09/10/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Turismo do RN comemora a alta ocupação para o feriadão

FOTO: ASSECOM/SETUR-RN

O Rio Grande do Norte apresenta alta ocupação dos meios de hospedagem nos principais destinos turísticos do Estado, durante o feriado prolongado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A data deve ser a melhor para o setor do Turismo desde o início da retomada das atividades.

Para a secretária de Estado do Turismo, Aninha Costa, o aumento da procura é reflexo do trabalho de promoção do RN feito pela Setur e Emprotur (Empresa Potiguar de Promoção Turística), em onze estados brasileiros, com a campanha Visite Rio Grande do Norte. “Nosso plano de retomada foi pioneiro, acertamos ao comunicar que somos um destino seguro, para turistas e moradores. Esses feriadões são ótimos termômetros para nos prepararmos para a alta temporada que virá”, contou a titular da pasta.

No Aeroporto de Natal, serão esperados 15 mil viajantes, contando a partir desta sexta-feira (09) até terça-feira (13). Estão previstos para o período 104 pousos e decolagens, sendo 18 extras para atender a demanda. De acordo com a Inframérica, atual administradora do Aeroporto, a previsão é de que o movimento seja 47,7% maior que em 7 de setembro, quando 10.077 pessoas circularam pelo aeroporto potiguar.

Na rodoviária da capital potiguar os números também são positivos. São esperados 14 mil embarques e 11 mil desembarques. Dentro do Rio Grande do Norte, as cidades mais procuradas são: Tibau do Sul (Pipa), São Miguel do Gostoso, Touros, Macau e Areia Branca. “O volume de passageiros será cerca de 8% maior do que no último feriado. Esse movimento significa que as pessoas estão mais seguras para voltar a viajar de ônibus, o que nos alegra”, disse Reinaldo Brasil da Rocha, gerente da Rodoviária de Natal.

Um dos destinos mais procurados, a Praia da Pipa, está com 100% de ocupação para o período. A informação é da Associação dos Hoteleiros – ASHTEP, que representa 80% dos meios de hospedagem e 2.800 leitos no município. “As pessoas estão conscientes sobre o respeito às medidas de prevenção, distanciamento social, uso de máscaras e higienização frequente das mãos. Nossa expectativa é de que tenhamos um feriado tranquilo”, destacou o presidente da ASHTEP, Walderson Borges.

09/10/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Programa Novos Caminhos: IMD oferece 9,3 mil vagas para cursos gratuitos em TI

Iniciativa do Ministério da Educação (MEC), o Programa Novos Caminhos, em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), está oferecendo 9,3 mil vagas para sua 4ª turma de cursos online e gratuitos em Tecnologia da Informação (TI).

As oportunidades abrangem três tipos de formação: programação web e para dispositivos móveis e desenvolvimento de jogos eletrônicos. As inscrições, que podem ser feitas por meio do site do programa, seguem abertas até o dia 21 deste mês.

A seleção acontecerá mediante sorteio, cujo resultado será divulgado no dia 22. As aulas online estão previstas para começarem no dia 02 de novembro e somam cargas horárias que variam entre 200h a 240h. Todos os formados recebem certificados do programa.

As vagas são distribuídas da seguinte forma: 4,2 mil para o curso de programação web, 2,7 mil para programação de dispositivos móveis e 2,4 mil para as formações em desenvolvimento de jogos eletrônicos.

Novos Caminhos

O Novos Caminhos é uma iniciativa que oferece formação para qualquer pessoa que tenha a qualificação exigida. Com o intuito de promover capacitações frente às novas demandas profissionais do mercado, o programa forma profissionais para o futuro, abrangendo conhecimentos técnicos em diversas áreas.

Além dos cursos do IMD, a UFRN também oferece, pelo Novos Caminhos, formação online na área de aquicultura – piscicultura e produção comercial de peixes ornamentais –, cursos ministrados pela Escola Agrícola de Jundiaí.

09/10/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Dia do Nordestino celebrado na LBV, com forró e alimentos para idosos

A Legião da Boa Vontade (LBV), celebrou o Dia do Nordestino, comemorado em 08 de outubro, com uma programação toda especial, dedicada aos idosos integrantes no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, Vida Plena, por serem grupo de risco nesse momento de pandemia, a entidade fez uma surpresa chegando em cada lar.

A celebração contou com a visita domiciliar da Equipe de Referência da LBV, que juntamente com os músicos José Ferreira do Acordeon, no triângulo Kellyson Costa e na zabumba Benício Machado, trio de forró pé de serra, levou a alegria e esperança aos lares de dezenas de idosos atendidos pela Instituição.

No ato da visita, os idosos receberam uma cesta de café da manhã, acompanhada das músicas como Luar do Sertão, Vida de Viajante, que retrata o caminhar do povo Nordestino, além de proporcionar aos idosos um dia de alegria e muita emoção, respeitando todas as medidas de segurança da Organização Mundial da Saúde – OMS.

A senhora Margarida Fernandes da Cunha, 75 anos, assistida pelo serviço da LBV, disse que foi a maior felicidade, em receber a Instituição em seu lar. “Não esperava receber tanto carinho da LBV em minha casa, foi uma surpresa. Fico triste não poder ir para a Instituição, mas vieram até a minha casa. A LBV, é minha família, só gratidão”, afirma.

Já para a idosa que integra o Vida Plena da LBV, a senhora Maria da Conceição Silva da Costa, 79 anos, relembrou dos encontros promovidos pela LBV, em sua Unidade no Bairro Dix-Sept Rosado, na qual ela participa das atividades, e hoje não pode sair de casa, devido a pandemia. “Que alegria a LBV em minha casa, está sempre conosco. Sou feliz na LBV, participamos de dezenas de atividades que nos fazem muito bem, alto astral é tudo de bom, meu muito obrigada”, declara.

A LBV, há 70 anos valorizando a cultura brasileira, por meio de sua Missão, “promover Desenvolvimento Social, Solidário e Sustentável, Educação e Cultura, Arte e Esporte, com Espiritualidade Ecumênica, para que haja Consciência Socioambiental, Alimentação, Segurança, Saúde e Trabalho para todos, no despertar do Cidadão Planetário”.

Neste momento, sua Boa Vontade é o caminho para que mais pessoas se previnam desse vírus e tenham condições de o enfrentarem com força e saúde.

Por isso, a Solidariedade não pode parar, a LBV solicita a todos que continuem ajudando, para que mais famílias sejam amparadas com a sua generosidade, e possam enfrentar esse momento desafiador.

Faça a sua doação, acessando o site www.lbv.org, ou pelo telefone: (84) 3613.1655.

09/10/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Brasil deve ter novo recorde de produção na safra de grãos 2020/21

O 1º Levantamento da safra de grãos 2020/21 mostra que o Brasil deve ter uma produção recorde no período. A produção está estimada em 268,7 milhões de toneladas, volume 4,2% maior que o recorde da safra 2019/20, que totalizou 257,7 milhões de toneladas de grãos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A área cultivada também deve aumentar. A estimativa é de um crescimento de 1,3% o que corresponde a 879,5 mil hectares a mais. Na safra de grãos 2020/21 o plantio deve ocupar 66,8 milhões de hectares.

“Sabemos que a produção brasileira é de grande importância para o abastecimento mundial e nacional e nossos dados fazem parte do planejamento de agentes de mercado e também dos governos”, disse o presidente da Conab, Guilherme Bastos.

Soja

A projeção é que o Brasil se mantenha como o maior produtor mundial de soja. A produção para a safra de grãos 2020/2021 é estimada em 133,7 milhões de toneladas.

“As cotações de soja seguem em alta em diversas praças do Brasil. Nossa expectativa é que com todo esse cenário de alta tenhamos realmente uma expansão da área de soja para a safra 2020/21”, disse o presidente da Conab.

Milho

A colheita total de milho deve atingir 105,2 milhões de toneladas, a maior da série histórica, com aumento de 2,6% sobre a anterior.

Arroz

A Conab estima que a área ocupada com o cultivo de arroz deve crescer 1,6%. Porém, pode haver queda na produtividade com uma redução de 4,2% no volume colhido por hectare. Com isso, a produção nacional de arroz será de 10,885 milhões de toneladas, ajustada ao consumo previsto.

Feijão

A área plantada pode ter pequeno aumento, mas a produtividade pode recuar. Com base nos dados atuais, a Conab estima produção semelhante ao consumo. A produção de feijão é distribuída em três safras, assim, pode ter ajustes ao longo do ano. A soma das três safras é esperada em 3,126 milhões de toneladas, o que representa redução de 3,2% em relação a temporada passada.

Plano Safra 2020/21

Em três meses, produtores rurais, cooperativas e agroindústria contratam R$ 73,8 bilhões do Plano Safra 2020/2021 para financiar as atividades. O valor representa 28% em relação ao mesmo período anterior.

08/10/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Porto de Natal atinge recorde histórico de movimentação em setembro

É com satisfação renovada, que a Companhia Docas do Norte (CODERN) vem a público divulgar que, no mês de setembro, o Porto de Natal quebrou seu recorde de movimentação de cargas, atingindo a marca histórica de 107.643 toneladas, em comparação a uma média mensal de cerca de 35 a 40 mil toneladas.

A direção da CODERN cumprimenta a todos que contribuíram para o feito, em especial aos nossos clientes, fruticultores, operadores portuários e Órgãos que operam conosco.

08/10/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Aposta simples feita em Abreu e Lima leva Mega-Sena de R$ 103 milhões, diz Caixa

Por G1 PE

Uma aposta simples, de seis números, ganhou o prêmio de R$ 103.029.826,38 do concurso 2.306 da Mega-Sena, realizado na quarta-feira (7), segundo a Caixa Econômica Federal. A aposta foi feita na Abreu e Lima Loterias, no bairro do Fosfato, na cidade de Abreu e Lima, no Grande Recife.

A loteria fica localizada em uma das principais vias da cidade, a Avenida Duque de Caxias. Na manhã desta quinta-feira (8), o local teve um grande movimento de pessoas, que especulavam o que fazer com tanto dinheiro.

As dezenas sorteadas foram: 03 – 19 – 28 – 33 – 57 – 58.

A Quina teve 258 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 28.428,45.

A Quadra teve 15.713 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 666,83.

07/10/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Lacen já realizou mais de 47 mil exames para diagnóstico da Covid-19

SANDRO MENEZES/ASSECOM-RN

O Laboratório Central do RN (Lacen), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), realizou até o momento 47.992 exames por RT-PCR – considerado padrão-ouro para diagnóstico da Covid-19 –  em pouco mais de 6 meses, o que gera uma média mensal aproximada de 8 mil exames por essa metodologia. Destes, 35,4% foram positivos e 64,3% negativos. Agosto e setembro foram os meses com maior testagem com 11.476 e 9.852 exames liberados, respectivamente.

Os dados foram apresentados por Derley Galvão, diretor administrativo do Lacen, nesta quarta-feira (07). Desde o início do mês de outubro, a média diária de recebimento de amostras pelo laboratório é de 345, mas a unidade possui capacidade para realizar até mil amostras por dia.

“Estamos conseguindo liberar os resultados do RT-PCR no mesmo dia ou em até 24 horas, o que mostra o planejamento e preparo da equipe. O Governo do Estado investiu cerca de 2 milhões de reais em equipamentos e estamos conseguindo realizar os exames de forma regionalizada também”.

Para a sorologia por quimioluminescência, a Rede Laboratorial de Saúde Pública, que compreende o Lacen e os Laboratórios Regionais de Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros, analisou, até o momento, 16.498 amostras. De acordo com Derley, este exame é mais sensível e específico e consegue diferenciar de forma mais efetiva as imunoglobulinas IGg e IGM, que indicam se a pessoa teve contato mais tardio ou mais recente com o vírus.

Números 

De acordo com o boletim epidemiológico da Sesap, nesta quarta-feira (07), foram 71.898 casos confirmados para Covid-19, 39.508 suspeitos e 152.109 descartados. Até o momento foram confirmados 2.412 óbitos, com 6 novos óbitos registrados do boletim de ontem para hoje, sendo 1 óbito nas últimas 24h e um total de 316 óbitos em investigação.

A taxa de ocupação de leitos está em 38%. Até o final da manhã desta quarta (7), existem 209 pessoas internadas em leitos críticos e clínicos em unidades de saúde públicas e privadas do estado.

Por região de saúde, a ocupação de leitos está em 32% na região Metropolitana, 55% no Oeste, 60% no Alto Oeste, 40% na região do Seridó, Mato Grande com 50% e Trairi/Potengi e Agreste estão sem pacientes internados em leitos de UTI.

O índice R(t) – que determina o potencial de propagação do vírus – está em 1,01 para o RN como um todo. Os índices por região: Mato Grande (0,90), Trairi/Potengi (0,82), Região Metropolitana (1,01), Vale do Açu (0,78), Seridó (0,97) e Oeste (0,85), Agreste (0,76) e Alto Oeste (0,99). Os dados são do Laboratório de Inovação Tecnológica (LAIS) da UFRN.

“A Região Metropolitana com índice acima de 1 é uma situação de alerta. Estamos acompanhando e vigilantes. O RN está num patamar que ainda não é o satisfatório, com algumas oscilações e uma média diária de 200 casos por dia. Precisamos manter o distanciamento, as medidas de biossegurança e a proteção dos vulneráveis”, disse o secretário de saúde, Cipriano Maia.

Doação de sangue

Outro tema discutido na coletiva de imprensa desta quarta-feira (07) foi a importância da doação de sangue mesmo em meio a pandemia. De acordo com Miriam Mafra, Diretora de Apoio Técnico do Hemonorte, o estoque da unidade está 50% abaixo do necessário.

“A continuidade desse gesto de amor e cidadania é de suma importância. Precisamos em média de 800 bolsas de sangue por dia e só temos 400. Estamos seguindo todos os protocolos de segurança, reduzindo a quantidade de atendimentos por hora e realizando agendamento por telefone ou pelo site do Hemonorte”, frisou.

O agendamento de doações de sangue pode ser feito pelo telefone 3232-6733 ou no endereço eletrônico: hemonorte.rn.gov.br

07/10/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Caern suspende abastecimento em Alto do Rodrigues nesta sexta-feira (9)

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai realizar nesta sexta-feira (9), a partir das 7h30, manutenção preventiva com a substituição dos registros dos filtros da Estação de Tratamento de Águas de Alto do Rodrigues.

Para que seja feita a manutenção, o abastecimento da cidade será paralisado durante todo o dia. Por isso, a Caern recomenda para os usuários que utilizem a água de forma racional enquanto o trabalho é realizado. O prazo para a substituição do equipamento é até o fim do dia e para a normalização do abastecimento, até 48 hores após o serviço.

07/10/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Nelter destaca importância hídrica do “Projeto Seridó”

Durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (6), o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) realizou pronunciamento sobre o “Projeto Seridó”, importante iniciativa que implantará infraestrutura hídrica em todo seridó potiguar, acabando de vez com o histórico desabastecimento na região.

Em sua fala, o emedebista destacou grande atuação de Paulo Varela, técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e ex-diretor da Agência Nacional das Águas (ANA), na construção do projeto.

Dando prosseguimento às suas explanações, o parlamentar mostrou que, para ser executado, o “Projeto Seridó” custará em torno de R$ 300 milhões e que o Governo do Estado não dispõe de tal montante de recursos. Queiroz também externou interesse do Governo Federal, através do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, em licitar e executar o Projeto.

Em diálogo mantido com o deputado Francisco do PT, Nelter Queiroz tomou conhecimento da disponibilidade da governadora Fátima Bezerra (PT) em repassar o projeto para o Governo Federal, dando assim um importante passo pra sua viabilização.

07/10/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Estágio: prazo para inscrição em seleção para áreas de Design Gráfico e Webdesign termina nesta sexta (9)

Termina nesta sexta-feira (9) o prazo de inscrições para a seleção de estagiários de pós-graduação remunerados realizada pela Secretaria de Comunicação Social (Secoms) do Tribunal de Justiça do RN. São ofertadas duas vagas, sendo uma vaga para a área de Design Gráfico e uma vaga para a área de Webdesign.

Podem participar estudantes matriculados em programas de pós-graduação relacionado às áreas de Tecnologia de Informação e Comunicação, Comunicação Social, Publicidade e Artes.

Veja AQUI o edital completo.

As inscrições poderão ser realizadas até sexta-feira, 9 de outubro, por meio do site www.tjrn.jus.br/selecaoestagio. Também poderão ser feitas presencialmente pelos candidatos, na Sala do Cerimonial (localizada no prédio sede do TJRN, Praça 7 de Setembro, s/n° – 2º andar – Centro, em Natal), nos 7 e 9 de outubro, das 8h30 às 13h.

A seleção dos candidatos será realizada mediante uma prova discursiva de caráter eliminatório e classificatório. Os nove primeiros colocados passarão por uma entrevista pessoal, em que se analisará exclusivamente a aptidão do candidato para a vaga, conforme as demandas da unidade e o perfil acadêmico desejado, de caráter eliminatório, examinando-se, ainda, o currículo e portfólio do candidato.

Condições

A carga horária do estágio será de seis horas diárias e 30 semanais. A jornada será exercida das 8h às 14h ou das 12h às 18h. O estágio tem duração de um ano, prorrogável por mais um ano.

O estagiário receberá mensalmente bolsa-auxílio, atualmente no valor de R$ 1.874, e auxílio-transporte, atualmente no valor de R$ 127,60.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros