A produção da atual safra brasileira de grãos deverá chegar a 252,3 milhões de toneladas. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no 12º Levantamento da Safra de Grãos 2020/21. Em comparação com a safra passada, houve uma redução de 1,8%.
“Esta foi a safra mais difícil dos últimos 30 anos que nós tivemos no país. Chuvas tardias no início do plantio, chuvas na colheita, secas, geadas, pragas. Mas mesmo assim tivemos recordes em algumas produções”, ressaltou o diretor-presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.
Apesar da diminuição na produção total da safra, algumas culturas apresentam crescimento. É o caso da soja, que deve ter uma produção recorde estimada em 135,9 milhões de toneladas, aumento de 8,9% em relação à safra 2019/20.
Outra cultura com número positivo é o arroz, que nesta safra tem produção estimada em 11,75 milhões de toneladas, 5% superior ao volume produzido na temporada anterior.
Já para as culturas de inverno (aveia, canola, centeio, cevada, trigo e triticale), a projeção é de aumento de 13,1% na área plantada. O destaque é para o trigo, que apresenta um expressivo crescimento na área de 14,9%, chegando em torno de 2,69 milhões de hectares. A estimativa atual é de uma produção de 8,15 milhões de toneladas.
Entre as culturas que devem apresentar redução na produção estão o milho, com produção total de 85,75 milhões de toneladas, volume 16,4% menor do que em 2019/20. Outro é o feijão, com produção total estimada em 2,86 milhões de toneladas, 11,4% menor que a obtida na safra anterior.
Exportação
O algodão em pluma e a soja seguem com cenário positivo no mercado internacional. A previsão é de que sejam exportadas 2,1 milhões de toneladas de fibra de algodão e aproximadamente 83 milhões de toneladas de soja neste ano.
Por outro lado, foi reduzida a previsão do volume exportado de milho. A expectativa é de que as vendas do produto no mercado externo caiam 37%. A projeção de importação está mantida em 2,3 milhões de toneladas.
Este é o último levantamento para esta safra 2020/2021. A partir de outubro, a Conab reinicia o ciclo e passa a contabilizar os números da próxima colheita no país.
Próxima safra
O Governo Federal prevê R$ 251,22 bilhões para apoiar a produção agropecuária nacional na safra 2021/2022. O valor reflete um aumento de R$ 14,9 bilhões (6,3%) em relação ao Plano anterior.
“Os dados de contratação de crédito rural nos dois primeiros meses, assim que foi anunciado o plano safra, já ultrapassaram os R$ 64 bilhões. As operações de custeio estão 25% mais fortes do que no ano passado, são R$ 36 bilhões. Nos investimentos, as tomadas de recursos somaram R$ 18,3 bilhões nesses dois primeiros meses, tendo uma alta de 61% em relação ao ano passado. As premissas para uma boa safra estão dadas”, destacou o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Abastecimento, Guilherme Bastos.
O deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) demandou requerimentos ao Departamento de Estradas de Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN) solicitando a melhoria asfáltica de rodovias em Pendências e Itajá, no Vale do Assú e em Afonso Bezerra, na região Central potiguar.
“Faço mais uma vez apelo ao DER para que verifique urgentemente e recupere a estrada que liga o município de Pendências a Porto do Mangue. Da mesma forma a RN-118 em Itajá, no Vale do Assú, pois a população gravou vídeo de um tapa-buraco sendo feito com terra e a situação está caótica”, destacou o parlamentar.
Por fim, Nelter Queiroz também solicitou outra melhoria para a RN-118, desta vez no município de Afonso Bezerra. Na oportunidade, o deputado solicitou ao Departamento de Estradas de Rodagens a implantação de duas lombadas, nas imediações da Escola Municipal Manoel Vicente de Oliveira, no distrito de Canto Grande.
A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Proen/IFRN) divulgou, nesta quarta-feira (08), a Retificação 02 do Edital nº 40/2021, que prorroga as inscrições do processo seletivo para o Curso Técnico Subsequente em Instrumento Musical, ofertado pelo Campus Jucurutu do IFRN.
Os interessados devem se inscrever até o dia 20 de setembro de 2021, exclusivamente via internet, através do Portal do Candidato. Com aulas presenciais, as vagas são para o segundo semestre de 2021. De acordo com o edital, os candidatos devem realizar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30 (trinta reais), até 21 de setembro.
Durante o preenchimento do formulário de inscrição, no campo “Link para apresentar vídeo”, o candidato deverá, obrigatoriamente, informar o link do vídeo (contendo a peça de livre escolha), de acordo com as condições e os procedimentos previstos no edital.
Além da prorrogação do prazo para inscrições, foram divulgadas novas orientações sobre o Teste de Habilidade Específica (THE) para cada instrumento e modalidade. Confira:
– Acordeon: O candidato deverá escolher 1 (uma) entre as opções de peças de confronto para esta habilitação no curso técnico em instrumento musical na modalidade subsequente. Caso escolha a peça 2 ou 3, elas deverão ser inteiramente soladas. Deverá ainda, executar 1 (uma) peça de livre escolha;
– Piano/Teclado: O candidato deverá escolher 1 (uma) entre as opções de peças de confronto para esta habilitação no curso técnico em instrumento musical na modalidade subsequente. Deverá ainda, executar 1 (uma) peça de livre escolha.
