O Brasil avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 em todas as etapas de ensino. O ensino médio foi o que teve o maior avanço. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.
Em 2017, o indicador nacional de qualidade da educação do ensino médio foi de 3,8 pontos. Em 2019, alcançou 4,2 pontos. A melhoria nas taxas de aprovação foi um dos responsáveis pelo resultado assim como os resultados da avaliação desta etapa de ensino no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O estudo contou com 28,8 mil escolas sendo que a maioria das 7,5 milhões de matrículas estavam na rede estadual.
Desde 2009, as médias do ensino médio estavam praticamente estagnadas para as disciplinas avaliadas: Língua Portuguesa e Matemática. Mas na edição de 2019, as notas subiram 10 e 7 pontos, respectivamente.
“Estamos caminhando para o final de um ciclo de avaliação. Em 2021 será a última aplicação do Ideb atual. Em 2022, estaremos fazendo o último anúncio, divulgação do Ideb tradicional, e com isso a gente vai por ver qual o esforço a União, os estados e municípios fizeram, juntos, desde 2007, quando essas metas foram pactuadas, e que estado vamos entrega a educação em 2022”, disse o presidente do Inep, Alexandre Lopes.
Medido a cada dois anos, o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice final varia de 0 a 10.
Para ter um bom resultado no Ideb, é preciso ter baixas taxas de reprovação e de abandono de estudos e bons resultados no Saeb. As escolas, municípios e estados têm suas metas individuais, calculadas a partir de cada realidade socioeconômica.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, pediu atenção aos números e disse que está aberto ao diálogo. “Olhamos com muito critério a respeito de cada região, de cada estado de uma maneira muito isenta e todas baseado em números não fictícios, em números muito verdadeiros”, disse ministro da Educação, Milton Ribeiro.
“Repito o que tenho dito, nos do governo Bolsonaro não somos donos da verdade, temos uma linha, um propósito em relação a educação em relação a princípios, valores, mas acredito que cada um dos educadores, dos secretários pode nos ajudar e as portas do MEC estarão abertas a todos os representantes da educação do Brasil, dos estados e municípios”, ressaltou.
Ideb por etapas de ensino
Apesar do Ideb 2019 revelar avanços em todas as etapas do ensino, apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, cumpriu a meta de qualidade nacional estabelecida.
Nos anos iniciais do ensino fundamental o índice bateu a meta nacional de 5,7 ao passar de 5,8 em 2017 para 5,9, em 2019. Essa etapa de ensino conta com 15 milhões de alunos e 109 mil escolas. Nove unidades da Federação alcançaram Ideb maior ou igual a 6 nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo teve o melhor desempenho, com 6,7 pontos.
Nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb avançou de 4,7 em 2017 para 4,9 em 2019. No entanto, ficou abaixo da meta fixada para a etapa de 5,2. Nessa fase, são testadas 61,8 mil escolas e 11,9 milhões de estudantes. Sete estados conseguiram cumprir suas metas individuais, entre eles, Goiás, Amazonas e Alagoas.
No ensino médio, a meta era de 5 pontos. Em 2019, o índice foi de 4,2 frente aos 3,8 de 2017. O destaque foi Goiás, único estado a atingir a meta individual.
Saeb 2019
Por meio de testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de desempenho do conjunto de estudantes avaliados em Língua Portuguesa e Matemática. Cerca de 5,6 milhões de estudantes participaram desta edição do Saeb, o que representa 80% do total esperado. Das 72.990 escolas previstas, foram divulgados resultados de 62.769.
Nove unidades da Federação conseguiram alcançar as médias do Brasil em todas as disciplinas e etapas de ensino: Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No entanto, quase todos os estados do Norte e do Nordeste do país ficaram abaixo da média.
O desempenho do ensino médio brasileiro no Saeb 2019 foi o melhor entre as etapas de ensino. O ensino fundamental teve crescimento nas médias de Matemática e a média dos anos finais da etapa também evoluiu em Língua Portuguesa.
O presidente do Inep lembrou que esse ano foram anunciadas mudanças no Saeb. “Com o novo Saeb as avaliações serão em todos os anos da educação básica, desde o 2° ano do fundamental até o 3° ano do ensino médio. As avaliações vão ocorrer todos os anos e não mais a cada dois anos. Todas as áreas do conhecimento também, não ficaremos mais restritos a Língua Portuguesa e Matemática”, explicou Alexandre Lopes. De acordo com Inep, as mudanças serão implementadas, de forma progressiva, nos próximos cinco anos.
Em nova atualização da incidência da covid-19 no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), nesta terça-feira (15), registra taxa geral de ocupação de leitos críticos de 39%. Por região, a ocupação é de 36% na Metropolitana e no Oeste, no Mato Grande e Agreste há 0% de ocupação. Já no Alto Oeste a ocupação é de 70%, enquanto na região Trairi/Potengi é 18%; e Seridó, 64%.
No sistema Regula RN, até às 11h40, quatro pacientes aguardavam avaliação do prestador para ser transferido a um leito crítico e um aguardava avaliação para ser encaminhado a um leito clínico. Atualmente, 243 pessoas estão internadas em leitos críticos e clínicos em unidades públicas e privadas.
Os dados epidemiológicos apontam para 65.647 casos confirmados da doença no Estado. Os suspeitos chegam a 30.054, enquanto 127.108 foram descartados. A Covid-19 já causou a morte de 2.324 potiguares (2 nas últimas 24 horas) e 282 óbitos estão em investigação.
Em relação à taxa de transmissibilidade, o site do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde aponta para uma R(t) de 0,87. Três regiões de saúde continuam com o indicador acima de um (Oeste, Alto Oeste e Seridó).
A cidade de Jardim do Seridó teve suspensão do abastecimento nesta terça-feira (15). A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está trabalhando no conjunto motobomba, da Estação de Bombeamento, da captação Passagem das Traíras. A previsão é religar o sistema às 17h, desta quarta-feira (16). Após religar, são necessárias 24 horas para regularização do abastecimento.
O Blog do BG divulgou nesta terça-feira (15) mais uma pesquisa eleitoral e administrativa realizada dos municípios potiguares voltada para as eleições desse ano. Dessa vez os números são da cidade de Jucurutu em um estudo produzido pelo instituto Seta. E o primeiro dos levantamentos foram as intenções de voto para prefeito.
No cenário estimulado, ou seja, com o eleitor tendo acesso a um disco com os nomes dos pré-candidatos, Iogo Queiroz, filho do ex-prefeito Júnior Queiroz, aparece em primeiro com 42,9% das intenções de voto.
Em segundo aparece o prefeito Valdir Queiroz, “o liso”, com 23,9%. Os demais pré-candidatos não atingiram a margem de erro amostral da pesquisa. Brancos e nulos somaram 11%. Já o total dos que não souberam ou não opinaram sobre o levantamento somou 19,2%.
No cenário espontâneo, com o eleitor falando o primeiro nome que lhe vem à cabeça, sem acesso aos nomes dos pré-candidatos, Iogo Queiroz lidera com 37,2%.
Em segundo aparece o prefeito Valdir Medeiros com 20,9%. Brancos e nulos somaram 20%. Já o total de indecisos ficou em 19,2%. Outros nomes não atingiram 1%, cada.
Para a realização do estudo foram entrevistados 400 eleitores de todas as regiões de Jucurutu no dia 8 de setembro. Os números apresentados foram calculados com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos e com intervalo de confiança de 95%, o que quer dizer que, se levada em consideração a margem de erro, a pesquisa tem 95% de chances de retratar o cenário real da cidade. A pesquisa do instituto Seta, divulgada pelo Blog do BG, foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-00504/2020.
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, no Rio Grande do Norte, acabou com um saldo positivo mesmo durante a pandemia do novo Coronavírus. O índice de cobertura chegou a 94,34%, segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira (14), pelo IDIARN – Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN.
Com a pandemia, a primeira etapa da campanha teve seu prazo prorrogado até junho para vacinação e até agosto para declaração dos rebanhos, garantindo uma maior adesão por parte dos produtores. O resultado foi significativo, e o Rio Grande do Norte manteve uma das maiores coberturas vacinais em todo o país.
O resultado se deve ao esforço realizado por todas as equipes que trabalharam juntas nesta primeira etapa. “Agradecemos todo o apoio e comprometimento das equipes de fiscais e técnicos do Idiarn, EACS (Escritórios de Atendimento), Emater, Secretarias de Agricultura dos municípios, associações de criadores, sindicatos rurais, lojas revendedoras e de todos os produtores do Rio Grande do Norte, disse Mario Manso, diretor-geral do Instituto.
“Foi um trabalho coletivo, os agropecuaristas entenderam a importância da vacinação mesmo em um período tão difícil como esse de pandemia, e as equipes trabalharam juntas garantindo que o resultado final fosse positivo para a agropecuária do Estado”, ressaltou Mario Manso.
A segunda etapa da campanha de 2020 contra a aftosa acontecerá durante o mês de novembro em todos os municípios do Rio Grande do Norte. Nesta etapa, a vacinação será obrigatória apenas para os animais de 0 a 24 meses. Porém, os demais animais também deverão ser declarados.
O criador que deixou de declarar seu rebanho deverá se dirigir a qualquer escritório do Idiarn para regularizar a situação de inadimplência.
O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça, Gerânio Gomes, apresentou novos números que demonstram o tamanho da adesão ao trabalho remoto pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Norte durante a pandemia do novo coronavírus.
Entre 20 de março e 31 de agosto, a Setic registrou 51.100 acessos remotos à rede do TJRN por meio do uso de VPN. Com esta ferramenta, magistrados e servidores podem acessar de seus computadores pessoais, onde estiverem, os sistemas internos do tribunal e até arquivos de sua estação de trabalho.
O secretário explica que o usuário tanto pode se conectar à rede por diversas vezes como manter uma única conexão. Além disso, sistemas web como o PJe e o Sigajus dispensam a necessidade de conexão com a rede do TJRN, ou seja, não é preciso usar o VPN para utilizá-los.
Sistemas
As estatísticas de acessos e de movimentações nos sistemas judiciais (como o PJe e o SAJ) e administrativos demonstram que os usuários se adaptaram a essa nova realidade.
De acordo com os dados da Setic, de 20 de março a 31 de agosto, foram ajuizados 71.500 novos processos no sistema PJe 1º Grau e outros 27.420 no sistema PJe 2º Grau.
No mesmo período o número de movimentações processuais no PJe realizadas pelos servidores foi de 4,039 milhões de movimentos no 1º Grau e de 515 mil no sistema do 2º Grau.
Suporte
Durante a pandemia, a Setic segue assegurando o serviço de suporte aos usuários. Foram registrados 30.507 atendimentos pelo Agile até o dia 31 de agosto. De acordo com Gerânio Gomes, apenas 10% desses chamados necessitam de atendimentos presenciais. Há técnicos atuando nas unidades, conforme escala de trabalho.
Além da resolutividade por meio remoto, o secretário responsável pela Setic aponta ainda que houve uma queda na média mensal de chamados em relação ao ano de 2019, caindo de 7.500 chamados/mês para cerca de 5.500 em 2020.
Gerânio atribui essa diminuição a uma redução de problemas, como a aquisição de novos computadores reduzindo assim chamados relacionados a equipamentos, e à consolidação da nova versão do sistema PJe, bem como a uma maior experiência dos usuários no uso da ferramenta.
Outra ação relacionada ao suporte dos usuários externos do sistema PJe foi a designação de contatos junto ao Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e Procuradorias do Estado e do Município de Natal. Caso esses usuários designados pelas instituições – uma espécie de referência interna para recebimento de solicitações – abram chamados, eles são atendidos com prioridade pelo Agile.
Ajuda também o fato de que muitas demandas são hoje resolvidas pelas próprias equipes de informática dessas instituições do sistema de justiça, havendo um maior número de replicadores de conhecimento sobre o PJe fora da equipe de TI do Poder Judiciário.
A Cosern abre nesta segunda-feira (14), no site da concessionária (www.cosern.com.br), as inscrições para a seleção de um curso gratuito de Eletricista de Redes com 50 vagas (sendo 25 para Natal e 25 para Mossoró) que será ministrado pelo SENAI RN no período de outubro de 2020 a janeiro de 2021.
As aulas teóricas serão ministradas em formato EAD e as práticas do curso serão realizadas nas instalações do CTGÁS, em Natal (Av. Capitão Mor Gouveia, 2779, Lagoa Nova), e em Mossoró nas instalações do SENAI (R. José Leite, 100, Abolição).
Mulheres e homens candidatos à seleção precisam ter mais de 18 anos, Ensino Médio completo, carteira de habilitação definitiva (categoria B, C ou D) e disponibilidade para cursar as aulas diurnas.
O prazo de inscrições para seleção, feitas exclusivamente no site da Cosern, encerra no dia 18 de setembro e o processo seletivo será realizado conforme local e horário a ser divulgado pelo SENAI, parceiro no processo.
O Curso da Escola de Eletricistas de Redes da Cosern é gratuito e terá aulas virtuais e práticas presenciais ministradas das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta, com carga horaria total de 480 horas. Depois de formados, os eletricistas aprovados passarão a fazer parte do “Banco de Talentos” da Cosern para possíveis oportunidades de trabalho.
Inscrições:
As inscrições serão gratuitas e realizadas exclusivamente via internet, exclusivamente no site da Cosern (www.cosern.com.br) das 09 horas do dia 14/09/2020 às 18 horas do dia 18/09/2020 ou até atingir o número limite de 300 (trezentos) inscritos no município de Natal e 300 (trezentos) inscritos para a turma no município de Mossoró. No Link dentro do site o candidato deverá optar por escolher realizar o Processo Seletivo para Natal ou em Mossoró.
O prazo de vencimento da segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos automotores (IPVA) 2020 para quem optou pelo parcelamento vence nesta terça-feira (15), independente do número final da placa do veículo. A data limite é válida para quem não quitou o tributo no prazo regular e acabou se enquadrando no calendário prorrogado. O boleto pode ser verificado no site do Detran-RN (www.detran.rn.gov.br) ou pelo aplicativo da Nota Potiguar (https://np.set.rn.gov.br/). O calendário parcelado vai até dezembro.
O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN), resolveu prorrogar o vencimento desse imposto de março para agosto deste ano como forma de minimizar os efeitos da pandemia para o contribuinte no período mais agudo da doença. a Covid-19. Aqueles proprietários que já iniciaram o pagamento de forma parcelada e que não conseguiram cumprir com as parcelas podem retomar a quitação conforme o novo calendário, cujos vencimentos ocorrem sempre ao dia 15 de cada mês, exceto em novembro quando o vencimento é no dia 16. Nesse caso, o tributo atrasado não terá o valor alterado.
Porém, o subdiretor de controle de IPVA da SET, Carlos Alberto Gomes, ressalta que essa regra da prorrogação do prazo de vencimento não é válida para todos os veículos. Aqueles adquiridos em 2020 não entram nesse calendário, que engloba os veículos usados e comprados até o ano passado.
Para imprimir o boleto, o processo é bem simples. O contribuinte pode verificar no app Nota Potiguar ou acessa o portal do Detran-RN, clica na opção ‘consulta de veículos e boletos’. Em seguida, informa a placa do veículo e o Renavam. O próximo passo é escolher a geração de guia (pagamento nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, correspondentes Pagfácil, Lotéricas, Caixas Eletrônicos e Internet Banking). Correntistas do Banco do Brasil também podem fazer o pagamento pelo aplicativo ou site, através do caminho: pagamentos/ impostos e taxas/ débitos veículos / Rio Grande do Norte/ débitos de veiculos, informar Renavan e placa..
Nessa guia, também já vem o total com o desconto obtido na Nota Potiguar, cujo percentual máximo é de 10%, para aqueles proprietários que participam da campanha e destinaram os pontos no ano passado para essa finalidade. Os descontos oferecidos pela Nota Potiguar representaram uma renúncia fiscal de R$ 1,25 milhão, que deixam de ser recolhidos de 21.613 veículos beneficiados.
A opção de parcelamento é feita no momento da geração do boleto. Para verificar as datas e o prazo para enquadrar as parcelas que por ventura estavam em atraso, basta consultar o novo calendário com as datas postergadas no endereço da Set.
O empreendedor que necessita do licenciamento ambiental no Rio Grande do Norte agora pode iniciar o processo de forma virtual, por meio do Sistema de Licenciamento Ambiental Eletrônico (SISLIA). Com o objetivo de fortalecer o Licenciamento do Estado e permitir a legalização ambiental das empresas, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema otimizou a ferramenta para que o Sistema alcance todas as atividades, autorizações, certidões e licenças ambientais.
Para a governadora Fátima Bezerra, neste momento de retomada da economia, é preciso pensar em formas de contribuir com a classe produtiva, além de ser um compromisso do Governo do RN a modernização dos órgãos e secretarias estaduais. “O Idema é um órgão estratégico e foi uma prioridade nossa suprir essa deficiência histórica de investimento nesse órgão. Esse investimento permite não somente aos grandes empreendedores desburocratizar os processos, como também há o alcance para os pequenos, porque evita que as pessoas tenham que se deslocar de regiões mais afastadas da capital para iniciar o processo que até então só era feito presencialmente. Com a implantação da tecnologia, nós desburocratizamos e interiorizamos uma parte essencial no processo de investimento no setor produtivo”, destacou.
A abertura e acompanhamento dos processos administrativos de licenciamento ambiental, outros atos administrativos de viabilidade e/ou autorizativos passam a contar com essa importante ferramenta, que garantirá o requerimento, análise e conclusão do processo de maneira totalmente eletrônica e poderá ser acessada de qualquer lugar através da internet. O SISLIA pode ser acessado por meio do site sistemas.idema.rn.gov.br/sislia.
Segundo o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, a Lei do Licenciamento Ambiental, que é de 2013, estipulava a informatização do processo em prazo de três anos, entretanto só se tinha feito a primeira fase para empreendimentos de menor porte. Agora, a ferramenta contempla a todos os tipos de empreendimentos, garantindo mais eficiência no licenciamento e mais agilidade para o setor.
Por solicitação da atual gestão do Instituto, a equipe de Tecnologia da Informação (TI), melhorou os fluxos, criando padronizações e com isso, simplificou as etapas iniciais do licenciamento. Além das funcionalidades novas implantadas no Sistema, a equipe integrou a plataforma Comunic@ ao SISLIA para facilitar a experiência do usuário, onde o empreendedor ou seu representante poderá trocar informações com o órgão em seus processos.
“Todas as atividades licenciadas pelo Idema se enquadram no SISLIA. Anteriormente, o Sistema atendia somente alguns tipos de modalidades simplificadas, mas com as mudanças que fizemos e os investimentos em tecnologia, é possível dar entrada em praticamente todos os processos que atualmente tramitam no Idema na atual versão do sistema. Quem deseja empreender no RN pode realizar o pedido de licença, por meio do Sistema e dessa forma facilitar o acompanhamento das etapas do processo pelo interessado”, disse Aguiar.
O novo SISLIA proporcionará diversos benefícios aos usuários, servidores e toda a sociedade. Entre as vantagens oferecidas com a nova plataforma estão a interação entre órgão ambiental e empreendedor, via sistema; comunicação integrada dos usuários do sistema com órgão ambiental; a padronização e automatização das exigências; disponibilização automática da licença; a eliminação de pastas físicas; facilidade de acesso e acompanhamento das etapas do processo pelo solicitante.
Além destes benefícios, o novo SISLIA é um sistema que dará mais transparência com a disponibilização de informações, promoverá a gestão dos processos de forma mais eficiente e mais segura, análises simultâneas de processos e também gerará economia para o órgão e ao empreendedor.
De acordo com o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, o momento de pandemia, em que devemos evitar aglomerações, mais do que nunca, o órgão pede prioridade na abertura de processos de Licenciamento Ambiental através da plataforma eletrônica. “Organizamos nossa Central de Atendimento, assim como os outros setores, para que o empreendedor não seja prejudicado. A evolução do SISLIA chega para contribuir efetivamente com a classe produtiva”, completou o diretor.
SISLIA
O Sistema de Licenciamento Ambiental Eletrônico permite ao empreendedor realizar o licenciamento ambiental de forma virtual para os diversos tipos de licenças ambientais existentes. O empreendedor deve fornecer informações e anexar documentos digitais, os quais serão analisados a fim de verificar a conformidade da atividade com a legislação ambiental e a viabilidade ambiental do empreendimento.
Confira os tipos de procedimentos administrativos atualmente acessíveis via sistema:
Licença Simplificada (LS), Licença Simplificada Prévia (LSP), Licença Simplificada de Instalação e Operação (LSIO), Renovação de Licença Simplificada (RLS), Licença de Regularização de Operação (LRO), Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI), Licença de Operação (LO), Licença de Instalação e Operação (LIO), Renovação de Licença de Operação (RLO), Declaração de Inexigibilidade (INEX), Declaração de Dispensa de Licença (DL), Autorização Especial (AE), Autorização de Captura de Material Biológico (ACMB), Autorização para Uso do Fogo Controlado (AFOG), Certidão Negativa de Débitos Ambientais e Declaração de Tramitação Processual.
PASSO A PASSO
O SISLIA fica disponível no link sistemas.idema.rn.gov.br/sislia/, mas também pode ser acessado na página inicial do site www.idema.rn.gov.br. O interessado deve escolher o seu tipo de documento, baixar o checklist que contém as informações essenciais para abertura do processo, preencher, anexar a documentação solicitada pela Central de Atendimento do Idema para dar entrada no seu pedido. Todo o processo que antes era realizado presencialmente agora será feito de forma eletrônica. O empreendedor receberá avisos pela ferramenta Comunic@ até a sua finalização, por isso deverá manter sempre atualizado seus dados cadastrais como razão social, telefone, endereço e e-mail.
O Ministério do Meio Ambiente autorizou o repasse de R$ 232 milhões para obras e ações de saneamento básico do programa Lixão Zero. Os recursos, viabilizados nessa quarta-feira (9), são do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e têm origem no Fundo Nacional de Mudanças do Clima (FNMC).
Somado aos R$ 350 milhões liberados em agosto, o novo repasse representa um recorde histórico no volume ofertado pelo banco nas linhas do Fundo Clima, totalizando ainda o maior repasse já realizado pelo Ministério num mesmo ano.
Com o recurso liberado, o BNDES soma R$ 570 milhões repassados em 2020 para financiamento reembolsável de projetos públicos e privados voltados à mitigação da mudança do clima e à adaptação aos seus efeitos adversos.
“No âmbito do programa Lixão Zero, esse repasse é uma ação importante do Governo Federal para a mitigação das mudanças do clima, uma vez que os lixões são grandes emissores de gases de efeito estufa, além de contaminarem o solo, as águas e causarem problemas para a saúde dos brasileiros”, explicou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Os novos empreendimentos referentes ao repasse podem ser inscritos junto ao BNDES, devendo passar por uma fase de habilitação do proponente e também pela aprovação do projeto. “A partir de outubro, faremos uma divulgação ativa para que interessados em investir na melhoria do tratamento de resíduos sólidos nas cidades brasileiras possam se cadastrar junto ao banco e fazer jus a esse recurso”, afirmou o presidente do BNDES, Gustavo Montezano.