
A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente informa aos produtores rurais de Jucurutu que teve início a segunda fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Nesta etapa, serão imunizados animais com até 24 meses. O produtor deverá adquirir sua vacina em uma das lojas autorizadas a comercialização.
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na primeira etapa da campanha, em maio, foram vacinados 197,87 milhões de animais de um total previsto de 201,23 milhões de cabeças. A cobertura vacinal atingiu 98,33% em todo o Brasil.
Atenção para o calendário:
Vacinação: de 01 a 30 de novembro
Declaração: de 01 de novembro a 15 de dezembro
07/11/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasA Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFRN publicou editais referentes a cursos de especialização de forma gratuita. Ao todo, são 206 vagas distribuídas entre a modalidade presencial, em diversos campi do estado, e na modalidade de Educação a Distância.
Vagas
O primeiro edital (nº 35/2018) é destinado ao curso de especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (pós-graduação lato sensu), na modalidade a distância, com ingresso no segundo semestre letivo de 2018. Estão sendo disponibilizadas 1.500 vagas para os interessados de todas as regiões do Brasil. As inscrições estão acontecendo desde 8 de outubro e vão até o dia 12 de novembro. No IFRN são 50 vagas.
Já o segundo edital (nº 37/2018) é para os cursos superiores de pós-graduação lato sensu em nível de especialização, na modalidade presencial, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2019. São 116 vagas, divididas entre os cursos de Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (Campus João Câmara, com 36 vagas disponíveis) e Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Campi Parnamirim e Pau dos Ferros, com 40 vagas disponíveis, cada). Com inscrições abertas desde 30 de outubro, os interessados têm até 12 de novembro para se inscreverem.
Para o curso de especialização em Gestão Ambiental, no Campus Natal-Central (editais nº 38/2018 e nº 39/2018), são ofertadas 40 vagas para, sendo 35 destinadas à ampla concorrência e cinco exclusivamente aos servidores do Instituto. Com ingresso no primeiro semestre letivo de 2019, o curso é presencial. As inscrições foram abertas em 30 de outubro e também terminam em 12 de novembro.
Inscrições
As inscrições dos candidatos e das candidatas devem ser feitas exclusivamente via internet, no Portal do Candidato, por meio do sítio do Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFRN.
Acesse as páginas da seleção:
Portal do Candidato
Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos
Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido e em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Especialização em Gestão Ambiental (Ampla Concorrência)
Especialização em Gestão Ambiental (Servidores do IFRN)
07/11/2018
Por Danilo Evaristo em
Notas
Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (7), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) destacou requerimento que será encaminhado ao Executivo Estadual solicitando a inclusão, na segunda etapa do Programa Governo Cidadão, da pavimentação asfáltica no trecho da RN-041 que liga a cidade de Santana do Matos à Serra de Santana, onde estão localizados os municípios de Tenente Laurentino Cruz, Lagoa Nova, Cerro-Corá e Bodó.
Segundo o parlamentar, a governadora eleita, Fátima Bezerra (PT), já está ciente da necessidade do serviço e garantiu a sua efetivação. “Reforço a relevância dessa obra para a região, que irá alavancar o turismo e facilitar os trabalhos relacionados à energia eólica”, ressaltou ele.
Em aparte, o deputado José Dias (PSDB) revelou que Fátima assegurou também as obras para a estrada que liga Lagoa Nova a Cerro-Corá. Na oportunidade, Gustavo Carvalho (PSDB) e George Soares (PR) sugeriram que a governadora eleita finalize algumas obras já pleiteadas pelos parlamentares na Casa Legislativa.
07/11/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasAqueles que quiserem fazer críticas, apontar sugestões ou mesmo tirar dúvidas sobre a atuação do Ministério Público Federal (MPF) no Rio Grande do Norte terão a oportunidade de, entre 20 e 22 de novembro, falar com representantes da Corregedoria do MPF.
O atendimento ao público irá oferecer (conforme calendário abaixo) um canal direto de diálogo com a população, por meio do qual cidadãos ou instituições poderão ajudar na melhoria dos serviços prestados pelo MPF e pelos procuradores da República que atuam no território potiguar.
As pessoas físicas que desejem participar deverão apresentar RG, CPF e comprovante de residência. No caso de representante de pessoa jurídica, também é necessária a cópia do ato constitutivo e de documento que comprove sua legitimidade.
As petições, as representações ou as reclamações disciplinares formuladas por escrito deverão ser dirigidas ao Corregedor‐Geral do MPF, contendo identificação, qualificação e endereço do interessado.
Confira os locais e datas dos atendimentos:
Natal – 20 de novembro, das 9h às 11h
Rua Jundiaí, 328/332, 13º andar, Cidade Alta
Pau dos Ferros – 20 de novembro, das 10h às 12h
Av. Getúlio Vargas, 1911, Centro
Caicó – 21 de novembro, das 14h às 16h
Rua Zeco Diniz, s/n Penedo
Mossoró – 22 de novembro, das 9h às 11h
Av. Jorge Coelho de Andrade, 960, Costa e Silva

A vereadora Da Guia disse nesta terça-feira (06), na sessão da Câmara municipal, que está envergonhada diante da decisão tomada pelo prefeito Valdir Medeiros que suspendeu o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores de Jucurutu. De acordo a vereadora, a decisão do prefeito deixa mais de 700 servidores prejudicados. Da Guia afirmou que a Câmara e seu mandato não medirão esforços para lutar junto aos servidores.
07/11/2018
Por Danilo Evaristo em
Notas
Uma das questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2018 foi elaborada a partir de um texto do professor Joacir Rufino de Aquino, do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão (CAWSL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Assú. O professor e pesquisador Joacir Aquino é um dos especialistas em Agricultura Familiar do Brasil.
Para ele, a utilização do seu texto como fonte em uma questão de um exame nacional é um reconhecimento à produção científica desenvolvida na UERN. “É uma forma de valorizar o trabalho que nós temos na Universidade ao longo dos anos e a nossa parceria com outras instituições do Brasil”, destaca. O professor afirma que espera que a citação no ENEM sirva para fortalecer o reconhecimento da UERN em nível nacional.
O trecho citado no ENEM foi extraído do artigo “O financiamento público da produção agroecológica e orgânica no Brasil: inovação institucional, obstáculos e desafios”, publicado no livro “A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica no Brasil – Uma trajetória de luta pelo desenvolvimento rural sustentável”. A obra é organizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), órgão ligado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
“No artigo, fazemos uma avaliação da política de crédito rural no Brasil, voltada para o apoio da produção de produtos orgânicos e agroecológicos”, explica. O trabalho do professor da UERN em Assú foi desenvolvido em parceria com os professores Marcio Gazolla (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR-PPGDR, Pato Branco) e Sergio Schneider (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre).
Joacir Aquino tem vasta experiência em pesquisas na área de agricultura familiar. Além da publicação do livro, citado no ENEM, o professor teve textos publicados no Portal Brasil Debate e na Carta Capital, dois dos portais de discussões mais importantes do Brasil; na Revista de Economia e Sociologia Rural, da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), a mais importante do Brasil na divulgação e difusão de resultados de pesquisas nas áreas de economia, administração, extensão e sociologia rural; e foi palestrante na II Jornada de Agricultura Familiar: Rupturas, Resiliências e Políticas Públicas, promovida pela Universidade de Brasília (UnB).
07/11/2018
Por Danilo Evaristo em
Notas
A prefeitura de Caraúbas, RN, desde que iniciou a gestão do prefeito Juninho Alves e do vice Paulo de Brasil tem trabalhado a todo vapor nos serviços de iluminação pública.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Miguel Araruna diversos bairros que estavam às escuras hoje se encontram totalmente iluminada. O secretário entregou um relatório de todo o balanço desde o início de 2017 até outubro deste ano onde foram substituídas 145 lâmpadas só no ano passado e neste ano já estava com 90 até o momento.
“Desde que assumimos a pasta fizemos um mapeamento de ruas que estavam às escuras há muito tempo, e já vinha de gestão anterior. Após o mapeamento realizamos manutenção na zona rural e urbana, fizemos substituição de lâmpadas queimadas”, disse o secretário Miguel.
Uma grande manutenção aconteceu na Praça Reinaldo Pimenta com substituição de lâmpada vapor de sódio e metálica por LEDs, hoje a praça é totalmente iluminada.
Também recentemente a o Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa recebeu luminárias em todo o trajeto da saída de Caraúbas até a entrada do Campus no sítio Nova Esperança.
“São inovações que a gestão é “Tempo de Avançar” tem realizado para o progresso da cidade, pois a iluminação pública é prioridade e a população merece ruas iluminadas proporcionando segurança”, enfatizou o prefeito Juninho Alves.
07/11/2018
Por Danilo Evaristo em
Notas
O governador Robinson Faria deu início nesta terça-feira, 06, ao processo de transição da administração estadual para a nova gestão que inicia em 1º de janeiro de 2019. Robinson Faria recebeu a governadora eleita, senadora Fátima Bezerra, e equipe formada por 20 pessoas indicadas por ela para a transição.
Robinson fez exposição das principais ações do seu governo e dos projetos e obras em andamento. Ele assegurou total transparência e agilidade na liberação das informações da atual gestão. “O novo governo terá todas as condições de iniciar dando continuidade às obras e ações em curso, diferente de quando assumi em 2015”, afirmou o chefe do Executivo, acrescentando que “a nossa gestão obteve nota 9,7 da Transparência Brasil. E essa transparência vai continuar nos trabalhos junto à comissão de transição”, reforçou.
A governadora eleita explicou que adotou como critério para sua equipe de transição o perfil técnico, obedecendo critérios de competência e experiência. “Estes critérios não eliminam atuação na gestão pública, por isso temos também pessoas experimentadas na condução de órgãos das esferas municipal, estadual e federal”, declarou Fátima Bezerra.
A secretária chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, informou que uma sala, localizada nas dependências da Escola de Governo, já está disponível para a equipe. A sala dispõe de toda estrutura necessária para o trabalho da comissão de transição, que, além do contato direto com os secretários e gestores da atual administração, poderá também acessar diretamente as informações através do SEI – Serviço Eletrônico de Informações implantado este ano. “Teremos uma transição colaborativa, ágil e transparente”, afirmou Tatiana Mendes.
Alunos dos cursos de Direito e Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Campus Natal – visitaram recentemente a Sertão Jucurutu. Na oportunidade os estudantes puderam conheceram um pouco mais sobre a empresa reconhecida em todo o estado pela qualidade de seus produtos.

07/11/2018
Por Danilo Evaristo em
NotasO Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte vai promover o 1º Encontro Regional dos Servidores do Poder Judiciário do RN, uma série de reuniões com os servidores da Justiça Estadual, em quatro cidades do estado, para discutir as ações da gestão do TJ potiguar e ouvir as opiniões e sugestões apresentadas pelos servidores.
Com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Expedito Ferreira, e da corregedora geral de Justiça, desembargadora Zeneide Bezerra, os encontros vão acontecer em Mossoró, no dia 9 de novembro, no Tribunal do Júri do Fórum Silveira Martins; Pau dos Ferros, em 23 de novembro, no auditório do Instituto Federal do RN (IFRN); Caicó, no dia 30 de novembro, no auditório do IFRN; e em Natal o encontro acontece em 7 de dezembro, no auditório da Escola de Magistratura do RN (Esmarn).
“Esta é uma oportunidade para conversar com aqueles que dão sua contribuição diária para o engrandecimento da Justiça, aumentando nossa produtividade e inserindo o TJRN entre os melhores do país, ainda há muito a ser feito, mas vejo com satisfação o empenho de todos”, ressalta o presidente do Tribunal.
Os encontros com os servidores serão o momento para apresentar os avanços da gestão durante o biênio 2017-2018, como a implantação do PJe em todas as comarcas do Estado, a criação de uma versão do sistema para smartphones e as funcionalidades do sistema GPS-Jus.
Para a secretária de Gestão Estratégica do TJ, Karine Symonir, ressalta que os encontros foram pensados para integrar os servidores e demonstrar o quanto eles são importantes para o funcionamento e o desenvolvimento do Judiciário. “É um momento especial para a Administração e esses profissionais, que contribuem diariamente para o fortalecimento da Justiça, cumprimento de metas e incremento da produtividade”, reforça Karine.
Para se inscrever, os servidores devem preencher o formulário disponível na Intranet ou AQUI.