– Saxofone: O candidato deverá escolher 1 (uma) entre as opções de peças de confronto para esta habilitação no curso técnico em instrumento musical na modalidade subsequente. Deverá ainda, executar 1 (uma) peça de livre escolha.
As sugestões de peças de confronto para cada instrumento e modalidade estão disponíveis na Retificação 02 do Edital.
O Rio Grande do Norte tem mais de 105 mil pessoas atrasadas para a aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19, de acordo com dados do sistema Regula RN, usado na administração da imunização no estado.
Somente em Natal são mais de 31 mil pessoas que tomaram a primeira dose, mas ainda não voltaram para a segunda. Os dados foram levantados na tarde de quarta-feira (8).
Em Mossoró, no Oeste potiguar, há mais de 9,8 mil atrasados. E em Parnamirim, 7,5 mil. Veja o total por município no fim desta matéria.
Ao todo, o estado já tem mais de 1 milhão de pessoas com o esquema vacinal completo, perto de 30% da população. Mas a situação dos atrasados preocupa as autoridades de saúde, que discutem novas estratégias para a imunização.
De acordo com Kelly Lima, coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, uma das ideias é ampliar a divulgação à população, para que as pessoas saibam que houve redução do intervalo entre as doses para 56 dias, no caso da vacina AstraZeneca/Oxford e Pfizer.
Ainda de acordo com ela, é importante que todas os locais de vacinação tenham disponibilidade de doses para que o cidadão não se frustre ao procurar atendimento e não encontrar.
Outra estratégia recomendada aos municípios é a ampliação do horário dos locais de vacinação, com atendimento estendido à noite, por exemplo, além de feriados e finais de semana.
Ainda de acordo com a representante da Sesap, mesmo quem já está com muitos dias em atraso deve tomar a segunda dose. “O ideal é que seja dentro do prazo estabelecido. Mas se não ocorrer, é importante que o esquema vacinal seja concluído, para ampliar a proteção”, justificou.
Com a ampliação da aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 no Estado, a Caern decidiu prorrogar por mais um mês a campanha de negociação de débitos que incentiva a vacinação da população potiguar. Inicialmente, a campanha estava programada para se encerrar nesta sexta-feira (10), mas o usuário que tomou uma ou duas doses da vacina ainda pode se beneficiar dos descontos oferecidos para saldar dívidas com a companhia, com o novo prazo, até dia 9 de outubro.
Nessa primeira fase da campanha, os resultados alcançados foram muito positivos. No total, foram negociados quase R$ 5 milhões em débitos atrasados. Para consumidores que tomaram uma dose da vacina, foram feitos 1.750 acordos, totalizando um volume negociado de R$ 2,386 milhões. No caso dos que tomaram as duas doses ou a dose única da Jansen, foram fechados 1.828 acordos, totalizando R$ 2,596 milhões.
O público alvo da campanha é formado por clientes que tomaram pelo menos a primeira dose da vacina com débitos existentes em imóveis de utilização não pública, cadastrados nas categorias comercial, industrial e residencial. Serão contemplados débitos referentes a tarifas, multas e consumos acumulados atrasados de faturas anteriores ao mês de junho de 2021.
O pagamento do débito pode ser feito à vista. Nesse caso, será dado desconto total de juros de mora e das multas por atraso. O desconto será de apenas 50% se o débito se relacionar a multas por infração ou consumos acumulados atrasados decorrentes da constatação de fraudes ou irregularidades.
Nos casos de parcelamentos, o prazo pode chegar a 48 meses – no caso em que o interessado tenha tomado as duas doses da vacina ou a dose única da Jansen. Para quem tomou apenas a primeira dose, o parcelamento máximo é de 36 meses. Nas duas situações, a entrada mínima é de 5% do valor do débito. Podem ser incluídos parcelamentos anteriores não quitados, mas, nesse caso, a entrada mínima é de 10%.
Os clientes que ainda não foram vacinados também não ficarão fora da campanha. Para essas situações, as condições são 30% do valor da dívida como entrada (incluindo juros e multa) e parcelamento em até 24 vezes.
São mantidas todas as condições que vinham sendo praticadas até agora.
Até mesmo nos casos em que a cobrança do débito esteja sendo feita pela via judicial, o consumidor ainda tem a chance de fazer a negociação. O débito pode ser parcelado em até 48 meses, respeitando-se as condições sobre os valores mínimos das parcelas.
Os clientes interessados podem fazer o parcelamento por vários canais. Ele pode fazer na Agência Virtual http://caern.com.br, clicando no link parcelamento de dívidas, ou nos escritórios de atendimento, mediante agendamento prévio na Agência Virtual ou no endereço http://agendamento.caern.com.br.
Pelos canais de atendimento da Caern, também é possível negociar as faturas com o cartão de crédito, sem entrada, com isenção de juros e multas, em até 24 vezes e com parcela mínima de R$ 5.
O presidente Jair Bolsonaro emitiu nota oficial nesta quinta-feira (9) em que afirma não ter tido a intenção de agredir outros Poderes da República e destacou que respeita a harmonia entre as instituições.
A nota oficial, divulgada na página do Palácio do Planalto na internet, ocorre dois depois das manifestações pró-governo do dia 7 se setembro, que contou com a participação do presidente.
Na ocasião, tanto em Brasília quanto em São Paulo, Bolsonaro fez críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao sistema de urnas eletrônicas. Como reação, o presidente do STF, Luiz Fux, e o ministro Luis Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rebateram Bolsonaro.
“No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como presidente da República, vir a público para dizer: Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar”, escreveu o presidente.
Na nota, Bolsonaro elencou dez pontos. Em um deles, o presidente diz que as divergências se deram por causa de conflitos de entendimento sobre decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e falou que nenhuma autoridade tem o direito de “esticar a corda”. Ele escreveu ainda que suas palavras, “por vezes contundentes”, são resultado do “calor do momento”.
“Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news. Mas na vida pública, as pessoas que exercem o poder não têm o direito de ‘esticar a corda’, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum”.
Ainda sobre o ministro Alexandre de Moraes, Bolsonaro afirmou que as divergências são naturais e que vai buscar resolvê-las por medidas judiciais para assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal.
Por fim, Bolsonaro afirmou que respeita as instituições da República, defendeu o regime democrático e disse que está disposto a manter o diálogo.
“Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil”.
Confira a íntegra da Declaração à Nação, emitida por Jair Bolsonaro:
Declaração à Nação
No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como Presidente da República, vir a público para dizer:
1. Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar.
2. Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news.
3. Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de “esticar a corda”, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia.
4. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum.
5. Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes.
6. Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal.
7. Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país.
8. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição.
9. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles.
10. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil.
Na primeira semana da Operação Abrace o Meio Ambiente (AMA), lançada oficialmente na última quarta-feira (01), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) combateu 101 ocorrências de incêndios florestais em todo o estado.
Conforme os dados divulgados pelo tenente-coronel Jerbes Lucena, da Diretoria de Engenharia e Operações do CBMRN, foram contabilizados, em média, aproximadamente 15 ocorrências atendidas por dia. “Nesta época de baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas, a propagação do fogo é favorecida. Em contato com o material combustível da vegetação, que é propenso a incêndios, as chamas podem se alastrar rapidamente. Por isso, precisamos estar atentos e pedimos também o apoio da população nessa conscientização”, explicou ele.
Ainda de acordo com os relatórios da Diretoria de Engenharia e Operações, a região de Mossoró lidera as estatísticas com 33 ocorrências, seguida pela Região Metropolitana de Natal com 31, região de Pau dos Ferros, no Alto Oeste, com 24, e por último Caicó, no Seridó, com 13 atendimentos registrados.
Operação AMA
O Governo do RN, através do Corpo de Bombeiros Militar do RN, montou uma força-tarefa com vários órgãos públicos que também atuam na defesa do meio ambiente. O objetivo do trabalho em conjunto é prevenir e combater incêndios florestais durante esse período. Assim, quem detectar um foco de incêndio pode entrar em contato direto com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Cães e gatos já estão recebendo a vacina contra a raiva. A campanha de imunização contemplou, nesta quinta-feira (09), animais – com idade a partir de três meses – dos bairros Novo Horizonte e Novo Rumo, locais escolhidos para o princípio dessa relevante mobilização de saúde pública.
De forma a aplicar um número elevado de doses, a gestão de Jucurutu contará com uma variedade de locais estratégicos de vacinação na zona urbana, no decorrer dos dias seguintes. Na zona rural, o trabalho acontecerá, principalmente, casa a casa, iniciando em 15 de setembro.
Amanhã, 10, os proprietários do bairro Santa Isabel e do Centro estão convocados à ação, controladora da circulação do vírus da raiva canina e felina, além de preventiva da raiva humana, doença infecciosa aguda que lesa o sistema nervoso central.
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.407 da Mega-Sena, realizado nesta quarta (8) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio acumulou.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou aos países com taxas elevadas de vacinação contra a covid-19 que não avancem com uma terceira dose até o fim do ano.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, explicou que o objetivo é reduzir a desigualdade mundial na distribuição de imunizantes.
Em entrevista coletiva na sede da instituição em Genebra, Tedros Adhanom lembrou que não há, a essa altura, evidência de uma terceira dose, com exceção dos grupos de maior risco.
O objetivo global da OMS é que cada país vacine pelo menos 10% de sua população até o fim deste mês, 40% até o fim do ano e que 70% da população mundial estejam imunizados até meados do próximo ano.
Nessa quarta-feira (8), a Irlanda anunciou que vai avançar com a terceira dose da vacina contra a covid-19 para os idosos.