18/11/2019
Por Danilo Evaristo em Esporte

Assuense Gabriel Veron é campeão mundial Sub-17 e ganha a Bola de Ouro como melhor jogador

Veron melhor jogador Mundial Sub-17 – Foto: Alexandre Loureiro/ CBF

Além da conquista do tetracampeonato, o Brasil também comemorou três prêmios individuais no Mundial Sub-17, incluindo o principal deles. O atacante Gabriel Veron, do Palmeiras, foi eleito o melhor jogador da competição e ficou com a Bola de Ouro. O jogador terminou a competição com três gols.

Os outros dois brasileiros premiados foram o o goleiro Matheus Donelli, que levou a Luva de Ouro como o melhor da posição, e o atacante Kaio Jorge, dono da Chuteira de Bronze como o terceiro artilheiro do torneio.

Globoesporte

16/11/2019
Por Danilo Evaristo em Esporte

Bragantino empata com o Criciúma e conquista o título da Série B

Créditos: Divulgação/Bragantino

FOX Sports

Primeiro time a subir para a elite nacional, o Bragantino conquistou o título da Série B do Brasileirão nesta sexta-feira (15 de novembro). O time conseguiu empatar em 1 a 1 contra o Criciúma e não pode mais ser alcançado pelo Sport, vice-líder do torneio. A equipe pernambucana pode empatar em pontos com o time do interior paulista, mas tem menos vitórias no torneio.

Atualmente na zona de rebaixamento, o Criciúma precisava de um bom resultado na casa do adversário. E os visitantes saíram na frente aos 26 minutos do primeiro tempo, com gol de Andrew. Pouco depois, porém, Morato marcou o gol de empate que garantiu o troféu para o time de Bragança Paulista.

Essa é a segunda conquista do Bragantino na segunda divisão nacional. A primeira havia sido no ano de 1989, sob o comando do técnico Carlos Alberto Parreira. Esse é a sétima time a se sagrar bicampeão da competição (Palmeiras, Coritiba, América-MG, Paraná, Goiás e Paysandu são os outros).

A conquista ainda garante a equipe comandada por Antônio Carlos Zago nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2020. Também já estão nessa fase Fortaleza, pelo título da Copa do Nordeste, Flamengo, Palmeiras e Santos, pela vaga na Libertadores.

16/11/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Antenor Roberto assume o Governo do RN até 4 de dezembro

A governadora Fátima Bezerra transferiu o comando do Governo do Estado do Rio Grande do Norte ao vice-governador Antenor Roberto. A assinatura do termo de transmissão de cargo foi realizada, nesta sexta-feira (15), no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, antes de Fátima embarcar para a missão internacional que cumprirá com outros membros do Consórcio Nordeste. O vice-governador assume o exercício do cargo até o dia 4 de dezembro.

“Recebemos o cargo com muita responsabilidade, sobretudo, pela própria autoridade e liderança que a governadora tem. Nós estaremos a todo momento dialogando para que os encaminhamentos fiscais e orçamentários, bem como as iniciativas de legislação que serão encaminhadas à Assembleia Legislativa, sigam rigorosamente o planejamento realizado com Fátima. Serão dias de muito trabalho”, enfatizou Antenor Roberto.

Na ocasião do ato protocolar, Fátima enfatizou a confiança  no trabalho de seu interino. “Entrego o Rio Grande do Norte em excelentes mãos. Antenor tem governado comigo ao longo desses onze meses, temos total sintonia”, disse.

Durante o período de 18 a 22 de novembro, Fátima estará na Europa e, em seguida, irá para a China, a convite do Bank of China, onde participa do seminário de comunicação e cooperação financeira internacional “Um Cinturão, Uma Rota”. As agendas têm como objetivo atrair novos investimentos para os estados nordestinos.

Fátima Bezerra lembrou que a viagem é uma continuidade do trabalho que o Consórcio Nordeste vem desenvolvendo. “Os governadores do Nordeste estão buscando alternativas para, juntos, enfrentar o momento de dificuldade financeira. O Consórcio já mostra resultados, como por exemplo, a perspectiva de economia de R$ 58 milhões na licitação das compras coletivas de materiais hospitalares. Isso é só o começo, vamos ter mais resultados. Nossa região precisa ser vista  de forma diferente, mais atrativa e com todo seu potencial.”

A missão na Europa terá início na segunda-feira (18) e conta com uma série de reuniões em busca de investimentos para áreas integradoras da região, como sustentabilidade, infraestrutura, turismo, saúde, segurança pública, saneamento e energias limpas. A comitiva visitará a França, a Itália e a Alemanha com o objetivo de apresentar o funcionamento do Consórcio e as potencialidades do Nordeste, inclusive com a perspectiva de abertura de parcerias público-privadas (PPP). A programação conta com eventos e reuniões com setores econômicos e governamentais em Paris, nos dias 18 e 19, em Roma, no dia 20, e em Berlim, nos dias 21 e 22.

Também participam da missão internacional na Europa, o presidente do Consórcio Nordeste, governador Rui Costa (Bahia), e os governadores Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí) e Belivaldo Chagas (Sergipe), assim como o vice-governador Carlos Brandão (Maranhão). E acompanham a governadora Fátima os secretários de Estado, Fernando Mineiro (Gestão de Projetos e Metas) e Maria da Guia Dantas (Comunicação).

16/11/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Celulares pré-pagos de 17 estados devem ser recadastrados até a próxima segunda-feira

FOTO: MARCELLO CASAL JR

Por Heloisa Cristaldo – Repórter da Agência Brasil  

Titulares de linha telefônica pré-paga em 17 estados têm até a próxima segunda-feira (18) para recadastrar e atualizar seus dados, sob risco de ficarem com o serviço bloqueado. A medida faz parte do projeto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a criação do cadastro nacional de usuários dos serviços de telefonia celular pré-paga.

A exigência vale para os moradores dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e São Paulo. Os demais estados e o Distrito Federal já concluíram essa etapa de recadastramento.

Esta é última fase da campanha de comunicação aos consumidores com cadastros desatualizados, realizada pelas prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro Pré-Pago.

Segundo a agência reguladora, o objetivo da iniciativa é assegurar uma base cadastral correta e atualizada, para evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, ampliar a segurança dos consumidores.

Recadastramento

Os usuários de pacotes pré-pagos serão acionados pelas operadoras por canais como mensagem de texto, ligações ou pop ups em sites. O procedimento é aplicado apenas aos usuários com pendências cadastrais. As operadoras também disponibilizaram canais de atendimento para fornecer mais informações sobre o recadastramento, como páginas específicas nos sites e números.

Pessoas que tiverem a linha pré-paga bloqueada poderão atualizar os dados cadastrais junto à sua prestadora por meio dos canais de atendimento disponíveis, como call center e espaço reservado ao consumidor na internet. Nesse contato, devem ser informados o nome completo e o endereço com o número do CEP. No caso de pessoa física, é necessário informar o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas informações adicionais de validação do cadastro.

Para evitar fraudes, os usuários podem confirmar se o SMS de solicitação de recadastramento recebido foi, de fato, encaminhado pela prestadora contratada.

14/11/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

TRE-RN abre inscrições para estágio

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte abriu inscrições para estudantes de nível superior interessados em participar do programa de estágio 2019.

Podem participar estudantes dos cursos de: Contábeis,engenharia Civil, História, Informática, Design gráfico, Tecnólogo Gestão Ambiental, Técnico Saúde Bucal, Técnico em Informática, Direito, Administração/Gestão Pública, Arquitetura, Pedagogia, Economia/Estatística, Biblioteconomia, Publicidade e Jornalismo.

Para Nível superior a bolsa é de R$ 965,00 mais auxilio transporte. Já para os de nível profissionalizante o valor é de R$ 620,00 mais o auxílio. Os interessados devem consultar as regras da seleção no site: http://www.tre-rn.jus.br/transparencia/gestao-de-pessoas/programa-de-estagio na aba “Estágio 2020“.

As inscrições começam dia 13 e terminam dia 20 de novembro.

14/11/2019
Por Danilo Evaristo em Assú

Projetos de Nelter buscam reconhecimento de Utilidade Pública para Associações do Vale do Assú

Buscando reconhecer a Utilidade Pública da Associação Comunitária de Fazenda Nova, em Assú e da Associação dos Moradores da Comunidade Pedrinhas, em Ipanguaçu, o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) protocolou projetos de lei, na Assembleia legislativa do Estado do Rio Grande do Norte (ALRN), neste sentido.

“A Associação Comunitária de Fazenda Nova, em Assú, tem como finalidade despertar o interesse da comunidade pelo desenvolvimento e promoção do trabalho social. Além disso, atua reivindicando benefícios nas áreas da saúde, educação, agricultura e lazer junto aos órgãos competentes do município, do estado e da união”, destacou Nelter frisando que esta Associação também tem importante papel para firmar convênios com instituições sociais, estimulando-as a adotar programas de planejamento e coordenação, para melhor e maior prestação de serviços à comunidade de Fazendo Nova.

De acordo com o parlamentar, tão importante quando a instituição assuense, a Associação dos Moradores da Comunidade Pedrinhas, em Ipanguaçu, apresenta como objetivos principais o fomento ao desenvolvimento comunitário através da realização de obras e melhoramentos, com recursos próprios obtidos por doação ou empréstimo.

“A Associação dos Moradores da Comunidade Pedrinhas proporciona aos sócios e dependentes a organização das atividades econômicas, sociais, culturais e desportivas, diretamente ou através de outras instituições; bem como a organização das atividades de beneficiamento, comercialização e armazenamento das produções vegetais, pecuárias, agroindustriais e artesanais, em forma individual e ou comunitária; entre outros benefícios que envolvem defesa de interesses, investimento em formação e ações de preservação do meio ambiente”, frisou Queiroz.

Os projetos em questão tramitarão nas comissões temáticas da ALRN, logo após irão para plenário para apreciação dos deputados e por fim seguirão para sanção da governadora Fátima Bezerra.

14/11/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo investe em ações para reforçar a oferta de água no Nordeste

Foto: EBC

O Projeto de Integração do Rio São Francisco e outras obras que garantirão o abastecimento da população no Nordeste receberam apoio financeiro do Governo Federal. Neste mês de novembro, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) está destinando R$ 144 milhões para assegurar a execução dos serviços nos estados de Pernambuco (PE), Ceará (CE), Paraíba (PB) e Alagoas (AL). Em 2019, os investimentos da Pasta em projetos para reforçar a segurança hídrica já somam R$ 1,4 bilhão.

Os valores incluem os serviços nos Eixos Norte e Leste do Projeto São Francisco, a operação e manutenção do empreendimento, a recuperação de reservatórios estratégicos e outras obras para ampliar a oferta de água na região.

Neste mês, em Pernambuco, foram aplicados R$ 24,2 milhões no Ramal do Agreste, executado pelo Governo Federal. Hoje, o Ramal emprega 2,6 mil trabalhadores ao longo dos 70 quilômetros de extensão e possui 40% de execução física. Mais de R$ 436,7 milhões foram investidos em 2019.  As estruturas incluem ainda: 13 trechos de canais, cinco aquedutos e sifões, seis túneis, uma estação de bombeamento, uma adutora e duas barragens. As intervenções receberão, ao todo, R$ 1,1 bilhão em recursos federais para levar as águas do Eixo Leste do Projeto São Francisco a mais 2,2 milhões de pessoas em 68 municípios pernambucanos.

Ceará

O Cinturão das Águas do Ceará (CAC), principal estrutura que permitirá a entrega de água ao estado a partir do Eixo Norte do Projeto do São Francisco,recebeu cerca de R$ 25 milhões este mês. As obras são executadas pelo governo estadual com recursos da União. Atualmente está pactuada a construção do Trecho I, com extensão de 145,2 km e 64% dos serviços concluídos.

Já foram investidos, em 2019, R$ 52,2 milhões no CAC. Otrecho prioritário de quase 58 km que levará as águas do Eixo Norte à Bacia do Rio Jaguaribe já está pronto. A expectativa é que, no primeiro trimestre do próximo ano, a água esteja disponível no Reservatório Jati para o Cinturão das Águas do Ceará, beneficiando os municípios abastecidos pelo Rio Jaguaribe e a Região Metropolitana de Fortaleza –  cerca de 4,5 milhões de pessoas.

Alagoas

Já o Canal do Sertão Alagoano foi contemplado este mês com R$ 18,9 milhões e a soma de investimentos da União é superior a R$ 65,1 milhões em 2019. O empreendimento é um sistema adutor com captação no reservatório da usina hidrelétrica Moxotó, no Rio São Francisco, e vazão total de 32m³/s. Com início no município de Delmiro Gouveia, a estrutura segue até a cidade de Arapiraca e atenderá mais de um milhão de moradores em 42 municípios alagoanos.

Os serviços em execução abrangem 123,4 km (trechos I a IV), incluindo obras de eletrificação e comportas, além de outras etapas associadas ao projeto de interligação das Adutoras do Alto Sertão (PIAAS) e Bacia Leiteira. Cerca de 180 mil pessoas serão atendidas. Os Trechos I, II e III do Canal do Sertão Alagoano foram concluídos e abastecem 200 mil habitantes. O Trecho IV está com 78,7% de avanço físico.

Paraíba

O projeto Vertente Litorânea, na Paraíba, recebeu do MDR R$ 5,7 milhões nesta etapa de transferência. Os investimentos federais chegam a R$ 30,6 milhões em 2019. Esse sistema adutor vai integrar bacias litorâneas com as águas do Eixo Leste do Projeto São Francisco disponibilizadas no Rio Paraíba, após abastecer o reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão (PB).

Hoje,o Lote 1 está com execução de 93,2% e o Lote 2 registra 56,3% de avanço físico. Quando concluídas, as obras irão beneficiar uma população de 630 mil habitantes, com abastecimento humano e água para irrigação e indústria.

Com informações do MDR

14/11/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

UERN realiza colação de grau extraordinária de estudante do Campus de Pau dos Ferros

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou na manhã desta quinta-feira (14) a colação de grau extraordinária do estudante Gildeilson Ferreira da Silva, do curso de Administração, Campus de Pau dos Ferros.

Aprovado no concurso público da Polícia Militar da Paraíba, Gildeilson solicitou a antecipação da solenidade. “Queria muito colar grau com minha turma, mas tenho esses prazos a cumprir para tomar posse”, afirmou o graduado.

A solenidade foi presidida pela vice-reitora Fátima Raquel Rosado Morais. “É sempre uma alegria antecipar a colação de grau por um motivo tão nobre. Desejo toda sorte do mundo. Querendo voltar para fazer uma pós-graduação, estaremos de braços abertos”, concluiu Fátima Raquel.

14/11/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Caixa e BB iniciam quinta fase de pagamento de abono do PIS/Pasep

Por Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil 

O abono salarial dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) do calendário 2019/2020 começa a ser pago hoje (14) para os beneficiários nascidos em novembro e servidores públicos com final de inscrição 04.

A Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento do abono salarial do PIS. Os pagamentos são disponibilizados de forma escalonada conforme o mês de nascimento do trabalhador.

Os titulares que possuem conta individual na Caixa com cadastro atualizado receberam o crédito automático antecipado na última terça-feira (12).

Os primeiros a receber o abono foram os nascidos em julho, no caso dos trabalhadores da iniciativa privada. Quanto aos servidores públicos, os que têm inscrição iniciada em zero.

Os trabalhadores que nasceram até dezembro recebem o PIS ainda este ano. Os nascidos entre janeiro e junho terão o recurso disponível para saque em 2020.

Os servidores públicos com o dígito final de inscrição do Pasep de 0 e 4 também recebem este ano. Já no caso das inscrições com o final entre 5 e 9, o pagamento será no próximo ano.

O limite para sacar os recursos do exercício 2019/2020 será no dia 30 de junho de 2020.

Calendário de pagamentos do PIS/Pasep 2019/2020 (Arte/EBC)

Tabela do PSEP (PASEP)

Quem tem direito

O benefício é pago ao trabalhador inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias ao longo de 2018 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Para ter direito ao abono também é necessário que o empregador tenha informado os dados do empregado na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 2018.

Para os trabalhadores que tiverem os dados declarados na Rais 2018 fora do prazo e entregues até 25 de setembro de 2019, o pagamento do abono salarial ficou disponível no último dia 4. Após esse prazo de entrega da declaração, o abono será pago no calendário seguinte.

Os trabalhadores que tiverem os dados dos últimos cinco anos corrigidos e declarados pelos empregadores na Rais também terão seu abono liberado conforme o calendário regular. Se os empregadores encaminharem correções do cadastro a partir de 12 de junho de 2020, os recursos serão liberados no próximo calendário.

O teto pago é de até um salário mínimo (R$ 998), com o valor calculado na proporção de 1/12 do salário. A quantia que cada trabalhador vai receber é proporcional ao número de meses trabalhados formalmente em 2018.

Os herdeiros também têm direito ao saque. No caso de falecimento do participante, herdeiros têm que apresentar documentos que comprovem a morte e a condição de beneficiário legal.

Como sacar o PIS

O pagamento do PIS é feito pela Caixa e o do Pasep, pelo Banco do Brasil. Os clientes da Caixa e do Banco do Brasil recebem o dinheiro diretamente na conta.

Segundo a Caixa, beneficiários que não têm conta no banco, mas possuem Cartão do Cidadão com senha cadastrada podem pegar o recurso em casas lotéricas, ponto de atendimento Caixa Aqui ou terminais de autoatendimento da Caixa.

Caso não tenha o Cartão do Cidadão, o valor pode ser retirado em qualquer agência do banco. Nesse caso, é preciso apresentar um documento de identificação oficial.

O valor do benefício pode ser consultado no aplicativo Caixa Trabalhador, no site da Caixa ou pelo Atendimento Caixa ao Cidadão pelo 0800 726 0207.

De acordo com o banco, o total disponibilizado para o pagamento do PIS no atual calendário é de R$ 16,4 bilhões, beneficiando 21,6 milhões de trabalhadores.

Como receber o Pasep

No caso do Pasep, pago pelo Banco do Brasil, mais de 2,9 milhões de trabalhadores têm direito ao abono, totalizando R$ 2,6 bilhões.

Este ano, a novidade é que correntistas de outras instituições financeiras podem enviar transferência eletrônica disponível (TED) sem custos. Para os clientes Banco do Brasil, o crédito automático em conta será feito dois dias antes da liberação dos pagamentos.

Entre os servidores públicos e militares, com direito ao saque do abono no exercício 2019/2020, cerca de 1,6 milhão não têm conta no Banco do Brasil. Para facilitar o recebimento, esse público não precisará se deslocar a uma das agências do banco.

Na página da internet criada pelo BB para o pagamento do benefício, o servidor poderá solicitar a transferência bancária do valor do seu abono, de acordo com o calendário de pagamento. A transferência também pode ser feita em qualquer terminal de autoatendimento do Banco do Brasil.

Os demais beneficiários (cerca de 1,3 milhão de trabalhadores) são correntistas do banco.

Para saber se tem direito ao abono, o trabalhador pode consultar o site www.bb.com.br/pasep ou telefonar para a Central de Atendimento do Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 e 0800-729-0001.

14/11/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Corregedoria do MPF promove ação para atendimento ao público no RN

Arte: Secom/PGR

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) recebe, na próxima segunda-feira (18), a nova ação do MPF para ouvir o que o público tem a dizer sobre a atuação do órgão no estado. O atendimento será feito individualmente pela corregedora-geral do MPF, Elizeta Ramos, via videoconferência.

O cidadão interessado deve ir diretamente à Procuradoria da República no RN, em Natal, ou às Procuradorias da República nos municípios de Pau dos Ferros, Caicó e Mossoró. O horário é das 9h às 15h.

A correição vem sendo realizada em todas as unidades do MPF, desde 4 de novembro, a fim de verificar a regularidade do serviço, a eficiência e a pontualidade dos procuradores da República no exercício de suas funções e o cumprimento das obrigações legais.

A correição levanta, ainda, as dificuldades e necessidades das unidades, que serão encaminhadas aos órgãos superiores para aprimorar a atuação do órgão. Neste mês, a iniciativa já passou pela Bahia e passará ainda por Roraima (26/11) e Amazonas (26/11).

Clique no nome da cidade e veja os endereços e contatos das unidades do MPF no RN:

Natal

Caicó

Mossoró

Pau dos Ferros


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros