09/05/2022
Por Danilo Evaristo em Notas

Caern Móvel já realizou mais de mil atendimentos pelo Estado

Mais de mil atendimentos foram realizados pelo atendimento itinerante da Caern desde o dia 15 de março. O Caern Móvel vem atendendo clientes de cidades de todo o Estado. Em menos de dois meses, o atendimento itinerante já passou por mais de 50 cidades, levando mais comodidade para os clientes da Companhia.

Solicitação de nova ligação de água, religação, parcelamento de débitos, segunda via ou alteração de titularidade estão na lista de serviços oferecidos através do Caern Móvel. A van do atendimento foi estruturada para oferecer todos os serviços ofertados pela Companhia.

A estrutura proporciona conforto para os usuários, o equipamento é climatizado, conectado à internet, além de possuir acessibilidade. “O Caern Móvel está totalmente preparado para realizar um atendimento de qualidade para os clientes da Companhia, sem dúvidas o atendimento itinerante tem possibilitado estarmos em mais locais”, explica Samara Mendes, Gerente de Relacionamento com Clientes da Caern.

Entre os dias 09 e 13 de maio, o Caern Móvel estará em Jaçanã, Distrito de Bom Jesus, Barra do Cunhaú, Bodó, Parazinho, Pureza, Taipu, Ielmo Marinho e Santa Maria. Semanalmente, a Caern divulga nas redes sociais a programação do Caern Móvel.

ATENDIMENTO

Além do atendimento móvel, a Caern possui canais de atendimento que funcionam 24h por dia. Os canais são o teleatendimento 115, o App Caern Mobile (Android e iOS), a Agência Virtual em caern.com.br e também o WhatsApp 84 98118-8400. Já o atendimento nos escritórios, a Caern recomenda que seja agendado em agendamento.caern.com.br

08/05/2022
Por Danilo Evaristo em Saúde

Brasil tem semana com o menor número de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia

FOTO: ROMILDO DE JESUS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A primeira semana de maio foi a que teve o menor número de mortes por Covid-19 no Brasil desde o início da pandemia. Dados oficiais do Ministério da Saúde mostram que, entre 1º e 7 de maio, foram registrados 629 óbitos pela doença, ou seja, houve uma redução de 29% em relação à semana anterior.

O número mais baixo de óbitos semanais observado em 2022 havia sido 672, entre 17 e 23 de abril. No ano passado, a semana com menos mortes — 19 a 25 de dezembro — teve 670 registros.

O patamar atual de óbitos só não é menor que o das primeiras três semanas da pandemia no Brasil, quando se contabilizaram 18, 96 e 318 falecimentos.

A média móvel de mortes também é a menor em mais de dois anos. Nos últimos sete dias, segundo o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), foram 90 óbitos por dia.

A quantidade de pessoas infectadas semanalmente se mantém estável nos últimos 28 dias. Foram 110,3 mil novos diagnósticos na semana passada e 102,6 mil na anterior.

A média móvel de novos casos está em 15.756, acima do observado em meses como outubro e novembro de 2021, por exemplo, e em meio a críticas de especialistas pela redução do número de testes.

Em um boletim divulgado no fim de abril, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) já fazia uma projeção de redução dos indicadores de mortalidade e internação em UTI.

“As taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19/Srag [síndrome respiratória aguda grave] para adultos no SUS deixam de ser um indicador significativo. De forma geral, se observa a manutenção de taxas baixas, apesar de contínua redução de leitos, e já se verifica a retirada do indicador ou dados para calculá-lo em painéis/boletins de estados”, destacaram os pesquisadores.

O relatório informava que os leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 estavam com taxas de ocupação abaixo de 50% em todo o país.

A redução da mortalidade e da hospitalização se dá no contexto em que o Brasil tem quase 83% da população elegível (maiores de 5 anos) com esquema vacinal completo.

Dos que concluíram o esquema vacinal e estão elegíveis (acima de 18 anos), 77,5 milhões tomaram o primeiro reforço.

O segundo reforço, liberado no fim de março para idosos com mais de 80 anos, foi aplicado em 2,1 milhões de indivíduos (46,4% do total de pessoas nessa faixa etária).

Apesar do fim da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados em praticamente todo o país e do retorno à normalidade, especialistas da área de saúde pública ressaltam que é preciso monitoramento constante dos casos, já que a Covid-19 não será erradicada.

R7

07/05/2022
Por Danilo Evaristo em Política

Nelter Queiroz aparece em segundo lugar na pesquisa BAND/SETA para deputado estadual

O deputado estadual, Nelter Queiroz (PSDB), gravou um vídeo e publicou neste sábado (07) nas redes sociais agradecendo a Deus e ao povo pelo desempenho que obteve na pesquisa BAND/SETA, realizada entre os dias 30/04 e 02/05 e divulgada nesta sexta-feira (06). Na pesquisa o nome de Nelter foi bem citado e aparece na segunda colocação para deputado estadual no RN.

“Momento de agradecer pelo ótimo desempenho que tivemos ontem (sexta-feira, 6), na pesquisa BAND/SETA, realizada entre os dias 30/04 e 02/05, onde ficamos na segunda colocação para deputado estadual no RN”, escreveu Queiroz. A pesquisa foi registrada através do protocolo RN-05375/2022, com margem de erro de 2,7% e intervalo de confiança de 95%.

Confira o vídeo:

07/05/2022
Por Danilo Evaristo em Economia

Microempreendedores ganham mais tempo para pedirem o empréstimo de até R$ 3 mil ao governo

JR NA TV

O governo ampliou o prazo para que microempreendedores peçam o empréstimo de até R$ 3 mil na Caixa Econômica Federal. O valor pode ser pago em até dois anos com juros a partir de 1,99% ao mês. De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em um mês de programa o número de beneficiados chegou a 1,5 milhão.

07/05/2022
Por Danilo Evaristo em Educação

Sai relação de aprovados na 3ª chamada do SiSU 2022 na Uern

Nesta sexta-feira (06), a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) publicou o Edital nº 40/2022, com a relação dos candidatos aprovados na Terceira Chamada do Processo Seletivo de Vagas Iniciais (PSVI) Sisu/Uern 2022. A relação consta do anexo I.

Os aprovados ficam ainda convocados para, entre os dias 9 e 11 de maio, realizarem o Cadastro Institucional, que é o envio de documentos para criação de vínculo provisório com a Universidade. Os endereços eletrônicos para onde se deve enviar a documentação encontra-se no anexo II.

É preciso atenção para o fato de que os documentos exigidos para a efetivação do Cadastro Institucional devem ser encaminhados em arquivos separados, no formato .pdf, identificados com o nome do candidato e do curso.

O candidato que não apresentar toda a documentação exigida para sua respectiva Categoria ou não enviar essa mesma documentação de uma só vez, na forma e no tempo presentes no edital, será eliminado do certame e, consequentemente, perderá o direito à vaga.

Eventual recurso administrativo referente ao Cadastro Institucional deverá ser protocolado junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), em até 10 (dez) dias contínuos, a contar do dia 12 de maio de 2022, por meio do endereço eletrônico sc@uern.br.

Aprovados na categoria PcD

Os aprovados na Categoria de Pessoa com Deficiência, que realizarem o Cadastro Institucional, serão convocados, através de edital, para avaliação biopsicossocial pela Junta Multiprofissional, previsto para ser publicado no dia 13 de maio de 2022 no endereço eletrônico do Sisu/Uern (uern.br/sisu).

Saliente-se que esses candidatos também devem fazer o Cadastro Institucional, na forma e tempo acima descritos.

Serão eliminados (as) aqueles (as) que, quando convocados (as) para a realização da avaliação biopsicossocial, não comparecerem ao local estabelecido, no dia e horário definidos em edital próprio.

Aprovados na categoria cota social (preto, pardo e indígena)

Além do Cadastro Institucional, serão convocados para efetuarem o Procedimento de Heteroidentificação, através de edital previsto para ser publicado no dia 13 de maio de 2022 no endereço eletrônico do Sisu/Uern (uern.br/sisu).

Quando convocado para o Procedimento de Heteroidentificação, o candidato que não se apresentar na data, no local e no horário estabelecidos será eliminado do certame e, consequentemente, perderá o direito à vaga.

Matrícula

O aluno cadastrado institucionalmente deverá matricular-se obrigatoriamente em, pelo menos, um componente curricular, no período letivo correspondente a sua admissão, sob pena de não consolidação do vínculo com a Uern.

As datas e procedimentos para a matrícula curricular serão divulgados posteriormente, no portal da UERN (http://www.uern.br) e no endereço eletrônico do SiSU UERN (http://www.uern.br/sisu).

07/05/2022
Por Danilo Evaristo em Notas

Congresso promulga emenda do piso salarial dos agentes comunitários de saúde

Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

Em sessão especial na quinta-feira (5), o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 120, que trata da política remuneratória e da valorização dos profissionais que exercem atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias. A emenda decorre da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 9/2022, que foi aprovada no Senado na última quarta-feira (4).

A matéria, de iniciativa do deputado federal Valtenir Pereira (MDB-MT), foi relatada pelo senador Fernando Collor (PTB-AL). Foram 11 anos de tramitação dentro do Congresso Nacional. A sessão de promulgação foi acompanhada por vários agentes comunitários, a exemplo do que já havia ocorrido na quarta-feira, durante a aprovação unânime da PEC na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e no Plenário do Senado.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que é fundamental que o Estado brasileiro mantenha esses profissionais em seus postos, com vencimentos justos e condizentes com a importância vital da atividade. Ele elogiou a dedicação dos cerca de 400 mil agentes que atuam hoje no país e ressaltou que a importância de cada um desses profissionais ficou ainda mais evidente durante a pandemia de coronavírus.

— Se o Brasil almeja melhorar a saúde pública, então o Legislativo não pode se omitir em garantir a valorização dos agentes de saúde e dos agentes de combate a endemias — declarou Pacheco.

Piso e adicional

O texto da emenda estabelece um piso salarial nacional de dois salários mínimos (equivalente hoje a R$ 2.424) para a categoria e também prevê adicional de insalubridade e aposentadoria especial, devido aos riscos inerentes às funções desempenhadas. A emenda também determina que estados, Distrito Federal e municípios deverão estabelecer outras vantagens, incentivos, auxílios, gratificações e indenizações a fim de valorizar o trabalho desses profissionais.

Além disso, fica estabelecido que os vencimentos dos agentes serão pagos pela União e que os valores para esse pagamento serão consignados no Orçamento com dotação própria e específica. Conforme o novo texto constitucional, os recursos financeiros repassados pela União aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para pagamento do vencimento ou de qualquer outra vantagem dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias não serão objeto de inclusão no cálculo para fins do limite de despesa com pessoal.

Agência Senado

07/05/2022
Por Danilo Evaristo em Eleições

RN ganha mais de 17 mil novos eleitores de 16 e 17 anos nos quatro primeiros meses de 2022

Nos quatro primeiros meses de 2022, o Rio Grande do Norte ganhou 17.374 novos eleitores de 16 e 17 anos. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até abril deste ano, o Rio Grande do Norte contabilizou 31.947 jovens nessa faixa etária aptos a votar nas Eleições de 2022. Um aumento de 2.687 jovens se comparado ao mesmo período de 2020, ano em que aconteceram as últimas eleições. Esse número representa 1,27% do eleitorado potiguar, que até o momento tem 2.507.801 eleitores cadastrados.

“A Justiça Eleitoral fez um grande esforço chamando os jovens a participar das Eleições 2022. No âmbito do TRE-RN, a Escola Judiciária Eleitoral vem desenvolvendo de forma muito efetiva o Projeto Eleitor do Futuro, que permite uma completa imersão do jovem no ambiente eleitoral, estimulando o debate e fomentando temáticas como a maior presença feminina e a valorização da participação de todos no processo democrático”, disse o presidente do TRE-RN, desembargador Gilson Barbosa.

⁣Vale lembrar que esse não é o quantitativo final para as Eleições 2022. Isso porque os cartórios eleitorais do Rio Grande do Norte, assim como de todo o país, estão analisando os requerimentos solicitados nos primeiros dias de maio. Só no dia 04 de maio – último dia antes do fechamento do cadastro eleitoral, o TRE-RN recebeu 31.951 novos requerimentos.⁣

Cadastro Eleitoral

⁣Desde a quinta-feira (5), não são mais permitidas solicitações de emissão, transferência e mudança no cadastro eleitoral, uma vez que o banco de dados da JE está fechado para as eleições de outubro. ⁣

⁣De acordo com o calendário eleitoral, o TSE divulgará no dia 11 de julho, na internet, o quantitativo final de eleitoras e eleitores aptos a votar, por município, em 2022, bem como o detalhamento e o perfil do eleitorado brasileiro.⁣

Via TRE-RN

07/05/2022
Por Danilo Evaristo em Notas

Corregedoria do MPRN irá ouvir população da região de Pau dos Ferros em audiência pública

Audiência pública da Corregedoria-Geral do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) acontece na próxima terça-feira (10) em parceria com a Ouvidoria do MPRN e tem como objetivo ouvir a população, gestores públicos e demais autoridades de Pau dos Ferros e cidades do entorno (Alexandria, Almino Afonso, Apodi, Caraúbas, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Martins, Patu, Portalegre, São Miguel e Umarizal), de modo a contribuir para o aprimoramento da atuação ministerial..

O evento, marcado para acontecer no auditório Maria do Socorro Lopes Correia da Casa da Cultura, na praça da Matriz, no Centro de Pau dos Ferros, obedecerá a seguinte programação: das 9h às 10h30, haverá o encontro com a comunidade; e das 10h30 às 12h, será o encontro com os promotores de Justiça da região.

A equipe da Corregedoria-Geral realizará ainda visitas institucionais nas tardes de segunda (9) e terça-feira (10). Fórum, Prefeitura, escola, creche, hospital, delegacia, a sede do Creas e o Conselho Tutelar são os lugares previstos.

Para mais informações, sugestões e críticas o cidadão pode entrar em contato com a Corregedoria-Geral pelo (84) 98863-4582 e o cgmp@mprn.mp.br e também com a Ouvidoria pelo (84) 99994.6057, 08002848484 e o e-mail sec.ouvidoria@mprn.mp.br.

07/05/2022
Por Danilo Evaristo em Educação

2ª etapa do Revalida 2022/1 será aplicada em 25 e 26/6

Aprova de habilidades clínicas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/1 será aplicada nos dias 25 e 26 de junho. O Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publicou nesta sexta-feira (06/05), no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 35, de 4 de maio de 2022, que estabelece as diretrizes, os procedimentos e prazos da segunda etapa do exame.

O período de inscrições será de 13 a 17 de maio e os interessados deverão se inscrever pelo Sistema Revalida. O mesmo prazo vale para as solicitações de atendimento especializado. Já o pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito até o dia 20 de maio. As cidades de aplicação, assim como a quantidade de vagas disponíveis, serão informadas ao participante, também por meio do sistema do exame, no momento da inscrição.

Estrutura

Nesta etapa, a prova será estruturada em um conjunto de dez estações, que serão percorridas ao longo de dois dias de exame, nas quais os participantes deverão realizar tarefas específicas das áreas determinadas. Elas podem incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outras.

Etapas

O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Para participar da segunda etapa, é necessário ter sido aprovado na primeira, cuja aplicação contemplou as provas objetiva e discursiva. A publicação dos resultados finais da primeira etapa está prevista para o dia 11 de maio.

Aprovação e reprovação

O participante aprovado na segunda etapa estará apto a prosseguir com o processo de revalidação do diploma junto a uma das universidades parceiras.

A relação das instituições será disponibilizada no Sistema Revalida, para que o participante aprovado indique a universidade em que deseja prosseguir com a revalidação de seu diploma. Caso reprove na primeira participação da prova de habilidades clínicas, é possível se inscrever diretamente nessa etapa, nas duas edições seguintes do exame.

Revalida

Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

07/05/2022
Por Danilo Evaristo em Notas

Campanha do BNB facilita quitação de dívidas do Crediamigo

Os microempreendedores que obtiveram empréstimos do Crediamigo, programa de microcrédito do Banco do Nordeste, e estão com parcelas em atraso poderão renegociar suas dívidas com novo prazo de até 24 meses e carência de até 60 dias para pagar a primeira prestação. O Feirão Limpa Nome Crediamigo será realizado de 9 a 13 de maio, com atendimento das 8h às 17h. Essa é a segunda fase da campanha que foi iniciada em abril.

A iniciativa beneficia clientes em toda a área de atuação do Banco, que podem regularizar sua situação e ganhar um novo prazo para quitação dos empréstimos.

Os microempreendedores que têm interesse em regularizar sua situação podem entrar em contato pelo WhatsApp do programa (85) 9973-0700 ou procurar uma unidade do Crediamigo. A lista dos locais para atendimento está no site do BNB.

Segundo o superintendente de Microfinança Urbana e Microempresa do BNB, Fabrizzio Feitosa, é importante que o microempreendedor esteja em situação regular com o programa para reinvestir em seu negócio. “Esse Feirão é uma ótima oportunidade para que os clientes regularizem sua situação e fiquem aptos para novas contratações, principalmente nesse momento de retomada econômica”, afirma.

O Crediamigo é o maior programa de microcrédito da América Latina e já aplicou R$ 96 bilhões na economia desde seu lançamento. Em 24 anos de atuação, o programa superou a marca de 50 milhões de operações. Somente em 2021, foram emprestados R$ 12,7 bilhões.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros