24/10/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Nelter manifesta preocupação com falta de milho para homem do campo

O deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) manifestou, em pronunciamento realizado na manhã desta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), sua preocupação com a falta de milho na Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) do Rio Grande do Norte; o que está prejudicando principalmente o homem do campo, que fica sem condições de alimentar seu rebanho.

“Tive um contanto ontem (terça-feira, 23) com a CONAB para saber porque o milho não vem sendo liberado para o produtor do Estado, o que ocorre há mais de um mês. Fiquei sabendo que está faltando algumas autorizações do Ministério da Agricultura. Solicito a bancada federal [senadores e deputados federais] do Rio Grande do Norte em Brasília a urgência para que entre em contato com o Ministério da Agricultura com o intuito de intermediar a liberação desse milho para os produtores do nosso Estado e, consequentemente, do nordeste.  Espero que a bancada federal se pronuncie o mais rápido possível para ajudar nosso povo a salvar seus rebanhos, que estão passando por muita necessidade neste momento de seca”, enfatizou o parlamentar.

Ao final do pronunciamento, ainda na temática da seca e de suas consequências, Nelter Queiroz mostrou o seu interesse em convidar o futuro governante do Estado, que será eleito no próximo domingo (28), para discutir em audiência pública uma possível seca em 2019. “É preciso que o próximo governo se dedique exclusivamente ao nosso interior para que não falte água para nosso povo, principalmente para o morador da zona rural”, concluiu o deputado.

24/10/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Cosern alerta para o risco de queimadas próximo à rede elétrica

Os últimos meses do ano são caracterizados pelas queimadas nas áreas rurais e de canaviais do Rio Grande do Norte. Provocados de forma intencional ou acidental pelo homem ou pela combinação de calor e baixa umidade dessa época do ano, esses incêndios também são as principais causas das interrupções do fornecimento de energia elétrica, além de representar um risco para a segurança da população.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), até o dia 14 de outubro deste ano já foram registradas 199 queimadas no Rio Grande do Norte – um aumento de 53% em relação ao total de 2017. Há dois anos, nesse mesmo período, um incêndio de grandes proporções que durou quatro dias dizimou cerca de 200 hectares da Mata do Pilão, na reserva ambiental da APA Estadual Piquiri-Una, localizada nos municípios de Goianinha, Canguaretama, Espírito Santo, Pedro Velho e Várzea, na região Agreste do Rio Grande do Norte.

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, mantém um programa educativo permanente com dicas de segurança para prevenir queimadas próximo à rede elétrica. Incêndios como o citado acima, ocorridos próximo às linhas de transmissão e às redes de distribuição de energia elétrica, sempre representam um risco à segurança da população. O fogo e o excesso de calor danificam cabos e estruturas, causam curto circuito e podem interromper o fornecimento de energia elétrica.

A seguir, as principais dicas de segurança para quem mora no campo ou na cidade para prevenir queimadas e acidades com a rede elétrica:

Ø   Evite queimar lixo doméstico em quintais ou em frente à sua casa, pois o fogo pode atingir a rede elétrica.

Ø   Não plante cana-de-açúcar, eucalipto e outras espécies de árvores frutíferas ou ornamentais de grande porte sob as linhas de transmissão e redes de distribuição. A vegetação pode tocar na fiação, causar acidentes e o desligamento da linha;

Ø   Tenha sempre muito cuidado ao manusear galhos e cipós, mantendo uma distância segura da rede elétrica;

Ø   Antes de cortar galhos de árvores, verifique se estes não estão em contato ou próximos da rede elétrica (nesta situação, ligue para o telefone 116 e solicite o serviço);

Ø   Mantenha atenção à rede elétrica ao usar máquinas agrícolas, respeitando a distância para evitar acidentes durante o deslocamento ou manutenção no maquinário;

Ø   Os estais (cabos de aço que auxiliam a sustentação do poste) nunca devem ser retirados para abrir espaço para plantação, por exemplo;

Ø   Nunca estacione a colheitadeira debaixo da rede elétrica;

Ø   Abaixe as barras do pulverizador ao passar embaixo dos fios;

Ø   Atenção ao regular o equipamento de irrigação em áreas próximas a redes elétricas. Se o jato de água atingir os fios, pode ocorrer curto-circuito;

Ø   Em caso de acidente com a rede elétrica, ligue imediatamente para a Cosern, no telefone 116.

Ø   O telefone do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte para emergências com incêndios e queimadas é 193.

24/10/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

TRE-RN tem reunião com forças de segurança que atuarão no segundo turno

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) promoveu nesta terça-feira (23), uma reunião com as forças de segurança para tratar da segurança no segundo turno das Eleições 2018, que acontece no próximo domingo (28). O encontro teve como pauta as estratégias que serão utilizadas no dia da votação para garantir que o pleito ocorra com tranquilidade.

A reunião foi presidida pelo corregedor e vice-presidente do TRE-RN, Desembargador Cornélio Alves, e contou com a presença do Comandante da 7.ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Carlos Sydrião, da secretária de Segurança Pública e da Defesa Social, Sheila Freitas, e de representantes das forças de segurança do estado. Participou ainda da reunião, a Procuradora Regional Eleitoral, Cibele Benevides, além da Diretora-Geral do TRE-RN, Simone Mello e assessores.

24/10/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Caern realiza intervenções parciais na Av. Roberto Freire a partir desta quarta (24)

Para realizar a substituição de uma rede de água em cimento amianto por PVC, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai interditar a partir das 22h desta quarta-feira (24), trecho da Avenida Engenheiro Roberto Freire, conforme autorização do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), na altura da Águia Piscinas.

A nova rede de água vai levar água captada de poços de Capim Macio até a rede de água principal que fica na rua José Varela (paralela à Roberto Freire), pela rua Levi Higino Jales (lateral da Águia Piscinas), substituindo a rede antiga que funciona na rua Professor Manoel Vilar (lateral do Posto BR com loja Ponta Negra Fiat), que será desativada.

Nesta primeira etapa, será interditada uma faixa de cada vez na altura da loja Ponta Negra Fiat, sentido Zona Sul/Centro. Às 6h da manhã desta quinta-feira (25) a via será liberada para trânsito com calçamento, e o asfalto será aplicado a partir das 10h da manhã, sendo liberado novamente uma hora depois, aproximadamente.

Para evitar grande fluxo na área, a Caern orienta como via alternativa o Campus da UFRN.  Quando for concluída esta etapa, o mesmo serviço será realizado no lado oposto da via, sentido Centro/Zona Sul, também com interdição de uma faixa por vez, previsão de início na quinta-feira (25) às 22h, até 6h da manhã de sexta (26), com recapeamento e colocação de asfalto em seguida.

24/10/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Justiça determina reformas para acessibilidade de duas praças em Pau dos Ferros

O juiz Bruno Montenegro determinou que o município efetue reformas e adaptações nas instalações físicas das praças do Povo e de Eventos, para garantir o acesso às pessoas portadoras de deficiência e com mobilidade reduzida.

A ação civil pública, ajuizada pelo Ministério Público, contra o Município de Pau dos Ferros, pedia para que a prefeitura seguisse os termos da legislação vigente e as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O juiz Bruno Montenegro determinou que o município realizasse as obras “com o fim de garantir o pleno acesso às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida em todas as acomodações, obedecendo as Normas da Associação Brasileira e demais regras aplicáveis à espécie”.

Além disso, o juiz determinou que o prazo para a realização das adaptações fosse de um ano, com o projeto arquitetônico e o cronograma para a finalização da obra em até 180 dias. Com multa diária de R$ 2 mil, em caso de não cumprimento, além do pagamento dos honorários advocatícios em prol do Ministério Público.

Na decisão, o juiz citou o artigo 5º e o artigo 227º da constituição federal, que estabelece que todos são iguais perante a lei, devendo assim ser garantido o acesso a todos, independentemente da dificuldade de mobilidade e que o Estado deve assegurar esse direito. Além da Lei n. 10.098/00, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

“O dever do Município garantir a acessibilidade às praças públicas mencionadas está evidenciado, porquanto encontra-se amparado em fundamento constitucional, já reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal. Desse modo, ressoa inegável que, diante da omissão inconstitucional da Administração Pública em promover as adequações necessárias nas praças, pode o Poder Judiciário, visando a tutela dos direitos sociais, suprir a omissão estatal”, explicou o juiz em sua sentença.

24/10/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Paraú, Triunfo Potiguar e Campo Grande firmam acordo com MPRN para adequar lixões

Os municípios de Paraú, Triunfo Potiguar e Campo Grande, localizados na região Oeste potiguar, firmaram nesta segunda-feira (22) acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para buscar adequações nos lixões. A sessão de negociação aconteceu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Natal, e recebeu os representantes das três cidades.

Os acordos foram intermediados pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupa) e pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente) e fazem parte do projeto Lixo Negociado, que atua de forma integrada em busca de uma solução consensual para recuperação ou remediação das áreas degradadas.

A medida é um esforço conjunto para viabilizar uma solução provisória para os problemas decorrentes do acúmulo irregular de lixo, de forma a atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos e enquanto não são efetivados os aterros sanitários regionais.

O trabalho de articulação e sensibilização junto aos municípios é um esforço conjunto do MPRN com Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Procuradoria-Geral do Estado e Ministério Público do Trabalho.

23/10/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

PESQUISA SETA/BLOGDOBG GOVERNO VOTOS VÁLIDOS: Fátima tem 52% e Carlos Eduardo, 48%

Os dois candidatos que disputam o segundo turno do governo do RN estão tecnicamente empatados em votos válidos, forma pela qual a Justiça Eleitoral contabiliza os votos, excluindo brancos, nulos e indecisos.

Fátima está numericamente à frente. Ela tem 52% dos votos. Já Carlos Eduardo aparece com 48%.

A pesquisa foi realizada entre 19 e 21 de outubro em todas as regiões do Estado e ouviu 1.300 eleitores. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro, de 3%. O levantamento foi registrado sob o protocolo RN-0533/2018 e BR-04314/2018.

Blog do BG

23/10/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Cinco novas ambulâncias foram adquiridas no mês de setembro pela prefeitura de Goianinha/RN

No início desta terça-feira (23), a comunidade do Umari foi contemplada com uma nova ambulância. O veículo, que terá como base a Unidade Básica de Saúde José Jerônimo Galvão, também servirá à população residente nas comunidades do Aterro e Sumaré.

O prefeito Berg Lisboa participou da entrega oficial, ao lado da secretária de Saúde, Rusivete Lisboa, de vereadores, demais autoridades, profissionais de saúde e população.

Nesta quarta-feira (24), será a vez dos moradores da região “do outro lado do rio”, incluindo Miranda, Barrocas, Malhadinha, entre outras comunidades, receberem um novo veículo. Já na quinta-feira (25), a população da Lagoa do Poço também será contemplada com uma nova ambulância.

Um total de cinco novas ambulâncias foram adquiridas no mês de setembro pela prefeitura, através de aporte de mais de R$ 320 mil em recursos próprios do município e cerca de R$ 100 mil, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Faria.

Junto às ambulâncias, foram adquiridas duas pickups cabine dupla e um veículo com capacidade para cinco passageiros, além de um ônibus escolar, com capacidade para até cinquenta pessoas. O investimento total foi de R$ 820 mil reais.

23/10/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Ibope: Bolsonaro tem 57% dos votos válidos e Haddad, 43%

Jonas Valente – Repórter Agência Brasil  Brasília

23/10/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Baixo nível em reservatórios deixam a Caern em alerta

As chuvas insuficientes para encher os reservatórios no inverno de 2018 provocam, neste período do ano, dificuldade de abastecimento em alguns municípios atendidos pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). As regiões mais afetadas pela crise hídrica são: Oeste, Alto Oeste e Seridó.

OESTE

As cidades atendidas pela adutora Médio Oeste que são Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu e Paraú estão sendo atendidas pelo sistema de rodízio após a recuperação da barragem Armando Ribeiro Gonçalves saindo do volume morto no inverno deste ano.

Atualmente, a Armando Ribeiro está com 24,32% de sua capacidade total de acordo com Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn). Entretanto, a equipe da Caern já fez uma mudança no local de captação de água porque o volume reduziu. Em setembro de 2018, as bombas tiveram que entrar mais de 80 metros dentro da barragem para conseguir atender estas cidades. Com a redução gradual da água da barragem a captação de água também vai reduzindo. O que dificulta, por exemplo, o abastecimento da cidade de Patu que é a cidade mais distante da captação localizada na Armando Ribeiro no município de Jucurutu.

ALTO OESTE

Em Pau dos Ferros, no início deste mês, a equipe da Caern deslocou as bombas para a parte mais profunda da barragem daquela cidade. A barragem de Pau dos Ferros deverá ter água suficiente para mais quatro meses de abastecimento.

Na região, a boa notícia é que a cidade de Tenente Ananias está fora da situação de colapso. Atualmente, quase toda a cidade está sendo abastecida, e equipes da Caern trabalham na manutenção de parte da tubulação para contemplar as áreas que ainda não estão recebendo água.

Por outro lado, seis cidades do Alto Oeste estão recebendo água de carro pipa por meio da operação Vertente, que atende cidades em colapso. Os açudes das cidades de São Miguel, Pilões e Paraná não acumularam água para retomar o abastecimento das mesmas. Já em Luiz Gomes, a Caern está fazendo a recuperação das redes de água da cidade porque elas ficaram muito danificadas ao longo dos anos em que a cidade permaneceu sem abastecimento.

A cidade de Almino Afonso teve a sua Estação de Tratamento de Água recuperada pela Companhia, o abastecimento foi retomado, mas a população não está sendo satisfatoriamente abastecida porque existem muitos vazamentos. A normalização do abastecimento deve ocorrer ao longo do mês de novembro. E a cidade de João Dias é abastecido pela adutora Alto Oeste, mas a mesma vem apresentando vazamentos, o que dificulta o abastecimento da cidade que é a última a ser atendida. A Caern tem tomado medidas preventivas para evitar vazamentos.

SERIDÓ

Em Caicó, a Caern deixou de captar água, esta semana, pelo açude Itans e está fazendo a captação no rio Piranhas-Açu, em Jardim de Piranhas, com o transporte de água pela adutora Manoel Torres. O Itans que está com 5,27% de sua capacidade ficará como reserva técnica.

Na Região do Seridó a cidade de Cruzeta está em colapso, sendo atendida por carro pipa, e as cidades de Ouro Branco e São José do Seridó estão com abastecimento parcial porque os poços tiveram redução de vazão. As prefeituras de Ouro Branco e São José do Seridó estão fazendo o abastecimento por carro pipa das áreas que a Caern não está conseguindo abastecer.

Para atender as cidades de Currais Novos, Acari, Bodó, Cerro-Corá, Florânia, Lagoa Nova, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente e Jucurutu, que são abastecidas pelo Sistema Produtor Integrado Serra de Santana, a Caern precisou realocar o ponto de captação na Barragem Armando Ribeiro, afastando 3km do ponto anterior.

A Caern orienta que a população faça o uso racional da água disponível, principalmente, porque os prognósticos apontam que há uma atuação do El Niño, que prejudicará o inverno de 2019.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros