01/12/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Justiça suspende campanha do governo a favor da reforma da Previdência

Todos os anúncios da campanha do governo federal a favor da reforma da Previdência, intitulada “Combate aos Privilégios”, deverão ser suspensos, conforme determinação da juíza federal Rosimayre Gonçalves de Carvalho, da 14ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal.

Ao atender a um pedido de medida liminar apresentado pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), a juíza criticou o governo federal por não apresentar dados objetivos e alertou para os riscos de a opinião pública ser “manipulada” frente a um tema “tão relevante”.

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que vai recorrer assim que for intimada. Às 21h28 desta quinta-feira, o anúncio ainda era veiculado em canais de TV fechada.

Para a juíza, a campanha “veicula a desinformação” ao dizer que, com a reforma, “o Brasil vai ter mais recursos para cuidar da saúde, da educação e da segurança de todos”.

“A campanha não divulga informações a respeito de programa, serviços ou ações do governo, visto que tem por objetivo apresentar a versão do Executivo sobre aquela que, certamente, será uma das reformas mais profundas e dramáticas para a população brasileira”, observou Rosimayre, em decisão assinada na última quarta-feira, 29.

Na avaliação da magistrada, com o intuito de obter apoio popular à proposta de emenda constitucional – que ainda precisa ser aprovada no Congresso Nacional -, a campanha utiliza “um determinado ponto de vista e conceito que, a despeito de nada informar, propaga ideia que compromete parcela significativa da população com a pecha de ‘pouco trabalhar’ e ter ‘privilégios’, como se fosse essa a razão única da reforma”.

“A superficialidade da matéria, ademais, indica que o governo federal anuncia um déficit na Previdência Social sem esclarecer e demonstrar à população, com dados objetivos, o quantum devido e a sua origem (ou origens)”, criticou a juíza.

“Verifico que também está demonstrada a urgência da medida, haja vista que a propagação diária e contínua dessa propaganda governamental gerará efeitos irreversíveis à honra e à dignidade daqueles diretamente atingidos pela mensagem nela contida”, concluiu.

Rosimayre ainda apontou que a propaganda não explica à população os diferentes regimes previdenciários. “E mais, a notícia leva a população brasileira a acreditar que o motivo do déficit previdenciário é decorrência exclusiva do regime jurídico do funcionalismo público, sem observar quaisquer peculiaridades relativas aos serviços públicos e até mesmo às reformas realizadas anteriormente”, afirmou a juíza.

“Essa diretriz conduz a população ao engano de acreditar que apenas os servidores públicos serão atingidos pela mudança”, acrescentou.

01/12/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Em 4 anos, secas e inundações afetam mais de 55,7 milhões de brasileiros

Castanhão, maior reservatório de água do Ceará – Foto: KD Júnior/Agência Diário

André Borges, O Estado de S.Paulo

Estiagens, secas, enxurradas, inundações. Os fenômenos naturais que sempre marcaram diferentes regiões do País, que vive situação de estresse hídrico, nunca expuseram cenários tão extremos como os ocorridos nos últimos anos. Entre 2013 e o ano passado, os desastres naturais afetaram 55,7 milhões de pessoas – mais de 25% da população nacional. No total, as perdas são R$ 9 bilhões por ano.

Os dados são do relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2017, feito a cada quatro anos pela Agência Nacional de Águas (ANA), ao qual o Estado teve acesso. O estudo aponta que, de 2013 ao ano passado, 78% dos 1.794 municípios do Nordeste decretaram, ao menos uma vez, situação de emergência ou estado de calamidade pública por causa da seca extrema que castiga a região desde o fim de 2012.

01/12/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Nelter requer benefícios para Bodó e São José do Seridó

Visando proporcionar melhorias para os municípios de Bodó e São José do Seridó, o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) solicitou ao Governo do Estado, através da SEMARH (Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos) e da SETHAS (Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social), a destinação de quatro dessalinizadores d’água e de 30 unidades habitacionais dentro do Programa Moradia Cidadã Servidor, respectivamente.

“Quanto aos dessalinizadores, atendemos uma solicitação feita pelo vereador Lupércio Júnior (PTN), com o intuito de proporcionar aos bodoenses alternativas de convívio com a seca que afeta o município. Quanto as unidades habitacionais para São José do Seridó, endossamos a luta do secretário Touché e da prefeita Miúda Góes (PMDB) em prol dos funcionários públicos locais”, destacou o deputado.

Os requerimentos protocolados pelo parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foram direcionados ao governador Robinson Faria (PSD) e aos titulares da SEMARH, Ivan Lopes Júnior e da SETHAS, Juliane Faria. Os documentos também serão enviados às Prefeituras e Câmaras de Vereadores dos dois municípios para conhecimento da população.

01/12/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Jacó defende ações que combatam ideologia de gênero nas escolas

O deputado Jacó Jácome (PSD) destacou durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (30), a necessidade de se realizar ações em defesa da criança e do adolescente. O parlamentar ressaltou o que chamou de “constantes ataques à infância com a ideologia de gênero nas escolas”.

“Nossa luta em torno desse assunto não é apenas na Assembleia, meu mandato promove seminários e eventos no Estado em defesa da infância e da família. A ideologia de gênero não pode ser propagada nas instituições de ensino”, disse Jacó.

O parlamentar anunciou que hoje, na sede da Assembleia de Deus em João Câmara, vai acontecer o lançamento do movimento “Proteja Minha Infância” com palestra de Damares Alves, que é advogada, assessora jurídica da Frente Parlamentar Evangélica e professora.

De acordo com Jacó Jácome o objetivo da palestra é mostrar os direitos da sociedade ao se deparar com a ideologia de gênero nas escolas. O evento será realizado no sábado e domingo em Natal.

01/12/2017
Por Danilo Evaristo em Angicos/RN

Prefeito de Angicos recebe as chaves da nova UBS modelo do bairro Alto do Triângulo

Na última quarta-feira, (29/11) o prefeito de Angicos, Deusdete Gomes [PSDB] e a secretária de Saúde, Nataly Felipe receberam das mãos da engenheira e proprietária da Construtora CD Engenharia, Clarissa Dantas as chaves da nova UBS do bairro Alto do Triângulo.

Com um alto padrão de qualidade, a engenheira ressaltou que a obra teve a duração de 1 ano e 2 meses. “Quando o prefeito Deusdete assumiu a sua gestão nós tínhamos executados apenas 15% da obra, então, 85% da obra nós executamos dentro da gestão do prefeito Deusdete”, destacou.

Deusdete vistoriou a UBS acompanhado da primeira dama Maria Ivaneide, secretários municipais, servidores públicos e dos vereadores Neto Maciel [PSDB], Neto de Dezin [PSDB] e da Vereadora Edileuza Palhares [PMDB]. Na oportunidade, os presentes conheceram a estrutura da nova Unidade Básica de Saúde.

A obra foi orçada em mais de R$ 500 mil, um marco efetivo de uma nova história para o setor de saúde do município. A Secretária Nataly Felipe ressaltou que a próxima etapa, será a abertura do processo licitatório para compra de moveis projetados e equipamentos. Segundo ela, em pouco mais de trinta dias a Unidade de Saúde deverá ser entregue aos moradores do bairro Alto do Triângulo.

A nova UBS contará com cinco consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, sala administrativa, copa, salas de observação/procedimentos/coleta, sala de vacina, preparo de materiais, almoxarifado, depósitos de resíduos, higienização, sala de inalação coletiva, farmácia, medicação, hall de circulação, recepção, banheiros femininos e masculinos.

01/12/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Injeções para enxaqueca têm bons resultados em estudos

Foto: Freeimages

Por Monique Oliveira, G1

Uma nova classe de drogas contra enxaqueca mostrou resultados promissores em dois estudos publicados nesta quinta-feira (30) no ‘The New England Journal of Medicine”. Desenvolvidas na forma de injeção, elas são o primeiro tratamento produzido especificamente para a prevenção da condição que, quando crônica, pode ocorrer 15 vezes ao mês, com duração de horas a dias em alguns pacientes.

Hoje, médicos usam medicamentos “emprestados” de outras condições, como o uso de anticonvulsionantes (topiramato e divalproato). Antidepressivos (amitriptilina) e medicamentos contra a hipertensão (propanolol) também pode são usados em alguns casos.

Mário Peres, que acompanha os estudos com a molécula, estima que uma das injeções (erenumabe) seja aprovada no primeiro semestre de 2018 no FDA (Food And Drug Administration, órgão que regula medicamentos nos Estados Unidos) e no segundo semestre pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Peres destaca que a principal vantagem das novas drogas é a tolerabilidade e a quase ausência de efeitos colaterais. Ele explica que medicamentos usados hoje para a prevenção podem causar perda de peso, problemas de memória (topiramato) ou ganho de peso (amitriptilina), dentre outros efeitos.

01/12/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Anvisa recomenda que vacina da dengue não seja tomada por quem nunca teve a doença

Foto: Custódio Coimbra / O Globo

O GLOBO

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, nesta quarta-feira, que pessoas que nunca tiveram Dengue não tomem a vacina Dengvaxia, criada para evitar a doença. Segundo comunicado da Anvisa, a Sanofi Pasteur— laboratório responsável pela fabricação da vacina— apresentou dados de um estudo complementar que indica que pacientes que não tiveram dengue podem desenvolver, no futuro, uma forma mais grave da doença após serem imunizados.

De acordo com a nota da Anvisa, a “vacina em si não desencadearia um quadro grave da doença nem induzia ao aparecimento da doença de forma espontânea”. Mas o que ocorre é que, caso a pessoa seja picada posteriormente pelo Aedes aegypti e venha a ser infectada, a doença pode se manifestar de forma mais grave. Além da recomendação, a Agência afirma que irá alterar os dados presentes na bula da vacina. Enquanto a avaliação sobre a vacina não é concluída, a Anvisa recomenda que ela não seja tomada por pessoas soronegativas, ou seja, que não tiveram contato com o vírus.

A Dengvaxia, que foi aprovada em 2015, não é oferecida pelo Ministério da Saúde, mas está disponível em laboratórios particulares e é a única imunização registrada no país. A Anvisa afirma que na época do registro não havia nenhum indício de que a vacina podia trazer complicações como as relatadas agora e destaca que, para quem já teve a doença, a imunização continua sendo positiva. A agência ressalta que o caso está sendo analisado em conjunto com o laboratório produtor da Dengvaxia, e que já realizou uma reunião com o grupo de vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Embora a vacina tenha sido testada em cerca de 40 mil pessoas em todo mundo antes de ser aprovada, a Sanofi Pasteur realizou um estudo complementar, ao longo de seis anos, que trouxe à luz os riscos para quem nunca teve contato com o vírus.

— A forma severa da doença após a infecção por dengue é rara, mas pode ocorrer depois de qualquer picada de um mosquito que carregue o vírus. Entretanto, a dengue é uma doença complexa e as pessoas têm maior probabilidade de contrair a forma grave após uma infecção secundária de um subtipo diferente do vírus — afirmou Sheila Homsani, diretora médica da Sanofi Pasteur Brasil, em nota.

A vacina é indicada para pessoas de 9 anos ou mais que sejam moradoras de áreas endêmicas da doença. O laboratório afirma que, embora tenha identificado o problema em relação a pessoas que nunca tiveram o vírus, nos demais casos a vacina tem apresentado alto nível de eficácia.

Em nota, o Sanofi afirmou que “Dengvaxia tem demonstrado prevenção de 93% de casos severos e redução 80% de hospitalizações causadas pela doença durante os 25 meses de estudos clínicos de larga escala conduzidos em 10 países da América Latina e Ásia, onde a dengue é muito difundida”.

01/12/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Emissão mais rápida do passaporte estará disponível ainda em 2017

Melhorias na emissão do passaporte estarão disponíveis até o fim do ano para os brasileiros. Como parte do programa Brasil Eficiente, a partir dessa data o tempo para se obter o documento será reduzido.

De acordo com a Casa Civil, em até 30 dias não será mais necessário apresentar o comprovante de pagamento para emitir o documento, o certificado de reservista e a quitação com a Justiça Eleitoral.

A partir de agora, esses documentos serão exibidos apenas uma vez para a emissão do passaporte, já que passarão a constar em banco de dados elaborado pelo Governo do Brasil. Assim, não será mais preciso apresentá-los novamente à Polícia Federal em futuro novo pedido de emissão.

Na prática, isso significa que o cidadão levará menos tempo para solicitar e emitir seu passaporte. Segundo a Casa Civil, o banco de dados já está em estágio avançado de implementação.

Lançada em junho, com a criação do Conselho Nacional de Desburocratização – Brasil Eficiente, a iniciativa visa a tornar a emissão de documentos mais simples no Brasil, com mais eficiência e agilidade na entrega dos serviços públicos.

01/12/2017
Por Danilo Evaristo em Esporte

Neto Caraúbas conquista título estadual no Norte do país

Neto Caraúbas conquista título estadual no Norte do país

Na noite da última terça-feira, dia 28 de novembro, em Boa Vista, Roraima, o fixo Neto Caraúbas que é capitão da Seleção Brasileira de Futsal Clássico, levantou mais um troféu em sua brilhante carreira.

Neto se tornou campeão estadual Roraimense, entrando para história do estado, que com a conquista garantiu a vaga para Taça Brasil especial em 2018, onde os maiores clubes do Brasil se reúnem.

Além do título estadual, o atleta potiguar foi campeão da Taça Cidade Boa Vista, e vice-campeão da Liga Norte, em três competições disputadas pelo Constelação de Boa Vista-RR.

O fixo Neto Caraúbas agora retorna para sua cidade natal para aproveitar as férias e seguir com seu trabalho social visitando as cidades da região.

Portal Esporte do Vale, com assessoria de imprensa de Neto Caraúbas


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros