19/03/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasO Brasil tem escassez de técnicos nas mais diversas áreas. Conforme pesquisa da Manpower (agência internacional de empregos e de negócios), 43% das empresas têm dificuldades para preencher suas vagas. Para atender esta demanda, o Senac EAD está com inscrições abertas para cursos técnicos, no formato a distância, até o dia 17 de abril. Ao todo, 12 cursos serão oferecidos nas áreas de comércio, design, gestão, informática, meio ambiente, segurança e turismo.
A metodologia de ensino a distância do Senac EAD é centrada no aluno, por isso as qualificações disponibilizam diversos recursos tecnológicos que facilitam a aprendizagem, com orientação e acompanhamento on-line diário e uma aula presencial mensal. A carga horária presencial será realizada no decorrer de cada módulo por meio de saída de campo, estudo de caso, seminário, pesquisa, palestra ou avaliação, conforme o cronograma do polo presencial.
Além da flexibilidade, o formato a distância da instituição tem como vantagens o respeito ao ritmo de cada aluno, o desenvolvimento de competências como organização, pró-atividade e responsabilidade, o menor custo com deslocamento e a possibilidade de conciliar os estudos e a vida profissional.
As matrículas devem ser realizadas até o dia 17 de abril por meio do site: http://www.ead.senac.br/cursos-tecnicos/.
Confira todos os títulos disponíveis:
· Técnico em Administração
· Técnico em Design de Interiores
· Técnico em Guia de Turismo
· Técnico em Informática
· Técnico em Logística
· Técnico em Marketing
· Técnico em Meio Ambiente
· Técnico em Programação de Jogos Digitais
· Técnico em Qualidade
· Técnico em Recursos Humanos
· Técnico em Segurança do Trabalho
· Técnico em Transações Imobiliárias

O deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) utilizou sua conta no Twitter, na última sexta-feira (17), para cobrar do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, a agilidade na conclusão das obras da barragem de Oiticica, em Jucurutu, que se arrastam desde 2013.
Com um custo final orçado em R$ 415 milhões, a Oiticica beneficiará diretamente 350 mil habitantes em 17 municípios do Rio Grande do Norte. Indiretamente, a obra com capacidade para 560 milhões de metros cúbicos, atenderá toda a população dos municípios do Seridó, Vale do Açu e região Central do Estado, beneficiando mais de 500 mil pessoas.
Além do aumento da oferta de água para a região Seridó, o reservatório também contribuirá para reduzir o risco de inundações no Vale do Açu e integrará o complexo de obras do Programa de Integração do Rio São Francisco.
19/03/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasO outono começa nesta segunda-feira (20), às 7h29, horário de Brasília, quando ocorre o equinócio no hemisfério sul. Nessa data, dia e noite terão praticamente a mesma duração. À medida que a estação avança, os dias ficam menores até o início do inverno, em 21 de junho.
“Do ponto de vista astronômico, a característica mais marcante é que, no início do outono, os dias e as noites têm o mesmo comprimento”, explica a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional. Segundo ela, a inclinação dos raios solares é o motivo para a queda das temperaturas durante o outono.
Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), as temperaturas em todo o País devem se manter na média histórica, com exceção da Região Sul, que deve registrar temperaturas mais altas.
“O começo do outono ainda é quente, porque o clima está mais relacionado com o verão do que com o inverno. Se chegar uma frente fria, a temperatura cai”, afirma a meteorologista Renata Tedeschi, do CPTEC/Inpe.
Embora o outono seja o período chuvoso na Região Nordeste, a seca deve continuar. A previsão aponta que o volume de chuvas deve ficar abaixo da média histórica nos próximos meses. Uma mudança do cenário depende de uma reviravolta nas condições climáticas. “Já são cinco anos de estiagem, e estamos nos encaminhando para o sexto, a não ser que haja uma grande mudança nas condições do Oceano Atlântico. Mas não é o que os nossos modelos indicam”, diz Renata.
19/03/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasPara comemorar o Dia Mundial da Água na quarta-feira (22), o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), está promovendo uma série de eventos, começando na manhã da segunda-feira (20), na Escola de Governo, com apoio do programa RN Sustentável, um curso Básico de Recursos Hídricos. No mesmo dia, às 9h30, na Escola Municipal José Andrade Frazão, no bairro Nossa Senhora da Apresentação (Zona Norte), participa de palestra sobre uso racional da água e apresentação do teatro de Bonecos. O curso tem duração de dois dias e será encerrado na manhã da terça-feira (21).
SEMINÁRIO TÉCNICO
Na quarta-feira (22), na Escola de Governo, será realizado o Seminário Técnico com o tema “A seca no RN: seus impactos e ações de adaptação”. O primeiro painel será “Impactos da Seca na oferta hídrica para abastecimento urbano e humano”, com palestra do diretor presidente do Instituto de Gestão de Água (IGARN), Josivan Cardoso Moreno, sobre Situação Atual das Disponibilidade Hídrica no RN. A segunda palestra acontecerá no horário das 10h às 10h30 sob o tema “Impactos da seca no abastecimento humano e urbano operados pela Caern”, sob a responsabilidade do engenheiro Josildo Lourenço dos Santos (gerente de Inovação Tecnológica e Controle de Perdas da Caern).
A terceira palestra acontecerá às 10h30 sobre “Impactos da seca no abastecimento humano e urbano operados pelos SAAEs proferida por Giusepe Fonseca da Silveira, do SAAE Santa Cruz. Em seguida, às 11h, o diretor da ABES, Josemar Azevedo fará as Observações do Debatedor e às 11h20 os debates, com duração prevista para 40 minutos.
Os trabalhos recomeçarão às 14h com o painel “Impactos da seca na oferta hídrica para usos múltiplos”, tendo a primeira palestra da tarde o tema “Impactos da seca na produção primária” pelo Secretário da Secretaria da Agricultura e Pecuária (SAPE), Guilherme Saldanha. Das 14h30 às 15h, a segunda palestra sobre Impactos da seca no desenvolvimento Industrial, proferida pelo presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo.
A penúltima palestra da tarde, das 16h às 16h30, será sobre Impactos da seca no desenvolvimento econômico do RN, pelo secretário Flávio Azevedo, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. A última palestra será sobre Impactos da seca na Gestão Ambiental, pelo diretor geral do IDEMA, Rondinelle Silva Oliveira. Das 17h às 18 serão promovidos debates com observações da professora da UFRN, Joana D’Arc Freire de Medeiros.
O Seminário terá sequência na quinta-feira (23), a partir das 8h, na Escola de Governo. O primeiro painel é intitulado Ações de adaptação e mitigação aos efeitos da seca e perspectivas para o RN. A debatedora do painel será a Secretária Chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha. Durante a manhã serão apresentadas seis palestras, sendo elas: Ações de adaptação e mitigação aos efeitos da seca e perspectivas para o RN, ministrada por Josivan Cardoso (Diretor Presidente do Igarn); Ações de Infraestrutura Hídrica, por Ivan Lopes Jr. (Secretário da SEMARH); Plano Emergencial de Segurança Hídrica e Operação Vertente, por Elizeu Dantas (Defesa Civil do RN); Ações para abastecimento de sistemas em colapso, ministrada por Geny Formiga (Diretora de Empreendimentos da Caern); Previsões Meteorológicas para o RN, que tem como palestrante Gilmar Bristot (EMPARN), encerrando a manhã a palestra Tecnologias sociais de convivência e adaptação à seca, ministrada por Julianne Faria (Secretária Sethas).
No turno vespertino da quinta-feira, o painel será Visão dos comitês de bacias hidrográficas e das instituições de ensino e pesquisa sobre a seca no RN. As palestras serão Visão do Fórum de Comitês de Bacias Hidrográficas sobre a seca no RN, ministrada por José Procópio Lucena (Presidente do Fórum); Ações desenvolvidas pela UERN na convivência com a seca no RN, com o palestrante Ramiro Camacho (UERN); por fim, a palestra Ações desenvolvidas pelo IFRN na convivência com a seca no RN, ministrada pelo professor Jean Leite Tavares (IFRN); o debate será conduzido pela professora Magda Maria Guilhermino (UFRN).
ATIVIDADES SOCIOAMBIENTAIS
Na sexta-feira (24), a semana comemorativa ao Dia Mundial Água prestigiará os servidores estaduais. Os colaboradores da Semarh, da Caern, do Igarn e do Idema participarão de um passeio no Barco Escola Chama Maré do Idema e que voltado para ações de educação ambiental no estuário do rio Potengi.
Já no sábado (25), a equipe de Educação Ambiental da Caern realizará um trabalho de conscientização para os visitantes do Parque das Dunas, além de desenvolver atividades culturais.
ENCERRAMENTO
Mamulengo, teatro, música e diversas atividades culturais estão programadas para o encerramento da semana comemorativa que acontecerá no domingo (26). O cenário das atividades será a Cidade da Criança, através de uma parceria com a Fundação José Augusto. Também, no encerramento a Caern lançará um gibi especial da Turma da Mônica que traz uma edição especial sobre saneamento.
As informações da Semana e inscrições do Seminário através do site da Caern – www.caern.com.br
19/03/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
João Doria respondeu prontamente às acusações de Ciro – (Reprodução/Facebook)
Veja – Ciro Gomes (PDT) bateu boca publicamente com o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), neste sábado. O ex-ministro e pré-candidato à presidência da República em 2018 chamou Doria de “farsante” e disse que votaria em Jair Bolsonaro em uma hipotética disputa contra o empresário tucano.
“Prefiro mil vezes, discordando de tudo como eu discordo do Bolsonaro, um cara como ele do que um farsante como o Dória. Se apresentar como ‘não político’ tendo sido chefe da Embratur no governo Sarney e tendo enriquecido bastante fortemente com dinheiro público dos governos do PSDB. Você tem obrigação de informar os seus leitores com isso. Isso é grave”, afirmou o ex-ministro, em entrevista após convenção nacional do PDT.
Ciro disse sentir “vergonha” da gestão de Doria que, segundo ele, é baseada em “factoides e papo furado”. Na entrevista, Ciro também disparou contra o presidente Michel Temer (PMDB), a quem chamou de “canalha”. “Esse governo está propondo tudo contra o povo. E eles querem isso aí. Por quê? Porque está no meio da Lava Jato. Esse é um governo de canalhas, isso afirmo categoricamente, chefiado por um canalha, um governo de canalha, de ladrões, de marginais que conheço há mil anos”, afirmou o ex-ministro.
Resposta – Horas depois, João Dória rebateu as declarações. “Ciro Gomes, além de desrespeitoso com a população de São Paulo, confirma sua instabilidade emocional e desequilíbrio político”, disse o prefeito de São Paulo via assessoria.
O nome do prefeito de São Paulo passou a ser cogitado para ser o candidato do PSDB à Presidência em 2018 após pesquisas revelarem boa avaliação da sua gestão. Além disso, há entre os tucanos uma avaliação de que, com o avanço da Operação Lava Jato sobre outros pré-candidatos tucanos ao Palácio do Planalto, como o senador Aécio Neves (MG), Dória seria o nome do partido com mais chances de ser eleito presidente da República.
(com Estadão Conteúdo)
O Ministério Público Federal (MPF) promove em Mossoró, na próxima terça-feira (21), a partir das 10h, uma audiência pública sobre a atividade das empresas salineiras que atuam na chamada “Costa Branca” do Rio Grande do Norte. No evento será apresentado um diagnóstico geral produzido pelo Grupo de Trabalho (GT-Sal) formado pelo Ibama e o Idema e que identificou irregularidades ambientais, com foco na ocupação indevida de áreas de preservação permanente (APPs).
A audiência ocorrerá na sede da Procuradoria da República, na avenida Jorge Coelho, bairro Costa e Silva, e é uma iniciativa conjunta das procuradorias da República nos municípios de Mossoró e Assu. O GT-Sal é fruto de uma recomendação expedida pelo MPF em outra audiência pública, realizada em fevereiro de 2014.
Os procuradores da República que atuam em Mossoró (Emanuel Ferreira e Aécio Tarouco) e também em Assu (Victor Queiroga) irão propor às empresas que estejam cometendo ilícitos ambientais a assinatura de termos de ajustamento de conduta (TACs), visando sanar as irregularidades e minimizar o impacto sobre o ecossistema local.
Estão sendo convidados a participar da audiência representantes dos órgãos ambientais e das empresas dos setor. O Sindicato das Indústrias de Extração de Sal do RN terá espaço para expor a posição das salineiras, durante os debates. Também poderão participar quaisquer interessados, respeitando o limite do espaço do auditório e desde que tenha feito a inscrição prévia, através do e-mail prrn-ldprmmossoro@mpf.mp.br.
19/03/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Carlos Silva/Mapa
Como resposta à Operação Carne Fraca, deflagrada na sexta-feira (17) pela Polícia Federal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) interditou três frigoríficos e afastou 33 servidores das suas funções. O anúncio foi feito pelo secretário-executivo da pasta, Eumar Novacki.
A operação investiga o pagamento de propina para obtenção de licenças sanitárias. O secretário observou que o corpo técnico do Mapa é altamente qualificado e que o sistema de inspeção federal é submetido a avaliações constantes, incluindo as de autoridades sanitárias estrangeiras por parte de 150 países importadores de carnes brasileiras.
“Não vamos tolerar desvios e atos de corrupção. Estamos tomando medidas enérgicas em relação a servidores e empresas e compartilhando informações com a Polícia Federal e com o Ministério Público”, disse Novacki. A medida já havia sido antecipada na sexta-feira pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi.
19/03/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasEstadão Conteúdo – O PDT decidiu na manhã deste sábado, 18, fechar questão contra as reformas da Previdência e Trabalhista propostas pelo governo Michel Temer. A decisão foi tomada durante convenção nacional do partido, realizada em um hotel na capital federal.
“Não podemos aceitar (essas reformas). Isso rasga nossos princípios, nosso estatuto”, afirmou o presidente da legenda, Carlos Lupi. Apenas um dos presentes da convenção se posicionou contra o fechamento de questão, sob a justificativa de que era preciso debater mais o tema.
Segundo maior partido da oposição na Câmara, o PDT tem hoje a 10ª maior bancada na Casa, com 20 deputados. Já no Senado, o partido tem apenas um representante em exercício: o senador Acir Curgacz (RO). Com o fechamento de questão, os parlamentares que votarem a favor das reformas poderão ser punidos pela sigla, inclusive com a expulsão.
Na convenção deste sábado, Lupi deve ser reconduzido ao comando do PDT. O ex-ministro Ciro Gomes, por sua vez, deve ser escolhido 1º vice-presidente da sigla, como parte da articulação para pavimentar sua candidatura a presidente da República em 2018.
19/03/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasJarbas Aragão (Gospel Prime) – O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deve receber em breve o pedido de registro da 36º legenda brasileira. Trata-se de PRC (Partido Republicano Cristão) que está sendo criado com ajuda da Assembleia de Deus, a maior igreja evangélica do Brasil. Eles são 30% dos 42 milhões de fiéis, segundo o Censo 2010.
Em um país onde o percentual de evangélicos sobe a cada ano, não será difícil se coletar o número mínimo de assinaturas para formar um novo partido. São necessárias 486 mil, equivalentes a 0,5% dos votos válidos na última eleição para a Câmara. O presidente do futuro PRC será o deputado Ronaldo Fonseca (Pros/DF), que coordena a bancada de 24 deputados ligados à Assembleia de Deus. Ele diz que já obtiveram 300 mil registradas em cartórios país afora.
G1 – Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.913 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (18) em Barra Bonita (SP). O prêmio de R$ 3 milhões acumulou. Veja as dezenas sorteadas: 04 – 14 – 17 – 43 – 52 – 56.
A quina teve 43 apostas ganhadoras, e cada uma vai levar R$ 35.274,91. Outras 2.960 apostas acertaram a quadra e vão receber R$ 732,05 cada uma.
A estimativa de prêmio para o próximo sorteio, na terça-feira (22), é de R$ 6 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.