17/02/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Novo ensino médio deve ser implementado a partir de 2019, diz ministro

Mendonça Filho – Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Agência Brasil – O ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta quinta-feira (16) que o novo ensino médio estará implementado em todo o país a partir de 2019. “Há prazos para os estados se adequarem a essa realidade. A base [Base Nacional Comum Curricular] só estará concluída até o final de 2017. Não poderíamos exigir a implementação plena pelos estados em 2018. Então, isso será feito com mais profundidade só em 2019.”

A reforma do ensino médio foi sancionada na manhã de ontem pelo presidente Michel Temer. Entre as principais mudanças estão a flexibilização curricular, a ampliação da carga horária e a formação técnica dentro da grade do ensino médio. O próximo passo é implantar a Base Nacional Comum Curricular que, atualmente, está sendo elaborada por um comitê presidido pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo o ministro, o ensino médio é diferenciado em cada unidade da Federação e, por isso, a implementação da reforma será discutida com os conselhos e secretarias estaduais, para que cada um faça as adequações necessárias. “A lógica é preservar as peculiaridades e valorizar o protagonismo dos sistemas estaduais”, disse Mendonça, ao falar sobre a distribuição dos conteúdos da base durante os três anos do ensino médio.

Segundo a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães, a tendência é que o primeiro ano seja concentrado na base e que, a partir do segundo ano, as escolas comecem a flexibilizar e diversificar o currículo com os chamados itinerários formativos, em que o estudante poderá escolher entre cinco áreas de estudo: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. O projeto prevê que os alunos escolham a área na qual vão se aprofundar já no início do ensino médio.

Mendonça Filho esclareceu ainda que os estados terão suporte técnico e financeiro para implementação do novo currículo e do tempo integral. Segundo o ministro, R$ 1,5 bilhão já foram disponibilizados para este ano e o próximo para aumentar as matrículas no ensino integral. Hoje, 6% das matrículas do ensino médio são para o ensino integral, e a meta é dobrar esse número em três anos.

17/02/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

IFRN lança edital de curso a distância para alunos do 9º ano de escolas públicas

IFRN lança edital de curso a distância para alunos do 9º ano de escolas públicas

A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN (Proen) divulgou na tarde de ontem (16) Edital 10/2017, referente ao Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC). O Programa é voltado exclusivamente a estudantes da rede pública de ensino, com o objetivo de reforçar a aprendizagem relativa ao ensino fundamental.

“O material didático recebido pelos inscritos e a prova que eles fazem também serve de preparação para o processo seletivo que dá acesso aos cursos técnicos integrados de nível médio do IFRN”, explicou o coordenador de Acesso Discente da Instituição, professor Everaldo Pereira. Podem se inscrever os estudantes que estão cursando o 9º ano e fizeram todo o ensino fundamental em escola pública.

O período de inscrição começa no dia 20 de fevereiro, às 14h, e segue até as 22h do dia 16 de março. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site http://processoseletivo.ifrn.edu.br, mas os estudantes que não tiverem acesso podem se dirigir até um campus do IFRN para se inscrever. Os inscritos devem pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 20, até o dia 17 de março. A isenção da taxa pode ser solicitada no período de 20 de fevereiro a 6 de março 2017, também através do site de processos seletivos do IFRN.

17/02/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Horário de verão acaba neste sábado

Estadão Conteúdo – À meia-noite deste sábado, 18, acaba o horário de verão. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora no Distrito Federal e em dez Estados.

A medida, que teve início no dia 16 de outubro de 2016, mudou os ponteiros nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do DF.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931. De lá para cá, houve uma inconstância – em vários períodos a mudança não foi determinada. Só em 1985 o horário de verão passou a ser anual – no início, de abrangência nacional.

17/02/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Sexta-feira (17) com 30 vagas de emprego no RN

O Sine-RN oferece, nesta sexta-feira (17), mais de 30 oportunidades de emprego em Natal e Mossoró. Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

17/02/2017
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Seridó: Governo do RN injeta R$ 2 milhões na economia

Jucurutu: Governo do RN injeta R$ 2 milhões na economia

Comerciantes de cinco cidades da região Seridó do Rio Grande do Norte receberam na manhã desta quinta-feira (16) 600 cheques do programa Microcrédito do Empreendedor, iniciativa da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social.

Os cheques foram entregues para comerciantes de Triunfo Potiguar, Parelhas, Jucurutu, Caicó, São Fernando e Carnaúba dos Dantas, em solenidade realizada no ginásio Francisco Eufrásio Medeiros, em Jucurutu. A ação de fomento à economia potiguar resultou em investimento de quase R$ 2 milhões, com financiamentos que variam entre R$ 3 mil e R$ 6 mil, para trabalhadores informais e formais, respectivamente.

O ato marcou a segunda entrega de cheques em 2017 em apenas dois meses. O programa foi lançado em outubro de 2015 e já alcançou 75 cidades. Ao todo, 7 mil operações foram realizadas, o que representa investimento de R$ 18,9 milhões na economia, e geração de aproximadamente 9 mil postos de trabalho e renda. O objetivo do programa é apoiar o empreendedor potiguar gerando ocupação e renda com sustentabilidade nos diferentes setores da economia. 

O  Microcrédito  financia em até R$ 3 mil o empreendedor informal e em até R$ 6 mil o empreendedor formalizado, com atendimento individual ou em grupos de três a cinco pessoas. As taxas de juros são de 1,5% ou 1,7% ao mês. O prazo para pagar o financiamento é de até 12 meses e quem paga em dia tem desconto de 100% dos juros.

Ainda no evento, outra ação também resultou em benefícios para os residentes das cidades de Jucurutu, Jardim de Piranhas e São Fernando. Por meio da Companhia de Habitação (Cehab), foram assinados 40 contratos para construção de casas na Nova Barra de Santana, que será reassentada em função da construção da Barragem de Oiticica.

O investimento é de R$ 480 mil (R$ 240 mil do Governo Federal por meio do PSH – Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social, e contrapartida de R$ 240 mil do Governo do RN). A barragem de Oiticica será o segundo maior reservatório de água potiguar, com capacidade de aproximadamente 590 milhões de m³. A reserva beneficiará diretamente 350 mil habitantes abastecendo 18 municípios da região Seridó que hoje sofrem com a falta de água.

16/02/2017
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Vereador Jubiratan Saldanha defende a construção de abrigo para animais abandonados em Jucurutu

Jubiratan Saldanha – Foto: Danilo Evaristo

Entre os seus primeiros requerimentos apresentados na primeira sessão do ano da Câmara municipal, realizada na tarde de ontem (15), o vereador Jubiratan Saldanha, solicitou que a prefeitura municipal realize a construção de um abrigo e disponibilize profissional especializado para cuidar dos animais abandonados que vivem nas ruas de Jucurutu, sujeitos a maus tratos.

Jubiratan Saldanha relatou que hoje existe uma casinha construída por populares na saída de Jucurutu para Caicó, onde vivem vários animais, entre cães e gatos, que são alimentados pela população, mas não há a mínima segurança para os bichos, por se tratar de um local perigoso, localizado as margens da RN-118.

16/02/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Nelter participa de ações em Jucurutu e Jardim de Piranhas

Nelter participa de ações em Jucurutu e Jardim de Piranhas

Ao lado do governador Robinson Faria, do vice-governador Fábio Dantas, da secretária Julianne Faria, e de outras autoridades, o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) participou nesta quinta-feira (16), em Jucurutu, da entrega de cheques referentes ao programa Microcrédito do Empreendedor, que beneficiaram pequenos empreendedores de Jucurutu, Triunfo Potiguar, Caicó, Parelhas, São Fernando e Carnaúba dos Dantas.

Ainda em Jucurutu, o deputado também esteve presente na assinatura de contratos que viabilizarão a construção de 40 unidades habitacionais na nova Barra de Santana. Logo após, o parlamentar seguiu em comitiva para Jardim de Piranhas, onde, ao lado do prefeito Elídio Queiroz, participou da inauguração do restaurante popular do município. Em suas redes sociais, Nelter destacou seu empenho na viabilização dos pleitos – através de requerimentos protocolados na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nos anos de 2015 e 2016 – e agradeceu ao governador Robinson pelas realizações.

16/02/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

À espera do dono, cão faz ‘vigília’ em frente a hospital em Limeira, SP

Cachorro acompanhou morador de rua dentro de ambulância (Foto: Reprodução Facebook/Alpa)

Do G1 Piracicaba e Região – O cachorro Marronzinho se tornou um exemplo de lealdade em Limeira (SP) e deu significado aos moradores para a expressão popular “melhor amigo do homem”. Desde às 11h de quarta-feira (15), ele faz “vigília” na porta de um hospital da cidade à espera de seu dono, um morador de rua de 30 anos que está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

O animal ficou conhecido quando uma equipe médica foi chamada para atender um morador de rua. De acordo com o depoimento de um dos médicos que prestou atendimento à vítima, ao ver o homem ser socorrido, Marronzinho entrou em desespero e pulou dentro da ambulância com o dono.

No hospital, que fica no Jardim Nova Itália, o cão tentou entrar no local várias vezes enquanto o morador de rua aguardava na área de emergência. Desde que o homem foi encaminhado para a UTI, ele “deitou próximo à porta de entrada, ficou comportado e aguarda a saída do homem”, diz relato do médico no Facebook, que até às 10h40 de quinta-feira (16) teve 389 compartilhamentos.

Cuidados e cartaz

Marronzinho recebeu ração, água e carinho dos funcionários do hospital. Na parede, próximo ao local onde o cão fica, os trabalhadores fixaram um cartaz pedindo para que as pessoas não maltratem o animal, pois ele pertence a um paciente.

A Associação Limeirense de Proteção aos Animais (Alpa), que divulgou vídeo no Facebook com elogios à equipe do hospital e imagens de Marronzinho, prestou atendimento veterinário ao cachorro na noite de quarta-feira.

Funcionários da entidade disseram que ele está debilitado, mas optaram por deixá-lo no local para não causar tristeza ou depressão no animal. O paciente teria sido diagnosticado com pneumonia, mas a informação não confirmada pelo hospital, que também não informou o estado de saúde do paciente.

16/02/2017
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Vereador Faguin sugere ao prefeito Valdir: “Na gestão passada, tinha 55 cargos comissionados e agora já tem 68. Se diminuísse esses 13 que aumentou, dava para ajeitar os tratores e cortar terra para o povo”

Fagner Bezerra – Foto: Danilo Evaristo

Na sessão de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Jucurutu, em que o prefeito Valdir Medeiros leu a sua mensagem anual, o vereador Fagner Brito (Faguin) fez uso da palavra para tratar de algumas questões, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de ações em benefício da população jucurutuense.

Em sua fala, o vereador ponderou diante da crise alegada pelo prefeito Valdir, que havia como resolver determinados problemas, a exemplo do corte de terra, pela secretaria municipal de Agricultura: “Sobre a crise econômica, se os tratores estão quebrados, tem que consertar. Por exemplo, na gestão passada, o prefeito George Queiroz tinha nomeado 55 cargos comissionados. Hoje, nós já temos nomeados em portarias, 68 cargos comissionados – já ultrapassou 13. Então, se diminuísse esses 13, dava pra ajeitar os tratores e cortar terras para o povo”, sugeriu o parlamentar.

Faguin ainda alertou o prefeito para o fato de haver diversas pessoas reclamando do tratamento recebido do secretário, frisando ele ser obrigação dos agentes públicos prestarem bons serviços à população: “Sobre os tratores que o vereador Jubira falou, tenho recebido várias reclamações de secretário tratando mal as pessoas. Eu vou checar essas informações e vou fazer requerimento aqui para esse secretário vir se explicar, porque isso é um absurdo! Ele ganha para atender o povo bem. Então eu não vou admitir, como vereador, representante do povo de Jucurutu, e acredito eu, que vossa excelência também não vai admitir esse tipo de comportamento”, ponderou o parlamentar.

16/02/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

RN: Deputados e sindicatos vão discutir reforma da previdência na segunda (20)

Foto: Eduardo Maia

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), se reuniu na manhã desta quarta-feira (15) com representantes sindicais e da Arquidiocese de Natal. Na pauta, a Reforma da Previdência, que será debatida em audiência pública proposta pelo deputado Fernando Mineiro (PT), que será realizada no próximo dia 20. Os dirigentes pediram apoio da Casa para ampliar a divulgação do debate e envolver a bancada federal.

“São medidas duras, como o aumento do tempo de serviço, mas estamos abertos e solidários e esta Casa dará todo o apoio para que as discussões possam ser as mais amplas possíveis”, garantiu o presidente. Ezequiel Ferreira avaliou que a reforma sendo aprovada nos moldes em que está apresentada, poderá ter consequências no caso específico do RN; Estado que enfrenta dificuldades financeiras e muitas cidades passam pelo colapso no abastecimento de água, dificultando a vida do trabalhador rural e afetando a zona urbana também.

O deputado Fernando Mineiro (PT) disse que há estudos que mostram que em nenhum país houve uma reforma “tão grave”. “Muitas pessoas ainda não se tocaram do que está por vir com essa reforma, que vai causar um grande impacto na economia das cidades. Trata-se da reforma mais drástica que o País está passando”, disse. O deputado Nélter Queiroz (PMDB) também presente à reunião, demonstrou a sua preocupação com as consequências da reforma.

O assessor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN (Fetarn) Gilberto Silva, afirmou que a situação para o homem do campo vai ficar ainda mais difícil caso a reforma seja aprovada no Congresso. “Estamos num momento muito delicado, são seis anos de seca que podem provocar um êxodo rural e trazer outras consequências como o prejuízo econômico, afetando o comércio”, afirmou.

Elizabeth Fernandes, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) afirmou que este é um momento para que a bancada federal demonstre seu apoio aos trabalhadores potiguares: “É importante sensibilizar nossos representantes no Senado e Câmara nesta hora”, disse.

O diácono Francisco Adilson da Silva, da Arquidiocese de Natal, disse que está havendo um desmembramento das políticas públicas. “As consequências serão graves, com o risco de haver saques devido à quebra na política de assistência social”, afirmou. Ao final da reunião, os sindicalistas entregaram ao presidente da Assembleia um documento que traz um estudo sobre as potencialidades e desafios do setor rural do RN.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros