20/11/2019
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Em Jucurutu/RN, porco nasce com 6 patas

Veja no vídeo registrado pelo Jucurutu Notícias:

https://www.facebook.com/jucurutunoticias/videos/569730300497587/

20/11/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

RN: Secretaria de Estado da Saúde Pública alerta sobre importância da prevenção contra casos de raiva

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam), atualizou os dados sobre a ocorrência de casos de raiva animal no Rio Grande do Norte. Até 1º de novembro de 2019, foram confirmados, por diagnóstico laboratorial, 77 animais com a doença: 67 morcegos, cinco raposas, dois bois, uma égua e dois cães.

Os casos foram registrados em 26 municípios do RN, entre os quais se destacam, por maior ocorrência, Santo Antônio (12), Caicó (12), Parnamirim (9), São Tomé (7) e Macaíba (6). Durante todo o ano de 2018 foram registrados 35 morcegos positivos para raiva no RN.

Diante desse quadro, a Sesap reforça as orientações à população de todo o Rio Grande do Norte para que mantenha os cuidados a fim de evitar acidentes com animais que possam transmitir a raiva, já que o abastecimento do soro antirrábico dos estados, por parte do Ministério da Saúde, só deverá ser regularizado a partir de janeiro de 2020.

O abastecimento irregular se deve à falta de adequações necessárias, por parte de dois dos três laboratórios produtores do soro, para cumprir as normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A subcoordenadora da Suvam, Aline Rocha, destaca a importância das medidas de prevenção: “estamos registrando muitos atendimentos em situações que poderiam ser evitadas, como pessoas que mexem ou tentam alimentar animais de rua, como gatos e cachorros, ou animais silvestres, como saguis, por isso alertamos que evitem se expor ao risco de contaminação”. Nesses casos é necessário fazer todo o esquema de soro e vacina, o que gera uma demanda que poderia ser evitada.

Quanto aos morcegos, que concentram a maior parte dos casos confirmados de raiva no RN, algumas situações permitem identificar um morcego suspeito: se estiver caído no chão ou encontrado morto, pousado em local desprotegido durante o dia, voando ou se alimentando durante o dia, já que se trata de um animal com hábitos noturnos. Ao se encontrar um morcego suspeito de raiva, a pessoa não deve tocar no animal, afastando-se do local. É indicado colocar uma caixa, balde ou pano em cima do morcego e entrar em contato com o Controle de Endemias ou com o Centro de Controle de Zoonoses da sua cidade, para solicitar a remoção do animal.

Em caso de infecção no ser humano, a doença causa a morte em quase 100% dos casos. O último caso de raiva humana registrado no RN foi em 2010, no município de Frutuoso Gomes, neste caso sendo o morcego o animal transmissor da doença.

Orientações

A raiva é transmitida pela saliva do animal infectado – principalmente, cão e gato, ou de animais silvestres, como morcego e sagui – através da pele ou mucosas, seja por mordedura, arranhadura ou lambedura. A principal forma de prevenção é a vacinação de animais domésticos e de pessoas que foram expostas ao risco.

A orientação da Sesap é para que as vítimas de mordeduras lavem o local com água corrente e sabão e procurem imediatamente a unidade de saúde mais próxima. O vírus rábico é muito sensível a agentes externos e ao lavar o ferimento com água corrente e sabão, ou outro detergente, isso diminui, comprovadamente, o risco de infecção.

O site da Sesap (www.saude.rn.gov.br) disponibiliza informações e orientações sobre a raiva no Rio Grande do Norte

20/11/2019
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 14,2 milhões

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (20) o prêmio acumulado de R$ 14,2 milhões.

As seis dezenas serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

O sorteio é aberto ao público.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa em todo o país. A cartela simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Agência Brasil

20/11/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Touros: MPRN recomenda que Município regularize situação de servidores que estejam em desvio de função

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu recomendação para que o Município de Touros efetue, no prazo de 30 dias, a regularização do quadro de servidores, remanejando aos devidos cargos aqueles que se encontrarem em desvio de função.

Em inquérito civil, a Promotoria de Justiça da comarca de Touros constatou que a Administração Municipal manteve um servidor público lotado na Guarda Municipal, desempenhando funções diversas das suas como maqueiro do Hospital Municipal e posteriormente recepcionista e orientador turístico na Secretaria Municipal de Turismo. Além disso, a unidade ministerial ainda recebeu uma relação encaminhada pela própria prefeitura relatando que 18 servidores municipais encontram-se em desvio de função.

A manutenção de servidores em desvio de função significa ato de improbidade administrativa por afronta ao princípio da ampla acessibilidade aos cargos públicos.

Em caso de não acatamento ao que foi recomendado, o Ministério Público adotará as medidas legais necessárias a fim de assegurar a implementação, inclusive por meio de ação civil pública competente e ação de improbidade administrativa.

20/11/2019
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Banco do Nordeste reconhece sucesso da Del Rayssa com a entrega do Prêmio MPE 2019

A Del Rayssa – com sede em Jucurutu – foi uma das três empresas do Rio Grande do Norte, homenageadas com a entrega do Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa (MPE). O evento foi realizado no dia 04 deste mês, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Natal).

As empresas vencedoras foram selecionadas de acordo com os critérios de inovações empregadas no negócio, competitividade, adoção de práticas que visam à redução do impacto ambiental, número de empregos gerados e evolução das receitas após o financiamento.

Uma das premiadas é Fátima Menezes. Sua identificação com o trabalho remete à infância, na zona rural de Jucurutu. Aos 12 anos de idade, ela já fazia saias de crochê para vender na escolinha do sítio onde a família morava. Depois, já na cidade, criou a Del Rayssa, pequena fábrica de lingeries. O relacionamento com o Banco do Nordeste começou em 2007, por influência do marido, Francisco Menezes e, desde então, a empresa não parou mais de crescer.

Com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), administrado pelo Banco do Nordeste, o projeto mais recente de Fátima e Francisco é o galpão industrial, que está sendo ocupado aos poucos com o maquinário da antiga fábrica, improvisada na residência dos Menezes. A maior parte das peças é vendida em uma das 15 lojas próprias. O casal também adquiriu uma franquia de moda masculina. Juntos, os empreendimentos já empregam mais de 200 pessoas.

“Meu marido costuma dizer que a gente já nasce empreendedor, eu até concordo com isso. Quem fiava o fio e fazia o crochê ainda menina e vê tudo o que construímos. Nunca pensei que chegasse à estrutura que temos hoje. E vejo que posso muito mais. Os sonhos hoje são muito maiores”, diz Fátima.

Sobre a nova fábrica da Del Raysa, Francisco Menezes acrescenta que é um sonho acalentado já há muito tempo. “Então, procuramos uma consultoria, entramos com o projeto no Banco do Nordeste e conseguimos os financiamento do FNE. É o melhor recurso financeiro que o empresário nordestino tem.”

Entrega do Prêmio

Vencedores na categoria Indústria, Fátima e Francisco, também receberam o Prêmio MPE. A solenidade contou com a participação do diretor Financeiro e de Crédito do Banco do Nordeste, Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior, o vice-presidente da CDL Natal, José Cordeiro de Lucena Neto, o superintendente estadual do BNB no Rio Grande do Norte, Jorge Bagdeve, além de representantes de instituições parceiras, clientes e empresários.

Também venceram o Prêmio MPE Carlos Renan Assis De Medeiros, empresário das Casas Potiguar Prime, sediada em Alto do Rodrigues, na categoria Comércio; e Jader Ramalho e Gisele Vicente Ramalho, na categoria Serviço, proprietários da empresa Activesoft Consultoria, instalada em Nova Parnamirim, mas que está de mudança para o Parque Tecnológico Instituto Metrópole Digital, em Natal. A construção do prédio é financiada pelo Banco do Nordeste.

Com informações do site do Banco do Nordeste

19/11/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo nomeia 53 novos profissionais para a Saúde do RN

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte acaba de nomear 53 novos candidatos aprovados em concurso público para provimento de cargos efetivos a serem ocupados na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). A lista de nomeados foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (19).

Entre os profissionais convocados estão 25 ortopedistas, nove neurologistas, 11 farmacêuticos e oito bioquímicos. Os nomeados devem estar atentos à documentação exigida, aos exames necessários e ao prazo para assinatura do termo de posse que deve ser feita até o dia 18 de dezembro.

A Sesap reforça que vem construindo um Termo Interno de Governança para que, com responsabilidade fiscal e de maneira organizada e planejada, possa continuar nomeando os aprovados no concurso realizado no ano de 2018.

Para conferir a relação dos novos servidores, bem como a documentação necessária, basta acessar o documento anexo ou acessar o site da Sesap (www.saude.rn.gov.br) e buscar pela aba “serviços”.

19/11/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

14ª Semana Nacional de Conciliação celebra mais de mil acordos no RN e negocia R$ 2,64 milhões

A 14ª edição da Semana Nacional de Conciliação, realizada entre os dias 4 e 8 de novembro, alcançou a marca de 1.030 acordos celebrados nas 3.021 audiências realizadas para tentativa de conciliação em todo o Rio Grande do Norte. O índice de 34,09% de conciliações concretizadas resultou na quantia de R$ 2,64 milhões negociados entre as partes. Outro destaque foi o índice de comparecimento às audiências, que chegou a 65,18%. Ao todo, 150 conciliadores e 75 juízes atuaram no mutirão, atendendo 9.206 pessoas.

“Na Semana Nacional de Conciliação o objetivo é fazer com que as pessoas conheçam essa forma alternativa de se resolver os conflitos. Então, a partir da divulgação, a gente tende a melhorar esse índice. Melhorando o nosso índice de comparecimento, nós tendemos a também melhorar o índice de resolução”, comentou a juíza Daniella Simonetti, coordenadora pedagógica dos cursos de mediação e conciliação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do RN.

Para ela, os jurisdicionados estão mais propensos a conciliar. Do início da primeira edição da Semana até esta 14ª edição, a magistrada considera que houve uma evolução considerável e as pessoas, além de conhecerem mais essa possibilidade, elas estão mais abertas à conciliação. Assim como as empresas estão mais dispostas a tentar resolver suas demandas.

“A gente trabalhou muito com as empresas parceiras indicando os processos em que poderia se ter alguma resolução, realizamos um trabalho prévio. Nestes casos, as empresas normalmente levam uma proposta ou tentam negociar em cima do que a parte também leva. Na verdade, o nosso objetivo é fazer com que as partes negociem; se elas chegam a um acordo, ótimo, mas que eles sentem e, realmente, negociem sem entraves”, afirmou.

Os processos levados à conciliação envolvem questões diversas, como direito do consumidor, direito civil, direito de família e temas afeitos aos Juizados Especiais.

Sobre a importância do trabalho das conciliações, a juíza Daniella Simonetti explicou que os conciliadores atuam para facilitar a comunicação entre as partes, e que a partir desse diálogo um resultado pode ser alcançado.

“É importante frisar que ao longo dos últimos 14 anos da Semana Nacional da Conciliação estamos num crescimento de fazer com que a política consensual seja conhecida e de fazer com que as pessoas negociem. O objetivo é que as pessoas sentem e negociem e isso estamos conseguindo”, concluiu a integrante do Nupemec.

19/11/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Agricultores familiares têm até o dia 27 para participar de edital aberto pelo Exército

Foto: Divulgação

Agricultores familiares têm até o dia 27 deste mês para participar do edital aberto pela 12ª Brigada de Infantaria Leve do Exército Brasileiro, localizada em Caçapava, São Paulo. São mais R$ 326 mil reais disponíveis em uma chamada pública aberta. Frutas, verduras, hortaliças e ovos fazem parte da lista composta por 56 itens. Os produtos irão abastecer a unidade por um ano. Interessados devem acessar o endereço www.comprasagriculturafamiliar.gov.br e conferir os detalhes do edital.

A aquisição será feita por meio da modalidade Compra Institucional do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, coordenado pelo Ministério da Cidadania. Por lei, ao menos 30% dos artigos adquiridos para alimentação nas instituições públicas federais devem ter origem na agricultura familiar.

Segundo a coordenadora substituta de Aquisição e Distribuição de Alimentos do Ministério da Cidadania, Viviane Albuquerque, a qualidade é um dos diferenciais. “São alimentos que realmente chegam muito frescos. Normalmente, os agricultores colhem e já entregam. Os órgãos públicos relatam que quando compram por licitação, muitas vezes esses alimentos passam por várias caixas, chegando deteriorados. Já quando compram diretamente do agricultor, não. Chega um alimento com qualidade e fresco”, ressaltou.

A coordenadora ressalta que o processo implica no desenvolvimento local, melhorando oportunidades de vendas para as famílias que vivem na zona rural. “É a fixação do agricultor no campo, eles podem continuar com a produção deles. E possibilita uma esperança para os jovens. Quando há uma perspectiva, eles acabam continuando com o trabalho dos pais”, disse Viviane.

19/11/2019
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Governo do RN promove campanha educativa na região da barragem de Oiticica

O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realiza, nesta quarta-feira (20), o dia “D” da campanha educativa para conhecimento de mais uma etapa da obra da barragem de Oiticica.

O objetivo é mobilizar a população local a participar de palestras, orientações e cuidados acerca da retirada de vegetações nativas da área que será inundada – a qual é necessária para evitar que o material orgânico comprometa a qualidade da água que chegará até os beneficiados pelas obras da barragem.

Nesta fase, alguns animais podem começar a migrar em busca de abrigos, aumentando a chance de ocorrências com cobras, escorpiões, aranhas, entre outros. Além disso, problemas com caça, tráfico de animais silvestres, transporte de lenha, bem como queimadas podem ser tornar comuns e todos precisam estar orientados a como proceder em cada situação.

Com as orientações aos moradores locais por meio da campanha educativa, o governo do RN visa mostrar a importância da responsabilidade ambiental compartilhada com todos, em defesa da conservação das nossas áreas protegidas, preservando ao máximo nossa fauna e nossa flora.

Mobilização nas comunidades

Como preparatório ao dia “D” da campanha educativa, desde o início de outubro a Semarh vem realizando reuniões nas comunidades do entorno das obras da barragem, compreendidos os municípios de Jucurutu, São Fernando e Jardim de Piranhas. Durante esses encontros, a equipe da coordenação de infraestrutura da secretaria (Coinfra) encaminhou estratégias de comunicação e articulação para o dia “D” da campanha educativa, além da consolidação de parcerias envolvendo instituições públicas e da sociedade civil para a campanha de informações aos moradores rurais. Vale ressaltar que as reuniões prévias foram planejadas pela Semarh em atenção aos pedidos do Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Construção do Complexo barragem de Oiticica e sindicatos locais. Ao todo, foram contempladas com as visitas cerca de 30 localidades, dos três municípios.

19/11/2019
Por Danilo Evaristo em Notas

Cursinho voltado para o ENEM iniciará aulas esta semana na Penitenciária Mário Negócio

O papel educacional que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) exerce vai além do que é ofertado aos seus alunos regulares nos cursos de graduação e pós-graduação. Prova disso é o projeto de extensão “Cidadania – Cursinho Popular e Inclusivo da UERN” que vai iniciar na próxima sexta-feira (22), às 13h30, na Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, aulas para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM/PPL).

Serão quatro aulas por dia durante três sextas-feiras e três sábados para três turmas, sendo duas masculinas (65 alunos) e uma feminina com 10 alunas, totalizando 75 candidatos ao Exame cujas provas acontecerão nos dias 10 e 11 de dezembro.

Os estudantes assistirão aulas de língua portuguesa, sociologia, matemática, geografia, química, redação, biologia, história, língua estrangeira e filosofia ministradas por professores e voluntários da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) e Universidade Potiguar (UnP).

“A experiência que tivemos com a parceria da Rede Emancipa nos ajudou a transformar o Projeto de Extensão em Cursinho Cidadania e esta semana estamos iniciando uma nova fase. Centrado no objetivo de expandir a educação como instrumento de libertação e inclusão social, o Cidadania é hoje o maior projeto de educação popular do RN e não mediremos esforços para preparar os 75 apenados da Penitenciária Mário Negócio. Nossa ação representa a atuação da UERN prestando serviço aos que mais necessitam de educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva”, destacou o coordenador e professor Jefferson Garrido.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros