26/03/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

UFRN adquire kits e começa a testagem para Covid-19

A UFRN começou a realizar nessa quarta-feira, 25, testes para detecção do Covid-19 em pacientes do estado. Foram adquiridos kits para realização de três mil exames com recursos próprios da instituição e do seu Instituto de Medicina Tropical (IMT).

Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, todas as amostras estão sendo coletadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (LACEN/RN) e, em seguida, testadas no IMT e no Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT). Desde a semana passada, o DACT já estava atuando na identificação de arboviroses e outras infecções respiratórias para reduzir esta demanda do LACEN, que precisa concentrar sua força de trabalho nos exames de detecção do novo vírus.

De acordo com o chefe do DACT, Andre Ducati Luchessi, a força-tarefa com a realização de testes também na UFRN permite que a capacidade do Lacen possa ser aumentada. “Os três laboratórios estão processando três vezes o que o Lacen conseguiria processar em um único dia. Isso vai gerar um dinamismo muito grande”, conta. Para ele, a partir do momento que a UFRN chega com essa força-tarefa, ao lado do governo do Estado, por meio do Lacen, consegue ajudar a dar agilidade à situação. Ao demonstrar com rapidez os casos positivos e negativos, com números que se aproximam mais da realidade, os gestores têm maior condições de tomar as decisões, inclusive sobre a quarentena.

A diretora do IMT, médica Selma Jerônimo, chama atenção para a importância do esforço para acelerar o diagnóstico. Um paciente sem confirmação do novo coronavírus acaba ocupando leito no isolamento e ficando exposto ao risco de ser contaminado por quem realmente tem o vírus. “Esses testes são determinantes porque ajudam a distinguir os casos positivos de Covid-19. Com isso, temos condições de direcionar as pessoas acometidas para o tratamento adequado”, afirma Selma Jerônimo.

Francisco Paulo Freire Neto, farmacêutico-bioquímico do IMT, lembra que, o IMT também disponibilizou uma linha de teleatendimento para orientação das pessoas com sintomas respiratórios ou suspeita da Covid-19.  O serviço está disponível das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, através do telefone 3342-2300. “O IMT foi pensado para responder a essas emergências e tem mostrado que, quando há uma necessidade, está pronto para atuar com apoio da comunidade universitária que tem conhecimento para atuar com qualidade”, finalizou.

26/03/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

RN tem 19 casos confirmados pelo novo coronavírus

A Sesap confirma, nesta quinta-feira (26), 19 casos de coronavírus no Estado, 13 em Natal, quatro em Parnamirim e dois em Mossoró.

De acordo com o boletim epidemiológico, o número de casos suspeitos subiu para 1125, sendo 26 casos de pessoas residentes em outras regiões do país. Até o momento, foram 153 descartados.

O Governo do RN está realizando todos os esforços necessários para proteger a população. Faça a sua parte e ajude a combater a Covid-19. Fique em casa e não esqueça: lave as mãos frequentemente.

Confira aqui o boletim

26/03/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Prefeito decreta calamidade pública e estabelece regime de quarentena em São Gonçalo do Amarante/RN

Por 90 dias, a partir desta quarta-feira (25), data da publicação, o prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Paulo Emídio, o Paulinho, decretou calamidade pública no município em virtude da pandemia de Covid-19. O documento foi publicado no Jornal Oficial do Município (JOM) e ainda estabelece regime de quarentena.

Durante o período, que pode ser prorrogado, estão autorizadas a funcionar, exclusivamente, atividades privadas indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis à comunidade, como saúde, assistência social, transporte público e serviços de alimentação, sempre respeitando as medidas de proteção e prevenção ao coronavírus.

Ainda de acordo com o decreto, o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae) está autorizado a suspender cobrança e pagamento da tarifa de água e esgoto na categoria “residencial social”, ou seja, as famílias que têm renda per capta de até R$ 178,00, inscritas no programa Bolsa Família.

26/03/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Reserva hídrica da barragem Armando Ribeiro Gonçalves é superior a 27%

Foto: Reprodução

Localizada no Vale do Açu, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do Rio Grande do Norte, com capacidade para 2,40 bilhões de metros cúbicos, acumula 652 milhões, 654 mil, 987 metros cúbicos, o que corresponde a 27,50% da capacidade total do reservatório.

Nesse mesmo período do ano passado o manancial estava com 503 milhões, 957 mil, 333 metros cúbicos, que representavam 21% do volume máximo que a barragem consegue armazenar.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira, dia 25 de março, pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn).

Via blog Assú Todo

26/03/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Judiciário identifica 1.576 presos com problemas diversos de saúde no RN

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do Sistema Carcerário do Rio Grande do Norte e o programa Novos Rumos na Execução Penal, ambos do Poder Judiciário do RN, já identificaram 316 presos atualmente no regime fechado acometidos por doenças. Eles serão monitorados pelo GMF. No total, considerando todos os regimes, o número de apenados doentes no sistema prisional potiguar é de 1.576, segundo o levantamento.

A ação ocorre em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e foi iniciada por determinação da desembargadora Maria Zeneide Bezerra, que coordena do GMF.

De acordo com o juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, Fábio Ataíde, o trabalho conjunto identificou ainda 702 presos no regime aberto e 189 no semiaberto com problemas diversos de saúde. Ele aponta que apenas os presos do regime fechado serão monitorados pelo GMF.

O trabalho de identificação continua. O juiz corregedor ressalta que foi preciso uma tarefa trabalhosa de detalhamento com a situação de cada preso, uma vez que a lista encaminhada pela Secretaria de Administração Penitenciária não trouxe as informações de processo ou comarca dos apenados.

Outra ação que foi determinada pela desembargadora Zeneide Bezerra é para que os juízes avaliem a situação dos devedores de alimentos que se encontram no sistema prisional.

Providências

Inicialmente, o Grupo de Monitoramento e Fiscalização irá encaminhar ofício para 28 comarcas sobre a situação de saúde dos 316 presos do regime fechado já identificados.

A partir daí, num prazo de cinco dias, cada juiz fará uma análise dos casos sob sua jurisdição e, se necessário, buscará suporte da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), a qual irá subsidiar os magistrados com as informações que forem necessárias.

O objetivo é que os juízem decidam se mantêm os presos em algum situação especial ou concedem outra medida de acordo com o problema de saúde apresentado.

De acordo com o juiz Fábio Ataíde deverá haver um segundo ofício com mais presos deste regime, cerca de 200, número que pode variar.

26/03/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Caern esclarece que suspensão de cobrança atinge apenas a tarifa social

Diante de dúvidas suscitadas no público em geral e questionamentos de alguns meios de comunicação, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) esclarece que a cobrança de contas de água e esgoto continua normal.

A única alteração, divulgada na última sexta-feira (20) se refere à suspensão da cobrança dos clientes da categoria social, considerando o cenário de enfrentamento da crise do Covid-19 atualmente. A suspensão é por tempo indeterminado.

A decisão foi tomada como forma de beneficiar esse perfil de cliente, por se tratar de um público de baixa renda. Para ser enquadrado nessa categoria, o usuário tem que atender a pelo menos três dos seguintes requisitos:

– Usuário responsável pelo imóvel ser cadastrado em um dos programas sociais do Governo – Requisito Obrigatório.

– Imóvel com área construída igual ou inferior a 50 m².

– Existir no imóvel apenas um ponto de utilização de água, excetuando os destinados a descargas sanitárias.

– Não possuir reservatório elevado.

– Estar localizado em área urbana ou rural de baixa renda.

Aproximadamente 20 mil pessoas em todo o Estado são beneficiadas com fornecimento de água a preços reduzidos, dentro do programa de Tarifa Social da Companhia, uma das formas de garantir o acesso de água a todos, independentemente da renda.

26/03/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

RN implanta Central de Atendimento em saúde para atendimentos sobre coronavírus

Entra em funcionamento a partir desta quinta-feira (26), em todo o Estado, uma Central de Atendimento que será disponibilizada para a população e para estabelecimentos empresariais, a fim de esclarecer dúvidas e prestar acolhimento psicológico sobre o novo coronavírus. A Central também receberá doações que colaborem no combate à pandemia.

A ação do Governo do RN é uma iniciativa conjunta das Secretarias da Administração (Sead); da Saúde Pública (Sesap); do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas); e das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh), em parceria com a Interjato Soluções; o Instituto Bem-Te-Vi; a UFRN; a UnP e outras instituições de ensino, além de grupos voluntários formados por servidores públicos, psicólogos, professores e estudantes. Ao todo, são mais de 300 colaboradores envolvidos.

Para contatar a Central “Disque Prevenção ao Coronavírus”, basta telefonar para o número 3190-0700. Inicialmente, o serviço estará disponível no horário das 7h às 23h, podendo ser alterado futuramente, conforme viabilidade.

O objetivo é proporcionar apoio à sociedade, que poderá tirar dúvidas e receber, por exemplo, orientações sobre autocuidados, modos de prevenção e identificação de sintomas, visando minimizar, em um primeiro momento, a necessidade de ir a uma unidade de saúde. Dessa forma, evita-se o contato com outros pacientes e, consequentemente, possibilidades de transmissão do vírus, caso algum deles já esteja com a doença Covid-19.

Outra finalidade da central é prestar atendimento de apoio psicológico. Durante a pandemia, com as pessoas ficando mais tempo em casa, estão mais suscetíveis a implicações emocionais de uma quarentena e de aspectos psicológicos do isolamento. Por isso, psicólogos voluntários farão atendimento.

Para a secretária da Administração, Virgínia Ferreira, a ideia é proporcionar auxílio àquelas pessoas que estão se sentido ansiosas, angustiadas, confinadas por se sentirem em risco, por serem idosas, vulneráveis, imunossuprimidas, ou não terem uma rede de suporte para ajudar a atravessar esse momento. “Os esclarecimentos e o apoio emocional serão realizados por uma equipe de pessoas qualificadas que vão ouvir e orientar a população”, afirma.

Guararapes fez primeira doação

O terceiro propósito da central é organizar uma grande unidade para acolher doações que possam ajudar a combater a pandemia, desde gêneros alimentícios, vestimentas até material de limpeza e higiene pessoal. Serão prestadas orientações quanto aos pontos de recolhimento desses itens e quanto sua distribuição para a população mais necessitada e entidades envolvidas com esse público.

Duas mil unidades de batas de tecido, por exemplo, foram doadas nesta quarta-feira, 25, pelo Grupo Guararapes para a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN), configurando-se na primeira doação recebida pela central. As peças serão distribuídas para as unidades hospitalares que estão recebendo suspeitos de contaminação pelo coronavírus (sars-cov-2) e são destinadas para uso de pacientes. O material está armazenado na Unicat (Unidade de Agentes Terapêuticos) para posterior distribuição.

A Central “Disque Prevenção ao Coronavírus” representa também um esforço da professora Giovana Paiva, atualmente assessora técnica da Sead, que articulou junto aos grupos voluntários todos os segmentos dessa ação.

SERVIÇOS:

#1 Orientações e esclarecimentos sobre o coronavírus

Horário de atendimento: 7h às 23h

Coordenação: Larissa Araújo (Sesap) e Ângela Ferreira (UFRN)

 

#2 Acolhimento psicológico

Horário de atendimento: 8h às 23h

Coordenação: Ana Eloá (Sesap)

 

#3 Rede de doações voluntárias

Horário de atendimento: 8h às 23h

Coordenação: Joseane Bezerra (Sethas)

25/03/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Após 8 anos de seca, barragem sangra no Alto Oeste do Rio Grande do Norte

Foto: Reprodução

Após oito anos de seca, a barragem localizada no Sítio Poço Comprido, no município de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar, sangrou nesta quarta-feira (25).

As imagens foram gravadas por um morador da região e mostram o céu bastante nublado e a sangria da barragem.

Via Agora RN

25/03/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Prefeito Paulo Brasil entrega kits de trabalho aos agentes de saúde e os agentes de endemias em Caraúbas

Na tarde desta quarta-feira (25), o prefeito em exercício Paulo Brasil, iniciou a entrega de kits de trabalho aos agentes de saúde e aos agentes de endemia de Caraúbas.

O prefeito caraubense, ao lado do secretário municipal de Saúde, Kaisser Henrique Fernandes Pimenta, realizou a entrega do material de trabalho aos agentes de saúde do Centro e do Alto São Severino. Amanhã, quinta-feira 26, será a vez dos agentes de saúde dos bairros Sebastião Maltês e do Leandro Bezerra de receberem seus kits, como também, os agentes de endemias.

“A prefeitura de Caraúbas está disponibilizando esses kts aos profissionais da Saúde para que eles possam desempenhar suas atividades com toda comodidade e segurança, principalmente nesse período de ameaça do novo Coronavírus”, destacou Paulo Brasil.

Ao todo são 46 kits para agentes comunitários de saúde e 12 kits para os agentes de endemia, cada um deles contendo:

– 06 protetores solares;
– 02 protetores solares labiais;
– 01 máscara N95;
– 02 camisas de fardamento.

Kit endemia

– 01 camisa manga longa;

– 01 camisa manga curta;

– 06 protetores endemial;

– 03 protetores labial.

Total

– 92 camisas;
– 276 protetores solar;
– 138 protetor labial;
– 46 máscaras N95.

25/03/2020
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Jucurutu: MPRN expede recomendações para maximizar o combate à pandemia do Covid-19

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça da comarca de Jucurutu, editou duas recomendações que tratam de ações para maximizar o combate a pandemia do Covid-19 (coronavírus). Nos documentos, o MPRN destaca informação da secretaria municipal de Saúde de Jucurutu, constante do site oficial do ente público, sobre a notificação do primeiro caso de paciente jucurutuense suspeito de portar o vírus.

Na quinta-feira (19) foi realizada reunião conduzida pela Promotoria de Justiça da comarca, por meio de videoconferência, com representantes do Conselho de Saúde, e foi discutida a preocupação em relação ao funcionamento de atividades em estabelecimentos e eventos que aglomerem mais de 50 pessoas, a exemplo da Praça de Alimentação, Balneário Portal do Vale, Feira Livre (realizada aos sábados), encontros, eventos e cultos religiosos, bares, restaurantes, lanchonetes, boates e casas de festa.

O MPRN recomendou aos proprietários de bares, restaurantes e casas de shows da cidade que se abstenham de promover quaisquer eventos festivos que resultem em aglomeração acima de 50 pessoas, de modo a evitar a propagação da Covid-19, priorizando-se os atendimentos por meio de serviços de entrega.

Já a feira livre de Jucurutu, realizada aos sábados, deve ser dispersada em quantos locais se façam necessários, de modo a evitar a aglomeração acima de 50 pessoas em um só local.

Os proprietários de academias de ginástica da cidade devem suspender suas atividades pelo menos até o dia 2 de abril de 2020, nos termos do Decreto Estadual nº 29.541, sob pena das penalidades ali previstas e de incorrer em prática delitiva constante no Código Penal.

As fábricas de jucurutu devem adequar a sua produção às exigências de saúde pública especificadas pelo Ministério da Saúde e por decretos estaduais e municipal, adotando as medidas que se façam necessárias para impedir situações de aglomeração de pessoas, a exemplo da reformulação das escalas e rodízio de trabalho, redução de carga horária, adequação do espaço físico para assegurar uma distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas, suspensão de atendimento externo e utilização de serviços de entrega sempre que possível, além do fornecimento de equipamentos de segurança de acordo com os padrões recomendados pelo Ministério da Saúde, para assim reduzir o risco de contaminação.

Caberá à prefeitura de Jucurutu, por meio da vigilância sanitária, e às autoridades policiais civil e militar a adoção das providências no sentido de fiscalizar e assegurar o cumprimento das recomendações ministeriais, orientando e prevenindo a realização de condutas que se enquadrem em infrações, utilizando-se, dentro de suas atribuições, do poder-dever de polícia tanto quanto necessário.

MPRN


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros