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença), a partir de agosto deste ano.

Segundo ele, há uma previsão de que esse tipo de revisão aconteça a cada dois anos. Entretanto, no caso dos benefícios temporários, o processo não era realizado desde 2019.

A meta é checar a validade dos benefícios que estão vigentes há mais tempo.

“Todo mundo que tem mais dois anos de benefício, que não é o permanente, é o temporário, ele tem necessidade de fazer um novo exame para saber se ele continua tendo aquele direito. Então isso já está começando a ser organizado. Isso vai dar em torno de 800 mil pessoas, um pouquinho mais, um pouquinho menos, que poderão ter que fazer essa nova perícia para confirmar o nosso benefício”, disse o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

O ministro explicou, posteriormente, que nem todos os beneficiários precisarão ser chamados para perícia presencial, pois alguns casos serão resolvidos somente com o cruzamento de dados cadastrais.

De acordo com ele, não haverá uma convocação automática de todos os beneficiários para essa revisão, o que, se implementado, geraria filas nos postos de atendimento. Ele explicou que o processo será gradativo.

“Estamos começando um sistema de triagem, de apuração, de possíveis irregularidades para corrigir rumos. De dois em dois anos, se pode fazer isso. [Vai ser] principalmente nos benefícios temporários, alguns erros que se pode cometer, terem sido cometidos e, principalmente, coibindo sempre ações inescrupulosas de intermediários’, acrescentou o ministro.

O objetivo do governo é abrir espaço no orçamento para os gastos livres dos ministérios, pressionados por conta do limite do arcabouço fiscal, a nova regra para as contas públicas, e também tentar cumprir a meta de zerar o rombo das contas do governo neste ano.

Nesta semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que, por conta do arcabouço fiscal, a regra para as contas públicas, será necessário fazer um bloqueio de R$ 25,9 bilhões em gastos.

06/07/2024
Por Danilo Evaristo em Notas

Festa de Santana exige cuidados com a rede elétrica

Começou a contagem regressiva para a Festa de Santana, padroeira de várias cidades potiguares. Em Currais Novos e Caicó, no Seridó, o evento religioso e social mobiliza mais de 150 mil pessoas ao longo de 10 dias, incluindo novenas, feirinhas de gastronomia e artesanato, desfiles cívicos, corridas de rua e o grande encerramento: a procissão. Para que tudo ocorra com segurança, a Neoenergia Cosern lembra aos organizadores, comerciantes e pessoas diretamente envolvidas nas festividades em torno da Avó de Jesus que é necessário ficar atento a alguns procedimentos.

“É muito importante recebermos, o mais cedo possível, dos responsáveis pelas procissões um ofício detalhando o percurso e as especificidades dos trios elétricos utilizados, principalmente no tocante à altura”, ressalta Kattielly Lima, supervisora da Neoenergia Cosern no Seridó. “De posse dessas informações, nossas equipes realizam uma inspeção minuciosa na rede elétrica e em cabos de telecomunicações para eliminar qualquer risco ao deslocamento das pessoas e dos veículos. Outro detalhe importante é que só com o “OK” da Neoenergia Cosern o Corpo de Bombeiros pode emitir a liberação do evento”, complementa.

De acordo com José Gomes, gerente de Operações da distribuidora no Seridó, serão inspecionados cerca de 20 quilômetros de redes de baixa e média tensão em Currais Novos, Caicó e Santana do Matos – cidade da região Central que também realiza procissão no dia 26 de julho. “Nós também inspecionamos cuidadosamente transformadores, postes e circuitos que levam energia aos locais onde são montados palcos e os vários eventos da Festa de Santana”, explica José Gomes.

Na inspeção, são utilizados veículo equipados com câmeras de termovisão, uma tecnologia que identifica possíveis pontos de calor nos equipamentos do sistema elétrico (cabos, transformadores, subestações, por exemplo) e auxilia na correção de possíveis defeitos. Controladas por dois eletricistas por meio de um sistema que imita um joy stick instalado no interior do veículo, as câmeras fazem leituras termográficas e uma central instalada no próprio veículo envia informações para o Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora em Natal.

Saiba mais sobre a Festa de Santana

As festividades alusivas à Santana nas cidades de Currais Novos, Caicó e Santana do Matos foram reconhecidas como patrimônios culturais imateriais do Rio Grande do Norte através do Projeto de Lei 354/2019 aprovado pela Assembleia Legislativa em junho de 2022. Em 2010, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu a Festa de Santana de Caicó como patrimônio cultural do Brasil, “por ser profundamente enraizada na história da cidade, em particular, e do sertão potiguar, em geral”. A devoção por Santana, em Caicó, remonta ao Século XVIII – mesmo período da formação da cidade. Nos três municípios, os festejos reúnem milhares de pessoas nas programações sociais e religiosas que ocorrem ao longo do mês de julho.

06/07/2024
Por Danilo Evaristo em Notas

Comissão de Educação aprova criação da Secult que seguirá para votação em plenário

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa aprovou, em reunião realizada na quinta-feira (04), o projeto do Governo do Estado que cria a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Relatado pelo deputado Francisco do PT, a matéria recebeu aprovação das deputadas Eudiane Macedo (PV), Divaneide Basília (PT) e do deputado Luiz Eduardo (SDD), presentes à reunião.

Já aprovado nas Comissões de Finanças e de Administração, a matéria agora seguirá para apreciação do plenário. A secretária extraordinária de Cultura, Mary Land Brito acompanhou a reunião.

“Criar a Secretaria de Cultura é poder nos alinhar com a política nacional de Cultura”, afirmou a deputada Divaneide. “Na minha opinião, uma conquista para a sociedade potiguar”, definiu Francisco do PT.

A Comissão também aprovou, à unanimidade dos presentes, projeto do deputado José Dias, relatado por Luiz Eduardo, proibindo as instituições financeiras de oferecerem a aposentados e pensionistas, por telefone, contratos de empréstimos de qualquer natureza.

Os deputados ainda aprovaram outros 4 projetos, rejeitaram um e aprovaram a concessão de dois títulos de cidadão Norte-rio-grandense. E de acordo com Francisco do PT, a Comissão de Educação segue para o recesso parlamentar com a pauta zerada, tendo cumprido todas as demandas surgidas no primeiro semestre.

06/07/2024
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Prefeitura de Jucurutu equipa primeira escola em tempo integral do município

A Rede Pública Municipal de Ensino de Jucurutu terá uma nova unidade em funcionamento. A prefeitura, através de uma série de tratativas junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), possibilitou que a unidade do ProInfância Margarida Maria dos Santos Rodrigues estivesse pronta para receber os alunos a partir de 30 de julho.

O dispositivo, situado no bairro Abraão Lopes, foi entregue em cerimônia oficial na quinta-feira (04), na presença de autoridades locais, totalmente equipado, desde salas de aula até a copa e refeitório infantil. Ele é o primeiro centro educacional do município a ter ampliação da jornada de permanência na escola.

Consoante o secretário Aldo Fernandes, a execução da obra, advinda de governos passados, possuía várias inconsistências. “Fomos trabalhar pra corrigir essas divergências que tinha no projeto. Depois, tivemos algumas dificuldades também com licitação para adquirirmos os equipamentos que faltavam”, expôs.

Providenciados os materiais, a administração focou na contratação de recursos humanos para compor o quadro de pessoal da instituição. “Eu preciso ser responsável para com as crianças do meu município”, comentou o prefeito Iogo Queiroz sobre o cuidado dispensado em todas etapas de estruturação.

Atrativos e beneficiados

O prédio da Margarida dos Santos conta com parque infantil em seu pátio, fraldário, mesas e cadeiras coloridas e adequadas ao uso. As salas são climatizadas, a cozinha está aparelhada e há espaço amplo de convivência.

A creche contemplará, em especial, as famílias das comunidades Freitas e Abraão Lopes. Ela ainda poderá receber público estudantil do bairro Bela Vista, na faixa etária de 1 a 5 anos de idade.

06/07/2024
Por Danilo Evaristo em Notas

Eleições 2024: A partir deste sábado (6), começam a valer diversas vedações a agentes públicos

Neste sábado (6), a três meses do primeiro turno das Eleições Municipais 2024, entra em vigor uma série de proibições impostas aos agentes públicos, de acordo com o calendário eleitoral. As medidas têm como objetivo evitar qualquer eventual favorecimento a determinadas pré-candidaturas, fortalecendo a igualdade entre os concorrentes na disputa eleitoral de outubro.

Pela legislação eleitoral, a partir deste sábado (6), até a posse das eleitas e dos eleitos, é proibido aos agentes públicos nomear, contratar ou mesmo admitir, dispensar sem justa causa, suprimir, readaptar vantagens ou, por outros meios, dificultar ou impedir o exercício da função de pessoa servidora pública. São vedadas, ainda, a remoção, a transferência ou a exoneração de ofício.

Ressalvas

Dos casos mencionados, excluem-se: a nomeação ou a exoneração em cargos em comissão e a designação ou a dispensa de funções de confiança; a nomeação para cargos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos tribunais ou dos conselhos de contas e dos órgãos da Presidência da República; e a nomeação de aprovados em concursos públicos homologados até 6 de julho.

Também são exceções a nomeação ou a contratação necessária à instalação ou ao funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais, com prévia autorização do chefe do Poder Executivo, bem como a transferência ou a remoção de ofício de militares, de policiais civis e de agentes penitenciários.

Proibições

A partir de hoje, é vedada, na realização de inaugurações de obras públicas ou na divulgação de prestação de serviços públicos, a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos. Candidatas e candidatos estão proibidos, por lei, de comparecer a inaugurações de obras públicas.

Também a partir deste sábado (6), até o dia das eleições, os agentes públicos não podem realizar transferência voluntária de recursos da União aos estados e aos municípios e dos estados aos municípios, ressalvadas as exceções previstas em lei.

Além disso, com exceção da propaganda de produtos e serviços com concorrência no mercado, não é permitido autorizar publicidade institucional de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos, exceto em casos de urgente necessidade pública, reconhecida pela Justiça Eleitoral. Também é proibido fazer pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão fora do horário eleitoral gratuito.

Divulgação

Os agentes públicos devem, ainda, adotar as providências necessárias para que o conteúdo dos portais, dos canais e de outros meios de informação oficial excluam nomes, slogans, símbolos, expressões, imagens ou outros elementos que permitam a identificação de autoridades, governos ou administrações cujos cargos estejam em disputa na campanha eleitoral, ainda que a divulgação tenha sido autorizada em momento anterior.

Permissão

Em relação ao primeiro turno das eleições (6 de outubro), órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta poderão ceder funcionárias e funcionários à Justiça Eleitoral até 6 de janeiro de 2025, em casos específicos e de forma motivada, quando solicitados pelos tribunais eleitorais. O prazo estende-se até 27 de janeiro de 2025 nos locais em que houver segundo turno.

TSE

06/07/2024
Por Danilo Evaristo em Notas

Projeto de lei beneficia profissionais de Educação Física

Foto: João Gilberto

O deputado estadual Taveira Júnior (União) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa que assegura aos profissionais de educação física,  que  operam  como personal  trainner,  livre  acesso  às academias de ginástica contratadas por seus alunos. Para ingressar no estabelecimento e acompanhar o aluno, o profissional de educação física deverá, cumulativamente, exibir a sua identificação profissional, da qual deverá constar, obrigatoriamente, o número de seu registro no Conselho Regional de Educação Física do Estado, além de apresentar documento que comprove sua contratação profissional pelo usuário.

Atualmente, as academias disponibilizam profissionais de educação física para acompanhar seus usuários. No entanto, devido à alta demanda, não há garantia de atendimento específico, o que pode resultar em lesões, acidentes e resultados insatisfatórios para os usuários. Alguns estabelecimentos cobram taxas adicionais de alunos regularmente matriculados que desejam ter seus programas de treinamento supervisionados por um professor particular de  educação  física  de  sua  escolha.

“Essa prática representa uma afronta ao direito do consumidor, uma vez que os usuários já pagam suas mensalidades e, ao arcar com o custo de um personal trainer, enfrentam uma majoração injustificada de despesas, dificultando a contratação desses profissionais”, justificou Taveira Júnior. O projeto apresentado na Assembleia Legislativa passará seguirá os trâmites legais até chegar ao plenário da Casa para apreciação dos deputados.

06/07/2024
Por Danilo Evaristo em Notas

Conquista histórica da CNM, repasse extra de julho do FPM será pago na próxima terça-feira, 9

Fruto da Emenda Constitucional (EC) 84/2014, conquista da Confederação Nacional de Municípios (CNM), será creditado na próxima terça-feira, dia 9 de julho, o montante de R$ 8.089.434.501,63 referente ao repasse extra do 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante do repasse será 8,25% maior, se comparado com o do ano anterior. Quando comparado com o valor estimado pela CNM, que era R$ 8,30 bilhões, o montante foi apenas 2,6% menor.

O cálculo do repasse adicional de julho se dá de maneira semelhante ao 1% do mês de dezembro (EC 55/2007), ou seja, com a incidência do percentual sobre o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) contabilizada entre o início de julho de 2023 até o final de junho deste ano.

A entidade destaca que, no mês de julho, o FPM apresentava uma forte queda devido à sazonalidade da arrecadação ao longo do ano, que ocorre em função dos níveis de atividade econômica típicos de cada período. Por isso, o repasse extra de julho oferece um fôlego financeiro para os gestores municipais. A Confederação salienta que, de acordo com a redação da EC 84/2014, no 1% adicional do FPM não incide retenção do Fundeb, mas como se trata de uma transferência constitucional, devem ser respeitados os mínimos constitucionais, ou seja, os 15% da saúde e 25% com educação.

Importante 

O repasse do FPM considera os coeficientes de distribuição do Fundo divulgados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), na Decisão Normativa 207, de 22 de novembro de 2023.  O ano de 2024 é o primeiro com a aplicação do redutor financeiro para os Municípios de interior, ferramenta criada pela Lei Complementar (LC) 198/2023 para mitigar, em dez anos, a perda financeira dos Municípios que tiverem redução financeira a partir dos dados populacionais do Censo Demográfico 2022. Essa medida se refere somente aos ditos Municípios de interior.

A CNM disponibiliza ao final da matéria a Nota com os repasses municipais do FPM dividido por Estados, indicando uma aproximação do volume de recursos a ser recebido no próximo dia 9. Para a interpretação do quadro, o gestor deve ter o conhecimento não somente do seu coeficiente, mas da quantidade de quotas que perderia na ausência da LC 198/2023.

Para tanto, a CNM destaca que o quadro foi elaborado considerando a parcela regular dos repasses e a parcela que depende dos créditos ou débitos da referida Lei Complementar. Como exemplo, duas cidades no Acre possuem como base o coeficiente 1.2. No entanto, uma delas apresenta redução de coeficiente na ausência da LC 198/2023. Portanto, a despeito de os dois Municípios possuírem a mesma parcela regular, o que foi beneficiado pela lei terá um débito em função do redutor financeiro, enquanto a outra cidade receberá um crédito devido à distribuição desse redutor retido.

Da Agência CNM de Notícias

06/07/2024
Por Danilo Evaristo em Esporte

Copa América: Brasil enfrenta Uruguai em busca de vaga nas semifinais

Foto: Vitor Silva/CBF/Direitos Reservados

O Brasil enfrenta o Uruguai em uma partida decisiva em busca de uma vaga nas semifinais da Copa América. O confronto entre a seleção brasileira e a Celeste será realizado a partir das 22h (horário de Brasília) deste sábado (6) no estádio Allegiant, em Las Vegas (Estados Unidos).

Após um frustrante empate por 1 a 1 com a Colômbia em seu último compromisso na competição, ainda pela fase de grupos, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior sabe que precisa encontrar seu melhor futebol para superar um adversário que chega à partida com 100% de aproveitamento.

No entanto, o Brasil não poderá contar neste jogo com uma de suas referências técnicas, o atacante Vinicius Júnior, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. E para substituir o jogador do Real Madrid (Espanha) o técnico Dorival Júnior escolheu o jovem Endrick, de 18 anos.

“Perdemos um jogador importante, mas ganhamos um jogador que vem despontando, buscando uma oportunidade. Quem sabe seja aí o momento do Endrick”, declarou Dorival Júnior em entrevista coletiva na última sexta-feira (5).

Outra mudança certa para a partida será a entrada de Guilherme Arana no lugar de Wendell na lateral esquerda. Desta forma a seleção brasileira inicia o confronto com: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Endrick.

“É um grande clássico sul-americano. Um jogo importante para o Brasil e para o Uruguai. É uma equipe [o Uruguai] que merece todo respeito, vem em um processo de evolução, assim como o Brasil, que vem encontrando seus caminhos. Não tenho dúvidas de que o Uruguai terá problemas contra a nossa equipe. São times que se conhecem, se respeitam, e teremos tudo para ter uma grande partida”, afirmou Dorival sobre a partida deste sábado.

O Brasil terá pela frente um Uruguai que mostrou muita força na primeira fase da competição, com 100% de aproveitamento em três partidas, nas quais marcou nove gols e sofreu apenas um. A equipe comandada pelo argentino Marcelo Bielsa conta com bons valores do futebol atual, como os meio-campistas Nicolás de la Cruz, Giorgian De Arrascaeta e Federico Valverde e o atacante Darwin Núñez.

Uma possível escalação do Uruguai para a partida é: Rochet; Nández, Ronald Araujo, Olivera e Viña; Ugarte, Valverde, Pellistri, De La Cruz e Maximiliano Araújo; Darwin Núñez.

Agência Brasil

06/07/2024
Por Danilo Evaristo em Notas

Startups do Metrópole Parque têm sucesso acima da média nacional

Empresas que amadureceram ou ampliaram seus negócios no âmbito do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Digital) têm alcançado índice de sucesso maior do que a média nacional. Segundo levantamento do próprio polo de TI do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), a taxa de sucesso dessas startups ultrapassa 93%, com 15 das suas 16 startups graduadas prosperando, enquanto a média em todo o Brasil é de 50%.

A análise do Metrópole Parque foi feita levando em consideração as startups que se graduaram em seu programa de incubação de empresas. Ou seja, tratam-se de negócios que cumpriram todo o percurso formativo ofertado pelo Parque, passando pela fase de pré-incubação, a de incubação e, por fim, recebendo o certificado de graduadas, o que pode ser comparado à formatura de um estudante de graduação.

A pesquisa de alcance nacional sobre o sucesso das startups foi feita pela Fundação Dom Cabral, que aponta que metade dessas empresas deixam de funcionar após 4 anos de atuação, e apenas 25% continuam suas atividades após 13 anos. O levantamento do Metrópole Parque considera empresas que nasceram nos últimos 11 anos.

Segundo o diretor do Parque, Rodrigo Romão, o êxito dessas empresas reflete o ambiente e as estratégias de apoio e desenvolvimento oferecidas pelo Metrópole Parque. Exemplo disso acontece por meio de conexões entre empreendedores e instituições, consultorias, benefícios fiscais e ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) feitas junto a grandes corporações do mercado.

Além disso, as startups do polo de TI do IMD não se limitam a um único segmento de mercado. “Temos sucesso disseminado em várias áreas, incluindo saúde, educação, desenvolvimento de software e inteligência de dados” comenta Romão.

São exemplos dessas empresas a Futebol Interativo, especializada em conteúdos online para o segmento futebolístico, e a Mix Internet, empresa de tecnologia voltada ao segmento de Marketing Digital. Além dessas, o Metrópole Parque ainda abrange a ESIG Software, maior empresa de TI do Rio Grande do Norte, que integra o ESIG Group.

Metrópole Parque

Atualmente, o Metrópole Parque abriga, ao todo, 150 empresas, dentre credenciadas, incubadas e pré-incubadas. “Estamos, inclusive, com 100% de ocupação presencial em nossa incubadora e devemos chegar a 39 empresas em breve. No ano passado, tínhamos apenas 22 empresas incubadas, ou seja, quase dobramos esse número em apenas 12 meses”, destaca Romão.

Esse crescimento se reflete também no faturamento e na geração de empregos para o mercado potiguar. As empresas associadas ao Parque já alcançaram um faturamento conjunto de cerca de R$ 300 milhões. Além disso, o número de postos de trabalho gerados já ultrapassa os 3 mil, quando consideradas as oportunidades ofertadas por essas empresas e também as bolsas de pesquisa disponibilizadas pelo IMD em projetos de PD&I.

Expandir

Além do sucesso de mercado, Rodrigo Romão conta que um dos objetivos do Parque para os próximos anos é a sua busca por internacionalização. “Temos de três a quatro startups já atuando no mercado internacional. Nosso plano é expandir essa atuação para igualar o padrão dos melhores parques tecnológicos do mundo,” comenta o diretor.

O futuro do Metrópole Parque também envolve o investimento cada vez maior em Ciência e pesquisa atrelada ao empreendedorismo. “Somos procurados por negócios de biotecnologia, ciências de materiais e outras áreas, e a tendência é um aumento significativo das chamadas deep techs, startups baseadas em ciência de ponta,” diz Romão.

Tais startups que nascem com base científica destacam-se por sua capacidade única de oferecer soluções tanto inovadoras como altamente especializadas, muitas vezes protegidas por patentes.

Esse diferencial não apenas facilita sua entrada no mercado, mas também as posiciona como potenciais líderes em setores, dada a dificuldade de replicação de suas tecnologias por concorrentes.

“A visão de ser um ambiente de referência está se concretizando, e estamos prontos para os próximos desafios, incluindo a atração de grandes corporações e a ampliação das deep techs,” conclui Romão.

05/07/2024
Por Danilo Evaristo em Notas

Banco do Nordeste sobe a Serra de Santana no 2º Festival Gastronômico de Lagoa Nova

O município de Lagoa Nova realiza, sexta e sábado, 6, o 2º Festival Gastronômico Sabor e Som, by Fest Bossa e Jazz. O evento leva à Praça de Eventos Geraldo Dantas os mais conceituados restaurantes e bares da cidade, de modo a representar o melhor da culinária local. Aliada a atrações culturais, a programação contribui para a divulgação do destino. Como principal agente financeiro da região, o Banco do Nordeste patrocina o evento, enquanto foca na parceria com o projeto do Geoparque Seridó para fomentar o turismo.

A altitude acima dos 700 metros faz da Serra de Santana, onde estão situadas as cidades de Lagoa Nova, Cerro-Corá e Tenente Laurentino Cruz, um destino turístico em expansão, consolidando-se ainda mais desde o reconhecimento do Geoparque pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Hotéis e pousadas da cidade e municípios vizinhos esgotaram cedo as reservas e estão lotados para o fim de semana.

“Onde há turismo, há o Banco do Nordeste! Nós contratamos mais de R$ 253 milhões com a atividade somente no ano passado e esperamos superar a quantia este ano, considerando a estruturação da cadeia produtiva e a demanda espontânea do empresariado, com base nos cenários delineados pelo setor. Estar em Lagoa Nova, proporcionando um aporte significativo para o Festival Gastronômico, via patrocínio, é incentivar a interiorização do turismo. E cada equipamento novo que venha a ser instalado, não só na Serra de Santana, mas em todo estado, pode contar com o apoio creditício do BNB”, explica o superintendente Jeová Lins.

Os organizadores preveem receber um público estimado em mais de 10 mil pessoas devido à consolidação do evento e o nível das atrações, que inclui show da cantora sertaneja Paula Fernandes, no sábado.
O Festival Gastronômico possibilita a realização de minicursos e oficinas ministrados por chefes convidados, permitindo ao público aproximação com a culinária gourmet. O projeto une música e gastronomia numa grande arena, com palco para apresentações musicais e um grande pavilhão com 28 restaurantes e quatro bares.

Serviço:
II Festival Gastronômico de Lagoa Nova Sabor e Som, by Fest Bossa e Jazz
Local: Praça de Eventos Geraldo Dantas
Sexta (5):
18h: apresentações ao vivo da Cozinha Show e oficinas de culinária
19h: apresentações culturais e shows com Funkeria, Homenagem a Djavan e Brega Jazz

Sábado (6):
18h: apresentações ao vivo da Cozinha Show e oficinas de culinária
19h: apresentações culturais e shows de Zé Hilton do Acordeon, Sueldo Soares & Sâmela Ramos e Paula Fernandes


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros