O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, morreu às 8h20 deste domingo (16), aos 41 anos, em decorrência do câncer da transição esôfago-gástrica e complicações do tratamento. O corpo do prefeito será levado para o hall do Edifício Matarazzo, sede da prefeitura paulistana, onde será feita uma homenagem restrita a amigos e familiares, devido à pandemia.
Em seguida, o corpo de Bruno Covas seguirá em carro aberto, em cortejo, pela Avenida Paulista, pelo Viaduto do Chá e Largo Paissandu e pelas avenidas São João e Ipiranga, além da Rua da Consolação e outras vias. O corpo será sepultado na cidade de Santos, terra natal do prefeito, em cerimônia também restrita à família.
Licenciado do cargo no início deste mês, Bruno Covas estava em tratamento no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista.
Filho de Pedro Lopes e Renata Covas Lopes e pai do jovem Tomás Covas, Bruno nasceu em Santos, no litoral paulista, no dia 7 de abril de 1980, e foi advogado, economista e político brasileiro.
Mudou-se para a capital paulista em 1995 e, dois anos depois, filiou-se ao PSDB, seguindo os passos do avô, o ex-governador Mário Covas (1930-2001), sua grande inspiração e influência política . No partido, chegou a ser presidente estadual e nacional da Juventude do PSDB e ocupou cargos na Executiva Estadual.
Sua carreira na política começou em 2004, quando se candidatou a vice-prefeito de sua cidade natal. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo e reeleito para o mesmo cargo e m 2010, com mais de 239 mil votos, sendo o mais votado d aquele ano.
No ano seguinte, assumiu a Secretaria Estadual do Meio Ambiente no governo de Geraldo Alckmin, permanecendo no cargo até 2014, quando foi eleito deputado federal para o mandato 2015-2019.
A Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do Poder Judiciário potiguar (CEIJ/RN) realiza anualmente a Semana Estadual da Adoção, com eventos que visam conscientizar a população a respeito do ato de adotar. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), desde o ano passado, a Coordenadoria e os parceiros, realizam o evento de forma online, com palestras e momentos à distância. Este ano, a programação da sétima edição do evento acontece do dia 20 até 29 de maio, com palestras, reuniões, rodas de conversa, atendimento individualizado e outros momentos com os pretendentes à adoção e a rede de proteção de crianças e adolescentes.
Segundo o juiz José Dantas de Paiva, coordenador da CEIJ, a importância da Semana da Adoção é sempre manter esse assunto em evidência. “Primeiro para desmistificar o processo de adoção e até mudar a consciência daqueles que pretendem adotar em relação ao perfil da criança desejada. Sabemos que o perfil desejado pela maioria ainda é uma criança branca, do sexo feminino, recém-nascida, mas ao longo dos anos, com esses momentos, esse perfil tem mudado”, pontua.
De acordo com o magistrado, o trabalho de conscientização feito durante esses momentos, como a Semana Estadual da Adoção, faz com que a sociedade se volte para as adoções que são chamadas de ‘necessárias’, “aquelas nas quais a criança já é um pouco mais velha, crianças com cor de pele diferente da dos pretendentes, grupos de irmãos, crianças com deficiência”, exemplificou o juiz. “Essas jornadas, esses momentos, servem para mudar a consciência e sensibilizar a sociedade de forma geral de que a adoção dessas crianças e adolescentes é tão nobre quanto a de uma recém-nascida”, completou José Dantas.
“São esses objetivos que queremos alcançar com a Semana Estadual de Adoção, e nós estamos conseguindo isso ao longo do tempo. Além de envolver nesses momentos vários segmentos sociais, toda a rede de proteção à criança e ao adolescente e o sistema de garantia de direitos”, concluiu o magistrado.
Dezenas sorteadas no concurso 2.372 da Mega Sena – Foto: Reprodução/Facebook/CEF
Por G1
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.372 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (15) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio acumulou. A estimativa de prêmio do sorteio de quarta-feira (19) é de R$ 40 milhões.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) publicou nesta sexta-feira, 14 de maio, a Nota Técnica 16/2021, que faz uma análise das recentes decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski sobre a vacinação no Brasil, em que é reiterada a necessidade de observância do Plano Nacional de Imunização (PNI). O texto, elaborado pelo setor Jurídico da entidade, já está disponível para download na Biblioteca Virtual.
A Nota destaca a decisão do ministro em que gestores públicos podem ser punidos por improbidade administrativa se houver atraso na aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. A declaração do magistrado ocorreu ao suspender – até o julgamento do plenário da Corte – a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que autorizou o governo estadual a mudar a ordem de vacinação de grupos prioritários.
A CNM alerta, entretanto, que pesquisa divulgada nesta sexta-feira, faltam vacinas contra a Covid-19 em 322 Municípios para aplicação da primeira dose e em 1.142 para a segunda dose da imunização. De acordo com o Ministério da Saúde, a distribuição das vacinas “depende da disponibilização dos imunizantes pelos laboratórios”.
Pela decisão de Lewandowski, eventuais ajustes na ordem dos grupos prioritários precisam ser feitos de forma justificada, seguindo critérios técnicos e científicos. Lewandowski ressaltou, no entanto, que, caso fique comprovada irregularidade nas alterações, como atraso na aplicação da segunda dose, os gestores podem, em tese, ser responsabilizados.
Na quinta-feira, 13, em Reclamação oriunda do Estado do Rio Grande do Sul, o ministro Dias Toffoli suspendeu a Resolução de Município gaúcho, determinando que os profissionais de educação não poderiam ter vacinação antecipada, alterando o PNI.
Orientações da CNM
A CNM orienta aos gestores locais no sentido da estrita observância dos critérios do PNI e da Comissão Intergestora Biparte (CIB) de seus Estados, bem como do cumprimento do prazo de aplicação entre uma dose e outra da vacina, tomando todas as cautelas para não incorrer em improbidade administrativa ou outra penalidade cabível.
Mais informações e orientações poderão ser obtidas na Nota Técnica da CNM.
O Ministério do Desenvolvimento Federal (MDR) entregou, nesta sexta-feira (14), 224 moradias a famílias de baixa renda de Natal, no Rio Grande do Norte. O investimento do Governo Federal no Residencial Severino de Souza Marinho, que integra o Programa Casa Verde e Amarela, foi de R$ 13,6 milhões. No total, cerca de 900 pessoas foram beneficiadas com a casa própria.
Durante a cerimônia de entrega das chaves, o ministro do Desenvolvimento Federal, Rogério Marinho, destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo Federal para reduzir o déficit habitacional no país.
“Esperamos continuar a construir novas residências. No ano passado, foram 400 mil novas unidades habitacionais entregues. E, neste ano, nós vamos aumentar esta meta”, destacou Marinho. “Sabemos que há um déficit habitacional no Brasil inteiro, uma demanda muito grande por moradia e estamos fazendo todo o possível para responder a esse clamor popular. É um prazer olhar nos olhos e sentir a alegria das pessoas que, depois de tantos anos de espera, recebem as suas casas”, completou.
Uma das beneficiadas com a nova moradia é a dona de casa Teresa Cristina de Brito Silva (foto à esquerda). Ela comemorou as mudanças que a casa própria vai proporcionar a ela e a seus familiares. “Tudo, tudo vai mudar. Não vou precisar de ninguém nem de nada e agora vou ter um teto para colocar os meus filhos”, afirmou.
O Residencial Severino de Souza Marinho faz parte do complexo Village da Prata, que conta com oito empreendimentos, que totalizam 1.792 unidades. Último a ser entregue, o residencial Severino de Souza Marinho é composto por apartamentos de 39 m², divididos em 14 blocos de quatro pavimentos, com quatro unidades por andar. Cada apartamento conta com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.
O complexo tem estrutura completa de água, esgoto, energia elétrica, pavimentação, iluminação pública e drenagem, além de quadra poliesportiva, parque infantil e área de lazer e de ginástica.
Também nesta sexta-feira, o MDR entregou moradias nas cidades de Camocim, no Ceará, e Coronel Fabriciano, em Minas Gerais. Na quinta-feira (14), com a participação do presidente Jair Bolsonaro, foram entregues 500 casas em Maceió (AL).
Produção habitacional
Em 2020, o MDR entregou 420 mil moradias, das quais 55 mil foram destinadas a famílias de baixa renda. Mais de 1,68 milhão de pessoas tiveram o sonho da casa própria realizado. Foram, ainda, retomadas cerca de 30 mil unidades que estavam paralisadas e poderão contemplar 120 mil pessoas.
O deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) cobrou, ao longo desta semana, através de requerimentos protocolados na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), diversas melhorias para municípios das regiões Seridó, Central e Alto Oeste do Rio Grande do Norte.
Para Angicos, o parlamentar solicitou ao Governo do RN que implante uma Central do Cidadão e recupere o teto da quadra de esportes localizada na antiga Central do Trabalhador. Já ao Governo Federal, Queiroz solicitou, via Ministério das Comunicações, a implantação do Programa Internet Para Todos.
Buscando viabilizar curso técnico para os jovens de Tenente Laurentino Cruz, Nelter Queiroz endossou ofício encaminhado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) pelo prefeito Inácio Macedo, pelo vereador Arthur Salú e pela secretária de Educação e Cultura, Maria Verônica e emitiu requerimento no mesmo sentido ao reitor da Instituição.
No que tange as demandas apresentadas para os municípios de Ouro Branco e Patu, o deputado voltou a solicitar a recuperação asfáltica da RN-089, que liga o município de Ouro Branco a Várzea/PB e a Jardim do Seridó via BR-427; e da RN-078, que liga o município de Patu a divisa com o Estado da Paraíba e a Serra do Lima.
“Nosso mandato é municipalista. Sempre estamos atentos às demandas que nos são encaminhadas e sempre estamos cobrando estes pleitos no plenário de nossa Assembleia e junto aos órgãos governamentais superiores”, destacou Nelter.
Tite divulgou a convocação da seleção brasileira nesta sexta – Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Por Bruno Cassucci e Raphael Zarko/GE
Depois de quase sete meses, a Seleção masculina voltou a ser convocada para jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Na manhã desta sexta-feira, o técnico Tite anunciou os 24 jogadores que defenderão o Brasil diante do Equador, dia 4 de junho, em Porto Alegre, e contra o Paraguai, no dia 8, em Assunção.
As grandes novidades da convocação são o retorno do atacante Gabigol, do Flamengo, e do lateral Daniel Alves, do São Paulo. O meia Fred, do Manchester United, também voltou a ser chamado após dois anos e meio.
A relação conta com 24 atletas para contemplar a presença do meia Douglas Luiz, que está suspenso na primeira partida e só poderá enfrentar o Paraguai.
Veja a lista completa:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);
Laterais: Daniel Alves (São Paulo), Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus) e Renan Lodi (Atlético de Madrid);
Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid), Lucas Veríssimo (Benfica), Marquinhos (PSG) e Thiago Silva (Chelsea);
Meias: Casemiro (Real Madrid), Douglas Luiz (Aston Villa), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United) e Lucas Paquetá (Lyon);
Atacantes: Everton Cebolinha (Benfica), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Barbosa (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (PSG), Richarlison (Everton) e Vini Jr (Real Madrid).
Os jogadores convocados se apresentarão no próximo dia 27, na Granja Comary, em Teresópolis. Desta forma, aqueles que atuam no Brasil desfalcarão suas equipes nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, no duelo de ida da terceira fase da Copa do Brasil e possivelmente no confronto de volta.
O Brasil é líder das Eliminatórias da Copa do Mundo após quatro rodadas, com 100% de aproveitamento, somando 12 pontos. Nos primeiros quatro jogos, a Seleção superou Bolívia (5 a 0), Peru (4 a 2), Venezuela (1 a 0) e Uruguai (2 a 0).
O último jogo da Seleção foi em 17 de novembro de 2020, quando venceu o Uruguai por 2 a 0, fora de casa. O Brasil voltaria a campo em março deste ano para enfrentar Colômbia e Argentina, mas a 5ª e a 6ª rodadas das Eliminatórias foram adiadas por conta do agravamento da pandemia de coronavírus.
A lista divulgada nesta sexta é válida apenas para os dois jogos das Eliminatórias, e o Brasil terá até o dia 10 de junho para enviar a relação de convocados para a Copa América. O anúncio para o público, porém, será feito um dia antes, em 9 de junho. O ex-jogador Clodoaldo será o chefe de delegação da Seleção nestes dois jogos.
O Rio Grande do Norte recebeu nesta sexta-feira (14) a terceira carga de vacinas Coronavac em uma semana, enviadas pelo Ministério da Saúde.
O lote com 16,6 mil unidades foi recebido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) no fim da manhã e será destinado à continuidade do trabalho de diminuição do déficit de segunda dose do imunizante produzido pelo Instituto Butantan.
A carga foi recebida na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), junto com caixas de anestésicos do kit intubação para UTIs Covid e outros materiais, poucas horas após a Sesap iniciar a distribuição às cidades potiguares das doses de Coronavac e Oxford entregues na quinta-feira (13), em um total superior a 89 mil doses. A distribuição contou com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
Na manhã de segunda-feira (17), a Sesap distribuirá a carga de vacinas da Pfizer. Por conta da logística de armazenamento do imunizante, que precisa ficar a baixas temperaturas, apenas municípios da Região Metropolitana de Natal receberão, como foi acordado durante a semana, para reforçar o trabalho de vacinação no público com comorbidades.
As matrículas dos alunos veteranos da UFRN para os componentes curriculares que formam turma no período letivo 2021.1 acontecem a partir desta sexta-feira, 14. A solicitação de matrícula desses alunos deve ser realizada pelo próprio estudante no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). O semestre letivo terá início no dia 7 de junho, com término previsto para 18 de setembro.
O resultado do processamento dos pedidos de matrículas será divulgado no dia 2 de junho. Os alunos ingressantes em 2021.1 serão matriculados automaticamente ao longo da próxima semana, até o dia 21 de maio. Após essa operação, eles poderão acessar o portal do discente para consultar as turmas em que estão matriculados.
É bom ressaltar que, no caso dos alunos ingressantes, mesmo estando matriculados, é necessário que eles confirmem o vínculo com o curso entre os dias 7 e 11 de junho. Caso não façam essa confirmação, eles terão a matrícula cancelada e será convocado um candidato que esteja no cadastro reserva. A operação de confirmação de vínculo é descrita no edital do SiSU.
No período de 26 a 28 de maio, acontecem os ajustes na oferta de vagas das turmas de componentes curriculares do período letivo 2021.1, que serão feitos pelos departamentos e unidades acadêmicas especializadas. O Calendário Acadêmico 2021, aprovado no final de 2020 pelo Consepe, determina ainda um período para solicitação de rematrícula dos alunos regulares e matrícula dos alunos especiais ordinários para o período letivo 2021.1, nos dias 7 e 8 de junho.
O período de fortes chuvas que vem atingindo as cidades do Rio Grande do Norte, especialmente do litoral, acende alerta para um problema corriqueiro, agravado em períodos chuvosos: o mau uso do sistema de esgotamento sanitário. O lançamento de água de chuva e de lixo no sistema são alguns dos exemplos de maus hábitos. A tubulação não é dimensionada para receber entulhos e quando isso é feito, o resultado é obstrução da rede, trazendo todo tipo de transtorno.
No último mês de março, em Natal, após o período de chuvas mais intensas na última semana, a gerência operacional registrou um aumento de 50% no número de reclamações de obstrução e extravasamento de esgoto. Situações causadas pelo entupimento provocado por lixo na tubulação.
A Caern está sempre atenta a essa questão e, por meio de ações de educação de educação ambiental, reforça a todo o momento a recomendação de que não se deve jogar lixo nem canalizar água de chuvas para a rede de esgoto. O uso adequado do sistema de esgotamento sanitário permite que o serviço ofereça todos os efeitos positivos para os quais foram criados, promovendo saúde e beneficiando o meio ambiente.
CAMPANHA
Para reforçar a conscientização da população, a Caern lançou no mês passado mais uma edição da campanha #esgotobemcuidado, justamente alertando sobre os perigos da prática ilegal de ligar as canalizações de água de chuva na rede de esgoto.
A ligação irregular de água de chuva na rede de esgoto pode provocar a sobrecarga do sistema de esgotamento sanitário, causando transbordamento nas vias, retorno do esgoto para as residências, e a proliferação de vetores de doenças. Outra ação danosa é abrir as tampas dos poços de visita para escoar a água de chuva, que igualmente sobrecarrega o sistema, além de oferecer riscos de acidentes.
A campanha #esgotobemcuidado da Caern oferece material como informativos, dicas, cartilhas, jogos pedagógicos e vídeo aulas sobre a importância do uso adequado do sistema de esgotamento sanitário. O material pode ser acessado pelo whatsapp, no número (84) 98138-9229. Para receber o material, é necessário salvar esse número na lista de contatos do celular e enviar uma mensagem pedindo para ser adicionado à lista de transmissão. Outras fontes de informações são os perfis @caern115 no Facebook e no Instagram.