Em entrevista concedida ao jornalista Diógenes Dantas nesta segunda-feira (04), na 96 FM em Natal, o deputado estadual Nelter Queiroz, voltou a sugerir que seja feita uma grande reforma para economizar dinheiro público no país, passando pela diminuição de senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores.
“Nós temos que fazer a grande reforma. O país está parado: é um caminhão pesadíssimo e tem que diminuir o peso. Como é que vai diminuir o peso? Diminuir nas estruturas. São 500 e poucos deputados federais, vamos começar pelo congresso nacional. Tem que baixar pela metade. Senado são 81 senadores, diminui a metade. A Assembleia aqui (RN), são 24, diminui pela metade”, sugeriu Nelter.
O deputado repetiu o que já disse em outras entrevistas. Para ele despesas devem ser diminuídas também em outros poderes: “Diminui os poderes, diminui o judiciário, diminui também outros poderes, seja qualquer um. E aí sim dessa forma você diminuindo essa despesa o caminhão começa a andar. Caso contrário não anda”, opinou o deputado.
Os municípios de Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras passam a integrar uma nova rota turística a ser intensificada pelo Governo do Estado através do projeto de Dinamização do Turismo neste pedaço do Agreste potiguar.
Os três municípios são conhecidos por suas serras, pelo turismo de aventura, simplicidade e clima agradável. E o objetivo do projeto, coordenado pela Setur e com recurso do Governo Cidadão através de empréstimo do Banco Mundial, é levar desenvolvimento e sustentabilidade à região.
Na última quinta-feira (30), após várias discussões com a iniciativa pública, privada e turística, foi apresentado três opções de marcas para trabalhar a divulgação desses destinos. E foi o público dos três municípios quem escolheu a mais representativa.
A logomarca mais votada inclui a serra, o mandacaru e o sol, característicos da região e formatados com linhas e contornos suaves que remetem a um desenho feito à mão. Essa expressão simples e ao mesmo tempo forte busca passar a essência do destino: um lugar onde o tempo é infinito. O azul aplicado ao desenho é uma tentativa de combinar os diversos tons de azul, verde e amarelo presentes no céu, na vegetação e nas rochas.
“É uma região de potencial turístico imenso. E queremos dotar a área de infraestrutura adequada para que o visitante seja bem acolhido, possa voltar e recomendar a outros. Além, claro, de envolver toda a comunidade nesse trabalho, porque o turismo tem por essência a geração de emprego e renda”, enfatizou o secretário estadual de turismo, Ruy Gaspar.
A subsecretária de turismo, Solange Portela, ressaltou ainda que ainda este ano será intensificada a divulgação desses destinos nas mídias sociais, e em 2018 o objetivo é buscar parcerias para reforçar essa promoção deste novo destino do RN.
O prefeito de Passa e Fica, Leonardo Lisboa participou das discussões e enfatizou a importância de planejar o turismo na região. “O Projeto de Dinamização está em curso e todas as prefeituras integrantes já começam a sentir as mudanças. Estamos nos qualificando e engajando os comerciantes locais. Através do turismo vamos ter novas oportunidades de trabalho para a região”, destacou.
A reunião para escolha da marca Serras do Agreste Potiguar aconteceu no Ginásio Pepeuzão e contou com a presença de hoteleiros, representantes do Sebrae, Senac, secretários de turismo da região, empresários e comerciantes.
Serras do Agreste potiguar é o novo destino turístico do RN
Os municípios de Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras passam a integrar uma nova rota turística a ser intensificada pelo Governo do Estado através do projeto de Dinamização do Turismo neste pedaço do Agreste potiguar.
Os três municípios são conhecidos pelas serras, turismo de aventura, simplicidade e clima agradável. E o objetivo do projeto, coordenado pela Setur e com recurso do Governo Cidadão através de empréstimo do Banco Mundial, é levar desenvolvimento e sustentabilidade à região.
Na última quinta-feira (30), após várias discussões com a iniciativa pública, privada e turística, foi apresentado três opções de marcas para trabalhar a divulgação desses destinos. E foi o público dos três municípios quem escolheu a mais representativa.
A logomarca mais votada inclui a serra, o mandacaru e o sol, característicos da região e formatados com linhas e contornos suaves que remetem a um desenho feito à mão. Essa expressão simples e ao mesmo tempo forte busca passar a essência do destino: um lugar onde o tempo é infinito. O azul aplicado ao desenho é uma tentativa de combinar os diversos tons de azul, verde e amarelo presentes no céu, na vegetação e nas rochas.
“É uma região de potencial turístico imenso. E queremos dotar a área de infraestrutura adequada para que o visitante seja bem acolhido, possa voltar e recomendar a outros. Além, claro, de envolver toda a comunidade nesse trabalho, porque o turismo tem por essência a geração de emprego e renda”, enfatizou o secretário estadual de turismo, Ruy Gaspar.
A subsecretária de turismo, Solange Portela, ressaltou ainda que ainda este ano será intensificada a divulgação desses destinos nas mídias sociais, e em 2018 o objetivo é buscar parcerias para reforçar essa promoção deste novo destino do RN.
O prefeito de Passa e Fica, Leonardo Lisboa participou das discussões e enfatizou a importância de planejar o turismo na região. “O Projeto de Dinamização está em curso e todas as prefeituras integrantes já começam a sentir as mudanças. Estamos nos qualificando e engajando os comerciantes locais. Através do turismo vamos ter novas oportunidades de trabalho para a região”, destacou.
A reunião para escolha da marca Serras do Agreste Potiguar aconteceu no Ginásio Pepeuzão e contou com a presença de hoteleiros, representantes do Sebrae, Senac, secretários de turismo da região, empresários e comerciantes.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou o uso da Força Nacional de Segurança Pública para apoiar os estados do Rio Grande do Norte e do Pará. A decisão foi publicada na edição doDiário Oficial da Uniãoda última sexta-feira (1º).
No Rio Grande do Norte, foi prorrogada a ação da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) até o dia 23 de janeiro (mais 90 dias em relação à data inicial). Até a nova data estipulada, serão exercidas atividades e serviços de guarda, vigilância e custódia de presos na Penitenciária Estadual de Alcaçuz.
Já no Pará, houve uma manifestação do Ministério de Minas e Energia informando dificuldade para finalização de obras da Linha de Transmissão Xingu-Estreito. Dessa forma, o trabalho da Força Nacional será mantido por mais 60 dias e fica no estado até janeiro de 2018. Esse prazo pode ser prorrogado novamente.
Segundo a portaria, o número de profissionais que serão disponibilizados pelo Ministério da Justiça obedece ao planejamento definido entre os estados e o Governo do Brasil.
O programa Mais Médicos reabriu, nesta segunda-feira (4), as inscrições para profissionais formados no Brasil ou com diploma já revalidado no País.
Após um erro na divulgação da data da chamada pública, os candidatos que desejarem se inscrever têm até as 18h desta terça-feira (5) para efetuar a inscrição no Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP).
Nesta edição, são 557 vagas para municípios de todo o País. Os candidatos poderão escolher até quatro cidades para concorrer às vagas. Na próxima sexta-feira (8), será divulgada a lista com a quantidade de profissionais por vagas e municípios.
A indicação do município de interesse por parte do médico deve ser feita entre os dias 11 e 12 de dezembro. Os profissionais serão apresentados na segunda semana de janeiro nos locais em que exercerão as atividades. Leia o edital aqui.
Mais Médicos
O Mais Médicos foi criado em 2013 para ampliar a assistência na Atenção Básica a regiões remotas do País e com carência de profissionais. O programa hoje conta com mais de 18 mil vagas em mais de 4 mil municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei). E é re
Senador por três mandatos, além de ter sido governador potiguar duas vezes e prefeito de Natal, o atual presidente nacional do partido Democratas, José Agripino Maia (DEM), considera que o Rio Grande do Norte está em uma “situação pré-falimentar”, muito devido ao fato de o atual gestor, Robinson Faria (PSD), não ter tomado as providências necessárias para equilibrar as contas do estado.
Por causa disso, o senador defende para 2018 uma candidatura a governador que se comprometa a trabalhar, caso a chapa seja eleita, para reequilibrar as finanças da administração estadual. Ele diz que o empresário Flávio Rocha, diretor do Grupo Guararapes e presidente da Riachuelo, seria neste cenário um “traço de união”.
Qual será a participação do Democratas na eleição estadual de 2018?
Nós vamos querer reeditar a aliança com o PMDB, com o PR, com o PSDB, com o PDT (eu apoiei a candidatura de Carlos Eduardo à Prefeitura de Natal) e com o PP, para que tenhamos uma chapa de candidatos a deputados engajada na eleição de um governador que tenha, como eu tive em 1991, a meta fundamental de reequilibrar as contas públicas.
Que análise o senhor faz dos nomes que estão atualmente colocados?
Se Flávio Rocha topasse ser candidato a governador, ele seria um traço de união entre muita gente. Ele viria com as ideias que o Brasil e o Rio Grande do Norte conhecem e o endosso e aprovação dos partidos que o apoiassem – e eu o apoiaria. Carlos Eduardo, por sua vez, é um nome de qualidade, tem experiência já comprovada pelo exercício de vários mandatos de prefeito de Natal. É um nome que eu vejo também com simpatia.
O preço do gás de cozinha vai subir 8,9% a partir de terça-feira, 5, conforme anunciou a Petrobrás. Com uma série de aumentos desde junho, o botijão já acumula alta de 68%.
Segundo a estatal, o reajuste foi causado principalmente pela alta das cotações do produto nos mercados internacionais, que acompanharam a alta do barril de petróleo do tipo Brent.
No último reajuste, a reportagem do Estadão apurou que os brasileiros já modificam hábitos de consumo para tentar economizar. O pintor Reinaldo Barbosa, que mora no interior do Estado de São Paulo, contou que ele e a esposa, que trabalha como diarista, passaram a cozinhar apenas uma vez por dia.
“Levamos marmita e esquentamos no trabalho, então já conseguimos economizar um pouco do gás com isso”, diz ele. Entre as principais despesas da casa, incluindo luz e água, Barbosa afirma que o gás é o que mais pesa no orçamento da família.
Quando um casal decide se separar depois de seis anos de convivência, é normal que eles tentem se reconciliar. É estranho, porém, que isso aconteça em um fórum. Ainda mais na presença de uma juíza.
Por mais estranho que pareça, isso foi exatamente o que aconteceu na cidade de Carreiro (AM), a 88 quilômetros da capital, Manaus. Um ex-casal formado por uma dona de casa e um vigilante estava no local para uma audiência, onde seria discutida a pensão alimentícia para o filho dos dois. Porém, durante a sessão, eles fizeram as pazes e reataram a relação.
O casal havia se separado quando a dona de casa — que à época estava grávida — decidiu ir morar em Careiro. O vigilante, por sua vez, preferiu continuar na capital do estado. O bebê, então, nasceu e a mulher decidiu procurar a Justiça para receber a pensão alimentícia.
A juíza Sabrina Cumba Ferreira, que presidia a audiência disse ter ficado surpresa com a reviravolta no caso. “Foi algo realmente bem diferente. No momento em que os dois sentaram para darmos início à audiência, eu perguntei se havia possibilidade de acordo e era perceptível que ele já estava bem intencionado. Acredito que, devido à distância, eles não se falavam. Faltava somente uma oportunidade de os dois conversarem e isso aconteceu na sala de audiências”, celebrou a magistrada.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atualizou nesta segunda-feira (4) o Ranking Nacional de Clubes (RNC) 2018. O melhor time do Rio Grande do Norte é o ABC, que soma 4.592 pontos e ocupa o 31º lugar. O América é o 43º colocado com 3.216 pontos.
Em relação à classificação anterior, o Alvinegro se manteve na mesma posição. No ano passado, a equipe tinha 5.044 pontos. A queda é de 452 pontos. Já o Alvirrubro era o 34º com 4.397. O decréscimo na pontuação é de 1.181.
Outros times potiguares figuram no ranking. Depois da dupla ABC e América, o primeiro que aparece é o Globo. A Águia de Ceará-Mirim é o 67º – com 1.137 pontos. Em seguida, vem o Potiguar de Mossoró com 610 pontos e no 106º lugar.
Com 210 pontos, o Baraúnas é o 168º clube listado. Já o Alecrim tem 75 pontos e aparece na 194ª posição. Por fim, o Santa Cruz soma 25 pontos e ostenta o 218º lugar, o antepenúltimo da relação.
Nordeste
No ranking por região, o ABC é o sexto colocado. O Alvinegro vem atrás de Sport-PE (15º no geral – 8.770 pontos), Vitória-BA (18º – 7.690), Bahia-BA (21º – 6.647), Santa Cruz-PE (25º – 6.210) e Ceará-CE (27º – 5.553). Já o América é o 11º nordestino no ranking. Atrás também de Náutico (32º – 4.532), CRB-AL (36º – 3.991), Sampaio Corrêa-MA (39º – 3.753) e Fortaleza-CE (42º – 3.289).
Dez melhores
Palmeiras e Cruzeiro estão empatados na primeira colocação, com 15.288 pontos. Em seguida, vêm Grêmio (15.092), Santos (14.884), Atlético Mineiro (14.312), Corinthians (14.076), Flamengo (12.796), Botafogo (11.958), Atlético Paranaense (11.718) e Internacional (11.368).
Os números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) apresentaram redução no Rio Grande do Norte nos dois últimos meses. Foi o que constatou os dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).
Em novembro, foram 159 CVLIs, contra 170 em outubro, uma redução de 6,5%. Levando em consideração setembro, mês de maior quantidade de casos no ano, com 221, a baixa é de 28,1%.
Novembro de 2017 ainda teve uma menor quantidade de CVLIs do que o mesmo período dos anos de 2016 e 2015, quando foram registradas 162 e 176 ocorrências, respectivamente.
Municípios potiguares também apresentaram reduções, como Ceará-Mirim, que vem tendo queda desde julho, quando foram registrados 20 CVLIs, passando para 12 em agosto, 11 em setembro, sete em outubro e quatro em novembro.
Natal e Macaíba também reduziram os índices. A capital potiguar passou de 61 em setembro, para 41 em outubro e 36 em novembro. Já a cidade da região metropolitana caiu de 14 em setembro, para 11 em outubro e quatro em novembro.
A queda no número de CVLIs vem exatamente depois de uma série de ações desencadeadas pela Sesed. Desde agosto, por exemplo, operações integradas, com participação da Polícia Militar, Polícia Civil e Força Nacional, estão acontecendo em vários bairros de Natal, levando em consideração as localidades apontadas pela mancha criminal.
“O trabalho conjunto entre as polícias Militar e Civil com a parceria da Força Nacional está apresentando uma queda significativa nos homicídios. Nós temos atuando também na desarticulação do crime organizado, que é o principal responsável pela maior parte dessas mortes. Vamos continuar atuando fortemente nas ruas para coibir a criminalidade”, apontou a secretária de Segurança e Defesa Social, Sheila Freitas.