04/05/2022
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Previ-Jucurutu convoca eleições para a escolha da nova diretoria

O Instituto de Previdência Própria dos Servidores Públicos Municipais de Jucurutu – PREVI-JUCURUTU – publicou edital convocando eleição para a escolha da nova diretoria para o triênio 2022-2025.

As inscrições para os servidores que desejarem concorrer aos cargos de Presidente e Diretor-Administrativo financeiro ficarão abertas nos dias 11/05 a 13/05 e as chapas poderão ser registradas junto à Comissão Eleitoral no horário das 08 horas às 13 horas, na sede da Câmara Municipal de Jucurutu.

A votação ocorrerá no dia 23/05, das 08 horas às 17 horas, na sede da Câmara Municipal. Poderão votar todos os servidores efetivos do Município de Jucurutu e também os aposentados, inativos e pensionistas vinculados ao PREVI-JUCURUTU.

Todas as informações podem ser acessadas por meio do seguinte link: https://www.diariomunicipal.com.br/femurn/pesquisar. Na aba “Município (Entidade”, basta escolher Prefeitura Municipal de Jucurutu. Depois, na aba “Busca por palavra-chave”, digite “edital de convocação”. Por fim, nas abas “Data Início da Circulação” e “Data Fim da Circulação”, digite “04/05/2022”. Aperte o botão verde “PESQUISAR”. Logo abaixo, clique no link “EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 1, DE 03 DE MAIO DE 2022”.

A cópia do edital também poderá ser requerida na sede do Previ-Jucurutu, na Prefeitura Municipal e na Câmara Municipal.

04/05/2022
Por Danilo Evaristo em Notas

Nelter Queiroz cobra regularização salarial dos médicos da UTI do hospital regional do Assú e critica perseguição com motoristas de alternativos

O horário destinado aos líderes partidários, nesta terça-feira (3), na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, foi marcado por cobrança do deputado Nelter Queiroz (PSDB) ao Governo do Estado. Na ocasião, o parlamentar usou a tribuna para cobrar da administração estadual o pagamento dos médicos lotados no Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, localizado no município de Assú. De acordo com Queiroz, há cinco meses o pagamento está em atraso.“O último pagamento recebido foi em novembro do ano passado. Cinco meses em atraso. Vou aguardar as providências. Por que atrasar até um mês, o profissional se aguenta, mas cinco meses não dá mais”, cobrou o deputado.Nelter também denunciou possível perseguição por parte do Departamento Estadual de Estradas de Rodagens (DER) aos motoristas de transporte alternativo do Vale do Assú. “Os carros dos pais de famílias que trabalham fazendo linha estão sendo apreendidos e levados para o pátio do DER e isso implica em mais encargos cobrados a esses pais de família”, questionou.No final do seu discurso, Nelter registrou moção de pesar pelas mortes de: Gilney Azevedo, caminhoneiro do município de Jardim do Seridó; Maria Eremita de Figueiredo, de Jucurutu; e aos familiares de Francisco Sobrinho (Titico), de Serra do Mel.

04/05/2022
Por Danilo Evaristo em Notas

Ministério da Saúde recomenda segunda dose de reforço contra a Covid-19 para idosos acima de 70 anos

Foto: Tony Winston/ MS

O Ministério da Saúde publicou na segunda-feira (2) uma Nota Técnica que recomenda a aplicação de uma segunda dose de reforço contra a Covid-19 para idosos acima de 70 anos. A recomendação é indicada também para pessoas acima de 60 anos que vivem em instituições permanentes.

Segundo a orientação da pasta, deve ser utilizado, preferencialmente, o imunizante da Pfizer quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço. De maneira alternativa, podem ser usadas as vacinas da Janssen ou AstraZeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente.

Até então, a segunda dose de reforço era recomendada apenas para idosos acima de 80 anos. Estudos mostraram que essa estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação. Com a nova recomendação, esta etapa da campanha passa a ter público-alvo de pouco mais de 14 milhões de brasileiros.

Para que a logística de vacinação aconteça, estados e municípios devem seguir a nova orientação de acordo com a disponibilidade de doses. Para isso, devem ser priorizadas as faixas etárias mais avançadas, com 90 anos de idade ou mais, seguida de 80 a 89 anos e assim sucessivamente, até que todos os idosos sejam contemplados com o segundo reforço.

Ministério da Saúde

04/05/2022
Por Danilo Evaristo em Notas

Hospitalização por Covid envelhece cérebro em até 20 anos, diz estudo

Foto: iSotck

Um estudo feito por pesquisadores do Reino Unido descobriu que as pessoas que enfrentam a Covid-19 grave sofrem um declínio cognitivo importante nos primeiros seis meses após a alta hospitalar. As perdas são semelhantes às observadas durante o envelhecimento que ocorre com pessoas saudáveis dos 50 para os 70 anos de idade.

Pesquisadores da Universidade de Cambridge e do Imperial College London, ambos na Inglaterra, testaram as funções cognitivas de 46 pessoas com idade média de 51 anos. Todos haviam sido hospitalizados com Covid-19 em 2020. Um terço deles havia precisado do suporte de ventilação mecânica durante a internação.

Os participantes passaram por testes de memória, de atenção e de raciocínio seis meses após a alta hospitalar. Para conseguir realizar comparações, os pesquisadores usaram dados de 66 mil pessoas da população geral, disponíveis em um banco de dados.

Os pacientes da Covid obtiveram resultados nos testes de raciocínio aplicados: eles foram mais lentos para responder às questões e menos precisos. Eles também apresentaram uma pontuação mais baixa nos testes de analogia verbal, onde precisavam encontrar palavras adequadas para formar frases.

O grupo de pacientes que precisou do suporte de ventilação mecânica durante a internação obteve as piores pontuações nos testes. Para os pesquisadores, os resultados mostram com mais clareza o declínio cognitivo dos pacientes que sofrem com a Covid longa.

“Déficits cognitivos após a Covid-19 grave se relacionam mais fortemente com a gravidade da doença aguda, persistem por muito tempo na fase crônica e se recuperam lentamente, com um perfil característico destacando funções cognitivas mais altas e velocidade de processamento”, escreveram os autores do estudo.

Embora tenham notado uma melhora lenta e gradual dos pacientes dez meses após a doença, os cientistas ainda não têm certeza se todos se recuperarão das perdas. “Embora isso não tenha sido estatisticamente significativo, pelo menos está indo na direção certa, mas é muito possível que alguns desses indivíduos nunca se recuperem totalmente.”

Os resultados da pesquisa foram publicados na edição deste mês da revista eClinicalMedicine.

Metrópoles

04/05/2022
Por Danilo Evaristo em Notas

Com vagas de emprego e palestras, Feira de Talentos online e gratuita do SENAI segue até quinta (5)

Começou nesta terça-feira (3) e vai até a próxima quinta-feira (5), a Feira de Talentos Contrate-me, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O evento é online e gratuito, com palestras sobre como conquistar uma vaga e tendências de mercado, além de espaço para interação com empresas recrutadoras — e possibilidade de quem participa se candidatar a oportunidades de emprego.

De acordo com a Unidade de Educação e Tecnologias do SENAI no Rio Grande do Norte, o estado tem cerca de 1.800 pessoas com currículos cadastrados na plataforma, oriundas de 62 municípios. De olho na feira, a instituição está realizando articulação junto a empresas do estado para estimulá-las a também se cadastrarem.

“A Feira Contrate-me é um evento realizado há três anos com o objetivo de ofertar oportunidades ao público em geral, independentemente de ter passado pelas escolas do SENAI”, explica o diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista. “O evento entrelaça empresas que buscam profissionais e as pessoas que estão à procura de emprego”, completa.

O diretor ainda aponta a importância das palestras ministradas ao longo dos três dias de programação. “A qualificação profissional é muito exigida em seleções profissionais. Com isso em vista, o SENAI tem um gama de atividades e qualificações gratuitas e pagas em diversos setores”, afirma.

Apesar de a programação de palestras ser restrita aos três dias de feira, o espaço continua disponível para as empresas que buscam profissionais e pessoas à procura de emprego. “A plataforma da feira fica disponível o ano todo. Qualquer empresa pode fazer o cadastro e buscar um profissional de acordo com o perfil que deseja contratar em qualquer período do ano”, finaliza o diretor regional do SENAI-RN.

Para ter acesso à programação e concorrer às vagas, é preciso se cadastrar na Plataforma Contrate-me, do SENAI (Clique aqui para acessá-la – https://personal.speck.live/contrateme/signup).

Feira

Mais de 300 perfis de vagas de emprego, espalhadas pelo país, estão anunciados na plataforma nacional. Aproximadamente 30 organizações, de diferentes setores e de todas as regiões, confirmaram participação na feira.

Além de facilitar o encontro entre potenciais contratantes e quem busca uma vaga, o evento tem a proposta de difundir conhecimentos que ajudem a aumentar as chances de sucesso no mercado de trabalho.

São previstas, ao todo, 18 palestras ao vivo abordando desde “os segredos para conseguir um emprego sem experiência profissional” até “as competências digitais necessárias para o mercado de trabalho e as novas tendências tecnológicas”.

Qualquer pessoa que queira investir na carreira e conquistar uma nova posição no mercado de trabalho – seja aluno/a do SENAI ou não – pode participar.

A expectativa, segundo a organização do evento, é reunir grandes empresas e profissionais em ambientes virtuais que incluem pavilhão de empresas, painel de vagas, Lobby (sala para networking), auditório, Central de carreiras e Ambiente SENAI.

A programação completa do evento está disponível no site https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/feira-contrateme/.

A plataforma

Nacionalmente, 106 mil currículos já estão no sistema e a expectativa é que esse número seja ampliado. A Plataforma Contrate-me foi criada em janeiro de 2020 e é aberta para alunos/as e ex-alunos/as do SENAI, assim como para outras pessoas interessadas em trabalhar na indústria.

Os perfis já cadastrados incluem desde candidatos/as com formação técnica e graduação até pós-graduados/as. São pessoas oriundas de diversas áreas, entre elas eletrotécnica, eletromecânica, segurança do trabalho, tecnologia da informação, gestão de projetos, administração e engenharias (civil, elétrica, de produção, de petróleo, de computação, química e mecânica).

Como concorrer a uma vaga ou encontrar um talento?

Para se cadastrar e concorrer às vagas disponíveis, é preciso criar um currículo online na plataforma, com informações que abrangem desde formação e experiência profissional até competências desenvolvidas na trajetória profissional e/ou acadêmica. O cadastro inclui também uma “entrevista virtual”.

As informações ajudam a plataforma a verificar a compatibilidade do perfil de quem busca a vaga com requisitos das oportunidades cadastradas pelas empresas – “dando um match”, segundo o SENAI, com aquele perfil que mais tem a ver, ou seja, conectando a pessoa às oportunidades em que melhor se encaixa.

O currículo passa a integrar um Banco de Talentos e se for compatível com alguma oportunidade, é notificado.

No caso das empresas, o sistema mostra, por meio de inteligência artificial, os currículos que mais se aproximam do que está buscando, não só pelas competências técnicas, mas, também, pelas competências emocionais.

Empresas interessadas em fazer recrutamento utilizando a plataforma contam com ferramentas gratuitas e pagas para otimizar o serviço e identificar as pessoas mais compatíveis com as vagas.

SENAI

04/05/2022
Por Danilo Evaristo em Notas

IMD abre inscrições para nova turma de residência em TI

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está com processo seletivo aberto para a formação de uma nova turma de Residência em Tecnologia da Informação com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). Nesta semana, foi lançado um edital para a seleção de estudantes, com inscrições abertas até o dia 17 deste mês.

Podem participar do processo seletivo profissionais graduados em Computação ou áreas afins e também estudantes que estejam na condição de concluintes dos respectivos cursos. Ao todo, são ofertadas 12 vagas e o valor da bolsa é de R$ 2 mil.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do formulário e da anexação de documentos exigidos no Edital nº 001/2022.

Seleção

O processo de seleção será realizado em duas etapas: homologação das inscrições e prova de conhecimentos específicos, a ser aplicada no dia 22 de maio, na sede do IMD – Centro Integrado de Vocação Tecnológica (CIVT), em Natal.

Das 12 vagas ofertadas, seis serão destinadas à Área de Concentração 1 (Desenvolvimento de Software). As outras seis contemplarão a Área de Concentração 2 (Business Intelligence e Analytics). O edital também prevê a reserva de uma vaga para pessoas com deficiência.

As listas de conteúdos a serem trabalhados na prova de conhecimentos específicos são estabelecidas no edital. Dentre os assuntos cobrados, encontram-se programação orientada a objetos, banco de dados, data warehouse, mineração de dados, conceitos de aprendizado de máquina, entre outros.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 26 deste mês, na aba “Editais” do site do IMD. O período de matrículas, por sua vez, se dará entre os dias 30 de maio a 1 de junho e o início da Residência está prevista para o dia 3 do próximo mês.

Residência

Os cursos de Residência em TI são pós-graduações lato sensu, com duração de 18 meses. A formação é caracterizada pela união do conhecimento teórico com a prática em ambientes reais de TI.

Assim, o programa visa qualificar profissionais por meio de atividades de capacitação e da inserção em rotina de trabalho tecnológico, de modo a promover, também, a integração dessas pessoas no mercado de trabalho e o fomento à inovação em diferentes setores e organizações.

Uma vez selecionados, os residentes desempenharão suas atividades em regime de tempo integral, com carga horária de seis horas diárias, totalizando 30h semanais.

Mais informações sobre a residência junto ao TRE-RN podem ser conferidas no site.

04/05/2022
Por Danilo Evaristo em Eleições

Bolsonaro crava a sua menor diferença para Lula em nova pesquisa

Fotos: Jonne Roriz/VEJA

O presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu cravar a menor distância para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 4,8 pontos percentuais — na corrida ao Palácio do Planalto, segundo levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 28 de abril e 3 de maio e divulgada nesta quarta-feira, 4.

De acordo com a pesquisa, Lula tem 40,0% das intenções de voto contra 35,2% de Bolsonaro — em relação ao levantamento anterior, feito no final de março, o petista manteve o mesmo percentual, enquanto o presidente subiu 2,5 pontos percentuais (tinha 32,7%).
Bolsonaro também cravou a sua melhor marca na série do Paraná Pesquisas iniciada em novembro do ano passado, quando ele tinha 29,2%.

Na pesquisa de intenção de voto espontânea (quando os nomes dos candidatos não são citados), Bolsonaro e Lula estão em empate técnico dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos – o petista tem 27,6% contra 25,2% do presidente.

Na pesquisa estimulada, depois de Lula e Bolsonaro, aparecem Ciro Gomes, do PDT, com 7,4% (ele tinha 5,4% em março); João Doria, do PSDB, com 3,2% (tinha 2,3); André Janones, do Avante, com 2,4% (tinha 1,1%); Simone Tebet, do MDB, com 0,7% (tinha 0,2%); Luciano Bivar, do União Brasil, com 0,2% (foi a primeira pesquisa na qual foi incluído); e Luiz Felipe d’Ávila (Novo), com 0,1% (mesmo percentual de março).

Foi a primeira pesquisa feita pelo instituto sem o ex-juiz Sergio Moro, que em março tinha 7,1%. Entre os entrevistados, 7,2% disseram que irão votar em branco, em nenhum ou anular o voto e 3,5% disseram que não sabem ou não responderam.

A pesquisa foi feita com 2.020 eleitores, por meio de entrevistas pessoais presenciais, em 166 municípios de todos os estados registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.o BR 09280/2022.

VEJA

04/05/2022
Por Danilo Evaristo em Educação

Inscritos no Fies podem ser pré-selecionados por meio da lista de espera até o dia 26 de maio

Foto: MEC

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para a convocação, por meio da lista de espera, dos candidatos inscritos para o 1º processo seletivo de 2022 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo final, que se encerraria nesta quarta-feira, 4/5, foi ampliado para o dia 26 de maio, até às 23h59, horário de Brasília.

O Edital nº 44, que traz essa ampliação de prazo, foi publicado nesta quarta-feira (04/05), no Diário Oficial da União (DOU). O MEC decidiu ampliar o prazo final desta última etapa da atual edição do Fies para promover uma maior ocupação das vagas ofertadas e também devido ao fato de que, nesta edição, não será realizado o processo de ocupação de vagas remanescentes.

O total de vagas ofertadas neste 1º processo seletivo de 2022 do Fies foi de 66.555. Para todo o ano, serão mais de 110 mil vagas para o Fies.

Para ter acesso ao edital, clique aqui.

Com informações do Ministério da Educação

02/05/2022
Por Danilo Evaristo em Saúde

Dia D supera média diária de vacinas para influenza, sarampo e Covid

O dia D da Vacinação, que aconteceu no sábado (30) nos 167 municípios do Rio Grande do Norte, teve sucesso ao alcançar uma média de aplicações acima da meta. Para a campanha de proteção contra a influenza foram 41.906 doses aplicadas, o que representa 551,53% acima da média diária. A vacinação do sarampo também teve avanço, com 13.221 doses aplicadas, 870% a mais do que a aplicação diária, e também contra a Covid-19, com 8.241 doses e 11,30% de aumento.

“Comemoramos a mobilização, quando tivemos mais de 60 mil doses aplicadas e ressaltamos a importância da ação. Ainda precisamos caminhar. A campanha segue até o próximo dia 30 e a ideia é que neste mês de maio possamos avançar ainda mais para proteger a população. Agradecemos especialmente a todos os profissionais de saúde que se envolveram nas campanhas e as secretarias de saúde”, disse Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Ao todo, foram 63.368 doses aplicadas durante o dia D, de acordo com o RN+ Vacina. O estado já vacinou 2.954.872 milhões de pessoas com a primeira dose contra a Covid-19, 93% da população e 83% com a segunda dose. Já a vacina contra a influenza são 1.136.466 doses aplicadas, o que representa 87% do público alvo, unindo 2021 e 2022.

02/05/2022
Por Danilo Evaristo em Notas

TRE-RN amplia horário de atendimento ao eleitor

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) vai ampliar o horário de atendimento dos Cartórios Eleitorais, boxes de atendimento ao eleitor e eleitora  e Postos de Atendimento de todo Estado nesta reta final do fechamento do cadastro eleitoral.

Na terça-feira, 3 de maio, o atendimento presencial em todo o Estado será das 8h às 17h. E no dia 4 de maio, o horário de atendimento ao eleitor será das 8h às 18h, com distribuição de fichas, a partir do início do expediente.

A ampliação do horário de atendimento acontece em razão  da instabilidade no sistema ELO, verificada nesta segunda, 02 de maio de 2022, e da elevada demanda de atendimento presencial nos Cartórios Eleitorais. Segundo informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somente até as 17h de hoje, foram realizados 431 mil atendimentos.

A ampliação do horário foi publicada na Portaria Conjunta PRES/CRE nº 11, de 02 de maio de 2022.

TRE-RN


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros