20/03/2018
Por Danilo Evaristo em Angicos/RN

Angicos: São José Park Show pode reabrir em grande estilo dentro do Circuito de Vaquejada do Vale

A festa de gado no São José Parque show em Angicos poderá voltar em grande estilo. Notícia procedente de fonte próxima à diretoria da Associação dos Vaqueiros Amadores do Vale do Açu (Assovale) assinala que o município poderá ser inserido no roteiro de um dos maiores circuitos de vaquejada do RN, organizado pelo ASSOVALE.

Informações repassadas ao Blog Angicos Notícias confirmam em primeira mão, a real possibilidade de realização de duas etapas em duas das principais pistas de vaquejada do RN: São João Park Club em Assu e São José Park Show em Angicos. A possibilidade vem sendo discutidos há meses durante encontros.

Em contato com Bruno Batista, filho do saudoso ex-prefeito de Angicos, Jaime Batista, o mesmo nos confirmou a nossa redação e adiantou que, dia 21/03 (quarta-feira) às 19h a Câmara de Angicos sediará encontro com a diretoria do ASSOVALE. Na oportunidade estarão sendo feitas inscrições da vaqueirama e tirada dúvidas sobre o circuito.

Blog Angicos Notícias

20/03/2018
Por Danilo Evaristo em Caicó

Secretaria de Saúde articula estratégias de combate ao Aedes aegypti em Caicó

Nesta segunda-feira (19), a secretaria municipal de Saúde reuniu no auditório do Centro Administrativo os agentes de endemias, técnicos da IV URSAP e outros setores da saúde para apresentar o resultado do LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) e, ao mesmo tempo, traçar estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti para reduzir o índice de dengue no município de Caicó.

Pelo levantamento feito nos bairros de Caicó, ficou constatado que a cidade está com um índice de infestação predial de 17,7% e no índice geral, a infestação cai para 12,9%, englobando também o trabalho realizado na Palma, Laginhas e Perímetro Irrigado Sabugi Vilas I e II.

“Estamos preocupados com esses números, pois o índice de infestação da dengue aumentou, principalmente nas zonas Norte e Oeste. O ano passado o índice foi de 6,8% nesse período. É preciso que a população colabore e faça sua parte, mobilizando as pessoas para eliminar a água parada, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouro do Aedes aegypti nas residências”, disse a secretária municipal de Saúde, Sandra Brilhante.

O técnico da IV URSAP, Noé Rogério, conclamou a população para colaborar com o trabalho dos agentes de endemias no combate ao mosquito da dengue e atribuiu esse índice alto de infestação, a questão da crise hídrica que a cidade enfrentou nos últimos meses, onde a população ficou armazenando água de toda forma em todo tipo de depósito e alertou que a água de chuva é ideal para que o mosquito se reproduza.

20/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Bispo e padres são presos acusados de desviar recursos na Igreja Católica em Goiás

O GLOBO

A desarticulação de uma quadrilha que atuava desviando recursos da Igreja Católica de Formosa (GO) resultou na prisão, nesta segunda, feira, do bispo de Formosa, Dom José Ronaldo, quatro padres e um monsenhor. Eles são acusados de desviar de dízimos, doações e taxas de batismo e casamento nas paróquias da região. Segundo o G1, o prejuízo estimado é de mais de R$ 2 milhões.

O MP de Goiás informou que estão sendo cumpridos 13 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão em três municípios – Formosa, Posse e Planaltina – de forma simultânea. As investigações começaram após denúncias de fiéis, que informaram que os desvios acontecem desde 2015. Além de residências e igrejas, um mosteiro também é alvo da investigação.

A operação tem a coordenação dos promotores de Justiça Fernanda Balbinot e Douglas Chegury e conta com a atuação de mais dez promotores, com apoio do Centro de Inteligência (CI) do MP-GO, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Entorno do Distrito Federal, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI-MP), além da Polícia Civil e da Polícia Militar.

20/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Biometria revisional começa nas últimas 10 cidades da 7ª etapa no RN

Desde o mês passado o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realiza a 7ª e última etapa da Biometria Revisional no estado. Dos 30 municípios participantes, os últimos 10 iniciaram o cadastramento biométrico entre os dias 14 e 16 de março, são eles: Jardim de Angicos, Antônio Martins, Serrinha dos Pintos, Olho D’água dos Borges, Parazinho, Pedra Grande, Bento Fernandes, Viçosa, Riacho da Cruz e Taboleiro Grande.

A Biometria Revisional, para esses municípios, ocorrerá até a próxima terça-feira, dia 27 de março, exceto para a cidade de Serrinha dos Pintos, em que a revisão se dará até a próxima sexta-feira, 23. Para as cidades que já tinham iniciado o processo anteriormente, como São Paulo do Potengi, Montanhas e Taipu, a biometria também se encerrará nesta sexta, dia 23 de março.

Horários de atendimento e documentos necessários

Em todas as cidades, o atendimento está sendo realizado na segunda-feira, das 9h às 16h; de terça à sexta-feira, das 8h às 16h; e no sábado, das 8h às 14h. Para realizar a biometria, o eleitor deve levar o título, um documento com foto e o comprovante de residência (cópia e original).

Quem não fizer a revisão biométrica, terá o seu título eleitoral cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. Além disso, terá algumas outras consequências, como ter o CPF suspenso, ficar impossibilitado de tirar passaporte, não poder renovar matrícula em estabelecimento de ensino, não poder se inscrever ou tomar posse em cargos públicos e ainda ficar impedido de receber salários ou proventos de função ou emprego público.

Por isso, não deixe para a última hora. Evite filas e mantenha-se em dia com a justiça eleitoral.

Confira abaixo a lista de municípios do RN que estão passando pela Biometria Revisional e os seus respectivos endereços de atendimento:

Biometria até a próxima sexta-feira, dia 23 de março:

São Paulo do Potengi: Cartório Eleitoral, na Rua Antônio de Oliveira Azevedo, n° 123, Assunção

Montanhas: Câmara Municipal, na Rua São José, n° 04, Centro.

Taipu: Fórum Municipal, Tribunal do Juri, Praça 10 de Março, s/n, Centro.

Serrinha dos Pintos: Câmara Municipal, na Rua Profª Maria Laura de Queiroz, nº 06, Centro.

Biometria até terça-feira, dia 27 de março:

Jardim de Angicos: Câmara Municipal, na Rua José Inácio Bezerra, nº 43, Centro.

Antônio Martins: Câmara Municipal, Praça da Boa Esperança, Centro.

Olho D’água dos Borges: Rua Etelvino Sales, nº 90, Centro.

Parazinho: Câmara Municipal, Praça Senador João Câmara, Centro.

Pedra Grande: Câmara Municipal, Praça Mons. Freitas, nº 179, Centro.

Bento Fernandes: Câmara Municipal, na Travessa Santos Dumont, nº 37, Centro.

Viçosa: Câmara Municipal, na Rua Vicente Pedro, s/n, Centro.

Riacho da Cruz: Câmara Municipal, na Rua Sete de Setembro, nº 29, Centro.

Taboleiro Grande: Câmara Municipal, na Rua João Francisco, nº 90, Centro.

20/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Parnamirim: MPRN recomenda que prefeitura cesse cobrança irregular de taxa

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 11ª Promotoria de Justiça de Parnamirim, encaminhou recomendação para que o prefeito e o secretário de Tributação adotem medidas urgentes e efetivas para cessar imediatamente a cobrança da Taxa de Serviços Diversos (TSD), quando da emissão de documentos de arrecadação municipal.

A cobrança já foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Assim, a recomendação ainda expressa que o chefe do Executivo revogue o artigo do Código Tributário Municipal, que trata dessa taxa de serviços diversos.

A Promotoria de Justiça tomou conhecimento, por meio de denúncia feita por um cidadão, de que a Prefeitura estava impondo a cobrança de TSD no valor de R$ 3, no momento da cobrança do IPTU no carnê de 2018.

Para o MPRN, ficou claro que a expedição de documentos de arrecadação municipal é de interesse exclusivo da administração pública. Também não é uma oferta de serviço, pois não há contraprestação em favor do cidadão – ainda mais quando se considera a circunstância concernente ao pagamento de tributos por hipotético serviço não solicitado pelo contribuinte. A cobrança da TSD revela-se uma forma velada de transferência do custo administrativo ao munícipe contribuinte.

20/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Exportações de frutas do RN para a Rússia aumentam em 2018

Exportações de frutas do RN para a Rússia aumentam em 2018

A tradição na produção e exportação de frutas tropicais do Rio Grande do Norte para a Europa está ampliando as fronteiras neste início do ano: as mangas do Vale do Açu já são exportadas para a Rússia, confirmando a tendência de expansão verificada no ano passado. Somente nos dois primeiros meses de 2018 já foram comercializados US 105,3 mil em mangas, enquanto ao longo de todo o ano 2017 o total exportado foi de US 184,2 mil.

O Rio Grande do Norte já ensaiou as exportações de algumas frutas (mamão, melancia e banana) em 2016 para o país-sede da próxima Copa do Mundo de futebol, mas parece ter encontrado com a venda de mangas um bom nicho de mercado comprador. O Brasil é o maior fornecedor de manga para a Rússia, considerada naquele país como a “mais popular das frutas exóticas”.

Rússia. O mercado de frutas na Rússia é bastante promissor para os exportadores visto que as condições climáticas não favorecem a produção local. Atualmente, o país importa cerca de 70% das frutas consumidas, de acordo com pesquisa de mercado realizada pela Apexbrasil. Outra vantagem identificada neste novo mercado é que há empresas russas especializadas em importar produtos para redistribuí-los para países próximos, tais a Bielorússia ou a Ucrânia. Com isto, a venda de frutas para as empresas russas pode tornar-se uma porta de entrada para outros mercados da região.

Atualmente as exportações são realizadas pela Finoagro (do grupo Vicunha), sediada em Ipanguaçu, e com ampla tradição no mercado internacional da fruticultura. A empresa foi criada em 1986 com o nome Finobrasa, com foco no plantio de algodão e começou a produzir frutas para o mercado externo somente em 1998, especializando neste segmento.

Segundo o gerente de operações da Finoagro, Max de Aquino, o problema é que a Rússia demanda maiores desafios, tanto culturais como logísticos: “A logística, feita por meio marítimo, é suficiente, porém, não é a ideal, devido à demora no transporte”. A participação da empresa na maior feira de frutas do mundo, a Fruitlogistic, em Berlim, ampliou a expectativa de novos negócios, mas, que esbarram em entraves alfandegários para a realização de exportações em volumes mais expressivos.

Na avaliação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico-Sedec, o aumento das exportações de frutas para novos destinos, como a Rússia, contribuirá para a manutenção do saldo positivo da balança comercial do Rio Grande do Norte, afetado com as recentes restrições ao Brasil para a exportação de pescados.

19/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo do RN decreta emergência pela seca no estado

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial de sábado (17) um decreto que declara por mais 180 dias a Situação de Emergência pela Seca em 153 municípios do Rio Grande do Norte.

O documento, assinado pelo governador Robinson Faria, leva em consideração análises técnicas das áreas do Governo que monitoram a questão da Segurança Hídrica no RN.

Esta é a 10ª vez consecutiva que o governo toma a medida. O objetivo é facilitar o trâmite dos processos que envolvem obras e serviços para minimizar os efeitos da seca, vivenciada pelos potiguares há 6 anos consecutivos, em razão das baixas precipitações pluviométricas.

19/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Sebrae lança movimento de apoio à produção artesanal

Foto: Clodoaldo Damasceno

Por Agência Sebrae

Para alertar sobre a burocracia e entraves à comercialização de produtos e alimentos feitos de modo artesanal ou por pequenas agroindústrias, o Sebrae lança o Movimento #EuApoioProdutoArtesanal. A ideia é reduzir as barreiras para estimular o consumo desses itens, que normalmente são fabricados por pequenos grupos produtivos, microempreendedores ou agricultores familiares e são carregados de cultura ou tradição. O lançamento da campanha ocorreu durante a abertura do Salon international de la restauration, de l’hôtellerie et de l’alimentation (Sirha 2018).

Considerado o mais importante em âmbito mundial para para profissionais de foodservice e hotelaria por reunir grandes chefs internacionais, o evento encerra nesta sexta-feira (16), no São Paulo Expo, e tem a presença de produtos potiguares em exposição: a flor de sal (Mossoró), a cachaça artesanal (Caicó) e o arroz vemelho (Apodi). A iniciativa do Sebrae de promover o movimento responde às demandas do segmento.

O movimento #EuApoioProdutoArtesanal tem como diretrizes a transparência dos procedimentos de regularização, a disponibilização de instrumentos norteadores do processo de regularização e a simplificação e padronização de procedimentos.

De acordo com o gerente de Agronegócios do Sebrae Nacional, Augusto Togni, o lançamento do movimento é apenas o início dos trabalhos, que devem ganhar mobilização durante este primeiro semestre. “Fico realmente sensibilizado com as conquistas do Sebrae no apoio ao pequeno produtor rural, pois os entraves são inúmeros e este é o momento de mudar esta realidade”, defendeu Togni.

Pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que quase 70% dos entrevistados compram produtos de pequenos produtores rurais. A entrevista contou com a participação de 1.133 pessoas pela internet neste mês de março. E a grande maioria (85%) compra diretamente dos produtores.

O chef francês e presidente do Sirha São Paulo, Claude Troisgros, aprovou a iniciativa do Sebrae e destacou a importância da campanha. “Já fizemos o mesmo na França e funcionou. Agora, chegou a hora de fazermos o mesmo aqui, no Brasil”, enfatizou, completando: “A vida desses profissionais e empreendedores é muito difícil. Por isso, temos que apoiar este movimento”, declarou Troisgros na abertura do Sirha 2018.

O Sebrae participa do Sirha com o Espaço Terroir, que além da exposição dos produtos artesanais de 63 produtores atendidos pela instituição em vários estados, promove palestras no Lounge do Conhecimento, com aulas-show e harmonizações com produtos presentes à feira. Outro destaque da programação será a rodada de negócios, nesta quinta e sexta-feira, com o objetivo de aproximar empresários dos produtos artesanais e os possíveis compradores.

19/03/2018
Por Danilo Evaristo em Notas

Conta de luz pode subir mais de 20% e ter peso extra no bolso do consumidor

Agência Estado

Em um ano de inflação baixa, a conta de luz deve ter um peso extra no bolso dos consumidores. Segundo estimativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o reajuste médio nas contas ficará acima de 10% este ano.

Em alguns casos, a alta deve superar a casa dos 20%. As razões para esse aumento, muito acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) previsto para o ano, são a falta de chuvas, que levou ao acionamento de usinas térmicas, muito mais caras que as hidrelétricas, mas também os subsídios embutidos na conta de luz, que não param de crescer, e segundo executivos do setor, erros de planejamento.

De acordo com Romeu Rufino, presidente da agência, os aumentos da conta de energia devem ter comportamento semelhante aos autorizados para os clientes fluminenses da Light e Enel Rio. Nesta semana, a Aneel autorizou um aumento tarifário médio de 10,36% nas tarifas da Light, que atende a cidade do Rio e outros 30 municípios do Estado. Na Enel Rio, que fornece energia para Niterói e outras 66 cidades fluminenses, a alta, em média, foi de 21,04%.

A diferença entre os índices autorizados para cidades tão próximas tem explicação. Na Light, houve reajuste ordinário, que é feito todos os anos. Já para a Enel Rio foi realizada a revisão tarifária, processo que é realizado de quatro em quatro anos para manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos Nas revisões, as empresas são reembolsadas por investimentos feitos na expansão da rede e na melhoria dos serviços.

Segundo Rufino, os consumidores, de forma geral, devem esperar comportamento semelhante ao verificado nos casos da Light e da Enel Rio. Os reajustes anuais devem ser da ordem de 10%. É o caso de empresas como Eletropaulo (São Paulo) e Copel (Paraná), por exemplo. Mas, para aqueles atendidos pelo grupo de empresas que vão passar por revisão tarifária, a alta deve ser de cerca de 20% – caso da Cemig (Minas), RGE Sul (Rio Grande do Sul) e Energisa (em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), entre outras.

19/03/2018
Por Danilo Evaristo em Esporte

ABC conquista tri e é primeiro campeão estadual de 2018

Frustração em um dia, alegria no outro. Após empatar e perder a chance de comemorar com a torcida, o ABC se sagrou campeão nesse domingo (18). O tricampeonato potiguar saiu depois de o América ser derrotado pelo Santa Cruz na Arena das Dunas. A conquista faz do ABC o primeiro campeão estadual de 2018.

Além disso, ao levantar a taça da competição pela 55° vez, o Alvinegro se torna o maior campeão de um mesmo torneio no mundo.

O time potiguar estava empatado com o Rangers, que venceu o campeonato escocês em 54 oportunidades.

Campanha

A campanha do ABC no Estadual é quase perfeita. Em 13 jogos, a equipe venceu 11, empatou um e perdeu outro. O Alvinegro ainda marcou 29 gols e sofreu apenas oito. O aproveitamento é de 87,2%.

Na última rodada, o Alvinegro enfrenta o ASSU. O jogo está marcado para o sábado (24), às 18 horas, no Edgarzão, em Assu. Mas pode ser transferido para a Arena das Dunas.

Por Heilysmar Lima


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros