A prefeitura municipal, por meio da secretaria de Meio Ambiente realiza a manutenção nos serviços de arborização do cemitério público de Paraú.
“A manutenção nos serviços de arborização do cemitério público, também é uma das prioridades desta administração. Vamos trabalhar para manter nossa cidade organizada e limpa”, ressaltou a prefeita Maria Olímpia.
Presente na audiência pública promovida pelo deputado estadual Nelter Queiroz nesta sexta-feira (05), em Jucurutu, a vereadora Paula Torres destacou a importância de Jucurutu contar com Nelter Queiroz como representante na Assembleia Legislativa para defender os interesses do povo, especialmente das pessoas mais humildes.
“Essas audiências públicas que o deputado Nelter Queiroz está promovendo no interior do estado, são de grande relevância, pois nelas o agricultor está sendo informado a respeito de um benefício que esse trabalhador não buscava por não saber que existia”, observou Paula.
“Esse momento de hoje é uma prova na prática do trabalho que o deputado Nelter desenvolve em favor dos mais simples. Reconhecendo a luta desse deputado, o povo reelegeu ele para mais um mandato e aqui está ele defendendo cada trabalhador presente nesta reunião”, disse a vereadora.
A audiência pública realizada na Câmara municipal teve por objetivo orientar a população a respeito da isenção do pagamento do IPVA para motos destinadas ao uso de pequenos proprietários, produtores e trabalhadores rurais, benefício garantido pela lei 6.967/1996.
Os comunicadores do Rio Grande do Norte estão convidados a participar do curso online e gratuito “O Saneamento Ambiental e o Meio Ambiente Urbano”. O objetivo é contribuir para a cobertura da imprensa no tratamento de temas sobre saneamento, garantindo qualificação aos profissionais que tenham interesse em conhecer mais sobre o tema. As inscrições estão abertas nos links disponíveis no final desta matéria.
A iniciativa é da Câmara Técnica de Imprensa e Comunicação da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE) em parceria com a Câmara Temática de Comunicação da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. O tema saneamento é complexo e envolve questões técnicas que precisam ser compreendidas para enriquecer coberturas jornalísticas. O intuito é ajudar os profissionais a comunicar com mais clareza e fidelidade informações de utilidade pública e de interesse da população.
Serão cinco aulas online, uma a cada semana. Nos dias 5, 12 e 26 de junho e nos dias 3 e 10 de julho, das 11h30 às 12h20. Os participantes do curso receberam certificado de participação. A aula inaugural será ministrada no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, por Benedito Braga, presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e ex-presidente do Conselho Mundial da Água.
As inscrições devem ser feitas individualmente para cada aula nos cinco links abaixo:
De acordo com dados do Boletim Informativo Diário do DNOCS divulgados neste sábado, enviado pelo engenheiro Rafael Mendonça, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves elevou seu nível de água em 33 centímetros de sexta-feira (05), para sábado (06).
Faltando 14 metros e 06 centímetros para começar a sangrar, o reservatório tem um volume acumulado de 643 milhões 210 mil metros cúbicos. Em termos percentuais a reserva hídrica é de 26,80%.
Questionado sobre a possibilidade de o reservatório transbordar ainda em 2019, Rafael Mendonça afirmou que para isso acontecer “precisa de muita chuva”. Ele concluiu dizendo que “para Deus nada é impossível”.
Relembrando, desde o dia 21 de fevereiro quando chegou ao menor nível com 476 milhões 22 mil e 200 metros cúbicos de água a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves teve o seu espelho d’água elevado em 02 metros e 34 centímetros.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caicó aprovou e divulgou o edital da eleição unificada para escolha dos cinco novos Conselheiros Tutelares e suplentes, que terão mandato de quatro anos (2020 – 2024).
A inscrição somente será efetuada presencialmente, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no período de 22 de abril a 03 de maio de 2019, das 7h30min às 11h00min e das 13h00min às 16h30min, na Rua Felipe Guerra, 379, Antiga Prefeitura, Centro de Caicó.
O Edital completo encontra-se disponível no site da prefeitura de Caicó, nas páginas do facebook e instagram do CMDCA Caicó, no link: bit.ly/editaleleicaoctcaico
No Mundial da Atividade Física, celebrado em 7 de abril, o Ministério da Saúde faz um alerta: três em cada 100 mortes registradas, em 2017, no país podem ter sido influenciadas pelo sedentarismo. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, apontam que dos 1,3 milhão de óbitos registrados em 2017, 34.273 mil estão relacionados às doenças como o diabetes, o câncer de mama e o de cólon e cardiovasculares. Males que estão relacionados à falta da atividade física no dia-a-dia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é considerado o quarto maior fator de risco de mortes no mundo.
Praticar esportes, sejam de baixo ou de alto impactos, é fundamental para o corpo e para a mente. Além de prevenir as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) ligadas ao excesso de peso, como a hipertensão e o diabetes; as cardiovasculares e a alguns tipos de cânceres, o exercício regular desencadeia uma série de efeitos benéficos ao corpo. Além disso, caminhada, lutas e outras modalidades esportivas melhoram o condicionamento físico, auxiliam o controle de peso, alivia o estresse, melhora a qualidade do sono, entre outros benefícios que podem ser observados.
Dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2017) apontam que 37% dos brasileiros que moram nas capitais praticam atividade física pelo menos 150 minutos por semana, o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os homens (43,4%) se exercitam mais do que as mulheres (31,5%). A faixa de 18 a 24 anos é a mais ativa, 49,1% da população tem o esporte inserido no cotidiano, seguidos pelos de 25 a 34 anos (44,2%).
O levantamento também aponta que 47% dos brasileiros que praticam atividade física possuem 12 anos ou mais de escolaridade, enquanto 23,3% têm de 0 a 8 anos de escola. As capitais brasileiras onde se pratica mais atividade física são: Distrito Federal (49,6%), Palmas (45,9%) e Macapá (45,5%) enquanto que São Paulo (29,9%), João Pessoa (34,45) e Recife (35,2%) têm os piores índices.
Evitando o sedentarismo
Um dos incentivos do Governo Federal para a prática de atividade física, é o Programa Academia da Saúde. Por meio de recursos financeiros, os municípios recebem recursos para financiar a implantação de polos que contam com uma infraestrutura e equipamentos adequados; e profissionais qualificados para promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável e educação em saúde.
Além das práticas corporais (dança, jogos, aeróbica, dentre outros), que vão estimular o movimento, o gasto energético, o autoconhecimento, o equilíbrio e outros componentes da produção do cuidado devem ser incentivados e promovidos nos polos, como as práticas integrativas e com grupos multiprofissionais que vão auxiliar e monitorar os usuários.
O tema escolhido pela Organização Pan-Americana da Saúde/ Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), para a campanha do dia Mundial da Saúde de 2019 – celebrado em 07 de abril – foi “Saúde para todas e todos. Em todos os lugares”.
Os organismos internacionais chamam a atenção para a importância da saúde universal – que significa garantir que todas as pessoas e comunidades tenham acesso aos serviços de saúde.
No Rio Grande do Norte, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 RN) dispõe atualmente de 645 profissionais – entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, operadores de rádio, telefonistas, condutores socorristas e pessoal administrativo – que atuam em 16 bases descentralizadas espalhadas por todo o Estado, além de 10 pontos de apoio. De qualquer lugar do estado, basta ligar para o número 192 para receber orientação do médico regulador, que fica na Central de Regulação de Urgência (CRU).
“Para que uma ambulância chegue até o local onde se encontra a vítima, muitos profissionais se empenham para garantir o melhor tempo resposta e consequentemente, o melhor atendimento àquele paciente, sempre seguindo os protocolos institucionais, embasados na ciência na ética, na Política Nacional de Humanização e obedecendo os fluxos que fazem a Rede de Urgência e Emergência se fortalecer cada dia mais”, explicou Wilma Dantas, coordenadora geral do SAMU 192 RN.
De janeiro a março deste ano o SAMU 192 RN já recebeu 5.541 acionamentos, sendo em sua maioria casos clínicos, como síndromes coronarianas agudas, parada cardiorrespiratória, convulsão, desmaio e edema agudo de pulmão.
Através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), um total de 1.162 profissionais de saúde da Rede de Urgência e Emergência passaram por treinamentos e capacitações, dos meses de janeiro até o início de abril. Pelas redes sociais (@nepsamu192rn), cerca de 300 seguidores já participaram ao vivo das transmissões das aulas pelo Instagram.
A população lotou a Câmara municipal de Jucurutu na manhã desta sexta-feira (05), quando o deputado estadual Nelter Queiroz realizou audiência pública com objetivo de orientar a população a respeito da isenção do pagamento do IPVA para motos destinadas ao uso de pequenos proprietários, produtores e trabalhadores rurais, benefício garantido pela lei 6.967/1996.
O presidente da Câmara, vereador Fagner Brito, parabenizou a iniciativa de Nelter em promover a audiência pública em Jucurutu, com a presença de Emanoel Marcos de Brito Rocha, auditor fiscal da Secretaria de Estado da Tributação.
“Parabenizo o deputado Nelter pela iniciativa de trazer a Jucurutu esse debate tão importante, onde o homem do campo foi orientado como proceder para solicitar a isenção do IPVA de sua moto”, disse o vereador.
“Também agradeço a participação de Emanoel Marcos de Brito Rocha, auditor fiscal da Secretaria de Estado da Tributação. É importante lembrar que Emanoel informou que o trabalhador rural não precisa esperar o documento chegar em seu endereço, ele pode procurar a Secretaria de Estado da Tributação o quanto antes”, encerrou Fagner.
Empenhado para que um número cada vez maior de pessoas que tem direito à isenção do IPVA de motocicletas destinadas a pequenos proprietários, produtores e trabalhadores rurais tenham conhecimento e acesso ao benefício, o deputado Nelter Queiroz (MDB) realizou mais uma audiência pública sobre o tema. Desta vez em Jucurutu, que sediou o debate realizado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (5), lotando a Câmara municipal.
O deputado reuniu a população e representantes do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Tributação (SET), Câmara, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Patronal e outras entidades. O benefício implantado por meio do artigo 8º, inciso XIV, da lei estadual 6967/96 é limitado a um veículo por beneficiário. Ainda ontem (4) foi realizada audiência pública na Câmara de Vereadores de Triunfo Potiguar sobre o mesmo tema e outras cinco audiências estão agendadas para acontecer.
“Não estamos defendendo nada ilegal, mas a regularização dessas motos para o homem do campo e da cidade”, esclareceu o parlamentar, que agradeceu o apoio da governadora Fátima Bezerra, pela sensibilidade à proposta. De acordo com o deputado, as blitzen irão continuar, mas o Governo orientou a não reter os veículos cujos proprietários detenham o documento, mas que estão com o imposto atrasado. A orientação será que regularizem. Outro ponto destacado pelo parlamentar foi que a governadora determinou à Secretaria de Tributação que acompanhasse os pedidos de isenção das pessoas que se encaixam no benefício da lei.
As próximas audiências vão acontecer no dia 26 (Assu e Campo Grande), além de Jardim do Seridó e Parelhas (17 de maio) e Caicó (24 de maio). George Queiroz, ex-prefeito de Jucurutu, também participou do debate.
“Agradeço que esse assunto esteja sendo debatido, isso é importante para nós, porque vai ficar todo mundo legalizado e isso vai aliviar a carga para o Governo e também para nós”, disse Adeilton Medeiros, mais conhecido como Galeguinho de Góis, autor do projeto Matuto Habilitado. Outro trabalhador rural, Cícero Belo, reclamou dos tributos e citou as dificuldades que o homem do campo enfrenta.
O diretor em exercício da Secretaria de Tributação de Caicó, Emanoel Marcos de Brito Rocha, se colocou à disposição para que os proprietários possam procurar o órgão e tirar suas dúvidas e se habilitar para conseguir a isenção. “Não precisa esperar chegar a cobrança ou o documento, podem se antecipar e nos procurar o quanto antes”, orientou.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jucurutu, Raimundo Nonato, relatou que muitas vezes os proprietários que não têm condição de pagar o imposto têm suas motos retidas e os veículos ficam expostos por tanto tempo, “que praticamente são entregues ao ferro velho”.
Ao final do debate, o deputado Nelter Queiroz agradeceu a participação das entidades, dos vereadores e da população e reforçou: “É importante legalizar o seu instrumento de trabalho, vamos enfrentar essa realidade, requeiram os seus direitos, procurem se informar nos sindicatos, para esclarecer, porque vocês têm um direito e não sabem”, finalizou.
Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro confirmou ontem (4) que o governo pagará o 13º benefício do Bolsa Família no final deste ano. A medida está entre as metas dos primeiros 100 dias de governo e será oficialmente anunciada na próxima semana, em um evento no Palácio do Planalto.
“O 13º do Bolsa Família será anunciado na semana que vem, para atingir diretamente os mais necessitados. O recurso virá do combate a fraude [no programa]”, afirmou Bolsonaro, durante transmissão ao vivo em sua página no Facebook.
Na live, o presidente estava acompanhado dos ministros Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional). A transmissão semanal, que começou às 19h, durou pouco mais de 27 minutos.
O custo total com o pagamento extra do benefício de combate à miséria será de R$ 2,5 bilhões, como já havia estimado o ministro da Cidadania, Osmar Terra. O Bolsa Família é pago a mais de 13 milhões de famílias pobres do país.