12/02/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Cosems-RN leva acolhimentos regionais para o Oeste, Vale do Assú e Seridó

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) encerrou a primeira semana de realização dos acolhimentos regionais. O início dos eventos nas regiões de saúde acontece uma semana após a realização do Acolhimento de Gestores 2021, realizado em Natal, no último dia 04 de fevereiro, no hotel Holiday Inn.

As três primeiras regiões a receberem a equipe técnica do Cosems-RN foram: Vale do Assú (oitava região), Oeste (segunda região) e Seridó (quarta região). Enquanto os encontros da oitava e segunda regiões ocorreram em Mossoró, na sede da II Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), na terça (9) e quarta-feira (10), respectivamente, o encontro com gestores da quarta região aconteceu nesta quinta-feira (11), no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó.

Os acolhimentos regionais são estratégias desenvolvidas pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN para levar o Conselho às regiões de saúde e aproximar técnicos da Instituição aos gestores de saúde dos 167 municípios potiguares e, assim, facilitar a troca de informações e conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

QUARTA REGIÃO

O acolhimento aos gestores do Seridó contou com a presença de aproximadamente 40 participantes de todos os 25 municípios da região, dentre eles: técnicos municipais, secretários de saúde, vice-prefeito de Carnaúba dos Dantas, Luiz Eduardo, vice-prefeito de Caicó, Toinho Santiago e prefeitos de Jucurutu, Iogo Queiroz; Timbaúba dos Batistas, Ivanildinho Albuqerque (presidente da Associação dos Municípios do Seridó – AMS); Cruzeta, Joaquim de Medeirinho; Serra Negra do Norte, Serginho Fernandes; Tenente Laurentino Cruz, Inácio Macêdo; São João do Sabugi, Aníbal Pereira; Santana do Matos, Alice de Assis; e Caicó, Judas Tadeu.

Em virtude da pandemia e de limitações impostas por decreto, emitido pela gestão municipal de Caicó para controle e combate da COVID-19, o encontro também foi transmitido pela plataforma Google Meet para participantes que não puderam acompanhar as discussões de forma presencial. Levaram mensagem aos presentes, durante abertura dos trabalhos, a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia, a gerente da IV URSAP, Cordélia Araújo, prefeito de Timbaúba dos Batistas e presidente da MAS, Ivanildinho Albuquerque, a secretária de saúde de Caicó, Evaneide Nóbrega, e o prefeito do município, Judas Tadeu.

Informações sobre atenção primária, financiamento, Programação Pactuada e Integrada (PPI), COVID-19, Programa Saúde na Escola (PSE), vigilância em saúde e Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), dentre outros, foram repassadas. Na oportunidade, os secretários presentes elegeram Evaneide Nóbrega para titularidade da vice-presidência regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN no Seridó.

12/02/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Bancos não terão expediente durante feriado de carnaval

Em razão da pandemia de covid-19, muitos estados e municípios brasileiros revogaram seus pontos facultativos e cancelaram suas festas e desfiles de carnaval.

Apesar disso, a Federação Brasileira de Bancos (Febrabab) informa que, de acordo resolução do Banco Central, o calendário de feriados bancários está mantido e nos dias 15 e 16/02 – segunda e terça-feira de carnaval – não haverá atendimento ao público nas agências.

Na quarta-feira de cinzas (17) o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

Agência Brasil

12/02/2021
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Rubens Batista acompanha visita de engenheiro do DER-RN a estrada que dá acesso ao distrito Boi Selado em Jucurutu

O engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN), Wellington Sena, visitou nesta quinta-feira (11), a estrada que dá acesso ao distrito Boi Selado, em Jucurutu.

A visita do engenheiro Wellington, foi acompanhada pelo vereador Rubens Batista (MDB). “Ficamos felizes com a informação que o engenheiro Wellington nos repassou! De acordo com ele, um processo licitatório será realizado nos próximos dias pelo governo do RN para recuperação de trechos de estradas no estado, e a estrada de acesso a Boi Selado será contemplada”, disse o vereador Rubens.

Rubens Batista recordou que em 2020, ao lado do ex-vereador, Fagner Brito, e da agente de Saúde, Edileuza Ferreira, acompanhou uma visita técnica feita por Wellington Sena a estrada. “A partir dessa visita feita pelo engenheiro Wellington, com a presença do deputado Nelter Queiroz, um levantamento foi feito e o orçamento da obra foi apresentado agora”.

O parlamentar também afirmou que o prefeito, Iogo Queiroz, está sempre fazendo contato com o DER, pedindo celeridade para a realização da obra. “Estamos nessa luta ao lado de Iogo Queiroz, que desde que assumiu o mandato de prefeito de Jucurutu, vem cobrando solução pra esse problema”, informou.

11/02/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Nelter Queiroz discute recuperação de rodovias em audiência com governadora

A recuperação de estradas foi o principal tema de uma audiência com a governadora Fátima Bezerra (PT) e secretários do Estado, realizada na última terça-feira, e destacada pelo deputado Nelter Queiroz (MDB) em seu pronunciamento na sessão ordinária da Assembleia Legislativa, pelo sistema híbrido, nesta quarta-feira (10).

“Na audiência tratamos sobre a situação em que está o Rio Grande do Norte, principalmente nas estradas. Cobrei da Governadora três casos que realmente ninguém suporta mais: o trecho da BR-226, entre São Vicente e Florânia, que já falei vária vezes aqui no Plenário; o trecho da RN -087, entre Florânia e Tenente Laurentino e o trecho da rodovia RN-404 que liga Carnaubais, Porto do Mangue e Areia Branca, onde a areia invade o asfalto”, afirmou o parlamentar.

De acordo com Nelter, o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) ficou de enviar documento ao DNIT e ao Ministério dos Transportes, desde 2019 no início da administração da Governadora Fátima, para que o Governo Federal receba o trecho da rodovia, entre São Vicente e Florânia que é uma BR e que está sob os cuidados do Estado.

“O que está faltando para isso ser concretizado é força política da senhora governadora e união com a bancada federal para a gente ir ao Ministério dos Transportes para que assuma esse trecho que a população cobra há muito tempo, porque o Estado não tem condições de recuperar a rodovia, que ainda está sob a responsabilidade do DER. É um absurdo a situação em que se encontra esse trecho”, asseverou o deputado Nelter.

O deputado disse ainda que pediu a governadora para rever os gastos com publicidade, de R$ 24 milhões, que estão exagerados e reverter uma parte para as estradas.

11/02/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Armando Ribeiro Gonçalves permanece com mais de 50% da sua capacidade

Divulgação/ANA

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora os 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares.

O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta quinta-feira (11), indica que as reservas hídricas superficiais totais do RN acumulam 1.852.570.178 m³, correspondem a 42,33% da capacidade total de reservação dos mananciais potiguares monitorados. No dia 11 de fevereiro de 2020, as reservas hídricas do RN somavam 950.421.609 m³, percentualmente, 21,77% da sua capacidade total.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior manancial localizado no RN, acumula 1.210.736.386 m³, equivalentes a 51,02% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. No início de fevereiro do ano passado o reservatório estava com 524.843.309 m³, correspondentes a 22,12% da sua capacidade.

Já Santa Cruz do Apodi, segunda maior barragem do Estado, reserva 163.794.460 m³, correspondentes a 27,31% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No mesmo período do ano passado o manancial estava com 109.976.674 m³, equivalentes a 18,34% do seu volume máximo.

A barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 205.186.974 m³, equivalentes a 70,07% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No mesmo período de 2020, o reservatório estava com 82.769.791 m³, que correspondiam a 28,27% do seu volume total.

A barragem de Pau dos Ferros acumula 11.209.226 m³, equivalentes a 20,44% da sua capacidade total, que é de 54.846.000 m³. No mesmo período do ano passado o reservatório estava seco.

O reservatório Marechal Dutra, localizado em Acari, reserva 8.781.416 m³, correspondentes a 19,77% da sua capacidade total, que é de 44.421.480 m³. No mesmo período de fevereiro o manancial estava com 3.016.254 m³, percentualmente, 6,79% da sua capacidade.

O açude de Lucrécia acumula 6.121.330 m³, equivalentes a 24,73% da sua capacidade total, que é de 24.754.574 m³. No mesmo período do ano passado o reservatório estava com 1.376.245 m³, que correspondiam a 5,56% da sua capacidade.

Já o açude Mendubim, localizado em Assu, acumula 55.480.211 m³, o correspondente a 70,72%, dos 77.357.134 m³, que são a sua capacidade total. No mesmo período de fevereiro o manancial estava com 55.966.636 m³, percentualmente, 72,35% do seu volume total.

O reservatório Dourado, localizado em Currais Novos, reserva 4.939.317 m³, equivalentes a 47,85% da sua capacidade total, que é de 10.321.600 m³. No mesmo período do ano passado o açude estava com 305.736 m³, que correspondiam a 2,96% do seu volume máximo.

O açude Santana, localizado em Rafael Fernandes, acumula 5.040.000 m³, correspondentes a 72% dos 7.000.000 que compõem a sua capacidade total. No mesmo período do ano passado o reservatório estava seco.

O reservatório Apanha Peixe, localizado em Caraúbas, represa 7.766.667 m³, equivalentes a 77,67% da sua capacidade total, que é de 10 milhões de metros cúbicos. No mesmo período de fevereiro do ano passado o açude estava com 6.533.333 m³, percentualmente, 65,33% da sua capacidade.

Os reservatórios, monitorados pelo Igarn, que estão com níveis acima dos 60% são: Riacho da Cruz II, localizado em Riacho da Cruz, com 73,01; Encanto, localizado em Encanto, com 62,52%; Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, com 58,27%; Rodeador, localizado em Umarizal, com 57,31% e Morcego, localizado em Campo Grande, com 52,83%.

Os mananciais monitorados pelo Igarn, que estão com volumes inferiores a 10%, por tanto na situação de nível de alerta, são: Zangarelhas, localizado em Jardim do Seridó, com 6,77%; Flechas, localizado em José da Penha, com 4,86%; Itans, localizado em Caicó, com 4,33% e Esguicho, localizado em Ouro Branco, com 0,56%.

Nos açudes que estão completamente secos são apenas dois: Inharé, localizado em Santa Cruz e Trairi, localizado em Tangará. O reservatório Passagem das Traíras, permanece em obras não sendo possível a acumulação de água no reservatório.

Situação das Lagoas

A lagoa de Extremoz, responsável pelo abastecimento de parte da zona norte de Natal, está com 10.182.251 m³, correspondentes a 92,4% da sua capacidade total, que é de 11.019.525 m³.

Já a lagoa do Bonfim, localizada em Nísia Floresta, que fornece água para a adutora Monsenhor Expedito, acumula 42.063.950 m³, equivalentes a 49,92% da sua capacidade total, que é de 84.268.200 m³.

A lagoa do Boqueirão, localizada em Touros, acumula 9.375.524 m³, correspondentes a 84,66% da sua capacidade total, que é de 11.074.800 m³.

11/02/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Pesquisa avalia contágio de profissionais de odontologia pela covid-19

Por Ascom CCS

Reunir dados que permitam avaliar a situação dos profissionais da odontologia quanto à contaminação decorrente do enfrentamento da covid-19 no período de março de 2020 até o presente momento. Esse é o objetivo de um questionário que está sendo aplicado pelo Departamento de Odontologia (DOD) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os interessados em contribuir com a pesquisa devem responder o questionário on-line.

Denominada Prevalência da Contaminação dos Profissionais da Odontologia pelo Covid-19 no Estado do Rio Grande do Norte, a pesquisa é coordenada pelo professor Adriano Germano (DOD/UFRN). Também atua nesse trabalho a doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas (PPGCO/UFRN), Maria Antônia Rêgo de Freitas. O público-alvo dessa enquete são profissionais da rede pública e privada que atuam como cirurgião-dentista, técnico em saúde bucal, auxiliar de saúde bucal, técnico em prótese dentária e auxiliar de prótese dentária cadastrados no Conselho Regional de Odontologia (CRO-RN) e com atuação no RN.

O questionário é composto por 31 perguntas, e os interessados têm até dia 7 de março para respondê-lo. A partir da coleta, tabulação e análise desses dados, será possível quantificar o número de profissionais contaminados pelo novo coronavírus, avaliar o risco ocupacional quanto ao desenvolvimento de doenças infectocontagiosas e orientar políticas públicas em relação a questões de biossegurança.

11/02/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Filha percebe que vacina não foi aplicada na mãe e denuncia no ato

REPRODUÇÃO/RECORD TV

Do R7

Uma mulher de 88 anos não recebeu a aplicação da dose da vacina contra o novo coronavírus enquanto a enfermeira colocou a agulha em seu braço, e a filha da idosa denunciou o caso no ato. As informações são da Record TV.

Como mostram as imagens obtidas pela reportagem, a enfermeira chegou a colocar a agulha em Florami de Oliveira, mas não aplicou a dose do imunizante. O caso ocorreu em Goiás.

Ao perceber o erro, a filha de Florami reclamou e pediu para que a vacina fosse aplicada corretamente. A enfermeira, então, assumiu a falha e Florami recebeu a vacina.

Veja o momento em que a enfermeira coloca a agulha sem aplicar a dose:

https://twitter.com/balancogeral/status/1359885382955991041?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1359885382955991041%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fpublish.twitter.com%2F%3Fquery%3Dhttps3A2F2Ftwitter.com2Fbalancogeral2Fstatus2F1359885382955991041widget%3DTweet

11/02/2021
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Mega-Sena, concurso 2.343: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio acumula em R$ 11 milhões

Foto: Arte G1

Por G1

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.343 da Mega-Sena, que foi realizado nesta quarta-feira (10) em São Paulo. Para o próximo sorteio, que acontece neste sábado (13), o prêmio previsto para as apostas vencedoras é de R$ 11 milhões.

As dezenas sorteadas foram: 04 – 31 – 42 – 45 – 49 – 56.

A Quina teve 24 apostas ganhadoras e cada uma leva R$ 83.892,90

A Quadra teve 2.507 apostas vencedoras e cada uma recebe R$ 1.147,31

10/02/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

IMD abre 100 vagas para curso online sobre redes celulares 5G

Assunto amplamente discutido em todo o mundo, as redes celulares de quinta geração (5G) é o tema do mais novo curso de formação do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). Fruto de parceria internacional com a gigante tecnológica Huawei, o projeto, intitulado de “5G Training RN”, está com 100 vagas abertas, mais cadastro reserva, para aulas online e gratuitas.

Com inscrições abertas até o dia 21 deste mês, disponíveis por meio do link, o processo seletivo é aberto a qualquer pessoa, desde que esta tenha cursado, pelo menos, mais de uma disciplina relacionada a redes de computadores ou telecomunicações em cursos técnicos ou de graduação.

O projeto oferecerá aulas com o intuito de capacitar os alunos para a prova de certificação HCIA 5G da Huawei – exame cuja aprovação qualifica profissionais em diferentes áreas e garante a estes certificados emitidos pela própria multinacional chinesa.

Para se inscrever no processo, não é necessário estar matriculado em instituição de ensino específica e as vagas, dado o ensino remoto, podem ser preenchidas por candidatos oriundos de qualquer lugar do Brasil. O curso também tem como alvo profissionais da área de redes e telecomunicações e terá duração de dois meses e meio, indo de março até maio deste ano.

Seleção

Regido pelo Edital nº 008/2021, o processo de seleção consistirá em avaliação de documentação comprobatória. Dentre os quesitos a serem avaliados, encontram-se experiência de atuação profissional, formação acadêmica e certificações diversas em tecnologia.

O resultado final será divulgado no dia 27 deste mês, por meio do portal do IMD, na aba “Editais”. As matrículas estão previstas para acontecer até o dia 05 de março.

10/02/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

MPRN recomenda suspensão de carnaval em Touros, São Miguel do Gostoso e Rio do Fogo

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que não haja festejos de carnaval nos municípios de Touros, São Miguel do Gostoso e Rio do Fogo. O objetivo é reduzir aglomerações em virtude da pandemia da Covid-19. Com essas cidades, já são sete as que não deve haver festejos carnavalescos após recomendação do MPRN. Antes, recomendações semelhantes já tinham sido expedidas para Caicó, Timbaúba dos Batistas, Serra Negra do Norte e São Fernando.

As recomendações levam em consideração a nova tendência de alta de novos casos de coronavírus em todo Estado do RN, bem como o aumento do percentual de ocupação de leitos clínicos e críticos nas redes pública e privada do Estado.

Dessa forma, o MPRN recomenda a suspensão imediata de quaisquer eventos de massa, públicos ou privados, promovidos ou patrocinados pelo ente público ou por particular, envolvendo as festividades do carnaval, que impliquem em aglomerações de pessoas, por meio da edição de Decreto Municipal.

Além disso, o MPRN recomenda que cada Prefeitura intensifique a fiscalização quanto a não realização de eventos e a adoção das medidas de segurança sanitária, como distanciamento social e uso obrigatório de máscaras, com vistas a garantir o controle da epidemia. Os Municípios também devem adotar providências para ampliar a testagem e notificação de todo e qualquer caso ou óbito suspeito, confirmado ou descartado Covid-19, observado o prazo preconizado de até 24h, por todos os profissionais de saúde, para realizar a notificação.

O MPRN também recomendou que as Prefeituras fortaleçam e intensifiquem as ações da Vigilância Epidemiológica local com vistas a monitorar o comportamento da epidemia do coronavírus na localidade e que realize busca ativa de casos suspeitos de Covid-19, Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e rastreio de contatos por meio das equipes de atenção primária em saúde.

Foi concedido o prazo de cinco dias para que seja encaminhada resposta ao MPRN sobre da adoção das medidas constantes das recomendações.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros