10/02/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Centrais do Cidadão de Natal passam a funcionar das 9h às 20h

Foto: André Salustino/SEAD

O funcionamento das Centrais do Cidadão localizadas em Natal sofreu alteração de horário desde a última segunda-feira (8). As unidades do shopping Via Direta e da Zona Norte (shopping Estação) passaram a abrir suas portas mais cedo e a fechar mais tardiamente, beneficiando assim a população que precisa dos serviços oferecidos principalmente pelo Itep e Detran. O novo horário é das 9h às 20h.

De acordo com a Secretaria de Estado da Administração (Sead) – que conduz o Programa das Centrais do Cidadão do Rio Grande do Norte, por meio da Coordenadoria de Atendimento ao Servidor e ao Cidadão (Codaci), a expansão do horário de funcionamento foi justificada para atender a demanda intensa, bem como minimizar as possibilidades de aglomeração dos cidadãos. Além disso, reforça que é imprescindível realizar agendamento prévio para fins de garantia do atendimento.

“A demanda pelo atendimento nas Centrais do Cidadão é grande e os usuários dos serviços vinham encontrando dificuldade no sistema de agendamento. Inicialmente, ampliamos o horário das unidades localizadas na capital, visando conceder mais oportunidades à população. Com mais horários disponíveis, haverá mais atendimentos diariamente”, afirmou o coordenador da Codaci, Luis Renato Nogueira. Segundo o gestor, a Sead está planejando ainda ampliar o horário em outras unidades do Programa, principalmente as situadas na região metropolitana.

Os cidadãos que precisam de algum serviço oferecido pelo Itep, relacionado à emissão da 1ª, 2ª ou 3ª vias da Carteira de Identidade (RG), podem agendar atendimento no site www.central.rn.gov.br. O sistema disponibiliza vagas a partir das 8 horas da manhã, para atendimento no dia útil subsequente.

Para agendamentos dos serviços do Detran, a população deve acessar o site www.detran.rn.gov.br e clicar no ícone “Agendamentos”.

Prevenção da Covid

Como medidas de biossegurança contra o coronavírus, causador da Covid-19, em todas as Centrais do Cidadão os usuários devem respeitar os protocolos sanitários. Assim, quem adentrar em quaisquer uma das unidades precisa seguir às normas de segurança interna, realizar a devida higienização das mãos, evitar contato próximo, cumprindo o distanciamento social, e utilizar máscaras de proteção durante toda a estadia na Central. O objetivo é evitar riscos de contaminação, resguardando a saúde dos usuários.

09/02/2021
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Forte chuva foi registrada na noite desta terça-feira em Jucurutu

Uma forte chuva foi registrada no início da noite desta terça-feira (09/02) na zona urbana de Jucurutu.

09/02/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Campanha alerta sobre vacina falsificada contra a Covid-19

Foi lançada uma campanha para combater a comercialização de vacinas falsificadas contra a Covid-19. A ação é da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP).

Com o slogan “Vacina Pirata, Não!”, a campanha, que está sendo divulgada nas redes sociais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem o objetivo de alertar o consumidor de que, neste momento, apenas o Poder Público está autorizado a fornecer a vacina.

“Neste momento, é importante que o cidadão brasileiro entenda que não há comercialização de vacinas. Apenas o Poder Público, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), está vacinando a população”, alertou a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Domingues.

Segundo ela, a Secretaria Nacional do Consumidor recebeu diversas denúncias de que, supostamente, estariam sendo vendidas, em páginas da internet, vacina contra a doença. A Senacon está analisando mais de 2 mil páginas virtuais suspeitas de estarem, de algum modo, oferecendo vacinas piratas ou induzindo o consumidor ao erro.

“Vacina Pirata, Não!”

A campanha, que está sendo veiculada nas redes sociais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, ressalta que a vacina contra a Covid-19 não está sendo comercializada e que é gratuita e oferecida pelo SUS.

O vídeo também destaca que o Plano Nacional de Vacinação é divulgado nos canais oficiais dos governos Federal, estaduais e municipais. E que não há agendamento nem confirmação de vacina por telefone ou por mensagem de texto. E fique atento! Como reforça a campanha, se você receber alguma ligação nesse sentido, não forneça dados pessoais.

“E não compre vacinas pela internet nem em lojas físicas. Qualquer vacina sem selo de autorização e aprovação da Vigilância Sanitária é falsificada e pode causar danos irreversíveis à saúde”, explica o vídeo.

Assista ao vídeo da campanha

A população pode fazer a denúncia por meio do endereço eletrônico vacinapiratacncp@mj.gov.br

09/02/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Timbaúba dos Batistas e São Fernando passam a ter atendimento presencial da Caern

As cidades de Timbaúba dos Batistas e São Fernando terão atendimento presencial da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a partir da próxima semana.

O atendimento de Timbaúba dos Batistas será toda terça-feira, a partir do dia 16, das 8h às 13h45, na Câmara Municipal da cidade e em São Fernando será toda quinta, a partir do dia 18, no horário das 8h às 13h45, também na Câmara Municipal da cidade.

Em Jardim de Piranhas, o atendimento presencial no escritório local passará a ser toda as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 13h45.

Atendimento Presencial Caern

Timbaúba dos Batistas
Horário: 8h às 13h45
Local: Câmara Municipal de Timbaúba dos Batistas
Toda terça-feira a partir do dia 16 de fevereiro

São Fernando
Horário: 8h às 13h45
Local: Câmara Municipal de São Fernando
Toda quinta-feira a partir do dia 18 de fevereiro

Jardim de Piranhas
Horário: 8h às 13h45
Local: Escritório local da Caern
Segundas, quartas e sextas-feiras

09/02/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Nelter Queiroz requer apoio do ministro Rogério Marinho a pequenos produtores do RN

Viabilizar a inclusão da soja e do caroço de algodão na relação de grãos comercializados a baixo custo pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esse foi o objetivo do pedido encaminhado pelo deputado Nelter Queiroz (MDB), via requerimento, para o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, solicitando articulação junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“Esse pleito é de grande importância e merece real atenção do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional. A demanda em questão vem para atender, principalmente, os pequenos produtores de todo o País, em especial, os do Rio Grande do Norte, que sofrem com as dificuldades impostas pela estiagem”, justificou Nelter.

O parlamentar explicou ainda que o caroço de algodão e a soja oferecem grande valor nutricional para o rebanho, fato que torna seu requerimento viável e urgente, levando em consideração as melhorias necessárias ao agronegócio brasileiro.

08/02/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Ufersa abre nove vagas para professor substituto

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido abre na próxima na próxima quarta-feira, dia 10 de fevereiro, as inscrições para a seleção de professor substituto. Ao todo, são nove vagas distribuídas nos campi de Mossoró, Angicos e Caraúbas.

As vagas são para as áreas de Engenharia, Administração, Letras e Pedagogia. A carga horária de 40 horas semanais com a remuneração variando entre R$ 4.058,48 a R$ 6.289,21 já inclusos o auxílio alimentação e a retribuição por titulação (Especialização, Mestrado ou Doutorado), apresentada pelos candidatos provados. Ainda nesta semana a Ufersa estará divulgando Edital para concurso de Técnicos-Administrativos.

As inscrições para professor substituto vão acontecer no período de 10 a 18 de fevereiro, diretamente no site da Ufersa, com a taxa de inscrição no valor de R$ 70,00. A seleção constará de três etapas: Prova Escrita, Prova Didática e, por último, a Análise Curricular, sendo essa apenas classificatória. Já as duas primeiras de caráter eliminatório. As provas serão realizadas no Campus Central da Ufersa, em Mossoró, no período de 14 a 20 de março. A prova escrita para todos os candidatos inscritos vai acontecer no dia 14 de março, no horário das 8 às 12h.

Devido à pandemia do novo Coronavírus, em todas as etapas do certame serão seguidas as orientações do Plano de Biossegurança da Ufersa com o distanciamento social, a proteção individual e coletiva recomendadas como o uso de máscara e a higienização das mãos. A Universidade vai disponibilizar nos locais das provas álcool a 70%.

Confira AQUI o Edital na integra com todas as informações relativas ao processo seletivo para professor substituto.

08/02/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Petrobras aumenta preço da gasolina em cerca de 8% nas refinarias

Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil

A Petrobras anunciou hoje (8) um aumento de cerca de 8% no preço da gasolina a ser vendido pelas refinarias para as distribuidoras. Com isso, o preço médio do litro do combustível subiu R$ 0,17 e passará a ser de R$ 2,25 a partir de amanhã (9).

Já o óleo diesel aumentou cerca de 6% (R$ 0,13 por litro) e passará a custar R$ 2,24 também a partir de amanhã (9).

O GLP (gás liquefeito de petróleo), o gás de botijão, também terá aumento no preço: cerca de 5% (R$ 0,14 por kg). Com o reajuste do preço, o gás de botijão passará a custar 2,91 por kg (ou R$ 37,79 por 13 kg).

“Importante ressaltar que os valores praticados nas refinarias pela Petrobras são diferentes dos percebidos pelo consumidor final no varejo. Até chegar ao consumidor, são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis pelas distribuidoras, no caso da gasolina e do diesel, além dos custos e margens das companhias distribuidoras e dos revendedores de combustíveis”, informa nota divulgada pela empresa.

08/02/2021
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

2ª Vara de Família de Natal seleciona dois estagiários de pós-graduação; inscrições até quarta (10)

A 2ª Vara de Família e Sucessões de Natal publicou edital para seleção de estagiários de pós-graduação remunerado. São ofertadas duas vagas para estudantes da área de Direito, além da formação de cadastro reserva.

Veja o edital completo AQUI.

As inscrições podem ser feitas até às 13h desta quarta-feira, 10 de fevereiro. Os candidatos deverão encaminhar os documentos exigidos no edital por e-mail ( nt2fam@tjrn.jus.br).

Provas

A seleção dos candidatos inscritos será realizada por meio de prova discursiva, prevista para o dia 19 de fevereiro, das 10h às 12h, na sede da Escola da Magistratura do RN (Esmarn). A prova consistirá em uma questão teórica referente aos temas previstos no edital.

Os 20 primeiros colocados aprovados na prova discursiva serão convocados para a fase de entrevista, quando serão analisados seus currículos, esclarecendo-se dúvidas sobre interesses, expectativas e experiências profissionais anteriores.

Condições

A jornada de estágio é de seis horas diárias e 30 semanais. A jornada diária será exercida entre as 8h às 18h.

O pós-graduando receberá mensalmente bolsa-auxílio, atualmente no valor de R$ 1.874,00 e auxílio-transporte, atualmente de R$ 127,60. O estágio terá duração máxima de dois anos.

08/02/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Anvisa recebe pedido de registro de vacina definitivo da Pfizer

A Pfizer enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido de registro definitivo da vacina contra a Covid-19, que recebeu o nome de Cominarty. Esse é o segundo pedido recebido pela Agência. O primeiro foi o pedido da vacina de Oxford, apresentado no dia 29 de janeiro deste ano.

Quando for aprovado e for concedido pela Agência, o registro é o sinal verde para que a vacina seja comercializada, distribuída e utilizada pela população, nos termos da indicação estabelecida na bula. Ou seja, o registro é a avaliação completa com dados mais robustos dos estudos de qualidade, eficácia e segurança, bem como do plano de mitigação dos riscos e da adoção das medidas de monitoramento.

Prazos

A Anvisa vem avaliando de forma emergencial e com total prioridade as vacinas contra a Covid-19. Para tanto, adotou os procedimentos de submissão e análise contínua dos dados e das informações submetidas pelas empresas antes do peticionamento do registro.

Com informações da Anvisa

07/02/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo do RN recebe novo lote de vacinas contra Covid-19

Foto: Elisa Elsie

O Rio Grande do Norte recebeu mais um lote de vacinas contra a Covid-19. O desembarque das 46.800 doses da CoronaVac no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante aconteceu no fim da manhã deste domingo (7) e foi acompanhado pela governadora Fátima Bezerra.

Os imunizantes recebidos pela equipe da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vão atender os idosos do RN, começando pelos acamados e os que estão acima dos 90 anos. Na sequência serão imunizados os idosos com mais de 85 anos, a partir da organização de cada município.

“Toda a logística já está pronta para fazer a distribuição aos municípios. Fazemos o apelo para que se tenha todo o cuidado no sentido de evitar aglomerações”, afirmou a governadora Fátima. “Os idosos acamados que começarão a ser vacinados agora serão atendidos em suas casas através das equipes de saúde dos municípios. Depois daremos início à vacinação dos idosos em geral a partir dos 90 anos, de forma decrescente, do mais idoso ao menos idoso”, completou a chefe do Executivo.

A escolha desses grupos prioritários para vacinação se deu conforme a disponibilidade das doses da vacina por parte do Ministério da Saúde. As doses que serão encaminhadas aos municípios seguem a divisão dos lotes anteriores, com base na estimativa populacional.

“O Ministério da Saúde sinalizou que a partir de agora estaremos recebendo as vacinas semanalmente. É importante que a população não fique ansiosa e não se dirija às unidades de saúde de forma desorganizada exatamente para que não cause aglomeração”, destacou a subsecretária de planejamento e gestão da Sesap, Lyane Ramalho.

A entrega das vacinas aos municípios seguirá os planos anteriores, com o transporte dos imunizantes até as Unidades Regionais de Saúde Pública, com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

SEGUNDA DOSE 

No início desta semana a Sesap vai distribuir o estoque para aplicação da segunda dose da CoronaVac para os potiguares atendidos com o primeiro lote de vacinas

A vacinação deste público deverá ocorrer em até duas etapas: de 10 a 17 de fevereiro e de 15 a 19 de fevereiro, devendo ser respeitado o intervalo de 21 a 28 dias de entre a primeira e a segunda dose.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros