04/03/2018
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Jucurutu: Morador diz que apenas duas lâmpadas estão funcionando na quadra de esportes de Barra de Santana

Em publicação feita no Facebook, neste domingo (04), Ismael Gomes pediu a presença do secretário de Esporte de Jucurutu, na comunidade Barra de Santana, para conferir a situação da quadra de esportes daquela localidade.

Segundo Ismael a iluminação precisa ser consertada, assim como o piso da quadra. Ismael classifica o momento como vergonhoso.

04/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Brasil gasta R$ 16 bilhões com reprovação de 3 milhões de alunos em 2016, aponta levantamento

Por Vanessa Fajardo, G1

O Brasil gastou quase R$ 16 bilhões ao reprovar em 2016 cerca de 3 milhões de alunos da educação básica, o equivalente a 10,26% do estudantes da rede pública, de acordo com análise dos dados mais recentes do Censo Escolar. Dos R$ 16 bilhões, aproximadamente R$ 12 bilhões foram usados pelos municípios, responsáveis pelo ensino fundamental (1º ao 9º ano), e o restante, R$ 4 bilhões, pelos estados, que são provedores do ensino médio.

Atingindo um percentual de alunos até três vezes maior do que ocorre em países desenvolvidos, o gasto total da reprovação equivale a cerca de 8% do que foi investido pelo governo federal em educação no ano de 2016. Os números integram o levantamento feito pelo IDados, consultoria de análise especializada em educação, a pedido do G1, com base nos dados do Censo Escolar.

O montante de R$ 16 bilhões é referente ao custo total dos alunos que precisaram refazer uma série, e inclui despesas que vão desde material escolar até salários de professores.

O tema divide especialistas e até quem já passou pela experiência de uma reprovação. A educadora Juliana Reis, que hoje é diretora de escola, diz que foi importante sua reprovação aos 14 anos, mas hoje é contra o uso indiscriminado do método.

Estudiosos apontam que o custo social da reprovação é alto, e o tema é inclusive tema de projetos de lei que tramitam no Senado. Como alternativas à reprovação e à aprovação automática, o G1 ouviu escolas de São Paulo ao Ceará que adotam diferentes estratégias contra a reprovação: aulas no contraturno, recuperação paralela e contínua e até mesmo a organização das séries em “ciclos escolares”.

04/03/2018
Por Danilo Evaristo em Mossoró

Mossoró recebe 1ª Etapa do Campeonato Estadual de Tênis de Mesa 2018

Mossoró recebe nos próximos dias 24 e 25 de março a 1ª Etapa do Campeonato Estadual de Tênis de Mesa. O evento faz parte do circuito norte-rio-grandense do esporte, que terá mais três etapas ao longo do ano – conforme prevê a Federação Potiguar de Tênis de Mesa (FPOTM), com sede em Natal-RN.

Ao todo, são esperados mais de 80 atletas participantes, distribuídos por diversas categorias – incluindo divisão por idade (ranking) e por nível técnico (rating). A competição valerá pontos para o ranking nacional de atletas da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) – entidade que apoia a realização do campeonato, assim como o Colégio Diocesano de Mossoró (local da realização dos jogos).

Interessados em participar do torneio devem fazer sua inscrição online até o próximo dia 15 de março (pelo link http://cbtm.com.br/24-e-25-de-mar.aspx). Outra opção é entrar em contato diretamente por telefone, pelos números: (84) 99913-7000; 99109-0001; ou 98882-5255.

Mais informações sobre o campeonato estadual de tênis de mesa podem ser obtidas pelo site www.fpotm.net e também pela página do Facebook: https://facebook.com/fpotmrn

O quê? 1ª Etapa do Campeonato Estadual de Tênis de Mesa 2018;

Inscrições? Até dia 15 de março, R$ 35 (uma categoria) e R$ 60 (duas categorias);

Organização? Federação Potiguar de Tênis de Mesa – FPOTM – com apoio da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa – CBTM – e do Colégio Diocesano Santa Luzia.

Quando? Dias 24 e 25 de março de 2018, a partir das 8h.

Onde? Ginásio Padre Sátiro Cavalcante Dantas (Ginásio “O Carecão”) – Colégio Diocesano Santa Luzia (R. Dr. João Marcelino, 511 – Santo Antônio, Mossoró – RN).

04/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Rafael Motta é eleito para Executiva Nacional do PSB

O deputado federal Rafael Motta vai integrar a Executiva Nacional do PSB assumindo o cargo de secretário especial. A eleição para a nova diretoria aconteceu no encerramento do Congresso Nacional do partido, que terminou neste sábado (3), em Brasília.

Atual presidente do PSB no Rio Grande do Norte, ele destacou a importância em integrar a Executiva Nacional e agradeceu a confiança dos delegados do partido elegê-lo. “É uma nova missão que recebo e vou buscar desempenhar da melhor forma”, disse Motta que também é vice-líder do partido na Câmara dos Deputados.

O evento contou com a presença de governadores, parlamentares, prefeitos e representantes de segmentos sociais da legenda. Além deles, presidentes de outros partidos brasileiros, embaixadores e representantes de partidos socialistas da América Latina, além de integrantes da Coordenação Socialista Latino-Americana (CSL) participaram dos debates.

As eleições deste ano foram bastante debatidas durante os três dias do evento. Além desse assunto, foram tratados temas estratégicos para o desenvolvimento do país com questões nacionais propostas pelo partido como o Projeto Nacional de Desenvolvimento, com ênfase em política econômica e social; as novas tecnologias e mecanismos de participação popular; economia criativa como estratégia de desenvolvimento; e conjuntura nacional.

04/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Utilização correta das redes sociais é o grande desafio, diz ministro do TSE em Cuiabá

“Estamos num momento em que a opinião pública não se constrói apenas com os meios tradicionais de comunicação, mas pelas redes sociais. A utilização correta dessa ferramenta é algo assustador e desafiador e, para tanto, temos que unir nossas vontades e inteligências”, disse o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Geraldo Og Fernandes, na quinta-feira (1º/03), durante a abertura do Fórum Nacional – Propaganda eleitoral nas mídias sociais.

O ministro ressaltou a importância do Fórum em que vários segmentos da sociedade se reúnem para discutir temas que, hoje, são desafios para a Justiça Eleitoral. “Vejo tanta gente reunida neste evento e isso me lembra uma frase de Manoel de Barros, ilustre cuiabano e poeta que diz muito a respeito desse momento. “Distâncias somavam a gente para menos”. A falta de harmonia e de presenças tornava a vida de certa forma mais difícil, mas o que vemos neste Fórum é a união, harmonia, encontro e a busca de algo muito importante. Todos que estão aqui buscam construir a história do nosso país. O que para nós, hoje, é preocupação e desafio, amanhã, será história. Cada um de nós devemos exercer o nosso papel e sermos dignos do nosso país. Neste momento somos todos aprendizes. A Justiça Eleitoral parece ser vanguardistas em conversar e trocar ideias com outros segmentos, mantendo uma interface”.

Para o presidente do TRE-MT e do Coptrel, desembargador Márcio Vidal, o maior desafio da sociedade é fazer com que as mídias sociais sejam utilizadas de forma civilizada. “O economista e engenheiro alemão Klaus Schwab, em uma de suas publicações, se referiu ao progresso tecnológico como a quarta revolução industrial e disse que a mesma deve ser empoderadora e centrada no ser humano, em vez de divisionista e desumana. Pelas palavras desse insigne pensador, os avanços científicos e tecnológicos deveriam ser voltados para o bem da humanidade, inequivocadamente. Mas, infelizmente a realidade é bem outra.  Esses avanços caminham em mão dupla: se de um lado, indubitavelmente, facilitam as comunicações, podem ser excelentes aliados em várias direções, favorecendo a própria ciência e o desenvolvimento das sociedades e da humanidade, de outro lado, lamentavelmente, em mãos perversas e inescrupulosas, têm sido utilizados de modo a causar grandes e irreversíveis danos”

Para o presidente do TRE-MT, caberá à Justiça Eleitoral o controle do processo eleitoral, a prevenção e punição das fraudes, das irregularidades, das ilegalidades, a punição dos crimes eleitorais, enfim a condução do processo eleitoral dentro da lei e da ordem. “Todos que prestigiam este evento, sustentam o facho e alimentam a chama que apontará as trilhas a serem seguidas na busca de uma atuação cidadã profícua, em claro compromisso com a causa de uma sociedade mais ética, assentada nos ideais de cidadania e de um verdadeiro Estado Democrático de Direito, sob a direção da Justiça Eleitoral atenta, competente, atualizada, devidamente instrumentalizada com um aparato técnico e tecnológico que garanta sua presença pronta, atuante, vigilante, eficiente e eficaz”.

Fonte: TRE-MT

04/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Quase 100 municípios do RN já aderiram ao Internet Para Todos

Foto: DEMIS ROUSSOS

O Rio Grande do Norte já tem 89 municípios habilitados para receber o programa Internet Para Todos, o que corresponde a 53% do total de cidades potiguares. As demais que quiserem aderir devem ficar atentas ao prazo, que acabaria na próxima segunda-feira, 5, e foi estendido para a sexta-feira, 9. “No dia 12 de março, no Palácio do Planalto, estaremos assinando os primeiros contratos com as prefeituras”, detalha o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

O deputado federal Fábio Faria, que encabeçou a luta para levar o programa a todo o RN, pede que os municípios façam a adesão já nesta primeira etapa para receber as antenas ainda no primeiro semestre. “A implantação nas zonas rurais terá um custo zero para as prefeituras e tarifas reduzidas para o usuário”, explica. “Isso vai promover inclusão digital e melhorar a comunicação entre órgãos públicos, escolas, hospitais e delegacias”, acrescenta.

Para o ministro Kassab, esse é um dos mais importantes programas a serem implantados no Brasil hoje, que vai levar internet banda larga, nesta primeira etapa, a cerca de 2 mil localidades. As prefeituras que ainda quiserem participar, precisam fazer a inscrição junto ao Ministério, enviando e-mail para internetparatodos@mctic.gov.br. Em caso de dúvida, basta entrar em contato pelo (61) 2027-6626.

04/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Homicídios caem nos primeiros meses de 2018

O número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) caiu nos dois primeiros meses do ano de 2018 se comparado o mesmo período de 2017, em Natal e mais 31 municípios do estado, o que resultou em uma queda nos dados gerais do Rio Grande do Norte.

Somados janeiro e fevereiro deste ano tivemos em Natal 90 registros de CVLI contra 102 no ano passado, uma queda de 11,8%. Nos mesmo período em Ceará Mirim e Parnamirim a redução ainda é maior 65,7% e 25,9% respectivamente. Em todo estado, somamos 394 homicídios este ano em detrimento de 404 em 2017, representando uma queda de 2.5%. Além desses, outros 31 municípios apresentaram uma diminuição nos números.

A redução do percentual de CVLI também é perceptível quando comparamos os números somente de 2018. Em janeiro foram 213 casos de mortes violentas registradas. Já em fevereiro o número caiu para 181 proporcionando uma redução de 15%.

“A queda nos números é resultado do trabalho conjunto das Polícias Militar e Civil que estamos desenvolvendo na Sesed. Nosso efetivo tem atuado de maneira firme contra criminalidade. Também reforçamos o trabalho da inteligência, e outros de setores, como o de estatística, que irá ter um atendimento exclusivo para o Itep”, enfatizou a secretária de Segurança, Sheila Freitas.

04/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Abastecimento suspenso em quatro cidades atendidas pela adutora Médio Oeste

As chuvas dos últimos dias, aumentaram o volume de água na captação do Sistema Adutor Médio Oeste, o que provocou um deslocamento do flutuante. Por este motivo está suspenso o fornecimento de água para as cidades de Campo Grande, Janduis, Paraú e Triunfo Potiguar. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciará neste domingo (04) o reparo necessário para retomar o abastecimento. A previsão é que a distribuição de água esteja normalizada na segunda-feira (05).

03/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Ministério da Saúde alerta sobre riscos de alimentar pombos em locais públicos

Foto: Pixabay

O Ministério da Saúde alerta que as pessoas não devem alimentar pombos em praças e ambientes públicos como forma de evitar a transmissão da criptococose, mais conhecida como “doença do pombo”. A infecção é causada por um fungo transmitido por aves presentes nas grandes cidades. O pombo é somente um dos tipos de aves. Todas elas, juntamente às madeiras e folhas das árvores, podem conter o fungo.

Transmissão

O fungo entra no organismo por meio da inspiração de poeira contendo fezes de aves e também resíduos presentes nas árvores. Ao entrar no organismo, o fungo leveduriforme Cryptococcus neoformans pode atingir o sistema nervoso central e os pulmões.

Para evitar a doença, o Ministério da Saúde destaca que, além de não alimentar as aves, é essencial “usar máscaras apropriadas quando houver risco de exposição a locais suspeitos, limpar regularmente áreas com potencial fonte de infecção, como, por exemplo, galinheiros, celeiros, forros de construções, entre outros”.

Sintomas

De acordo com a infectologista do Instituto Hospital de Base, Magali Meirelles, o fungo costuma atingir quem está com baixa imunidade. “O fungo, em geral, infecta o organismo através das vias aéreas, mas, na grande maioria das vezes, não adoece a pessoa naquele momento. Posteriormente, em uma situação de deficiência na imunidade, a doença é reativada”, explica.

Febre, dor de cabeça forte, crise convulsiva, tonturas e até confusão mental podem ser sintomas da forma neurológica da doença. Já quando a ação é sobre os pulmões, há falta de ar, tosse, febre e/ou cansaço.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e Ministério da Saúde


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros