10/03/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Relator diz que reforma trabalhista vai gerar empregos

Rogério Marinho – Foto: Rivanildo Júnior

O relator da reforma trabalhista (PL 6787/16), deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), garantiu que a proposta não vai retirar direitos e que vai ajudar a preservar empregos e a dar segurança jurídica ao empreendedor, gerando novos postos de trabalho. Em audiência pública na Comissão Especial da Reforma Trabalhista, Marinho apontou a grande judicialização no setor. “Os fatos demonstram que há enorme insegurança jurídica e que há necessidade da lei”, disse.

Marinho disse ainda que a orientação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) é no sentido de promover as negociações no trabalho e refutou os argumentos de que os sindicatos são fracos no Brasil. Além disso, o deputado considera a legislação trabalhista muito rígida, inadequada ao “espírito do tempo”. O deputado defendeu ainda que a legislação brasileira referente à terceirização no trabalho se adapte à realidade mundial. Para ele, o Legislativo precisa aprovar uma lei sobre o assunto. Hoje vigora a Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho regula o tema.

10/03/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Número de brasileiros doadores de órgãos bate recorde em 2016

Foto: Divulgação/FAB

Em 2016, o Brasil registrou o maior número de doadores efetivos da história: foram 2.983 doadores. O número representa uma taxa de 14,6 PMP (por milhão da população), 5% maior em comparação a 2015. Além disso, registrou-se crescimento de 103% no número de potenciais doadores entre 2010 e 2016, passando de 4.997 para 10.158. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (9) pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Outro recorde ocorreu em relação aos transplantes de coração. Em 2016, foram 357 procedimentos, crescimento 13% em relação ao ano anterior. O decreto nº 8.783, assinado pelo presidente Michel Temer, em junho de 2016, viabilizou aumento de 13% dos transplantes de coração, passando de 5, em 2015, para 46 órgãos transportados, somente pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Somando todos os órgãos transportados pela FAB, como coração, fígado, pulmão e rim, houve aumentou de 3.340%, passando de cinco para 172 após a publicação da lei. O decreto estabeleceu que a Aeronáutica deve manter um avião em solo, à disposição, para qualquer chamado de transporte de órgãos ou de pacientes em aguardo de transplantes no Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Brasil tem avançado, cada vez mais, na área de transplantes. Em 2016, com a assinatura do decreto do presidente Michel Temer, demos um importante passo. Esse esforço conjunto do governo federal, para garantir a logística de órgãos para transplante, já salvou 162 vidas. Ainda precisamos avançar mais, especialmente diminuindo a taxa de recusa das famílias brasileiras em relação à doação de órgãos”, afirmou o ministro Ricardo Barros.

10/03/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Michel Temer viaja ao Nordeste para entrega de obras

Por Estadão Conteúdo – O presidente Michel Temer embarcou na manhã desta sexta-feira, 10, para uma visita, em um único dia, a três cidades do Nordeste: Campina Grande e Monteiro, na Paraíba, e Sertânia, em Pernambuco. Seu embarque estava previsto para as 8h30, a partir da Base Aérea de Brasília.

Em Campina Grande, sua primeira parada, ele vai ao Complexo Multimodal Aluízio Campos, às 11h30, para assinar ordem de serviço para adequação de capacidade da BR-230, com investimento estimado de R$ 255 milhões. Depois, o presidente vai a Pernambuco, em Sertânia, para participar, às 13h40, da abertura da comporta do reservatório de Campos.

Em seguida, Temer volta à Paraíba, em Monteiro, para evento em celebração à chegada das águas do Rio São Francisco ao Estado, às 14h55. As cerimônias em Sertânia e em Monteiro marcam a entrega do chamado Eixo Leste do Projeto de Integração do rio. O embarque para Brasília está previsto para as 16h50, com chegada prevista às 19h05.

10/03/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Construção civil do RN é a 2ª mais barata do Nordeste

O custo por metro quadrado da construção civil no Nordeste, em janeiro, foi o mais baixo entre as regiões brasileiras: R$ 954,49. O valor é 11,3% menor que o encontrado na região mais cara, o Sudeste (R$ 1.075,93).

O custo nacional, que em dezembro foi de R$ 1.027,30, subiu para R$ 1.031,21 sendo R$ 531,93 relativos a materiais e R$ 499,28, a mão de obra. O Nordeste foi o que apresentou o menor valor tanto para matérias primas (R$ 516,52) quanto para gastos com funcionários (R$ 437,97).

Com R$ 909,91 de custo médio – R$ 495,36 de materiais e R$ 414,55 de mão de obra -, o Rio Grande do Norte teve o segundo menor preço da região, à frente apenas de Sergipe, onde o metro quadrado chegou a R$ 905,88. Sergipe teve também o menor custo nacional da mão de obra (R$ 411,26), 33% inferior ao do Rio de Janeiro, que apresenta o maior gasto nesse quesito (R$ 610,87).

A construção civil na Paraíba apareceu como a mais cara entre os estados nordestinos: R$ 993,01. No estado vizinho, o custo médio dos componentes apresenta R$ 554,16 de matérias primas e R$ 438,85 de mão de obra.

Pernambuco se destacou por apresentar a maior elevação de custos do país, aumento de 10,85%, no período de 12 meses, até janeiro de 2017. No Nordeste, a variação foi de 6,1%, e de 6,46% na média nacional.

A avaliação está publicada no Diário Econômico Etene, produzido pelo Escritório de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão de pesquisas do Banco do Nordeste, com base no Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 Via Portal no Ar

10/03/2017
Por Danilo Evaristo em Caicó

Prefeitura de Caicó inicia trabalho de manutenção nas vias públicas

Prefeitura de Caicó inicia trabalho de manutenção nas vias públicas

A gestão Batata Araújo vem cuidando com zelo da cidade e procura melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com ações concretas e que estão mudando a realidade de Caicó. A prefeitura de Caicó deu início ao trabalho de manutenção nas vias públicas da cidade. O trabalho foi desenvolvido na zona Norte, partindo da rua Breno Olegário Macedo por trás do cemitério Campo Jorge.

As ações de pavimentação foram realizadas pela secretaria municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, através da operação tapa-buracos, que contemplou trechos que se encontravam com o asfalto comprometido, dificultando a mobilidade urbana. “Estamos trabalhando para restabelecer o projeto do recapeamento asfáltico que foi deixado com apenas 7% concluído pela gestão passada”, afirmou o prefeito Batata Araújo.

10/03/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Municípios devem fazer mapeamento de serviços à população masculina no SUS

A Coordenação Estadual de Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lembra às secretarias municipais de saúde de todo o Rio Grande do Norte que o prazo para preenchimento dos serviços existentes para a população masculina se encerra no dia 31 de março.

A Coordenação Nacional de Saúde do Homem está realizando um mapeamento dos serviços estaduais e municipais que possuem ações/serviços de atenção básica com horários estendidos de atendimento para a população masculina, podendo ser: atendimento com horário estendido, em um dia da semana específico, aos sábados ou em um dia do mês.

Os coordenadores de saúde do homem precisam preencher uma ficha, contendo o nome do município, o nome e tipo de estabelecimento de saúde e/ou do local em que o serviço é disponibilizado, quantos e quais serviços são ofertados, quais os dias e os horários de funcionamento, como foi a construção e organização desta ação, se foi pactuado em algum instrumento de gestão e se a ação sofreu descontinuidade ou mudança nas gestões após as últimas eleições municipais.

“Estas informações são de extrema importância para a coordenação nacional, pois somente por meio deste diagnóstico local é possível monitorar e avaliar a qualidade do atendimento à população masculina nos serviços do SUS, desenvolvendo estratégias que promovam um acesso e um acolhimento humanizados, preconizados pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH)”, explicou Jaíra Perez, da equipe de saúde do homem da Sesap.

10/03/2017
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Comandante da 3ª CPM/6º BPM prestou entrevista ao programa “Jucurutu Notícias”

Comandante da 3ª CPM/6º BPM foi entrevistado no “Jucurutu Notícias”

Blog PM Jucurutu O novo Comandante da 3ª CPM/6º PBM, Capitão Henrique, esteve, na manhã desta quinta-feira, 09, nos estúdios da Rádio Cidade FM de Jucurutu, no Programa “Jucurutu Notícias”, comandado pelo locutor e radialista Robson Oliveira, com o apoio do também radialista e blogueiro, Danilo Evaristo, onde respondeu perguntas, tanto dos entrevistadores, quanto de ouvintes.

Durante a entrevista, o Capitão Henrique enfatizou a preocupação da Polícia Militar com situações como, o tráfico de drogas, estouros a caixas eletrônicos e trânsito. Segundo ele, a Polícia tem feito um levantamento sobre pontos mais sensíveis relacionados à Segurança Pública de Jucurutu e demais cidades com o policiamento sob seu comando.

Os dois pontos mais questionados pelos entrevistadores e ouvintes foram os estouros a caixas eletrônicos e a crítica situação em que se encontra o trânsito na Cidade de Jucurutu. Quanto ao primeiro, o Comandante informou que a Polícia está, dentro de suas possibilidades, tomando todas as cautelas para evitar que mais agências bancárias sejam alvos de criminosos em nossa região.

Já, com relação ao trânsito, o Capitão informa que está em contato com os responsáveis pelo 3º DPRE, sediado em Caicó, com o intuito de fazer um trabalho de fiscalização nas ruas de Jucurutu, para coibir os crimes de trânsito que ora acontecem e colocam em risco a vida das pessoas. Quanto ao tráfico de drogas, a Polícia Militar manterá fazendo seu papel de coibir essa ação, de forma preventiva e, se for o caso, de forma repressiva. No tocante à parte investigativa a competência é das Polícias judiciárias (Polícia Civil e Polícia Federal)

Por fim, O Capitão Henrique informou que, além do número de telefone de celular (99660-0154) que há na Companhia, estão disponíveis, também, dois números fixos, quais sejam: 3429-5037 e 3429-5038. Os planos são para, o mais breve possível, implantar o 190 local, para facilitar o acesso da população à Polícia Militar, quando dela necessitar.

O Comando da Polícia Militar da 3ª CPM/6º BPM, engloba as cidades de Jucurutu, São Rafael, Florânia, Tenente Laurentino Cruz e Santana do Matos.

10/03/2017
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Ao lado de vereadores, Nelter vai ao Banco do Brasil e a Caern em busca de melhorias para Jucurutu

Nelter vai ao Banco do Brasil e a Caern em busca de melhorias para Jucurutu

O deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) levou nesta quinta-feira (9) uma comitiva de vereadores jucurutuenses ao encontro do superintendente regional do Banco do Brasil (BB) no Rio Grande do Norte, Ronaldo Alves, e do gerente de administração da Instituição, Rodrigo Firmino. A pauta da audiência girou em torno da falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da agência do BB em Jucurutu e de outros municípios, motivo que vem gerando desconforto à população dependente destes serviços.

De acordo com o superintendente, a diminuição do giro de recursos nas agências têm sido uma medida tomada pelo Banco, seguindo orientação nacional, para combater a ação criminosa de bandidos no Estado. “Além de diminuir a quantidade de recursos nas agências, outras orientações visam o fechamento das agências em horários pré-determinados durante à semana, o fechamento total durante os finais de semana e a divisão do pagamento dos servidores municipais”.

Ainda de acordo com Ronaldo Alves, estas medidas tornam as agências menos atrativas aos assaltantes, fazendo com que o índice de arrombamento diminua. “Nos encontramos recentemente com a cúpula de segurança do Estado, onde ficou acertado a necessidade de traçarmos um plano de segurança municipal junto à comunidade”, destacou.

Os vereadores Jubira (PSD), Faguinho (PSD), Nego (PSDB), Francinildo (PMDB) e Rubinho (PMDB), mostraram o interesse de propor na próxima reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Jucurutu, uma audiência pública para debater junto a comunidade e ao banco, a questão da falta de dinheiro nos caixas e a viabilização de crédito para agricultores locais.

CAERN

Após audiência na superintendência do Banco do Brasil, a comitiva liderada pelo deputado Nelter Queiroz ganhou o reforço do também vereador jucurutuense, Alan de Juarez. Juntos, todos foram à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) debater melhorias para o saneamento básico de Jucurutu.

Representando os demais colegas, o vereador Faguinho propôs a Marcelo Toscano o repasse da administração do saneamento local à CAERN. “Nessa nossa proposta, sugerimos que após o repasse, a CAERN possa realizar algumas obras de contrapartida, como: a ligação das casas ao sistema de saneamento, a extensão da rede aos bairros Vila do Velame e Pedra do Navio, e o saneamento da área que abrange os bairros Abraão Lopes e Novo Rumo, contemplando em torno de 600 residências”, frisou.

O diretor-presidente, Marcelo Toscano, mostrou que a CAERN tem interesse em assumir a administração do sistema de saneamento básico de Jucurutu, porém, quanto as contrapartidas necessárias, terá que analisar os entraves burocráticos, os projetos existentes e estudar a viabilização de recursos. Também participaram do encontro o prefeito de Jucurutu, Valdir Medeiros (PROS), seu secretário de Obras, Fyllipe Melo, e o deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade).

10/03/2017
Por Danilo Evaristo em Esporte

Com Galvão, Fla rende à Globo maior audiência com futebol às quartas no Rio

Com Galvão, Fla rende à Globo maior audiência com futebol às quartas no Rio

UOL – A estreia com goleada do Flamengo na Copa Libertadores da América deste ano, 4 a 0 sobre o San Lorenzo na noite desta quarta-feira (8), deu à Globo a segunda maior audiência do ano com futebol no Rio de Janeiro e a maior marca na região em meios de semana.

Segundo a emissora, a partida, que teve narração de Galvão Bueno, alcançou 35 pontos de média e 53% de participação entre televisores ligados no Rio. Considerando apenas jogos de Libertadores, a última vez que a Globo obteve audiência igual ou maior que a de ontem com futebol nessa praça foi em maio de 2010, com Universidade do Chile x Flamengo (38 pontos na época).

O melhor resultado do futebol 2017 da Globo no Rio foi conquistado com o Fla-Flu, decisão da Taça Guanabara, no último domingo (5): 36 pontos de média e 60% de participação. Em São Paulo, Corinthians 1 x 0 Palmeiras, dérbi pelo Campeonato Paulista disputado no último dia 22, segue sendo a maior audiência da emissora, com 35 pontos de média e 54% de share.

Transmitido também na noite desta quarta, Atlético de Tucumán 1 x 1 Palmeiras, estreia do atual campeão brasileiro na Libertadores, gerou 24 pontos de audiência e 37% de participação entre telespectadores do estado de São Paulo.

10/03/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Solenidade vai homenagear 90 anos do Educandário Nossa Senhora das Vitórias

A Assembleia Legislativa vai homenagear nesta sexta-feira (10), às 9h30min, na Câmara Municipal de Assu, os 90 anos do Educandário Nossa Senhora das Vitórias, pertencente à Província Nossa Senhora das Neves, da Congregação das Filhas do Amor Divino. Proposta pelo deputado George Soares (PR), a sessão solene visa reconhecer os relevantes serviços prestados pela instituição à população açuense.

“O Educandário Nossa Senhora das Vitórias serve como exemplo de cidadania, engajamento, solidariedade e de trabalho comunitário. Graças a alguns bravos e futuristas cidadãos, entre eles o Monsenhor Joaquim Honório e Doutor Pedro Amorim, pôde-se concretizar uma ideia surgida no ano de 1922, a construção de um estabelecimento de instrução e educação para as meninas”, destaca George Soares.

De acordo com o parlamentar, a ideia da fundação do colégio estava ligada à sua direção. A busca foi intensa, até que em 11 de julho de 1926 a Congregação Filhas do Amor Divino aceitou a missão. “Daí, até os dias atuais, são 90 anos de serviços prestados ao povo do Assu e do Vale, construindo uma história de muitas vitórias”.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros