No dia 7 de outubro, os eleitores terão que votar em seis candidatos para os cinco cargos em disputa nas Eleições 2018, na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual ou distrital, dois senadores, governador e presidente da República.
Para não esquecer os números dos seus candidatos no momento da votação, a Justiça Eleitoral disponibiliza a chamada “cola eleitoral”, que pode ser levada à cabina de votação.
É importante digitar o número de cada candidato com atenção e conferir a foto do político escolhido antes de apertar a tecla “Confirma”. Caso ocorra algum erro, o eleitor pode apertar a tecla “Corrige” antes de finalizar o processo e digitar o número novamente.
Para votar no deputado federal, o eleitor terá que digitar quatro números urna eletrônica e, em seguida, apertar a tecla “Confirma”. Para o cargo de deputado estadual ou distrital, será necessário digitar cinco números e, novamente, apertar a tecla “Confirma”.
A escolha seguinte será de senadores. Como o Senado terá uma renovação de 2/3 de seus integrantes, neste ano o eleitor deve escolher dois candidatos. No caso, será necessário digitar três números na urna e apertar a tecla “Confirma” para votar para a primeira vaga. O mesmo processo deve ser repetido para a escolha do segundo candidato. O eleitor deve estar atento: se o mesmo número for digitado para os dois cargos de senador, o segundo voto será anulado.
Já se encaminhando para o fim, o eleitor deverá registrar o voto para governador e, por último, presidente da República, ambos com dois dígitos.
Depois de concluída a etapa de votação, a urna fará a gravação, criptografia e assinatura digital do voto. Feito isso, a palavra “FIM” aparecerá na tela, e a urna emitirá um sinal sonoro. A votação, portanto, estará concluída com sucesso.
Voto legenda
O voto em legenda pode ser dado ao partido somente no sistema proporcional, ou seja, para os cargos de deputado federal e deputado estadual/distrital. Se o eleitor desejar votar apenas no partido, sem especificar qual dos candidatos da legenda ele busca eleger, basta digitar os dois algarismos que identificam agremiação política e apertar “Confirma”. Dessa forma, o eleitor ajudará o partido de sua preferência a conquistar mais vagas no legislativo, sem escolher um candidato específico para preenchê-la.
Jair Bolsonaro desistiu, nesta quarta-feira (3), de participar do debate com os presidenciáveis nesta quinta-feira (4), na TV Globo. O candidato do PSL recebeu em casa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, os médicos que o operaram no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O cirurgião Antônio Luiz Bonsucesso Macedo e o clínico cardiologista Leandro Echenique contraindicaram a ida ao encontro.
Os especialistas falaram que o deputado mostrou vontade de participar, mas que ele não costuma desrespeitar ordens médicas. “Nós contraindicamos participação em debates ou em qualquer atividade que pudesse cansá-lo ou obrigá-lo a falar por mais de dez minutos”, emendou o cirurgião.
Jair se recupera da facada que levou dia 6 de setembro em Juiz de Fora (MG), durante corpo a corpo com eleitores. Desde então, o candidato do PSL se submeteu a duas cirurgias: uma na cidade mineira, logo após o ataque, e outra para corrigir obstrução intestinal, já no hospital em SP.
Macedo explicou que Jair não tem condições de ficar 15 minutos em atividade que exija esforço físico. “Isso pode prejudicar a evolução dele. Então, nós contraindicamos que ele participe de qualquer atividade que exija mais de dez minutos de conversa”, frisou Macedo.
Os médicos estimam que na semana que vem o candidato estará recuperado plenamente para retomar as atividades de campanha. “Podemos observar que a recuperação dele está indo muito bem”, destacou o cirurgião.
A noite desta terça-feira (2), véspera do feriado dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, padroeiros do Rio Grande do Norte, ficou marcada na história política de Caicó, com a realização da “Passeata do Povo”, movimentação em prol da candidatura à reeleição do deputado estadual Nelter Queiroz (MDB).
Saindo da Praça do Entroncamento, no bairro Barra Nova, os caicoenses foram em passeata e carreata até a avenida Celso Dantas, no centro da cidade, para ouvir as palavras de Nelter.
Presenças do prefeito Marcos do Manhoso, do ex-prefeito Roberto Germano, dos vereadores Diogo Silva, Zaqueu Fernandes e Pastor Erinaldo Lino; e do ex-vereador Rubão Germano, dentre outras lideranças de Caicó e de municípios circunvizinhos.
Em vídeo divulgado em suas redes sociais, o presidente da bancada evangélica, Pastor Takayama (PSC/PR) avaliou a situação do país e fez um apelo para que os cristãos tomem uma posição clara em apoio a Jair Bolsonaro. Reconhecendo que muitos estão orando pela nação, lembrou que os evangélicos precisam também exercer sua cidadania e votar em um candidato que demonstre afinidade com as pautas conservadoras
“Meus irmãos e amigos, o Brasil está em uma encruzilhada. Por mais que as pesquisas sejam questionáveis, está muito claro que se desenha um quadro de polarização. Não é uma questão de voto útil apenas, trata-se da escolha entre quem pode fazer mudanças e quem quer afundar o país de vez numa crise”, destacou.
Além disso, pautas como a volta da implantação do kit gay nas escolas públicas brasileiras e a descriminalização do aborto podem avançar rapidamente no país, de acordo com Takayama.
O deputado entende que existe uma orquestração muito clara de vários veículos de mídia que tentam mascarar a realidade. “O PT governou o país por 13 anos. Ganhou em 2002, 2006 2010 e 2014. A mudança começou em 2016, quando tivemos o impeachment de Dilma, resultante de sua incapacidade de gerir o Brasil. Eu fui a favor de seu afastamento porque estávamos a um passo de nos tornarmos uma Venezuela”, assegura.
O Fórum Municipal Desembargador Pelópidas Fernandes, da comarca de Martins, será reformado e ampliado, com um investimento de R$ 2,39 milhões do Tribunal de Justiça do RN.
O presidente do TJRN, desembargador Expedito Ferreira, esteve na comarca na tarde de segunda-feira (1º) para assinar a ordem de serviço para o início das obras. Durante a manhã, o chefe do Poder Judiciário potiguar havia visitado a comarca de Pau dos Ferros, onde formalizou o início da construção do novo fórum local.
As obras no fórum de Martins têm prazo de 15 meses para a execução do serviço, a ser realizado pela empresa Marbella Residence Incorporadora e Construtora Ltda.
Com a ampliação, o prédio terá 724,12 m² de área construída em um terreno de 780,16 m². Serão construídos novos ambientes como Salão do Júri, sala secreta, salas de testemunhas, banheiros adaptados, Depósito Judicial, cela, garagem privativa para magistrado, Arquivos, além da execução de laje de cobertura, reservatório de água, entre outros serviços.
“Vamos recuperar o que estava em más condições e acrescentar o que faltava. Essas obras vão deixar a Justiça de Martins com melhores condições de trabalho para magistrados e servidores. E, por conta disso, oferecer um melhor serviço ao cidadão”, destacou o desembargador Expedito Ferreira.
Além da população de Martins, serão beneficiados diretamente os municípios de Antônio Martins e Serrinha dos Pintos, que compõem a comarca.
O presidente do TJRN lembrou que ainda no início de sua gestão determinou a realização de um diagnóstico em todas as comarcas para detectar as necessidades dos fóruns. “Para levantar os problemas, criar as soluções e começar a trabalhar. Em alguns lugares, para recuperar e melhorar. Noutros, para construir”, explicou Expedito Ferreira. Desde então, estão sendo realizados os reparos e melhorias necessárias.
“A sociedade reclama, com razão, da morosidade da Justiça. Do outro lado, servidores e magistrados reclamam, também com razão, da falta de boas condições de trabalho. Então, para atender ao cidadão, vi que era preciso dar primeiro boas condições de trabalho aos juízes e servidores. E também de acolhimento aos jurisdicionados”, ressaltou o chefe do Poder Judiciário potiguar.
Estiveram presentes a desembargadora Zeneide Bezerra, corregedora geral de Justiça, juntamente com o desembargador Cornélio Alves, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). Também presentes o juiz auxiliar da Presidência, João Afonso Pordeus; o juiz titular da comarca de Portalegre, Ronivon Beija Mim; Marcos Fonseca, representante da Marbella Residence Incorporadora e Construtora; a vice-prefeita de Martins, Flávia Lamas e a secretária municipal de Administração, Terezinha Maniçoba; a secretária de Administração do TJRN, Flavianne Fagundes, além da diretora do Departamento de Arquitetura e Engenharia, Kalina Maia.
Passados 45 dias da gestão Marcos do Manhoso, a prefeitura de Caicó já contabiliza uma economia de R$ 124 mil, segundo informação da Secretaria de Tributação do Município. Na primeira quinzena a economia chegou a R$ 48 mil e no mês de setembro, completo, a economia foi de R$ 76 mil.
Outros setores também estão sendo contabilizados valores em economia. Para Marcos José de Araújo, prefeito interino de Caicó, com o plano de economia implementado na sua gestão, o município vai poder estender a atenção à saúde, infra-estrutura e setores que tragam desenvolvimento.
O prefeito de Jardim do Seridó, Amazan Silva, reduziu em 10% o seu próprio salário, da vice-prefeita, Ana Maria, além dos secretários, procurador geral e controladora do município. A medida foi tomada nesta terça-feira, 02 de outubro.
Para tanto, o gestor argumentou que o momento econômico acarretou nas constantes quedas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principalmente nos meses de agosto e setembro, existindo a necessidade de conter despesas, como uma forma de manter o equilíbrio entre a receita e as despesas públicas, além de manter em dia o pagamento do funcionalismo.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) aderiu na última segunda-feira (1º) à campanha Outubro Rosa. O objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. O portal da instituição e a fachada da Procuradoria-Geral de Justiça, em Natal, receberam as cores da campanha.
Parceiro desde o início da década 2010, o MPRN realizará ações internas de conscientização durante todo o mês de outubro. A chefe do Setor de Bem-Estar do MPRN, Kênia Costa, ressalta que a instituição conta com algumas atividades que vão além da sua decoração e traços rosas da sede. O público interno receberá material de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
“Durante o mês de outubro faremos uma campanha interna e reflexiva sobre o câncer de mama e de colo do útero com as mulheres que trabalham no MPRN. Queremos com isso aumentar a cultura de prevenção e cuidado pessoal e fazer com que essas doenças sejam tratadas precocemente”, resumiu.
Sobre a campanha Outubro Rosa
A campanha é realizada por diversas entidades durante o mês de outubro e é dirigida à sociedade, em especial às mulheres. Entre os temas do movimento, está a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades: o rosa. Durante o período, monumentos e prédios são iluminados com essa mesma cor.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou nesta terça-feira (2) denúncia contra o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), por corrupção passiva.
Com isso, será aberta uma ação penal e o político responderá na condição de réu. O recebimento da denúncia não significa que a Corte considera o deputado culpado.
Segundo a acusação, no ano de 2009, ele recebeu R$ 300 mil para interceder junto aos demais deputados da Assembleia Legislativa em favor da aprovação de um projeto que dispunha sobre o programa de inspeção veicular e manutenção de veículos em uso no Estado do Rio Grande do Norte.
Em nota, a defesa de Ezequiel Ferreira afirmou que o recebimento da denúncia em processos é considerado algo comum pelo meio jurídico, mas considerou que há fragilidade do conjunto de provas que acompanha a acusação.
“A defesa apenas estranhou a temporalidade atual – em razão do período eleitoral – o que causou estranheza e indignação aos que acompanham o processo, configurando suspeita de motivação política. A defesa acredita que na confirmação da verdade dos fatos e inocência que será confirmada em julgamento”, afirmou na nota.
Embora o foro para julgamento de deputados estaduais não seja o STF, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte enviou o caso à Corte, porque mais da metade do desembargadores se declararam impedidos para julgar o processo.
Votaram pelo recebimento da denúncia os ministros Luiz Fux (relator), Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso. O ministro e presidente da Turma, Alexandre de Moraes, não participou do julgamento.
Para Fux, há elementos documentais que justificam a abertura da ação penal para a continuidade das investigações.
“Sobretudo no que se refere a efetiva percepção de vantagem indevida pelo denunciado tendo em vista a existência de extratos bancários que sinalizam a sinalização de pagamentos”, disse o relator.