07/06/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasO Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta terça-feira (06), o decreto de calamidade na área da saúde pública do Rio Grande do Norte. A medida foi necessária devido aos reflexos da crise econômica que causaram a redução da arrecadação estadual e a queda de transferência de receitas constitucionalmente garantidas ao Estado.
A decisão ainda foi motivada pela ausência de perspectiva financeira para aumento do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) em curto prazo, e também do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), já que o Governo do Estado vem assumindo pagamentos referentes às obrigações relativas à assistência à saúde na área de atuação municipal.
Entre outros pontos, o decreto também se baseia na sobrecarga dos hospitais da rede estadual e no considerável déficit de servidores públicos. Com o decreto, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) fica autorizada a requisitar e contratar, em caráter emergencial, qualquer serviço e bem disponível para o restabelecimento da normalidade no atendimento dos serviços de saúde. A vigência do documento será de 180 dias a partir da data de publicação.
07/06/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasNo Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado nesta terça-feira (6), o Ministério da Saúde ressalta a importância dos exames de triagem neonatal.
Com apenas uma gota de sangue retirada do pé do recém-nascido, preferencialmente entre o 3º e o 5º dia de vida, é possível detectar doenças graves que podem interferir no desenvolvimento do bebê. Quanto mais cedo as doenças forem identificadas e tratadas, maior a possibilidade de evitar sequelas nas crianças.
“O teste é capaz de diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, garantindo o tratamento precoce e impedindo complicações como atrasos neuropsicomotores e mentais. Além disso, os exames ainda podem destacar patologias mais graves de maneira precoce, evitando até a morte do bebê”, alerta a pediatra Sandi Sato, da Maternidade Brasília.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o teste do pezinho, que pode ser realizado nas maternidades ou nos centros de saúde. Em 2016, mais de 2,3 milhões de recém-nascidos fizeram o teste do pezinho em todo o País. Os testes gratuitos cobrem 76,91% dos nascidos vivos no Brasil.

Foto: Danilo Evaristo
Redação/ACS Caern – A população da cidade de Jucurutu, na região Seridó do Estado, deve se programar para o racionamento no abastecimento de água que será implantado esta semana. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) que, partir desta quinta-feira (8), toda semana o abastecimento será suspenso às 17 horas da quinta-feira, só retornando às 5h da manhã da segunda-feira seguinte.
Segundo a gerente da Regional Seridó, Rosy Gurgel, a medida se mostrou necessária para que a população possa ter o abastecimento assegurado por mais tempo, dadas as condições de reserva dos mananciais de onde é retirada a água para a distribuição aos usuários. No caso de Jucurutu, o abastecimento é feito a partir da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.
06/06/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasO pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores nascidos em setembro, outubro e novembro foi antecipado para o próximo sábado (10). Prevista inicialmente para começar em 16 de junho, a quarta fase foi antecipada em função do feriado da próxima semana.
Mais de 7,5 milhões de brasileiros têm direito ao saque a partir deste mês e o valor disponível passa de R$ 10,9 bilhões, informou a Caixa Econômica Federal. Mais de 2,4 milhões de trabalhadores receberão seus recursos automaticamente via crédito em conta poupança da CEF.
Com o objetivo de atender aos trabalhadores que querem fazer o saque das contas inativas, 2.015 agências da Caixa vão abrir neste sábado entre 9h e 15h. Já nos dias 12, 13 e 14 de junho, as agências do banco abrem as portas duas horas mais cedo.
06/06/2017
Por Danilo Evaristo em
Notashttps://www.facebook.com/jdoriajr/videos/1471586852898121/
06/06/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Nelter emite voto de pesar pelo falecimento do sargento Antônio Cândido
Quero me solidarizar com todos os familiares do sargento da Polícia Militar, Antônio Cândido, que foi covardemente assassinado na manhã desta segunda-feira (5), em Natal, mais precisamente quando chegava na Liga Contra o Câncer, no bairro das Quintas. Seridoense, conterrâneo nosso, com raízes em Lajinhas, sargento Cândido estava lotado no Batalhão de Caicó e acompanhava seu pai Cícero Cândido – na Liga – para tratamento contra um câncer. Que Deus conforte o coração de toda sua família, principalmente, de sua mulher e filho; e que o tenha recebido em bom lugar. Descanse em paz!
NELTER QUEIROZ, DEPUTADO ESTADUAL
06/06/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Presidente do Cosems cumpre nova agenda na Fiocruz para trazer Canal Saúde ao RN
Dando prosseguimento às audiências com a superintendente do Canal Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Márcia Corrêa e Castro, a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte e gestora em saúde de São José do Seridó, Debora Costa dos Santos, esteve no Rio de Janeiro/RJ, na última sexta-feira (02).
De acordo com Debora Costa, esse desejo de trazer o Canal Saúde ao Estado nasceu em 2015, durante visita da superintendente Marcia Corrêa e Castro ao RN, e foi sendo amadurecido ao longo de dois anos, principalmente, após um levantamento onde 82 secretários municipais de saúde potiguares mostraram seu interesse em transmitir o Canal nas Unidades de Saúde de todo o Rio Grande do Norte.
“A equipe do canal saúde enviará um questionário para ser aplicado em meio aos 167 gestores do RN para que na reunião [ordinária do Cosems] de 19 de julho eles já possam vir ao Estado para tratar das oficinas nas regiões de saúde, que terão como foco os funcionários das Unidades de Saúde dos municípios”, frisou a presidente do Cosems.
Ainda de acordo com Debora, o Cosems-RN será pioneiro no Projeto da Fiocruz que tem o objetivo de apresentar à sociedade, através do Canal Saúde, o SUS que dá certo nos municípios. “Temos excelentes projetos que precisam ser conhecidos e compartilhados. Esta iniciativa trará grandes benefícios para todos nós que somos gestores”, destacou.
06/06/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasVodca com energético já virou um clássico das baladas, mas pode ser uma bomba para os adolescentes. Pesquisadores da Universidade Purdue, em Indiana, EUA, fizeram testes com os cérebros de ratos adolescentes (já que não poderiam fazer o mesmo com humanos) e observaram mudanças químicas em suas massas encefálicas muito parecidas com os efeitos da cocaína.
Uma lata de energético pode ter até 10 vezes mais cafeína do que um refrigerante comum – e costuma ser procurada por adolescentes para curtir uma noitada.
Já se sabia que os jovens que consumiam energético (mesmo sem misturá-lo com outras bebidas) têm mais chance de virarem consumidores de álcool quando adultos.
Mas, quando o energético é tomado com álcool ainda durante a adolescência, o centro de recompensas do cérebro é alterado – e os jovens sentem mais dificuldade em lidar com substâncias prazerosas. Os efeitos podem durar até a vida adulta.
Os ratos que tomaram álcool com energético se tornaram muito mais ativos (como era de se esperar) e seus cérebros foram inundados pela proteína ΔFosB, típica de quem abusa da cocaína ou da morfina.
Quando adultos, os ratinhos se tornaram muito mais resistentes à sensação de prazer da cocaína – o que pode indicar que eles procurariam doses maiores da droga.
“Tudo indica que as duas substâncias misturadas causam mudanças de comportamento e na neuroquímica do cérebro”, disse Richard van Rijn, um dos autores do estudo. “Há claramente efeitos em tomar essa mistura que não existiriam quando se toma o álcool ou o energético separadamente.”
Fonte: Exame
06/06/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Henrique Alves – Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi
Por G1 RN – O ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves foi preso na manhã desta terça-feira (6) em um desdobramento da operação Lava Jato. O ex-deputado Eduardo Cunha, que está preso em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, é alvo de um novo mandado de prisão preventiva. Ambos são do PMDB e foram presidentes da Câmara dos Deputados.
O advogado Marcelo Leal, que defende Henrique Alves, disse ao G1 que tomou conhecimento da prisão pela imprensa. “Até o momento, não sei de nada sobre o que levou a PF a prender Henrique. Vou tomar pé da situação e depois me pronuncio”, falou por telefone.
O secretário de Obras Públicas de Natal, Fred Queiroz, também foi preso durante a operação. Já em Mossoró, na região Oeste do estado, o publicitário Arturo Arruda, um dos sócios da agência Art&C, também foi alvo de mandado de condução coercitiva (quando alguém é levado a depor).
São cumpridos 33 mandados, sendo cinco de prisão preventiva (sem prazo), seis de condução coercitiva e 22 de busca e apreensão nas cidades de Natal, Mossoró e Parnamirim, no Rio Grande do Norte, e Curitiba, no Paraná.
Segundo a PF, antes das 8h (horário de Brasília) todos os mandados de prisão já haviam sido compridos.

Foto: Getty Images
Fox Sports – Na manhã desta segunda-feira (5 de maio), foram definidas as partidas de quartas de final da Copa do Brasil em sorteio realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol. O sorteio também definiu o caminho dos clubes até a final. A partir de 12h, a CBF também sorteará os mandos de campo.
Confira abaixo os confrontos:
Quartas de final 1: Atlético-MG x Botafogo
Quartas de final 2: Flamengo x Santos
Quartas de final 3: Atlético-PR x Grêmio
Quartas de final 4: Palmeiras x Cruzeiro
Semifinal 1: Vencedor QF 1 x Vencedor QF 2
Semifinal 2: Vencedor QF 3 x Vencedor QF 4