Os cidadãos que fizeram solicitação do auxílio emergencial do Governo Federal poderão acompanhar, a partir desta terça-feira (5), os seus pedidos por meio dos portais oficiais do governo. O portal já está no ar e disponível para pesquisas do CPFs dos requerentes. O objetivo é dar transparência ao procedimento de análise, processamento, homologação e pagamento.
Os requerentes poderão acompanhar todo o detalhamento dos pedidos como: resultados, datas de recebimento e envio dos dados pela Caixa à Dataprev e vice-versa, além da motivação da negativa do benefício. A análise da segunda solicitação também poderá ser acessada.
Aplicativo
Dos 46 milhões de solicitações, a Dataprev transmitiu o resultado de 44,9 milhões à Caixa, após homologação do Ministério da Cidadania. Os cadastros são referentes ao período de 7 a 22 de abril. Os dados foram enviados em vários lotes à instituição.
Atualmente, 2,3% do total do Grupo 1 estão em processamento adicional em função da complexidade de cenários e cruzamentos.
São 1,04 milhão de solicitações: 38 mil cadastros concluídos entre 7 a 10 de abril; um mil, de 11 a 17 de abril; e um milhão, de 18 a 22 de abril. Os técnicos dos dois órgãos seguem dedicados à conclusão da análise das informações nesta semana.
Nova Remessa
A finalização do processamento dos requerimentos apresentados entre os dias 23 e 30 de abril, por meio do aplicativo e portal da Caixa (Grupo 1), estão previstos também para o final da semana.
Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Governo do Estado do RN sobre as medidas restritivas relacionadas ao novo coronavírus (Covid-19), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande o Norte (CBMRN) vem reforçando ações de conscientização e de combate ao vírus em diversos municípios do Estado.
Em Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros, os bombeiros estão visitando locais aglomerados para orientar a população sobre a necessidade do isolamento social para conter a proliferação da pandemia. “Estamos realizando ações de conscientização e fazendo a nossa parte no combate ao novo coronavírus, sempre explicando para a população as recomendações dos órgãos de saúde e do Governo do Estado. Agora com o novo decreto e a obrigatoriedade do uso de máscaras, as atividades preventivas serão intensificadas ainda mais”, disse o comandante do 2° Grupamento de Bombeiros, major Alcione Araújo.
Além conscientizar as pessoas que estão em filas na frente de agências bancárias, casas lotéricas, feiras e supermercados, os militares estão usando alto-falantes com uma mensagem pedindo que as pessoas permaneçam em casa. Em Caicó, por exemplo, o alerta sonoro já estava sendo feito desde o último dia 21 de março.
Atualmente a corporação está atuando na logística e no transporte para a distribuição de cestas básicas e materiais imprescindíveis de segurança no combate ao coronavírus, como as máscaras e o álcool 70%. Na capital e região metropolitana, o serviço de orientação está sendo feito diariamente pelos guarda-vidas, dando ênfase nas praias do litoral.
Em vários países que apresentaram a pandemia, o início do problema foi ligado a situações de aglomeração. Por isso, a maior orientação é cancelar reuniões e eventos que não sejam imprescindíveis. Logo, é necessário evitar ambientes fechados e lotados, como teatros, cinemas e até mesmo os locais de trabalho. Além do isolamento social, lavar as mãos constantemente, espirrar ou tossir tampando o rosto com a parte interna do cotovelo são orientações essenciais na tentativa de conter o avanço do vírus.
Departamento Penitenciário Nacional publicou nesta terça-feira (5) edital para concurso com 309 vagas de nível médio e superior, com salários iniciais de R$ 6.023,23 para agente federal de Execuções Panais e R$ 5.865,70 para especialistas. Os candidatos aprovados poderão ser distribuídos em cinco presídios federais, entre eles o de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
A seleção oferece vagas para os cargos de Especialista Federal em Assistência à Execução Penal, nas especialidades de Enfermagem (9), Médico Clínico (1), Médico Psiquiatra (1), Odontologia (1), Psicologia (1), Serviço Social (1) e Terapia Ocupacional (1), todos de nível superior. Já para nível médio, são 294 vagas para o cargo de Agente Federal de Execução Penal.
Conforme o edital (veja aqui), as inscrições serão abertas entre os dias 15 de maio e 05 de junho de 2020, pelo site do Cebraspe, com valor de R$ 120,00 para o cargo de agente e R$ 130,00 para o cargo de especialista.
A prova objetiva e discursiva para ambos os cargos (especialista e agente), será realizada nas 26 capitais do país e no Distrito Federal, além dos municípios de Mossoró, no Rio Grande do Norte e Catanduvas, no estado do Paraná, no dia 06 de setembro de 2020.
O Teste de Aptidão Física (TAF) também será realizado em todas as capitais, em data a ser divulgada. Já o Curso de Formação será realizado em local a ser divulgado posteriormente pelo órgão.
“Os candidatos serão lotados na Sede do DEPEN, em Brasília/DF, ou em uma das cinco penitenciárias federais, localizadas nas cidades de Brasília/DF, Campo Grande/MS, Catanduvas/PR, Mossoró/RN e Porto Velho/RO, de acordo com o interesse e a necessidade da Administração”, informa o edital.
O Município de Caicó, através da secretaria municipal de Saúde e integrado as outras secretarias municipais continua trabalhando em vários setores da sociedade no enfrentamento da pandemia do COVID-19, o novo Coronavírus.
A mais recente ação é a colocação de tendas em frente à Caixa Econômica, através da secretaria de Infraestrutura, com a finalidade de melhor organizar as longas filas existentes atualmente e evitando aglomerações, sendo uma medida de prevenção ao Coronavírus. A Infraestrutura também colocou banheiros químicos no local.
A secretaria de Saúde identificou a necessidade de ampliar a colocação de tendas para um melhor atendimento para a população e em uma nova adequação também interditou o trecho das entradas entre os sinais da Av. Cel. Martiniano e Renato Dantas, evitando o trânsito de veículos naquela área.
Os clientes devem respeitar o distanciamento enquanto esperam para adentrarem na agência. O trabalho conta com a participação de colaboradores da gestão municipal que estão no local para organizar as filas, sendo feito também o trabalho de higienização com as pessoas.
Pelo sétimo ano seguido no Brasil, a campanha Maio Amarelo deste ano terá como foco os profissionais da saúde, segurança e que prestam serviços essenciais. Com o tema Perceba o risco, proteja a vida, definido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a campanha reforça que é fundamental pensar na saúde e na segurança dos profissionais da saúde e de serviços essenciais à população, dos condutores que estão expostos diariamente no trânsito para manter o abastecimento em todo o país e que entregam alimentos, medicamentos e suprimentos necessários neste período.
O Denatran reforça que o objetivo é de orientar quem transita diariamente na ruas ou rodovias com informações de como prevenir acidentes. Para tanto, devido ao momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) o órgão vai disponibilizar o material de orientação por meio digital, podendo ser usado pelos órgãos de trânsito e gestores municipais, a serem veiculadas nas redes sociais e nos portais, além de outros canais que o Município queira utilizar.
Para evitar aglomeração, as ações presenciais de conscientização da campanha serão realizadas apenas em setembro, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), órgãos de trânsito e outros órgãos do governo federal. A principal característica do Movimento Maio Amarelo é a mobilização da sociedade com ações nas ruas, vias e rodovias de todo o país durante o mês.
As prefeituras e suas Secretarias de Trânsito e Mobilidade, os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), Departamentos de Estradas e Rodagem (DERs), os demais órgãos que executam ações, bem como a imprensa, estão empenhados no sentido de evitar a disseminação da pandemia do coronavírus. Por isso, realizar o Maio Amarelo com a mobilização que tradicionalmente ocorre – como caminhadas, ações educativas, palestras, seminários, apresentações de teatro, entre outras atividades presenciais com a participação de instituições de ensino – não será viável.
Os interessados em contribuir com a divulgação dos materiais digitais produzidos e que tenham interesse nessa parceria, podem enviar e-mail para o Denatran: educacaodenatran@infraestrutura.gov.br até 15 de maio. O órgão reforça a importância de se respeitar a capacidade máxima de 20Mb, nos formatos PDF, JPEG ou MP4.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) está realizando ações para proteger os seus profissionais, adotando o trabalho remoto e ampliando o alcance das orientações e material elaborado para orientar os Municípios durante o período de crise. O material está disponível em site específico sobre a temática.
O Pleno do TJRN, após eleição na sessão telepresencial desta quarta-feira (6), indicou os juízes Geraldo Antônio da Mota e Maria Neíze de Andrade Fernandes para os cargos de juiz titular e juiz suplente do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN). A votação que definiu os dois nomes ocorreu de forma unânime.
A definição ocorre em virtude do fim do biênio do juiz José Dantas de Paiva naquela Corte, agora em 25 de maio. Ele conclui sua atuação na Corte Eleitoral potiguar, ficando na cadeira de integrante daquele Pleno no biênio 2018/2020. A partir de abril de 2019, passou a atuar concomitantemente como ouvidor do TRE/RN.
O juiz Geraldo Mota sucederá ao colega José Dantas de Paiva, na titularidade, e a juíza Maria Neíze Fernandes será sua suplente, substituindo Mota nesta categoria.
Saiba mais
O TRE/RN é um colegiado de sete integrantes, sendo dois desembargadores (presidente e vice/corregedor), dois juízes estaduais, um juiz federal e dois juízes da classe jurista, oriundos da advocacia.
A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe encerra no dia 8 de maio em todo o país, e apenas 36% (5,6 milhões) do público prioritário foi vacinado nesta etapa, faltando ainda cerca de 10 milhões de pessoas. O Ministério da Saúde alerta que a população deve ir até um posto de saúde para receber a vacina contra gripe, independente da pandemia da COVID-19. Os estados e municípios estão preparados para oferecer a vacina de forma segura aos grupos prioritários.
A meta é vacinar 90% de todos os públicos previstos para as três fases da campanha. A segunda fase da vacinação é direcionada aos povos indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Motoristas e cobradores, caminhoneiros e portuários devem buscar a vacinação, independente do seu estado ou município de residência, em qualquer serviço público de vacinação, fixo ou móvel, pois transitam em todo o país. Recomenda-se a apresentação de algum documento comprobatório, como carteira de trabalho, o contracheque com documento de identidade, a carteira de sócio (a) dos sindicatos de transportes, carteira de habilitação (categorias C, D ou E), registro no Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) ou declarações dos serviços onde atuam.
Até o momento, os profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores), caminhoneiros e portuários registraram a menor procura na segunda fase da campanha. Foram 467 mil doses aplicadas, sendo que a estimativa é vacinar 2,6 milhões desses profissionais.
O registro e monitoramento das doses aplicadas no sistema de informação é de grande importância. Até o momento, cinco municípios dos estados de Rondônia, Amazonas e Pará ainda não registraram nenhuma dose aplicada no sistema de Informação.
As pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de apresentação de prescrição médica.
Desde segunda-feira (4), todas as agências da Caixa funcionam com horário estendido, de 08h às 14h. O banco tem orientado a população a evitar chegar muito cedo o que gera longos períodos de espera e aglomerações.
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, reforçou que todas as pessoas que chegarem às agências durante o horário de funcionamento serão atendidas. “Não precisa chegar de madrugada. A maior movimentação é sempre de manhã, então, vamos procura também chegar um pouco mais tarde e ter a certeza e a tranquilidade de que, se chegar, será atendido”.
No próximo sábado (9), mais de 2 mil agências em todo país vão abrir para atendimento do auxílio emergencial.
Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, já houve redução das filas e da movimentação nas agências do banco em todo o país. Ele avaliou que um dos motivos de grande demanda nas agências é o saque nas poupanças digitais que já chegou a 5,1 milhões.
“Estamos próximo de normalizar todo o pagamento de todas as pessoas com conta digital, ou seja, aquelas pessoas que não tinham contam em banco antes e que receberam pela Caixa pela primeira vez. São pessoas que conhecem pouco de como se faz um saque, é uma demanda muito grande de conversa, de explicação”, disse.
Os beneficiários estão recebendo a primeira de três parcelas de R$ 600 do auxílio.
Pagamento da segunda parcela
De acordo com Pedro Guimarães, a expectativa é que o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial ocorra de forma mais tranquila e com menos aglomerações nas agências bancárias.
Cerca de 3 mil funcionários do banco foram direcionados para o atendimento nas agências mais críticas. Além disso, a Caixa informou que estão sendo contratados novos 4.800 vigilantes (desse total, 2 mil já estão alocados) e 889 recepcionistas para reforçar a orientação e o atendimento ao público.
O presidente da Caixa disse que estão em discussão mudanças para o calendário do segundo pagamento. “Esse primeiro pagamento foi onde tinha uma série de ajustes para serem feitos, mas estamos muito confiantes em relação ao segundo”, disse Guimarães.
Das 18,5 milhões de contas de poupança digital criadas pela Caixa para pagamento do auxílio emergencial do Governo Federal, 16,5 milhões já tiveram movimentação como saques, transferências e pagamentos.
Nenhum apostador acertou os seis números da Mega-Sena sorteados nesta terça-feira (5) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo.
Os números sorteados no concurso 2.258 foram: 01 – 05 – 07 – 14 – 23 – 26.
Na quina, 113 apostadores ganharam R$ 19.496,62. Os 6.772 ganhadores da quadra receberão o prêmio individual de R$ 464,75.
A estimativa de prêmio do próximo concurso é de R$ 56 milhões para quem acertar as seis dezenas da Mega-Sena. O concurso 2.259 será na quinta-feira (7).
As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em lotéricas ou pela internet.
O Ministério da Saúde registrou 114.715 casos de coronavírus e 7.921 mortes provocadas pela doença no Brasil até as 20h desta terça-feira (5), segundo informações foram atualizadas e repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde todo o país.
São consideradas recuperadas após contraírem a doença 48.221 pessoas, o que representa 42% do total de casos confirmados. Atualmente, estão em acompanhamento outras 58.573 pessoas (51,1%) e 1.579 óbitos permanecem em investigação.
Nas últimas 24 horas foram 6.935 casos novos e 600 novos óbitos, sendo que a maior parte é referente a outros períodos, mas foi inscrita de ontem para hoje. Assim, nas últimas 24h ocorreram, de fato, 76 óbitos.
Apesar de muitos municípios do país ainda não registrarem casos da doença, de forma geral, o coronavírus está presente em todos os estados do país. Atualmente, São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 34.053 casos e 2.851 mortes. Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 12.391 casos e 1.123 óbitos. O estado que registra menos notificações é Mato Grosso do Sul, com 283 confirmações de casos e dez mortes. Tocantins, agora, tem 303 casos e sete mortes.
Situação dos casos de coronavírus até hoje – 05/05/2020
▶️ 114.715 diagnosticados com COVID-19
▶️ 7.921 óbitos (6,9%)
▶️ 58.573 em acompanhamento* (51,1%)
▶️ 48.221 recuperados* (42,0%)
▶️ 1.579 óbitos em investigação
*estimativas sujeitas a revisão.