11/02/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Publicada portaria que reajusta em 4,48% benefícios do INSS

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Agência Brasil

Os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão reajustados, em 4,48%. A decisão é retroativa a 1° de janeiro de 2020. Com isso, a partir de 1º de fevereiro, o salário de benefício e o salário de contribuição não poderão ser inferiores a R$ 1.045,00 nem superiores a R$ 6.101,06.

O reajuste atinge as pensões especiais pagas às vítimas da síndrome da talidomida, às pessoas atingidas pela hanseníase e aos benefícios de prestação continuada pagos pelo INSS correspondentes a aposentadorias, auxílio-doença e pensão por morte.

Portaria

A portaria que trata dos reajustes dos benefícios do INSS está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (11).

Ela prevê ainda que o valor da cota do salário-família por filho ou equiparado de qualquer condição, até 14 anos de idade, ou inválido de qualquer idade, a partir de 1º de janeiro de 2020, é de R$ 48,62 para o segurado com remuneração mensal não superior a R$ 1.425,56.

11/02/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Nelter Queiroz sugere audiência pública com presença da governadora para discutir Reforma da Previdência

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) sugeriu uma audiência pública com a governadora Fátima Bezerra (PT) para debater a Reforma da Previdência.

“Sugiro que seja convidada a governadora, com sua equipe para vir aqui na Assembleia e assim podermos discutir olho no olho e de forma democrática a Reforma da Previdência. O ideal é realizar uma audiência pública”, disse Nelter Queiroz.

Segundo o parlamentar, a governadora não vai receber os sindicatos para discutir o assunto. “Por isso sugiro uma discussão democrática entre os 24 deputados, a governadora, sua equipe e os sindicatos”, destacou o deputado.

11/02/2020
Por Danilo Evaristo em Caicó

Em Caicó, Programa Bombeiro Mirim atenderá crianças de 8 a 10 anos

FOTO: CBM/ASSECOM

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) destaca que além da faixa etária normal (12 a 14 anos) prevista na lei  nº 9.561, de 25 de outubro de 2011, o ‘Programa Bombeiro Mirim’, especificamente na cidade de Caicó, será mantido para as crianças de 8 a 10 anos.

Neste ano, 120 vagas serão ofertadas na cidade de Caicó. Para os alunos veteranos, as renovações acontecerão de 13 a 14 de fevereiro, das 08h às 17h. Já para os novatos, as matrículas serão abertas a partir do dia 17. As inscrições serão feitas na Sede dos Bombeiros Mirins, na rua João Diniz S/N, no bairro Paraíba.

O Programa é uma iniciativa de sucesso, e tem como objetivo orientar e instruir corretamente as crianças de como agir em emergências, além de proporcionar uma maior integração entre a corporação, escola, família e a sociedade.

Documentos necessários para inscrição

Cópia do RG e C.P.F do aluno e do responsável; cópia do comprovante de residência com CEP; declaração escolar; 01 (uma) foto 3×4; atestado de Aptidão Física; comprovação do tipo sanguíneo e fator RH; cópia do cartão do SUS; cópia do comprovante de residência dos pais ou responsáveis.

Para mais informações, ligue 98129-3888

11/02/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Em Caraúbas, prefeitura atende agricultores com 15 tratores realizando o corte de terra

De acordo com a prefeitura de Caraúbas, 15 tratores realizam o corte de terra na zona rural  do município.

O programa Terra Pronta tem garantido corte de terra gratuito para os agricultores fazendo com que todo agricultor tenha a possibilidade de produzir.

11/02/2020
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Mega-Sena: Ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 105 milhões

G1

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.232 da Mega-Sena, realizada no último sábado (8) em São Paulo. O prêmio acumulou.

Veja as dezenas sorteadas: 07 – 08 – 31 – 34 – 38 – 47.

A quina teve 111 acertadores; cada uma receberá R$ R$ 54.265,87. A quadra teve 8.685 apostas vencedoras; cada uma ganhará R$ 990,79.

O próximo concurso será nesta quarta-feira (12). O prêmio é estimado em R$ 105 milhões.

11/02/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

UFRN adia calendário da segunda chamada do Sisu

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) comunica o adiamento da divulgação dos convocados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), inicialmente prevista para esta segunda-feira, 10.

A suspensão ocorre pelo não recebimento da Lista de Espera da UFRN, que seria enviada pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 6 de fevereiro.

A lista foi disponibilizada na tarde desta segunda-feira, 10, e o novo calendário de convocação e cadastramento dos candidatos será divulgado nesta terça-feira, 11. Todas as informações sobre o Sisu na UFRN podem ser acompanhadas no Portal do Candidato: www.sisu.ufrn.br.

11/02/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Seleção de estágio: 3º Juízo Auxiliar de Natal convoca candidatos para fase de entrevistas

O 3º Juízo Auxiliar da comarca de Natal convocou nove candidatos para a fase de entrevistas da seleção para estagiário de pós-graduação realizada pela unidade, cuja oferta é de uma vaga. Veja AQUI a relação dos convocados.

A entrevista individual será realizada nesta quarta-feira (12), a partir das 8h30, na Sala de Audiências da 1ª Vara Criminal de Natal, localizada no subsolo do Fórum Miguel Seabra Fagundes, em Lagoa Nova.

Os candidatos devem comparecer portando documento oficial de identificação com foto, documento que comprove matrícula em curso de pós-graduação em Direito e Certidão Negativa de antecedentes criminais e de condenação por improbidade administrativa expedidas pela Comarca de Natal e também pela Justiça Federal no RN quanto aos antecedentes criminais.

11/02/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Sarampo: mais de 3 milhões de crianças e jovens devem se vacinar

Foto: Erasmo Salomão/MS

Interromper a transmissão do sarampo, eliminar a circulação do vírus e garantir altas coberturas vacinais são os objetivos da nova etapa da campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde. Neste momento, a convocação será para mais de 3 milhões de crianças e jovens na faixa etária de 5 a 19 anos, que devem se vacinar entre 10 de fevereiro e 13 de março. O Dia ‘D’ de mobilização está marcado para 15 de fevereiro, data em que os postos de saúde abrem no sábado para vacinar o público-alvo.

Com o conceito “Mais proteção para a sua família”, a campanha visa sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos, reforçando que o sarampo é uma doença grave e que pode matar. “A não vacinação, principalmente de crianças e jovens que dependem de responsáveis, resulta em graves problemas para a saúde da população jovem. É importante reafirmarmos a importância das pessoas irem atrás de proteção”, destacou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, destacou que, em 2019, o Brasil atingiu a meta de quase 96% de cobertura vacinal em crianças de 1 a 5 anos. “Precisamos continuar essa alta cobertura para as outras faixas etárias”, asseverou.

Para viabilizar a ação em todo o País, o ministério já encaminhou, neste ano, 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral, 9% a mais que o solicitado pelos estados. O quantitativo é destinado à vacinação de rotina, às ações de interrupção da transmissão do vírus e à dose extra chamada de ‘dose zero’ para todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.

Dados do Sarampo

Em 2019, 9% (526) dos municípios registraram 18.203 casos confirmados e 15 óbitos por sarampo, sendo 14 no estado de São Paulo e 1 em Pernambuco. Em relação aos casos, São Paulo também registrou o maior número de casos, 16.090 (88,4%) em 259 (49,2%) municípios, seguido dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Minas Gerais e Pará.

Atualmente, nove estados mantêm transmissão ativa do vírus do sarampo, sendo que, em 2020, cinco estados já confirmaram casos: São Paulo (77 casos), Rio de Janeiro (73), Paraná (27), Santa Catarina (22) e Pernambuco (3). Não houve óbitos até o momento. Os outros quatro estados (PA, AL, MG e RS) ainda não confirmaram casos em 2020, estando em monitoramento devido aos casos ocorridos em 2019.

Com informações do Ministério da Saúde

07/02/2020
Por Danilo Evaristo em Assú

Caern informa que Assú terá parada programada de abastecimento dias 12 e 13 de fevereiro

A cidade de Assú terá parada de abastecimento na quarta-feira (12), a partir das 7h da manhã com retorno previsto na manhã da sexta-feira (14).

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), através de empresa terceirizada, irá fazer um trabalho de interligação de adutora na Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade.

A recomendação é que a população esteja preparada para esta paralisação que se estenderá por 48 horas de forma ininterrupta. Após religar o sistema são necessárias 48 horas para total normalização do abastecimento, particularmente para as áreas mais altas de Assú.

07/02/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Sarampo começa segunda-feira (10)

Com o objetivo de proteger a população contra o sarampo, diante da circulação ativa do vírus da doença no país, o Ministério da Saúde, juntamente com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, realizará a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

A campanha conta com duas etapas, tendo a primeira delas início na próxima segunda-feira (10), prosseguindo até 13 de março, com o dia D de Mobilização Nacional em 15 de fevereiro.

Na primeira etapa, o público alvo de vacinação são as pessoas na faixa etária de 05 a 19 anos. Já a segunda etapa, que acontecerá no período de 03 a 31 de agosto será voltada ao público de 30 a 59 anos de idade, com o Dia D de Mobilização Nacional em 22 de agosto.

No Rio Grande do Norte, existe na primeira etapa um público de 55.800 pessoas que não se encontram imunizadas com a primeira dose do sarampo. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está unindo esforços com as secretarias municipais de saúde, para atingir a meta de vacinar no mínimo 95% dessa população.

“A realização dessa ação e a adesão do público-alvo é imprescindível para garantir a devida proteção da população contra o sarampo e possibilitar a interrupção da circulação do vírus no país, sendo esse um passo importante para a recertificação da eliminação da doença do Brasil”, explicou a responsável técnica pelo Programa Estadual de Imunizações, Katiucia Roseli.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros