
Foto: Reprodução
SBT News
O dólar fechou a segunda-feira (1º) a R$ 5,6527, o maior valor da moeda americana desde 10 de janeiro de 2022. Investidores repercutiram as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que voltou a criticar o Banco Central, e seguem monitorando a situação fiscal do país.
Durante entrevista, Lula afirmou que o próximo presidente do Banco Central deverá olhar para o Brasil “do jeito que ele é, e não do jeito que o sistema financeiro fala”.
“Eu estou há dois anos com o presidente do Banco Central do Bolsonaro, não é correto isso. Eu tenho que, com muita paciência, esperar a hora de indicar o outro candidato, e ver se a gente consegue ter um presidente do Banco Central que olhe o país do jeito que ele é, e não do jeito que o sistema financeiro fala”, afirmou, sem citar o nome de Roberto Campos Neto, atual presidente da entidade.
Na semana anterior, Lula já havia criticado a instituição, comentando sobre o patamar de juros básicos no país. “A taxa de juros de 10,5% para uma inflação de 4%. É isso. Agora, eu não sou do Conselho Monetário Nacional, eu não sou diretor do Banco Central. Isso vai poder melhorar quando eu puder indicar o presidente, que vai para o Senado, e a gente vai construir uma nova filosofia”, comentou.
01/07/2024
Por Danilo Evaristo em
Notas
TRE/RN
Estão abertas as inscrições para que os servidores públicos colaborem com a Justiça Eleitoral, exercendo a função de auxiliar das eleições nos trabalhos relativos à Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas nas Eleições 2024 (1º e 2º turnos).
O art. 98, da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), estabelece que os eleitores nomeados para o serviço eleitoral, comprovado o exercício da função eleitoral no respectivo pleito, terão o benefício de 02 (dois) dias de folga para cada dia de convocação, inclusive os destinados a reuniões e treinamentos.
Considerando a relevância e a obrigatoriedade atribuídas ao serviço eleitoral pelos arts. 365, e 379, da Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral), o servidor ou servidora terão direito a dispensa do serviço pelo dobro dos dias de convocação, os quais poderão ser subsequentes ou negociados, para gozo em momento oportuno, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem.
As inscrições serão realizadas no período de 01/07 a 10/07, por meio do formulário eletrônico disponível no link abaixo:
ACESSE AQUI!
A auditoria a ser realizada nas urnas eletrônicas, de maneira simplificada, funciona da seguinte forma: no dia da eleição, os votos constantes nas cédulas (previamente preenchidas) são inseridos no sistema de apoio do TSE e nas urnas eletrônicas que foram escolhidas ou sorteadas. Ao final da votação, os dados constantes no boletim de urna (BU) serão confrontados com os votos inseridos, de modo que haja conformidade entre os votos contidos nas cédulas e o relatório da urna. Tudo é feito em um ambiente filmado e fiscalizado.
A Comissão deverá promover os sorteios das seções eleitorais no dia anterior às eleições. A Auditoria da Votação Eletrônica será realizada no mesmo dia e horário da votação oficial. No total, 23 (vinte e três) urnas serão auditadas, sendo as 20 (vinte) primeiras urnas escolhidas ou sorteadas submetidas ao Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas e as demais, ao Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.
O objetivo é ampliar o alcance, a visibilidade e a transparência em todo o processo eleitoral. A Justiça Eleitoral conta com a sua colaboração.
Faça já a sua inscrição.
01/07/2024
Por Danilo Evaristo em
Notas
Tribuna do Norte
O pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Natal, na manhã desta segunda-feira (1º), mobilizou equipes de saúde de quatro hospitais públicos e uma unidade da rede privada. Desde as primeiras horas desta segunda, toda a rede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) na Região Metropolitana de Natal atuou de forma integrada para garantir o atendimento a mais de 30 vítimas do incidente aéreo. Logo após a aeronave pousar no aeroporto, a secretaria acionou o protocolo de atendimento a múltiplas vítimas da rede de urgência e emergência.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte (Samu RN) destacou 15 ambulâncias para recolher os feridos, que passaram por uma turbulência durante o voo. Com apoio também do Samu Natal, do Corpo de Bombeiros e do aeroporto, o SAMU RN recolheu, inicialmente, 30 passageiros, que foram, em sua maioria, encaminhados ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, referência para acidentes e traumas no estado.
Já no Walfredo Gurgel, todos os pacientes foram atendidos, medicados e passaram por diversos exames. Todo o grupo foi acolhido, além do atendimento hospitalar, por uma equipe multidisciplinar, com psicólogos e assistentes sociais, sendo acolhidos no auditório da unidade até o início da tarde. Outros pacientes também foram atendidos nos hospitais Deoclécio Marques de Lucena e Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina), ambos da Sesap, e no hospital de São Gonçalo do Amarante, além de uma unidade da rede privada em Natal.
A equipe da Sesap também articulou ações junto aos consulados e representações dos países dos passageiros – Espanha, Uruguai, Israel, Alemanha e Bolívia -, além de ter buscado a empresa aérea responsável pelo voo.
01/07/2024
Por Danilo Evaristo em
Notas
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte segue fazendo valer suas premiações nas áreas de gestão e inovação. Nesta semana, mais uma ferramenta criada pela Diretoria de Gestão Tecnológica da Casa foi implantada em outro parlamento do Brasil. O Legis Vídeo agora também está sendo utilizado pela Câmara Municipal de Barretos, no interior de São Paulo. A implementação foi totalmente gratuita e ocorreu sem nenhum gasto para as Casas Legislativas.
O sistema consiste em uma aplicação web que gerencia o conteúdo audiovisual produzido pelas TVs Legislativas a partir de atividades parlamentares, facilitando cortes e a reprodução do conteúdo pelos parlamentares em suas redes sociais, mas também pela imprensa e pela própria sociedade. Durante a conferência dos Legislativos Estaduais (Unale), em novembro do ano passado, no Ceará, a ALRN oficializou a parceria com a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) com o objetivo de disponibilizar a ferramenta Legis Vídeo às TVs legislativas associadas à entidade.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas da Diretoria de Gestão Tecnológica, Berg Freire, o acordo de parceria entre a ALRN e a Câmara de Barretos foi mais um firmado no país, que já tem aproximadamente 10 parlamentos e o Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte com tratativas em curso ou já com a ferramenta implementada. Em todos os casos, não há gasto público.
“As casas fazem parte da rede colaborativa, trocamos informações e fazemos sem custos. A implementação também ocorre de maneira remota, o que não traz gastos para a Assembleia”, explicou Berg Freire. Além da Câmara de Barretos, também terão a ferramenta as câmaras de Bauru (SP), Divinópolis (MG), Piracicaba (SP), Sete Lagoas (MG), Botucatu (SP), Guarulhos (SP), Lapa (PR), Jaboticabal (SP) e Natal, além do TCE/RN.
Para o diretor de Gestão Tecnológica, Mário Sérgio Gurgel, o interesse pelas ferramentas desenvolvidas pela equipe da Assembleia demonstra que a Casa tem seguido no caminho correto na inovação e otimização das ferramentas tecnológicas.
“Estamos felizes pelo interesse demonstrado pelo público em nosso sistema. Isso reforça o compromisso da Assembleia do RN com a transparência legislativa e o engajamento cívico. O Legis Vídeo representa um avanço significativo na democratização do acesso às atividades legislativas, facilitando a transparência e o acompanhamento do trabalho parlamentar pela sociedade”, destacou Mário Sérgio.
01/07/2024
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Agência Brasil
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, divulgou, nesta segunda-feira (1º), que o programa Mais Médicos terá novo edital com 3.184 vagas. O anúncio ocorreu pelo X.
https://twitter.com/nisia_trindade/status/1807891398794043419?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1807891398794043419%7Ctwgr%5E4e102da05b1d9183d33be9c902be2d9f24fbf4b8%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fagenciabrasil.ebc.com.br%2Fsaude%2Fnoticia%2F2024-07%2Fmais-medicos-tera-novo-edital-com-3184-vagas-e-direito-cotas
“Quando assumimos, eram menos de 13 mil médicos pelo programa. Hoje, temos cerca de 25 mil”, afirmou a ministra pela rede social.
Nas postagens, Nísia Trindade afirmou que o novo edital vai permitir a reposição de vagas com vista a chegar à meta de 28 mil médicos.
“O Mais Médicos é uma realidade, e faz diferença, numa Saúde da Família que hoje permite horários de atendimento estendidos, como na Bahia, onde já temos 80% de cobertura”.
Cotas
A ministra da Saúde acrescentou que, pela primeira vez, o edital seguirá a política de cotas. “São 20% das vagas para grupos étnico-raciais, e 9% para pessoas com deficiência. Seguimos assim nossa visão de inclusão. Vamos divulgar o edital! Temos muitos médicos aguardando essa oportunidade”.
A assessoria do ministério da Saúde informou que outras informações, como datas de inscrição, devem ser anunciadas ainda nesta noite de segunda.

O pré-candidato a prefeito Lawrence Amorim (PSDB) defende o debate dos grandes temas de Mossoró na campanha eleitoral de 2024. Na agenda de prioridades do município, Lawrence defende a inclusão do turismo religioso.
Mossoró, segundo ele, dispõe de imenso potencial para desenvolver essa modalidade. “Turismo religioso fortalece a fé do povo e gera emprego”, afirma Lawrence, entusiasta da construção do santuário de Santa Luzia.
Na avaliação do pré-candidato, Mossoró assiste a outros municípios do Oeste potiguar avançar no turismo religioso. E defende que a terra de Santa Luzia siga no mesmo caminho: também investir nesse segmento turístico.
Lawrence cita o exemplo de Assu, para onde o Governo do Estado anunciou, esta semana, a publicação de licitação para construir a estrada de acesso ao Santuário de Irmã Lindalva. O edital está previsto para sair hoje.
“Temos também o caso de Patu, que no próximo dia 5 ganhará Via Sacra na ladeira de acesso ao Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima, numa parceria em que a Prefeitura de lá tem papel fundamental”, aponta.
Ele entende que, em Mossoró, a Prefeitura também precisa apoiar o turismo religioso e tornar viável o santuário de Santa Luzia, que já tem o apoio da Diocese. Afirma sentir isso nas conversas com as pessoas. “Mas parece não haver interesse da gestão municipal”, observa.
Página 10 de 10« Primeira«...678910