23/07/2018
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Coincidências em ano de eleições: Ezequiel Ferreira volta a pisar em Jucurutu

Quando foi a última vez (data) que ele esteve em Jucurutu?

Na última sexta-feira (20), ele retornou ao município, coincidentemente há menos de três meses para o dia das eleições de 2018.

Ezequiel, que preside a Assembleia Legislativa do RN é pré-candidato a reeleição.

23/07/2018
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Robinson Faria confirma que obras da nova estrada entre Jucurutu e Caicó serão iniciadas nos próximos dias

Conforme o deputado estadual Nelter Queiroz – que não é do sistema político do governador – publicou em suas redes sociais na última semana, Robinson Faria confirmou nesta segunda-feira (23), que o início das obras de construção da nova estrada que liga Jucurutu a Caicó (RN-118), será dado nos próximos dias, com duas frentes: uma saindo de Caicó e outra de Jucurutu.

“Começo a semana compartilhando com vocês mais uma boa notícia: a RN 118, entre Caicó e Jucurutu, será completamente restaurada. O resultado da licitação para a recuperação da via foi publicado na última terça (17) no Diário Oficial e as obras iniciam nos próximos dias, com duas frentes: uma saindo de Caicó e outra de Jucurutu. Vamos entregar uma estrada novinha, ampliada e mais segura à população”, informou o governador no Facebook.

Após as constantes cobranças feitas em audiências no DER e em seus pronunciamentos feios na Assembleia Legislativa, na condição de legítimo representante de Jucurutu e do Seridó, Nelter terá mais um pleito atendido.

23/07/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Relatório do Detran aponta crescimento de 4,6% da frota do RN em 2017

Um estudo realizado pelo setor de Estatística do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) aponta que a frota de veículos do Estado cresceu 4,6% durante o ano de 2017. Os dados mostram que a variação de crescimento foi ainda maior nos municípios do interior, registrando uma ampliação de 5,4% e na capital de 3,1%.

Em números absolutos, entraram em circulação na frota estadual 43.372 novos automóveis. Desse total, 25.874 veículos foram destinados aos municípios do interior, enquanto 17.498 ficaram na capital potiguar. O Rio Grande do Norte finalizou o ano de 2017 com a marca de 1.235.046 veículos cadastrados em atividade de circulação.

O relatório analisa também a idade da frota estadual em atividade. Os números indicam que 78% dos automóveis foram fabricados entre os anos de 2001 a 2017; 19,7% entre as datas de 1981 e 2000; e 2,2% no período de 1927 a 1980. Os veículos com até 10 anos de fabricação correspondem a 65,1%, o que para os técnicos do setor de Estatística do Detran, aponta para uma frota relativamente nova.

Um dado importante catalogado no documento estatístico foi índice de motorização, que leva em consideração a conexão da quantidade populacional do Estado e o número de veículos em circulação. Nessa situação, o Rio Grande do Norte saiu em 2011 de uma relação de 251 veículos para a cada mil habitantes para o de 352 automóveis por milhar de habitantes, registrado no ano de 2017. Um crescimento de 40% em seis anos.

Para o diretor-geral do Detran, Eduardo Machado, o relatório vem subsidiar o planejamento de ações que devem ser empregadas no Rio Grande do Norte, principalmente as relacionadas a políticas públicas de tráfego visando a consolidação de um trânsito seguro e com mobilidade.

“O Detran exerce um papel importante na segurança viária e os números servem para reforçarmos as ações de educação e fiscalização de trânsito, como também atuar com mais eficiência no tocante a sinalização viária de modo a garantir a segurança de todos que participam do trânsito”, comentou.

Atualmente o Rio Grande do Norte conta com uma frota de 1.263.240 veículos, estando Natal em primeiro lugar com 400.910 (31,74%) e logo em seguida Mossoró com 158.945 (12,58%).

23/07/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Consulta ao INSS passa a ser feita só com hora marcada ou pela internet

Por Estadão Conteúdo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implantou um novo modelo de atendimento que pretende reduzir as filas dos interessados em dar início ao processo de aposentadoria nas agências, levando o restante do fluxo basicamente para a internet.

O segurado que quiser pedir um extrato de benefícios ou dados de seu Cadastro Nacional de Informações Sociais, o CNIS, não poderá mais simplesmente ir até o INSS, como fazia, para consultar um especialista. Desde a semana passada, as informações deverão ser levantadas pelo portal “Meu INSS” ou por meio de um agendamento prévio para atendimento nos postos da Previdência.

A ideia é um avanço, se comparada à época em que era preciso ir de madrugada para uma fila para garantir o atendimento. Mas, na prática, o novo serviço ainda precisa ser aperfeiçoado para cumprir de fato a missão de facilitar a vida do segurado.

Dificuldades. Para começar, o portal “Meu INSS” não é simples de ser consultado. Para ter acesso ao CNIS e para a maioria de outros dados é preciso entrar no www.meu.inss.gov.br , ou pelo site do próprio INSS (www.inss.gov.br).

O segurado terá de informar dados pessoais como nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe, e local de nascimento. Pode parecer fácil, mas não é.

Qualquer letra fora de lugar, qualquer data diferente da que esteja na base de dados da Previdência, já é o suficiente para o sistema impedir que o segurado consiga a sua senha. Mas isso nem chega a ser a maior dificuldade, porque depois de informar seus dados pessoais, o segurado terá de responder a uma sequência de questões e com precisão, porque com mais de um erro não há continuidade no cadastro.

São informações que variam de acordo com a situação específica do segurado, mas que nem sempre estão à mão ou na sua memória. Em que ano houve a última contribuição individual feita por meio de carnê, ou em que ano a empresa em que trabalhou fez a última contribuição à Previdência, ou ainda qual o salário que você recebeu em seu último emprego são algumas dessas perguntas.

Em não raras vezes, aparecem mensagens como “login e senha incorretos”, “não foi possível buscar as informações”, “ocorreu um erro ao buscar seus benefícios”, “segurado inexistente na base de dados” e assim por diante.

Quem tem uma explicação para o problema é o atuário Newton Cezar Conde, sócio-diretor da Conde Consultoria Atuarial, empresa especializada no desenvolvimento de planos de previdência privada para os fundos de pensão.

“O problema não está na senha, está no sistema. Afinal, a Previdência possui mais de 30 milhões de segurados. O sistema está congestionado”, diz. “Você entra com a senha em um dia e no outro, recebe a informação que a senha está errada, aí tem de aguardar pelo menos mais um dia para conseguir registrar uma nova senha.”

Para evitar ficar preso a essa “saga”, o especialista recomenda tentar entrar no portal no período da noite, quando a demanda é menor e, portanto, as chances de conseguir o acesso são maiores

A segurada Mara de Camargo Fernandes vem contribuindo como autônoma e esteve na agência do INSS para verificar se os recolhimentos estão sendo processados corretamente. Nesse momento, recebeu as orientações e uma senha para acessar de casa suas informações. “Isso vai facilitar a minha vida e fiquei sabendo que vou poder também fazer uma simulação de quanto tempo ainda falta para eu me aposentar.”

23/07/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Pesquisa mostra Fátima Bezerra em 1º, Carlos Eduardo em 2º e Robinson em 3º

Segundo a pesquisa IBOPE/Tribuna do Norte divulgada no início da tarde de sábado (21), a senadora Fátima Bezerra (PT) lidera a disputa pelo Governo do RN, seguida de Carlos Eduardo (PDT) e Robinson Faria (PSD).

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 17 de julho, ouvindo 812 eleitores no RN. O registro no TRE é 03429/2018 e no TSE 07949/2018. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Estimulada para o Governo
Fátima Bezerra (PT) – 31%
Carlos Eduardo (PDT) – 15%
Robinson Faria (PSD) – 9%
Carlos Alberto (PSOL) – 4%
Fábio Dantas (PSB) – 3%
Freitas Júnior (REDE) – 2%
Branco/Nulo – 32%
Não Sabe – 5%

Via Heitor Gregório

23/07/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Inscrições para seleção de estágio de pós-graduação do TJRN terminam na quarta (25)

A Secretaria Geral do Tribunal de Justiça do RN continua recebendo, até o dia 25 de julho, inscrições para a seleção de estagiários de pós-graduação que irão atuar com os processos judiciais em curso na 2ª Instância da Justiça Estadual potiguar.

São oferecidas 18 vagas para graduados em Direito e que estejam cursando pós-graduação. Haverá classificação até o 40º lugar, para cadastro de reserva. Os estagiários atuarão em local próprio na sede do TJRN, em Natal, tendo contato com a assessoria dos Gabinetes de Desembargadores.

A jornada de estágio padrão exigida será de 6 horas diárias e 30 horas semanais. O estagiário receberá, mensalmente, bolsa-auxílio de R$ 1.874,00, além de auxílio-transporte de R$ 127,60.

A Presidência destaca que está é uma oportunidade singular para que o estudante tenha contato real com o processo judicial na fase recursal, podendo assim estudar os mais diversos aspectos de direito material e processual relacionados ao julgamento colegiado.

Setores diversos do Poder Judiciário já contam com a presença de estagiários de pós-graduação, daí porque a Presidência pretende estender esse projeto para a segunda instância, ampliando a integração dos estudantes com as unidades jurisdicionais contempladas.

Prova

A seleção dos candidatos inscritos ocorrerá por meio de prova discursiva, com duração de duas horas, a ser realizada no dia 31 de julho, das 9h às 11h, na sede da Escola da Magistratura (Esmarn), em Candelária. O candidato deve comparecer ao local indicado com antecedência mínima de 30 minutos do início da prova.

A prova discursiva consistirá de uma questão teórica referente à temática da Teoria Geral dos Recursos, não sendo permitido qualquer tipo de consulta, a ser respondida em formulário padrão em, no máximo, 45 linhas.

Os 60 primeiros candidatos que compuserem a lista de aprovados serão convocados, por relação divulgada no Diário da Justiça Eletrônico, para entrevista pessoal, de caráter eliminatório, a ser realizada nos dias 8 e 9 de agosto, na Esmarn.

Durante a entrevista, os currículos dos candidatos aprovados serão analisados, esclarecendo-se dúvidas acerca de interesses, expectativas e experiências profissionais anteriores.

23/07/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Último sobrevivente de tribo, índio vive solitário há 22 anos em floresta de Rondônia

Índio da tribo Tanaru vive isolado há 22 anos. (Foto: Reprodução/Funai)

Por Pedro Bentes, G1 RO

No meio da mata no interior do estado de Rondônia, o último sobrevivente de uma tribo indígena resiste ao contato com a civilização do homem branco. Motivos para a decisão não faltam. Após ter os últimos membros da tribo mortos por fazendeiros em 1995, o “índio solitário” mantém tradições, costumes e sabedorias que desaparecem aos olhos incrédulos dos caras pálidas.

A primeira vez que foi visto pela Frente de Proteção Etnoambiental Guaporé (FPE Guaporé), sediada em Alta Floresta (RO), foi em junho em 1996. O achado ocorreu após informações de um grupo de madeireiros que apontavam a existência de um índio, uma cabana, armadilhas e um buraco que, posteriormente, serviria de apelido ao aldeado.

“Chegamos a ficar duas horas em frente a cabana para convencê-lo a sair, mas ele se armou dentro dela”, lembra o servidor da Fundação do Índio (Funai), Altair Algayer, também coordenador da FPE Guaporé.

Após confirmada a existência do sobrevivente da Terra Indígena (TI) Tanaru, a Funai se utilizou de dispositivos legais para a interdição da área. Assim, por meio da Portaria do Presidente da Funai nº 1040, de 16 de outubro de 2015, a área demarcada de 8.070 hectares teve sua interdição prolongada por mais 10 anos.

As primeiras interdições já haviam acontecido na década de 1990, quando houve a confirmação sobre um índio isolado.

Os indígenas da TI Tanaru são vítimas de eventos históricos na Amazônia desde 1980, onde a colonização desenfreada, a instalação de fazendas e a exploração ilegal de madeira em Rondônia, provocou sucessivos ataques aos povos indígenas isolados que viviam nessas regiões, resultando em expulsões de suas terras e mortes.

E foi em um último ataque de fazendeiros, no final de 1995, que o grupo da TI Tanaru, provavelmente já pequeno, segundo equipe local, se transformou em apenas uma pessoa. Os culpados jamais foram punidos.

A Funai, desde então, realizou 57 incursões de monitoramento do “indígena solitário” nos últimos 10 anos, além de 40 viagens para ações de vigilância e proteção da TI Tanaru.

As imagens que correram o mundo, mostrando o “índio do buraco”, foram obtidas por acaso, durante ações da FPE Guaporé no interior da TI Tanaru. A Funai afirma que, graças aos monitoramentos da área, há cinco anos não são registradas invasões de madeireiros, desmatamentos e presença de pessoas estranhas dentro dos limites da TI.

Como vive?

Hoje, segundo a Funai, o indígena vive próximo à divisa de quatro municípios no sul do estado, mais precisamente em Corumbiara, município distante a pouco mais de 700 quilômetros de Porto Velho.

Altair Algayer explica que demandou muito tempo até que imagens pudessem ser feitas. “Não é somente chegar e ver o índio. Das poucas vezes que conseguimos localizá-lo, ele fugiu rapidamente. Não dá tempo de tirar uma máquina e fotografar ou filmá-lo”, afirma o servidor da Funai.

As únicas imagens que comprovam a existência do “índio solitário” foram feitas quando ele não estava perto. “Apenas uma vez, cheguei a olhá-lo muito próximo, mas não tive como registrar esse momento. Por ele não entender nossa língua, usei vários gestos”, disse.

O registro mais extenso é da morada do índio: uma cabana, popularmente conhecida como tapiri, estrutura feita com lascas e cascas de madeira, palmeiras e troncos de pau, coberta com palha do chão até o teto.

Só que as propriedades construídas pelo índio solitário têm um toque especial: a existência de um buraco. Até hoje, a FPE Guaporé localizou 48 moradias semelhantes a do índio.

“A primeira coisa que ele faz é cavar um buraco. Depois, constrói a casa. A ação, aparentemente, não tem função nenhuma aos nossos olhos, mas acredito que a prática esteja ligada à sua religião. Somente ele pode explicar a função disso. Ele não dorme lá dentro e não guarda nada. A rede é armada em cima do buraco”, explica Altair.

Altair também acredita que as ferramentas de ferro, encontradas com ele em 1996, indicam que houve uma proximidade com outras pessoas antes do primeiro contato com os servidores da Funai.

“O contato dele com nossa sociedade foi muito próximo, pois haviam estradas feitas por madeireiros na floresta. Ele possivelmente andou junto com essa ocupação, onde com certeza, pegou ferramentas que ficavam pelo caminho”, supõe.

Mas, nem mesmo as ferramentas resistem ao tempo. Quando a equipe vê que já não estão boas, doam outras.

“Ele aceita facão, machado e panelas em alguns casos, somente quando são deixados perto de sua casa. Doamos também algumas sementes, já que ele perdeu todo o seu cultivo em 1996. Hoje, o índio mantém um cultivo de batata, mandioca, mamão para subsistência”, explica o servidor.

23/07/2018
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Kelps Lima disse que a convenção de seu partido seria em Jucurutu, mas fez em Natal

Conhecido por apontar as falhas de seus colegas políticos, Kelps Lima, deputado estadual que conta com o apoio do prefeito Valdir Medeiros, não segurou a palavra, quando afirmou no mês de março durante evento em Jucurutu, que a convenção do Solidariedade, partido comandado por ele, seria realizada em Jucurutu.

“Enquanto todos os partidos tradicionais farão suas convenções na capital, nós vamos fazer na cidade que representa a nova política do Estado, Jucurutu, onde o prefeito é um motorista de ambulância e o vice-prefeito é um gari”, disse Kelps naquela ocasião.

O Solidariedade foi o primeiro partido do RN a fazer sua convenção partidária referente ao pleito deste ano. O evento ocorreu em Natal na última sexta-feira (20).

A prova de que Kelps prometeu que faria a convenção do partido em Jucurutu pode ser visualizada na foto abaixo:

23/07/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

PSDB potiguar fará convenção partidária no domingo, 29

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB/RN) convoca seus filiados para participarem da convenção estadual que se realizará na manhã do domingo, dia 29, no Hotel Holiday Inn, situado na Av. Sen. Salgado Filho, 1906 – Lagoa Nova, Natal – RN, a partir das 8h. O momento alto será a partir das 9h.

Caberá aos convencionais: A escolha de candidaturas do partido para as eleições gerais 2018, na esfera estadual; definir a nominata que irá compor a(s) coligação(ões) proporcional(is), composta por candidatos a Deputado Federal e Deputado Estadual; escolher candidatos a Senador e suplente de Senador; definir as coligações majoritária e proporcional; denominar as coligações; representantes de Coligações e demais matérias pertinentes a eleição 2018.

No PSDB está confirmado o nome do ex-senador Geraldo Melo para concorrer a uma das vagas ao Senado Federal.

Para deputado federal, Rogério Marinho é candidato à reeleição. Além de sair muito forte da região Metropolitana, ampliou bases no Seridó, Oeste e Potengi. Ex-deputada federal, Sandra Rosado tentará mais um mandato na Câmara. Hoje, vereadora em Mossoró, Sandra já pegou a estrada no Alto, Médio e Oeste Potiguar em buscas de ampliar bases. Em 2014, Sandra conseguiu 52 mil votos e ficou na suplência.

No Rio Grande do Norte, o PSDB tem hoje o deputado federal Rogério Marinho, a maior bancada estadual com os deputados José Dias, Márcia Maia. Larissa Rosado, Raimundo Fernandes, Tomba Farias, Gustavo Fernandes, Gustavo Carvalho e Ezequiel Ferreira, este presidente da Assembleia Legislativa.

23/07/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Styverson adianta que vai escolher os próprios suplentes e não apoiará nenhum outro candidato

Capitão Styvenson – Foto: Blog Saulo Vale

Blog Saulo Vale

O Capitão Stynvenson Valentim (sem partido), pré-candidato ao Senado Federal, afirmou que não vai declarar apoio a ninguém nas eleições deste ano. E mais: Não aceitará que partidos indiquem os nomes a sua suplência. Ele mesmo indicará.

Ele afirmou ainda que esse é um dos requisitos para se integrar a alguma sigla partidária e que não abrirá mão dessas posições.

“Eu não externo preferência porque o voto é secreto. Não quero induzir alguém a um pensamento indutivo meu”, afirmou.

Quanto ao partido, destacou que ainda não decidiu. Decidirá até a data limite, 5 de agosto.

Confira trecho da entrevista dada ao Jornal da Tarde (Rádio Rural de Mossoró) desta sexta-feira (20).


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros