O Brasil se surpreendeu com o alto número de pessoas que tentam contra a própria vida pulando ou tentando pular da ponte Newton Navarro, em Natal. Veículos de comunicação de alcance nacional e internacional mostraram nos últimos dias como a ação de um grupo de voluntários potiguares que se dedicam, acampados em vigília na Ponte Newton Navarro, a evitar que pessoas tirem a própria vida pulando de lá, destacando a vulnerabilidade que o estado enfrenta com a questão do suicídio.
O Portal no Ar tem acompanhado as ações do grupo desde o início, mostrando como acontece a ação, as histórias vividas no acampamento, as dificuldades enfrentadas, as reivindicações e necessidades do grupo que necessitam de doações, bem como o resultado do trabalho.
Na esteira da repercussão, o programa Encontro Com Fátima Bernardes, da Rede Globo de Televisão, exibiu no último dia uma matéria da repórter Emilly Virgílio, produzida pela Intertv Cabugi, afiliada da rede no estado, destacando que em 12 dias de vigília, voluntários conseguiram salvar 45 pessoas e a reivindicação do grupo para que seja colocada uma grade de proteção no local. O programa destacou ainda que centenas de pessoas já foram à ponte neste ano para tentar se jogar e ouviu os relatos dos voluntários. Em seguida, Fátima Bernardes discutiu a temática com seus convidados no palco.
A revista ÉPOCA também abordou o assunto através de uma reportagem feita pelo correspondente jornalista Dinarte Assunção, destacando também a mobilização que está salvando vidas na ponte. Na matéria, o pastor evangélico Rubens Medeiros, de 45 anos, que lidera o grupo, contou experiências e casos que tem vivenciado na ação. ÉPOCA apurou que, só neste ano, 413 pessoas se suicidaram ao se jogar do vão central da ponte, de 55 metros de altura — mais de três pessoas por dia.
A revista destaca a repercussão que o tema tomou, graças a ação dos sentinelas e, assim como o Portal No Ar já mostrou, evidenciou que o pastor Rubens Medeiros ainda não conseguiu o apoio que quer para desmontar seu acampamento, que atualmente chega a ter 500 pessoas por dia. Ele deseja uma ação prática e eficiente do estado, como a instalação de redes de proteção, por exemplo.
A vereadora Paula Torres participou da audiência pública, promovida na última quinta-feira (09), pela Câmara municipal de Jucurutu. Sugerida pelo deputado estadual Nelter Queiroz, a audiência pública, contou com presença do secretário de Gestão de Projetos do governo do estado, Fernando Mineiro.
Quatro temas formaram a pauta do encontro: a retomada das obras de reconstrução do trecho da RN-118, entre Jucurutu e Caicó; construção de uma unidade da Central do Cidadão em Jucurutu; construção de anel viário para desviar o trânsito de veículos pesados do centro do município e a conclusão da pavimentação asfáltica na estrada que liga Jucurutu à Serra de João do Vale.
No evento, o deputado Nelter Queiroz voltou a pedir que o governo do RN inclua a pavimentação asfáltica da estrada da Serra de João do Vale na próxima etapa do programa Governo Cidadão. Nelter solicitou ainda que o governo viabilize a Central do Cidadão de Jucurutu e o contorno viário.
Na opinião da vereadora Paula Torres, o encontro realizado nesta quinta-feira, foi importante, pois a população foi informada especialmente sobre o andamento das obras de reconstrução da estrada entre Jucurutu e Caicó. “O secretário esclareceu bem os detalhes dessa obra importantíssima, informando que os serviços vão ser retomadas até o dia 3 de junho. Mineiro informou ainda que o contrato prevê a conclusão das obras até o dia 24 de agosto deste ano”, destacou a vereadora.
Com o objetivo de fortalecer parcerias, a governadora Fátima Bezerra se reuniu na tarde desta sexta-feira (10) com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Daniel Dantas. A chefe do Executivo estadual apresentou os pleitos do governo, como a federalização de trechos de rodovias, e também quis saber a previsão para a conclusão de obras importantes no estado. Dentre as solicitações apresentadas, destaca-se a conclusão da duplicação da Reta Tabajara.
“O DNIT é uma instituição muito importante para o Rio Grande do Norte. Sem boas estradas não vamos fomentar a atividade econômica nem garantir a mobilidade com segurança e conforto para a população. Coincidentemente, esse tema nós também abordamos na audiência que tivemos em Brasília com o presidente da República, quando solicitamos a retomada de obras paralisadas e a garantia de regularidade de repasses financeiros para que as obras em curso não sofram paralisação” ressaltou a governadora.
“Nós temos todo interesse em concluir as obras em andamento aqui no Rio Grande do Norte. Temos enfrentado alguns obstáculos, mas já estamos tomando as providências para solucionar e dar prosseguimento aos serviços. A Reta Tabajara, por exemplo, tivemos de fazer readequações no projeto original, o que interferiu na execução das obras. Nossa prioridade agora é com a duplicação da rodovia. A nossa expectativa é concluir tudo até 2021”, afirmou o superintendente do DNIT.
Também se discutiu a viabilidade de federalização das rodovias RN-221 e RN- 404, duas estradas litorâneas de grande importância para o turismo na região da Costa Branca, que seriam transformadas em BR; dois trechos da RN-110, na divisa entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba até o entroncamento da BR-427; a pavimentação da BR-104, de Macau até a divisa com a Paraíba; e a construção de dois viadutos, sendo um para dar acesso ao prolongamento da avenida Prudente de Moraes (Av. Prefeito Omar O’Grady) e outro em Macaíba, na interseção da BR-304 com a estrada que leva ao aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Se as rodovias forem incorporadas pelo ente federal, o Estado ganhará em economia e os motoristas ganham vias com maior segurança e melhor mobilidade.O superintendente do DNIT demonstrou-se disponível para dialogar a respeito dos pleitos.
O complexo da BR-101 foi outro ponto de destaque na reunião. “Estamos com um contingenciamento de R$ 25 milhões nos recursos desse empreendimento. Estamos trabalhando para garantir a conclusão da obra principal, para liberar o fluxo de carros ainda este ano. Vamos buscar assegurar as condições para executar os serviços complementares no ano que vem”, disse o general Daniel Dantas.
Gancho de Igapó
O superintendente do DNIT deu uma boa notícia a respeito das obras no trecho conhecido como Gancho de Igapó. O projeto atualmente está na fase de pagamento de desapropriações, demolições e definição de desvios. A previsão é que em setembro comecem os serviços para a construção do viaduto, que deve ser concluído em até dois anos.
Ponte de Igapó
Sobre a recuperação da Ponte de Igapó, o DNIT esclareceu que está executando obras emergenciais para evitar o comprometimento da estrutura. Esse reparo deve ser concluído nos próximos dois meses. Já está em elaboração o anteprojeto de restauração do complexo para que seja iniciada uma obra maior no ano que vem.
Acompanharam a governadora nesta audiência o vice-governador, Antenor Roberto, e secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho, e o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem, Manoel Marques.
Um total de 22.147 trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial ano-base 2017, no Rio Grande do Norte. O montante que ainda não foi sacado soma R$ 15.158.117,13 no estado. Os beneficiários têm até o dia 28 de junho para procurar uma agência bancária e retirar o dinheiro.
Tem direito ao abono salarial calendário 2018/2019 quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2017 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Além disso, é preciso que os dados do trabalhador tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O Abono Salarial ano-base 2017 começou a ser pago em 26 de julho de 2018. Desde então, 353.973 trabalhadores potiguares sacaram o total de R$ 284.655.013,66 a que tinham direito. Os dados são da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
No país, mais de 2,33 milhões de pessoas com direito ao benefício ainda não resgataram o recurso. Elas representam aproximadamente 10% do total esperado. O valor disponível para saque chega a R$ 1,53 bilhão.
A maior parte desse montante disponível está na região Nordeste, onde 642.074 trabalhadores não sacaram o recurso. A segunda região com maior número de pessoas com valores a receber é o Sul, com destaque para o Rio Grande Sul, onde mais de 584 mil beneficiários ainda não sacaram R$ 380 milhões disponíveis.
Por outro lado, já foram pagos 22,28 milhões de trabalhadores, o que representa 90,51% do total. Os valores sacados até 8 de maio (última atualização) somam R$ 17,17 bilhões. Os empregados da iniciativa privada, vinculados ao PIS, sacam o dinheiro na Caixa. Para os funcionários públicos (Pasep), a referência é o Banco do Brasil.
Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil
A Mega-Sena pode pagar hoje (11) o terceiro maior prêmio da história. São R$ 275 milhões para quem acertar as seis dezenas. O prêmio do concurso 2.150 só perde para duas edições da Mega da Virada. O concurso 2.000, em 31 de dezembro de 2017, pagou R$ 306 milhões para 17 apostas. Já o concurso 2.110 distribuiu R$ 302 milhões para 52 apostas em 31 de dezembro do ano passado.
Segundo a Caixa, o valor acumulado do prêmio aumentou devido ao fato de o concurso deste sábado ter final zero. Com isso, ele recebe um adicional de 22% no valor do prêmio, que é acumulado ao longo dos demais sorteios. O percentual é aplicado a todos os concursos de final 0 e 5.
Esta é a 14ª vez consecutiva que a Mega-Sena acumula. Na última quarta-feira (8), ninguém acertou as dezenas sorteadas: 21-23-37-44-46-48. Neste sábado, o sorteio será às 20 h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP).
Em todos os país, a movimentação nas lotéricas têm sido intensa. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima é custa R$ 3,50.
Também, é possível fazer uma “fezinha” pela internet . O site permite jogar na Mega-Sena e outras modalidades de loterias federais, independentemente de ser ou não cliente do banco.
Para apostar pela internet, entretanto, é preciso ter mais de 18 anos e fazer um cadastro com o número do CPF. Depois é só escolher os números. O valor mínimo da aposta é de R$ 30 e o máximo é de R$ 500 por dia. O pagamento é feito via cartão de crédito.
Os clientes da Caixa podem usar o Internet Banking Caixa para fazer suas apostas pelo seu computador pessoal, tablet ou smartphone. Para isso, basta ter conta corrente no banco e ser maior de 18 anos. Segundo o banco, o serviço funciona das 8h às 22h (horário de Brasília), exceto em dias de sorteios, quando as apostas se encerram às 19h, retornando às 21h para o concurso seguinte.
Parte da diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) teve audiência na última quinta-feira (09) com o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e prefeito de São Paulo do Potengi, José Leonardo Cassimiro de Araújo. A pauta do encontro girou em torno de consórcios públicos, além dos serviços de urgência, de obstetrícia e de cirurgias eletivas realizados no Estado.
Participaram do encontro a presidente do Cosems e secretária municipal de saúde de São José do Seridó, Debora Costa; a primeira vice-presidente e presidente eleita, Maria Eliza Garcia, atual secretária municipal de saúde de Doutor Severiano; a segunda vice-presidente e secretária municipal de saúde de São Paulo do Potengi, Dailva Bezerra; e o secretário-executivo do Conselho de Secretarias, Sueldo Queiroz.
“Alinhamos posicionamentos com a FEMURN sobre os principais debates regionais do SUS potiguar a exemplo das discussões em torno dos consórcios públicos e dos serviços de urgência, obstetrícia e cirurgias eletivas”, destacou a presidente Debora Costa, frisando que uma nova audiência será agendada entre Cosems e Federação dos Municípios, desta vez com a presença do titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública, doutor Cipriano Maia.
A prefeitura municipal de Felipe Guerra estará promovendo neste domingo (12), a partir das 18 horas, na Praça dos Colégios (Centro) da cidade de Felipe Guerra, a comemoração alusiva ao Dia das Mães. A programação constará de apresentação do projeto abelhar, grupo Vida e realização de entrega de brindes e lanches para as mães felipense.
No próximo dia 15 de maio será realizada a “Greve Nacional da Educação”, data em que professores, estudantes, técnico-administrativos (as) vão paralisar as atividades em todo o país contra os sucessivos ataques do governo Bolsonaro ao setor e contra o desmonte da educação pública, gratuita e de qualidade.
Em assembleia geral da categoria, os servidores técnico-administrativos da UFERSA aprovaram por unanimidade aderir à greve geral na educação. O objetivo é denunciar os inúmeros retrocessos, como o contingenciamento de recursos para as universidades públicas, o fim dos concursos públicos, os ataques à autonomia universitária, o congelamento de salários, a privatização e a precarização da educação com o aprofundamento das políticas de mercantilização, além da destruição da Previdência Social prevista pela PEC 6/19.
“É com muita preocupação que eu vejo o momento em que a educação no Brasil se encontra. Aos poucos as universidades estão sendo sucateadas, para lá na frente o governo dizer que não tem mais como sustentar e partir pra privatização”, afirma Kaliane Morais, coordenadora geral do SINTEST/UFERSA.
Na última terça-feira o Fórum dos Servidores Públicos do Oeste Potiguar se reuniu com docentes, estudantes e sindicalistas na sede da ADUERN para planejar o ato do dia 15 de maio. A princípio, a concentração ficou marcada para às 08h em frente a UFERSA. O Fórum vai marcar uma outra reunião para discutir a logística do ato.
“O corte de 30% é muito mais profundo do que se imagina. Isso não vai refletir apenas na universidade, mas no comércio, no funcionamento geral da sociedade. Nós vamos defender a paralisação. Os companheiros precisam articular seus colegas de setores para somar nessa luta”, declara Francimar Honorato, coordenador de comunicação do SINTEST/UFERSA.
Ainda na assembleia, o servidor Jeferson Santos, lotado no campus de Caraúbas, sugeriu que os servidores fizessem uma campanha nas redes sociais com depoimentos através de vídeos ou fotos sobre a importância da educação na sua vida e também convocando a categoria para participar da paralisação do dia 15.
Uma grande luta travada com mais intensidade no início do ano pelo deputado estadual Nelter Queiroz (MDB), junto ao governo da professora Fátima Bezerra (PT), chega ao seu final de forma vitoriosa. Nesta sexta-feira (10) foi sancionada a lei que autoriza o Governo do Estado a conceder o perdão de dívidas do IPVA para proprietários de motocicletas de até 150 cilindradas.
“A Lei, que foi proposta por nosso mandato e encaminhada pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa, poderá fazer com que o Estado possa arrecadar até R$ 14 milhões, já que 160 mil motocicletas dessa categoria estão aptas a sair da irregularidade no Rio Grande do Norte”, destacou Nelter.
No evento, que contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, secretários estaduais, deputada Isolda Dantas (PT) e vice-governador Antenor Roberto (PC do B), entre outras, a governadora Fátima Bezerra deu os devidos créditos a Nelter Queiroz pela viabilização desta importante legislação que beneficiará, principalmente, os potiguares de baixa renda que estão com a documentação de suas motocicletas atrasadas.
“Essa lei tem caráter inclusivo. Tenho que ser justa e reconhecer de público o papel do deputado Nelter Queiroz para a viabilização desta lei. Eu sou testemunha disso e esta foi uma das primeiras reivindicações que o parlamentar trouxe até nós”, apontou a governadora, lembrando que a maioria dos proprietários das motos beneficiadas por esta lei, são pessoas de baixa renda que têm nessas motocicletas seus instrumentos de trabalho e de onde tiram o sustento de suas famílias.
O Procon Legislativo segue atendendo com qualidade a população do Rio Grande do Norte. Entre janeiro a abril deste ano, o órgão realizou 1.532 atendimentos aos potiguares, presencialmente ou através da Internet. Em pesquisa junto aos usuários, o índice de satisfação chegou aos 96%.
“Mais uma vez, tivemos um bom resultado na resolução das causas, seja por conciliação ou através das nossas ações. Nos questionários respondidos pelas pessoas que procuram a sede do Procon Legislativo, o índice de satisfação foi de 96%, além de conseguirmos 54% de conciliação entre as partes nos processos que chegam até nós. Isso demonstra que o serviço vem sendo prestado de maneira satisfatória”, disse o coordenador do Procon legislativo, Dary Dantas.
Criado em 2009, o Procon Legislativo tem acumulado números expressivos no atendimento, resolutividade das questões e na satisfação à população que procura os seus serviços. Além do atendimento presencial na sede, o órgão disponibiliza outras plataformas para o atendimento ao consumidor, seja através do WhatsApp (84-98849-1187) ou nas ações do Procon Móvel, que vai a comunidades do Estado realizando o atendimento e orientação à população, sejam consumidores ou empresários e prestadores de serviços.
Neste sábado (11), inclusive, os moradores do bairro de Passagem de Areia, em Parnamirim, receberão ação do Procon da Assembleia, a partir das 8h. Junto à Diretoria de Política Complementares, o órgão vai realizar orientação e atendimento a consumidores e empresários da região, com o objetivo de esclarecer sobre os direitos dos consumidores e como evitar ou solucionar violações ao que determina o Código de Defesa do Consumidor. Para isso, o Procon Legislativo levará, mais uma vez, estrutura móvel e experiência que resulta em alto nível de satisfação junto aos potiguares.
“Temos conseguido chegar a cada vez mais pessoas e, com isso, colaborado com o cumprimento da lei, o que é bom para quem consome e quem presta serviço ou vende mercadorias”, avaliou Dary Dantas.