06/11/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel adquire 239 novos leitos

Um sonho antigo que agora está prestes a se tornar realidade. A partir deste mês de novembro, os pacientes que derem entrada no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) irão desfrutar de novas acomodações, muito mais confortáveis, seguras e modernas. O processo de aquisição para 239 leitos hospitalares foi concluído e agora espera está a espera da chegada dos novos móveis, em um prazo máximo de 20 a 30 dias. As camas serão distribuídas da seguinte forma: 204 do tipo mecânicas para os quatro pavimentos de enfermarias e 35 elétricas para as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

A aquisição de novos leitos hospitalares que proporcionassem maior conforto e dignidade aos pacientes que procuram o Walfredo Gurgel era um desejo antigo da atual gestão. “Faz algum tempo que queríamos poder trocar todos os nossos leitos. Este hospital tem 45 anos. As camas devem ter quase o mesmo tempo. Estou aqui há seis anos como diretora e esse sempre foi um desejo particular meu e nunca tínhamos recursos suficientes. Mas com a chegada da Emenda Parlamentar no valor de RS 2.000.000,00 disponibilizada pelo Deputado Federal, Fabio Faria, este sonho agora virou realidade”, conta a diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro.

Há anos vítima do fantasma da superlotação, a troca dos leitos, no entanto, não criará novas vagas para atendimento ou internamento na unidade. “Que fique muito claro, não estamos criando novas vagas no hospital. Até porque isso não é possível. Já vivenciamos uma sobrecarga diária com corredores lotados. Estas camas são para substituir as que estão atualmente em uso e que já não possuíam mais condições de abrigar um doente. As antigas estão todas em péssimo estado de conservação. Urgia essa substituição”.

Confeccionadas em inox, as camas manuais possuem três manivelas, são totalmente articuláveis, permitindo elevação de dorso, altura e joelhos. As elétricas além de possuir as mesmas funcionalidades, são comandadas por motores blindados, bivolt, com unidades de baterias recarregáveis, acionados através de controle remoto com fio e com dispositivos de segurança. No mesmo lote, também foram compradas macas exclusivas para a transferência de pacientes entre setores de internação. Estas são equipadas com cabeceiras reguláveis e grades laterais removíveis em tubos de aço, suporte para soro, para-choque de borracha e freios.

O recurso federal ainda permitiu a aquisição de novos monitores multiparâmetros com capnógrafos (oito), poltronas do papai (90), escadas hospitalares (180), macas do tipo fawler (que permitem inclinação de 30°) e cardioversores (seis).

05/11/2018
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Campeão no ano de 2015, Jucurutu ficou de fora da Copa Garoto Bom de Bola do RN em 2018

Foto: Arquivo Secretaria estadual de Esporte

Concluída no último sábado (03), a Copa Garoto Bom de Bola do RN, edição 2018, não contou com a participação da seleção de Jucurutu. O evento esportivo é realizado pelo governo do estado.

Com o apoio da prefeitura municipal em 2015, na gestão George Queiroz, a equipe de Jucurutu conquistou o título inédito da competição, ao derrotar na grande final o Alecrim por 1 a 0. O gol foi marcado por Alisson, filho de Xuxita.

Após inscrever Jucurutu em três edições – 2013, 2014 e 2015 – da competição, Pablo Cassiano, então secretário de Esporte viu o time treinado pelo técnico John Lennon, fazer a festa no dia 17 de maio de 2015, no campo do IFRN, em Natal.

05/11/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Energia Solar Fotovoltaica é regulamentada no RN

A energia solar fotovoltaica foi regulamentada no Rio Grande do Norte. A Instrução Normativa 001 de 01 de novembro de 2018 foi assinada pelo diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Rondinelle Oliveira, e publicada no Diário Oficial do RN na última sexta-feira (02). Com isso, a atividade tem regulamentação própria, estabelecendo procedimentos específicos do setor que vem crescendo nos últimos anos. A Instrução Normativa fornece detalhes para instrumentalizar o processo de licenciamento e disciplinar como esse processo deve acontecer.

“A atividade fotovoltaica é viável ambiental e economicamente, porém carecia de um marco regulatório, além de se constituir em uma oportunidade para quem quer empreender em solos potiguares. Criar a Instrução Normativa específica para este setor é um avanço para nós, trazendo clareza no processo de licenciamento, incentivo às cadeias produtivas dessa área, além da necessária segurança jurídica”, afirmou o diretor geral do Idema, Rondinelle Oliveira.

A Instrução Normativa detalha o procedimento até então inexistente no Rio Grande do Norte, oferecendo diretrizes sobre o licenciamento deste setor. Dentre as especificações, podemos citar os tipos de estudos necessários, em quais situações eles serão solicitados, se o projeto do empreendimento encontra-se em área de Unidade de Conservação ou até mesmo se determinada área necessita de estudos mais complexos, dentre outros.

“Temos um potencial extraordinário em relação a outros estados que é a presença do sol quase o ano inteiro, e esse é um fator bastante favorável para nós. Agora o empreendedor que queira investir nessa atividade terá um melhor direcionamento”, afirmou a coordenadora do setor de Energias do Idema, Andréa Mércia Barreto.

05/11/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Petrobras reajusta preço do gás de cozinha na refinaria em 8,5%

Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil 

Os preços do gás liquefeito de petróleo de uso residencial (GLP-P13) – gás de cozinha de 13 quilogramas – estarão 8,5% mais caros a partir de amanhã (6). De acordo com a Petrobras, na média nacional, o preço de venda nas refinarias da companhia, sem tributos, será equivalente a R$ 25,07. Desde janeiro, quando passou a ter reajustes trimestrais, a alta acumulada do produto é de R$ 0,69 ou 2,8%.

Para seguir a metodologia atual, a Petrobras aplicou, este ano, reduções nos preços em janeiro e abril e uma elevação em julho. O preço representa um ajuste de R$ 1,97 em relação aos R$ 23,10 em vigor desde julho. Segundo a companhia, os motivos para a alteração dos preços foi a desvalorização do real frente ao dólar e as elevações nas cotações internacionais do GLP. “A referência continua a ser a média dos preços do propano e butano comercializados no mercado europeu, acrescida da margem de 5%”, apontou.

Conforme a Petrobras, “o objetivo da metodologia é suavizar os impactos derivados da transferência da volatilidade externa para os preços domésticos”. A estatal informou que o mecanismo leva em consideração a necessidade de praticar preços para o produto com referência no mercado internacional e a Resolução 4/2005 do Conselho Nacional de Política Energética.

A resolução “reconhece como de interesse para a política energética nacional a comercialização, por produtor ou importador, de gás liquefeito de petróleo (GLP), destinado exclusivamente a uso doméstico em recipientes transportáveis de capacidade de até 13kg, a preços diferenciados e inferiores aos praticados para os demais usos ou acondicionados em recipientes de outras capacidades”.

05/11/2018
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Apostas para a Mega da Virada já estão abertas

Agência Brasil  

05/11/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Sesap capacita profissionais para atuar em emergências causadas pelo zyka vírus

Profissionais da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap RN) participaram de mais um curso para a formação de docentes multiplicadores que atuam na linha de frente das emergências em saúde causadas pelo zyka vírus.

A formação aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro, em Brasília, com o objetivo de ampliar o alcance dessas informações e impactar a rede de atenção às crianças com alterações congênitas relacionadas ao zyka vírus.

No RN os multiplicadores irão repassar seus conhecimentos para duas turmas, de 50 profissionais cada, com carga horária de 36h, envolvendo as oito regiões de saúde do Rio Grande do Norte.

Surgido para atender uma demanda urgente de informação e capacitação dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente dessas emergências, o Zykalab é fruto de uma parceria entre o ministério da Saúde e entidades parceiras como o Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), Johnson e Johnson e Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS).

O Conselho Municipal de Saúde (COSEMS) está à frente desse processo, promovendo a divulgação do projeto junto aos secretários municipais de saúde e fazendo a seleção dos profissionais a serem treinados.

05/11/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Candidatos e partidos têm até amanhã (06) para prestar contas à Justiça Eleitoral

O prazo para entrega das prestações de contas de candidatos e partidos políticos referentes às Eleições Gerais 2018 expira amanhã, dia 06 de novembro, às 19h00 (horário local), conforme calendário eleitoral estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Até a última atualização do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) (às 15h00 desta segunda, 05), dos 509 candidatos e partidos que participaram das eleições, apenas 84 realizaram a prestação.

Confira a estatística de contas prestadas (Atualização: 05/11/2018, às 15h00):

Governador: Prestações de contas realizadas: 1 | Expectativa: 8

Senador: Prestações de contas realizadas: 0 | Expectativa: 15

Deputado Federal: Prestações de contas realizadas: 20 | Expectativa: 121

Deputado Estadual: Prestações de contas realizadas: 59 | Expectativa: 330

Partidos políticos: Prestações de contas realizadas: 4 | Expectativa: 35

Para os diretórios estaduais e candidatos, eleitos ou não, inclusive os que disputaram o 2º turno de votação, o procedimento consiste, primeiramente, no encaminhamento dos dados das prestações de contas eleitorais via Internet, por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitoral (SPCE). Diferentemente de outras eleições, neste ano as prestações de contas eleitorais não serão entregues em meio físico, mas em meio eletrônico, à exceção dos órgãos diretivos municipais, que prestarão contas junto às zonas eleitorais, onde ainda não foi implementado o Processo Judicial Eletrônico (Pje).

Nesse mesmo prazo, como procedimento complementar, à exceção dos que disputaram o 2º turno, deverão os prestadores de contas gerar mídia contendo a gravação do arquivo de toda a documentação comprobatória e entregá-la na Seção de Análise de Contas Eleitorais e Partidárias (SACEP), localizada no 5º andar do edifício-sede do TRE-RN, com endereço na Avenida Rui Barbosa, nº 215, Tirol, na forma disciplinada no art. 52, § 2º, d a Resolução TSE nº. 23.553/2017.

Já os candidatos que concorreram ao segundo turno – seus partidos ou partidos coligados, e que realizaram doações ou gastos no período entre o fim do primeiro e início do segundo turno, terão que prestar contas até o dia 17 de novembro, segundo os mesmos procedimentos assinalados para a prestação de contas do primeiro turno.

Os documentos a serem gravados em mídia deverão ser digitalizados, observando-se as seguintes regras, sob pena de reapresentação das contas:

Formato PDF com reconhecimento ótico de caracteres (OCR), providência que torna os dados pesquisáveis

Arquivos com tamanho não superior a dez megabytes, organizados em pastas nominadas que identifiquem os documentos a que se referem

Por fim, convém ressaltar que os candidatos e partidos omissos diante do dever legal de prestar contas terão as contas julgadas não prestadas. No caso de candidatos, isso provoca na proibição de obter certidão de quitação da Justiça Eleitoral pelo tempo equivalente ao mandato ao qual ele concorreu; e, em se tratando de partidos políticos, resulta na suspensão do repasse de recursos do Fundo Partidário e das respectivas anotações partidárias no TRE/RN.

05/11/2018
Por Danilo Evaristo em Assú

Conexão Skol RN anima noite do próximo sábado (10/11) em Assu

O final de semana será de festa e forró na cidade de Assu. O Conexão Skol RN, evento que já passou por seis cidades do interior do Rio Grande do Norte, chega a cidade de Assu.

O evento é gratuito e acontece no sábado (10/11) à partir das 18h, na praça conhecida como Buraco do Prefeito. As atrações serão o cantor Giannini Alencar, Rhian e a Farra, além do DJ Conexão, que é residente do projeto.

O Conexão Skol RN é um projeto itinerante que leva música e entretenimento para a população de 11 cidades do interior do Rio Grande do Norte, valorizando os artistas locais, movimenta a economia e proporciona acesso à cultura, de forma gratuita, em plena praça pública.

Todos os ambulantes cadastrados para trabalhar no Conexão Skol RN são orientados para não venderem bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, evitar o consumo em excesso ou associado a bebida e direção.

Outra preocupação é com o meio ambiente. Através do operador local, serão feitas parceria com associações de coleta seletiva do município. Com isso, todas as latinhas serão destinadas às cooperativas de reciclagem.

O Conexão Skol RN é uma realização da RS Eventos que conta com patrocínio da Ambev via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Câmara Cascudo) junto à Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, e à Fundação José Augusto.

05/11/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Brasil: Pente-fino em auxílio-doença e aposentadoria por invalidez gera economia de R$ 13,8 bilhões

Foto: Divulgação Ascom

O processo de revisão dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já é responsável por uma economia de R$ 13,8 bilhões. São recursos que estavam sendo pagos para pessoas que já estavam aptas para o trabalho, mas continuavam recebendo indevidamente os benefícios por incapacidade.

Desde agosto de 2016, cerca de 1,1 milhão de perícias de revisão foram feitas pelo INSS. Um total de 552 mil benefícios foram cancelados após a perícia, o equivalente à metade das revisões realizadas – 77 % foram invalidados após a análise, somando 359.553 benefícios. Já entre as aposentadorias por invalidez verificadas, 29% foram cessadas após as perícias.

Aperfeiçoamento – O ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Alberto Beltrame, destaca que o objetivo é destinar os recursos do Fundo da Previdência para quem realmente precisa. “É importante ressaltar que, a partir do ano que vem, a economia se mantém. Serão mais R$ 7 bilhões por ano que deixarão de ser pagos indevidamente às pessoas que estavam no auxílio-doença e que já tinham recuperado a capacidade de trabalho. Essa medida é uma grande inovação e um aperfeiçoamento na governança dos benefícios previdenciários. São recursos extremamente importantes e viabilizaram a adoção de novas e melhores políticas sociais pelo governo brasileiro.”

Das mais de 1,1 milhão perícias realizadas, mais de 900 mil foram feitas de março a outubro deste ano. A agilidade no pente-fino do INSS só foi possível porque 96% dos médicos peritos do órgão aderiram ao Programa de Gestão das Atividades Médico Periciais, que avalia a produtividade e não o número de horas trabalhadas.

Segundo Alberto Beltrame, a expectativa é a de que o processo seja finalizado até dezembro. “Estamos deixando de legado ao próximo governo um sistema de benefícios previdenciários limpo de fraudes e de pagamentos indevidos, com uma economia muito significativa”, garantiu Beltrame. 

Ministério do Desenvolvimento Social

05/11/2018
Por Danilo Evaristo em Currais Novos

Senador eleito Styvenson Valentim estará Currais Novos nesta terça-feira

O senador eleito pelo Rio Grande do Norte, capitão da PM Styvenson Valentim, cumprirá agenda na noite desta terça-feira (06) na região Seridó. Em Currais Novos, Styvenson ministrará palestra.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros