04/09/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Covid-19: Sesap alerta os mais de 74 mil potiguares com a D2 em atraso; Vacine-se!

FOTO: SESAP/ASSECOM

No Rio Grande do Norte, 74.453 potiguares estão em atraso com a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Diante da transmissão comunitária da variante delta em Natal e casos confirmados no estado, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alerta e orienta a população para buscar as salas de vacinação mais próximas de suas residências e completar o esquema vacinal.

Até o momento, no RN há 3 casos confirmados de Covid-19 com a variante delta, 36 casos em investigação e nenhuma morte foi registrada. Estudos recentes mostram que as vacinas são eficazes contra a variante delta do coronavírus e a imunização pode evitar o contágio e disseminação da doença, o desenvolvimento de casos graves e morte.

De acordo com o último Informe Epidemiológico do Coronavírus divulgado pela Sesap, o Rio Grande do Norte tem 365.294 casos confirmados, com 52 casos confirmados nas últimas 24 horas; 172.151 casos suspeitos; 717.680 descartados; e, 7.270 óbitos, sendo 01 ocorrido em Natal nas últimas 24 horas e 1.339 óbitos estão em investigação.

80% da população adulta do RN já tomou a primeira dose da vacina contra Covid-19, equivalente a pouco mais de 2.149.284 potiguares com 18 anos ou mais. E, 36% da população adulta tomou a segunda dose ou dose única da vacina contra o coronavírus, correspondendo a mais de 964 mil potiguares, apontam os dados da plataforma RN + Mais Vacina.

Na manhã desta sexta-feira (03), a taxa de ocupação dos leitos críticos é de cerca de 32% no RN; 34% na região Metropolitana; 28% na região Oeste; e, 23,5% na região Seridó, conforme o Regula RN. Atualmente, o estado tem 229 leitos críticos Covid ativos, dos quais 152 estão disponíveis e 71 ocupados. Já em relação aos leitos clínicos Covid, 235 estão ativos, sendo que 179 estão disponíveis e 51 ocupados. Até ontem (02), 50,56% dos leitos críticos estão ocupados por idosos e 49,44% ocupados por pacientes não idosos.

É importante destacar que, as pessoas que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 devem buscar as salas de vacinação para iniciar o esquema vacinal. As vacinas são seguras e eficazes no combate à doença.

Com o feriadão do dia 7 de setembro, a Sesap orienta ainda que os potiguares continuem adotando as medidas preventivas, como o uso de álcool em gel, a utilização de máscaras de proteção individual e realizando o distanciamento social, evitando aglomerações. Por meio da adoção dessas medidas juntamente da vacinação, é possível reduzir o risco de contágio e disseminação do coronavírus.

TERCEIRA DOSE

Com a variante delta em circulação no estado, a Sesap dará início, no próximo dia 15, a aplicação da terceira dose ou dose de reforço da vacina contra a Covid-19 nos idosos acima dos 70 anos de forma escalonada. Inicialmente, a terceira dose será administrada em idosos a partir dos 99 anos e, nos dias posteriores, a idade será reduzida até alcançar os 70 anos de idade.

Gestantes, puérperas e lactantes menores de 12 a 17 anos

Hoje (03), o Rio Grande do Norte inicia a vacinação de gestantes, puérperas e lactantes de 12 a 17 anos. Para esse público-alvo, o Governo do RN e a Sesap distribuíram 4.572 doses da vacina da Pfizer com base nas estimativas informadas pelos municípios.

04/09/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

UFRN divulga edital de remoção interna para técnico-administrativos

Foto: Cícero Oliveira

Hellen Almeida de Agecom/UFRN

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN (Progesp) divulga edital de remoção interna voltado para os servidores da instituição. São disponibilizadas 18 vagas para diversas unidades para técnicos administrativos, referentes a oito cargos diferentes. O período de inscrição segue até o dia 8 de setembro. Os servidores interessados devem se inscrever pelo SIGRH, acessando Solicitações > Remoções > Solicitar > A pedido do servidor.

Os cargos com vagas para remoção disponíveis são: assistente social; bibliotecário-documentalista; contador; enfermeiro; odontólogo; assistente em administração; técnico em Enfermagem; e técnico de laboratório – área: Biotério. O edital disponibilizado é o nº 078/2021 – Progesp, com edital complementar do Processo Seletivo de Remoção Interna nº 079/2021 – Progesp.

Para participar da seleção, é preciso não estar requisitado ou cedido para outros órgãos ou entidades; não estar de licença, exercício provisório, afastado para estudo ou prestando colaboração técnica em outra instituição de ensino; estar lotado em unidades administrativas e acadêmicas da UFRN, incluindo os Hospitais Universitários; não responder a processo administrativo disciplinar ou sindicância; possuir o último relatório de desempenho individual completo cadastrado no SIGRH; não ter sido removido há menos de um ano e, para a primeira movimentação, possuir pelo menos 18 meses de efetivo exercício na unidade de lotação para remoção com ou sem mudança de sede.

A divulgação do resultado final está prevista para 30 de setembro, no Boletim de Serviço da UFRN e no portal da Progesp, pelo caminho: Concurso Público/Processo Seletivo > Remoção de Técnico-Administrativo. Outras informações podem ser adquiridas no telefone (84) 99193-6299 ou pelo e-mail remocaotae@reitoria.ufrn.br.

04/09/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Lei Lucas Santos é sancionada no Rio Grande do Norte

Walkíria e o filho Lucas Santos, que morreu aos 16 anos – Foto: Redes sociais

A governadora Fátima Bezerra sancionou a Lei Lucas Santos, que dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio, em projeto pedagógico que deverá ser elaborado pelas escolas públicas e privadas de educação básica do Estado do Rio Grande do Norte. A lei foi criada em homenagem ao filho da cantora Walkíria Santos, Lucas Santos, que sofreu cyberbullying e faleceu dia 3 de agosto.

A lei deverá ser implementada na educação básica, composta pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) está trabalhando na regulamentação para inserir o programa em toda rede estadual de educação, que conta atualmente com 600 unidades de ensino.

A Lei Lucas Santos define que entre as ações desenvolvidas pelas escolas públicas e privadas sejam incluídas palestras, debates, distribuição de cartilhas de orientação aos pais, além de alunos, professores e servidores. O objetivo é fortalecer medidas que possam identificar crianças e jovens que possam passar por problemas que levem à depressão ou até mesmo ao suicídio.

A lei surge no Rio Grande do Norte em setembro, mês de conscientização para a prevenção do suicídio. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), um suicídio é registrado a cada 4 segundos no mundo. No Brasil, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) estima que os casos de morte por suicídio se aproximem de 12 mil anualmente.

04/09/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

LBV – 44 anos de trabalho, no amparo às famílias vulneráveis no RN

Foto: Kauã Roger

A Legião da Boa Vontade – LBV, celebrou no dia 1º de setembro, 44 anos de trabalho prestados ininterruptos ao Estado do Rio Grande do Norte, com entrega de benefícios às famílias assistidas pelos seus serviços de convivência e fortalecimento de vínculos localizado na cidade de Natal. Foram 50 famílias em situação de insegurança alimentar, que receberam o amparo da Instituição com mais de 1 tonelada em cestas de alimentos, kit de leite, material de limpeza e higiene pessoal.

Ao longo desses 44 anos de trabalho da LBV em Natal, centenas de famílias as quais vivem em situação de vulnerabilidade social e participam dos serviços socioassistenciais da Instituição, são oriundas de bairros e comunidades como o  Bom Pastor, Nossa Senhora de Nazaré, Dix-Sept Rosado, Quintas, Zona Norte, Planalto, Felipe Camarão, Cidade Nova, Cidade da Esperança, Olga Benário, Monte Celeste, Tiradentes, Eleny Ferreira. Elas contam com o grande apoio da LBV com alimentos, orientação social e psicológica, tem a Entidade como um porto seguro de suas vidas. O atendimento se estende a dezenas de municípios com o baixo desenvolvimento humano e econômico no Estado, medidos pelo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM.

No Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Natal, são oferecidos os serviços, Criança: Futuro no Presente!, Cidadão-Bebê e Vida Plena, além de seu público atendido, a Instituição também assiste ONGs parceiras como a Associação dos Deficientes Visuais, Casa do Menor Trabalhador, Centro Educacional Dom Bosco, Lar da Vovozinha e Lar Fabiano de Cristo.

Aos 35 anos, a mãe solo de quatro crianças, Simone Silva do Nascimento, sobrevive do auxílio do Governo Federal (o Bolsa Família), ela relata que era um sonho ter seus filhos atendidos pelos serviços da Instituição, hoje o sonho é realizado. “Enfrento muitas dificuldades, tenho que levar e buscar os filhos na escola, para que eles possam ter uma boa educação. O pouco que ganho são para eles, quando falta alguma coisa em casa, peço ajuda a minha família, tem dia, que nem feijão tenho para alimentar meus filhos, isso doe muito.  É nessa hora que a LBV chega, sempre presente não me desampara”, declara a mãe solo.

A jovem mãe, ressalta os benefícios recebidos pela Instituição. “Recebo cestas de alimentos, cestas verdes, kits de higiene e limpeza, fico muito feliz. Hoje [no aniversário da LBV] estou levando para casa o necessário para alimentar meus filhos. Agradeço muito a LBV e a todos os seus doadores que mantem esse trabalho”, agradece.

Amigo de longa data da Instituição, o advogado, escritor e professor Cyrus Alberto de Araújo Benavides, deixou sua mensagem de carinho e apreço pela Instituição. “Quando recebemos um abraço das crianças [da LBV] nas oficinas de capoeira, ballet, dança e arte nos reforça uma paz espiritual. Esses 44 anos no cuidado com as pessoas, no acolher, o sentimento de doar ao outro, o trabalho dos voluntários e doadores são sinônimos de felicidades. A LBV é uma Instituição que zela confiança”, declara.

Para que esse trabalho da LBV, continue amparando os mais vulneráveis, ela convida a Sociedade a ajudar o seu trabalho, para que mais Norte-rio-grandenses possam ser assistidos pelas campanhas humanitárias promovidas pela Instituição, principalmente no enfrentamento a fome e à Covid-19.

SAIBA COMO AJUDAR:

Acesse www.lbv.org.br e doe qualquer valor. Se preferir, faça uma transferência bancária pelo PIX oficial da LBV: pix@lbv.org.br.

O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Natal, está situado à Rua dos Caicos, 2148, Bairro Dix-Sept Rosado: (84) 3613-1655.

03/09/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo Federal chama atenção para prevenção ao suicídio e reforça cuidado à saúde mental

Foto: Clarice Castro/MMFDH

A prevenção ao suicídio e a automutilação, além do cuidado à saúde mental foram destaque durante o evento de lançamento do curso de formação de multiplicadores em urgências e emergências em saúde mental, na quarta-feira (1), em Brasília. A iniciativa integra as ações do Setembro Amarelo e contou com as presenças da titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, e do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A ministra Damares Alves apontou que esse é um tema transversal que merece a atenção de todos e alertou para que não sejam feitas brincadeiras com quem fala em suicídio. “Essa é a minha história. Aos dez anos de idade tentei suicídio e riram muito. Por favor, não debochem de quem fala em suicídio ou de quem tentou se suicidar. Não fui só eu, nossas crianças estão se matando e se cortando. Esse tema não tem cor, não tem raça e nem religião, vejam como é um tema transversal: saúde, educação, cidadania, todos juntos temos que dar atenção a isso”, lembrou a ministra.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou o compromisso do Governo Federal com o atendimento de pessoas com doenças mentais na Atenção Primária. “Trata-se de uma das prioridades do Ministério da Saúde. Vamos trabalhar de maneira dedicada e queremos providências que sejam eficazes e efetivas”, afirmou o gestor.

Capacitação

Levando em consideração o cenário da crise sanitária, o Ministério da Saúde (MS) lançou a capacitação de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do país, para atender pacientes em sofrimento psíquico.

O curso vai fortalecer a prática de condutas humanizadas e terapêuticas no âmbito da saúde mental, além de preparar os profissionais para uma assistência cada vez mais adequada a pacientes que utilizam o SAMU e apresentam quadros como ansiedade, depressão, violência autoprovocada, ideias suicidas e transtornos por uso de substâncias psicoativas. Nas três primeiras turmas, serão 108 profissionais capacitados em todas as capitais do país.

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), Mayra Pinheiro, explicou que o Brasil está entre os 14 países do mundo que têm taxas crescentes de suicídio. “Entre 15 e 29 anos, o suicídio é a terceira maior causa de morte do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Há um consenso científico que aponta que nos últimos 12 meses de vida essas pessoas procuram uma unidade básica de saúde e isso aumenta a nossa responsabilidade”, lembrou.

Lei “Vovó Rose”

Sancionada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, em abril de 2019, a Lei nº. 13.819/2019, conhecida como “Vovó Rose”, instituiu a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. A norma prevê que a notificação compulsória deverá ter caráter sigiloso e vale para os casos de tentativa de suicídio e automutilação por estabelecimentos de saúde, segurança, escolas e conselhos tutelares. A lei recebeu o nome de Vovó Rose em homenagem à Rosangela Reis, que perdeu uma neta e se tornou militante da causa e da sua aprovação.

Em fevereiro de 2020, foi criado o Comitê Gestor da Política Nacional de Prevenção a Automutilação e ao Suicídio articular, planejar e propor estratégias de elaboração dessa política. O grupo conta com representantes dos ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, da Cidadania, da Educação e da Saúde.

Semana de Valorização da Vida

Entre os dias 20 e 30 de setembro, o MMFDH vai promover a Semana de Valorização da Vida, por meio de lives transmitidas por meio dos canais @mdhbrasil.

Setembro Amarelo

A campanha, que ganha força neste mês, foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Ao longo dos próximos 30 dias, serão promovidas atividades de conscientização.

Com informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

03/09/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Bolsonaro não venceria nenhum adversário no 2º turno, diz pesquisa PoderData

Band

Pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira (2) mostrou as intenções de voto em simulações de primeiro e segundo turnos para as eleições presidenciais. O levantamento mostra que o presidente Jair Bolsonaro não venceria nenhum de seus principais adversários políticos diretamente em um eventual segundo turno.

A pesquisa aponta ainda a maior vantagem do ex-presidente Lula sobre o atual mandatário do Planalto, comparado com levantamentos anteriores. Os eleitores foram ouvidos entre 30 de agosto e 1º de setembro. Veja o resultado dos cenários de segundo turno simulados abaixo:

Lula (PT) 55% x 30% Jair Bolsonaro (sem partido)
João Doria (PSDB) 39% x 32 Jair Bolsonaro (sem partido)
Lula (PT) 50% x 18% João Doria (PSDB)
Ciro Gomes (PDT) 41% x 37% Jair Bolsonaro (sem partido)
José Luiz Datena (PSL) 33% x 32% Jair Bolsonaro (sem partido)
Lula (PT) 54% x 17% José Luiz Datena (PSL)

Primeiro turno

Na simulação estimulada de primeiro turno, Bolsonaro variou um ponto acima da margem de erro e reduziu a vantagem de Lula: 37% a 28% em favor do petista. Foi a primeira pesquisa que incluiu o nome do presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Veja abaixo:

Lula (PT) – 37%
Bolsonaro (sem partido) – 28%
Ciro Gomes (PDT) – 8%
Luiz Henrique Mandetta (DEM) – 5%
João Doria (PSDB) – 4%
Rodrigo Pacheco (DEM) – 4%
Datena (PSL) – 3%
Brancos/nulos – 8%
não sabem – 3%

Aprovação ao governo cai

A pesquisa também mediu a aprovação ao governo de Jair Bolsonaro. Para 63% a gestão é “ruim ou péssima”, pequena variação dentro da margem de erro. Já o índice de quem considera como “ótima ou boa” baixou de 31 para 27% – o menor índice registrado pelo PoderData – 10% não responderam.

Em relação ao trabalho do presidente, houve queda de três pontos entre os que deram boa avaliação: 55% consideram como “ruim ou péssimo”, 25% como “ótimo ou bom” e 14% avaliaram como regular.

Foram 2.500 entrevistas em 472 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

02/09/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

STJ: vazar conversas de WhatsApp gera dever de indenizar

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Por Felipe Pontes – Repórter da Agência Brasil

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que divulgar conversas de Whatsapp sem o consentimento dos participantes ou autorização judicial gera o dever de indenizar sempre que for constatado dano.

O entendimento foi alcançado no julgamento do recurso de um homem que fez captura de tela de conversa de um grupo do qual participava no WhatsApp e divulgou as imagens. Ele já havia sido condenado nas instâncias inferiores a pagar R$ 5 mil para um dos participantes que se sentiu ofendido.

O caso ocorreu em 2015 e envolve um ex-diretor do Coritiba. Na época, o vazamento provocou uma crise interna ao divulgar conversas com críticas à então administração do clube de futebol. Para tentar reverter o dever de indenizar no STJ, ele argumentou que o conteúdo das mensagens era de interesse público, e que não seria ilegal registrá-las.

Votos

Relatora do caso, a ministra Nancy Andrighi concordou que o simples registro de uma conversa por um dos participantes, seja por meio de uma gravação ou de um print screen (termo inglês para captura de tela), não constitui, em si, um ato ilícito, mesmo que outros participantes do diálogo não tenham conhecimento. O problema encontra-se na divulgação de tais registros, frisou a magistrada.

Isso porque as conversas via aplicativos de mensagem estão protegidas pelo sigilo das comunicações, destacou a ministra. “Em consequência, terceiros somente podem ter acesso às conversas de WhatsApp mediante consentimento dos participantes ou autorização judicial”, afirmou.

A relatora disse em seu voto que “ao enviar mensagem a determinado ou a determinados destinatários via WhatsApp, o emissor tem a expectativa de que ela não será lida por terceiros, quanto menos divulgada ao público, seja por meio de rede social ou da mídia”.

“Assim, ao levar a conhecimento público conversa privada, além da quebra da confidencialidade, estará configurada a violação à legítima expectativa, bem como à privacidade e à intimidade do emissor, sendo possível a responsabilização daquele que procedeu à divulgação se configurado o dano”, afirmou a ministra.

Ela foi acompanhada integralmente pelos outros quatro ministros da Terceira Turma – Paulo de Tarso Sanseverino, Ricardo Villas Bôas Cueva, Marco Aurélio Bellizze e Moura Ribeiro.

A única exceção, nesses casos, é quando a exposição das mensagens visa resguardar um direito próprio de um dos participantes da conversa, num exercício de autodefesa, decidiram os ministros do STJ. Tal análise, no entanto, deverá ser feita caso a caso pelo juiz. No caso julgado pela Terceira Turma, foi mantida a condenação à indenização.

02/09/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

MPRN abre seleção para assistente ministerial em TI; salário é de R$ 4.552,55 mais benefícios

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) abriu processo seletivo para preenchimento de uma vaga de assistente ministerial em Tecnologia da Informação. É requisito para investidura no cargo ter formação acadêmica em nível superior em áreas de TI: analista de sistemas, sistema de informação, bacharel em Tecnologia da Informação, Ciência da Computação ou Engenharia da Computação. A carga horária é de 40 horas semanais e o salário é de R$ 4.552,55 mais os benefícios de auxílio alimentação e auxílio saúde.

Os candidatos devem ter conhecimento de habilidade em desenvolvimento de software nas linguagens .net, C#, angular ou ASP.net.

O processo seletivo é composto das seguintes etapas: análise dos currículos, entrevistas técnicas e comportamentais e submissão do(s) candidato(s) pré-selecionado(s) ao gestor demandante que indicará um candidato à procuradora geral de Justiça para aprovação final e nomeação.

O recebimento de currículos ocorrerá exclusivamente pelo link: https://forms.gle/7FKBMMADme3EH4MR9, no período de 2 a 6 de setembro deste ano.

Informações sobre o andamento do processo seletivo podem ser obtidas através do e-mail selecao@mprn.mp.br e ou portal do MPRN. Os currículos aceitos para o processo seletivo serão apenas aqueles enviados dentro do prazo estabelecido.

Clique aqui e veja a íntegra do aviso do processo seletivo.

02/09/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Sesap e municípios definem antecipação da vacina contra Covid-19 no RN

Foto: Raiane Miranda/Assecom RN

As pessoas que moram no Rio Grande do Norte e tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 – Pfizer ou Astrazeneca/Fiocruz – até o dia 8 de julho poderão antecipar sua segunda dose a partir desta semana.

A antecipação diminui de 12 para 8 semanas o intervalo entre as aplicações dos imunizantes. A Sesap avaliou que existem vacinas AstraZeneca/Fiocruz e Pfizer reservadas apenas para a segunda dose em estoque suficiente para que a antecipação esteja garantida.

A definição para a antecipação do esquema de imunização foi definida a partir de um acerto feito entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e os municípios potiguares na 93ª Reunião Extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada no fim de agosto. A medida segue uma recomendação expedida pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a pactuação, a aplicação da D2 antecipada deverá ser iniciada pelos trabalhadores da educação. A ação é amparada por pesquisas e condutas de vacinação adotadas por outros países.

O novo esquema considera que é necessário garantir, de forma mais rápida possível, que a população complete seu esquema vacinal com duas doses para que a imunidade coletiva possa ocorrer. A medida leva em conta ainda a aparição da variante Delta com transmissão comunitária no RN.

02/09/2021
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Mega-Sena: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio acumula em R$ 34 milhões

Por G1

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.405 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta-feira (1º) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio acumulou e, para o próximo sorteio no sábado (4), o valor previsto é de R$ 34 milhões.

Veja as dezenas sorteadas: 21 – 38 – 48 – 49 – 53 – 59.

A Quina teve 18 apostas ganhadoras e cada uma leva R$ 154.808,90.

A Quadra teve 2.630 apostas ganhadoras e cada uma leva R$ 1.513,61.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros