A Caixa Econômica Federal realizou neste sábado (21) o sorteio do concurso 1.896 da Mega-Sena. As dezenas sorteadas são: 03 – 06 – 14 – 15 – 21 – 25.
Uma única aposta, de Itanhaém (SP), ganhará R$ 28.783.383,17. A quina teve 133 apostas ganhadoras e cada uma vai levar R$ 19.529,58. Outras 7.692 apostas acertaram a quadra e vão ganhar R$ 482,40 cada uma.
A estimativa de prêmio para o concurso 1.897, cujo sorteio será realizado na próxima quarta-feira (25), é de R$ 2,5 milhões, segundo a Caixa.
22/01/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasO Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte reforça o alerta para que prefeituras municipais e demais órgãos e gestores públicos fiquem atentos a ligações telefônicas de pessoas desconhecidas solicitando depósitos bancários por suposto pedido de membros desta Corte ou mesmo se passando por eles. O alerta se dá especialmente pela reincidência desse tipo de golpe que, apesar das recentes prisões e condenações de estelionatários, continua registrando ocorrências e, consequentemente, sendo alvo de investigação policial.
22/01/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasRepresentantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) reuniram-se, na quarta-feira, 18, no gabinete da Reitoria para articular formas de ampliar oportunidades de estágios para alunos da Universidade. Nesse primeiro encontro, foram discutidas ações para as quais a universidade, em parceria com o IEL e outros sistemas também integrantes da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), possa apresentar seus cursos e áreas de atuação ao setor empresarial.
De acordo com a superintendente regional do IEL, Maria Angélica Teixeira, novas vagas para os universitários podem surgir neste ano em consequência de projetos que beneficiarão as indústrias potiguares. Atualmente, mais de 400 alunos de 55 cursos da UFRN participam de estágios pelo IEL tanto na capital quanto no interior do estado. Para aumentar esse número, as duas instituições pretendem estreitar relações e pensar em outras iniciativas que auxiliem na inserção dos estudantes no mercado de trabalho.
Também participaram da reunião o gerente de estágio e desenvolvimento de carreiras, André Pereira, o reitor em exercício da UFRN, José Daniel Diniz, a pró-reitora de Graduação, Maria das Vitórias Vieira, a pró-reitora adjunta de Graduação, Erika dos Reis Gusmão, e o diretor do Centro de Tecnologia (CT) da UFRN, Luiz Alessandro Pinheiro.
22/01/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estadão Conteúdo – Os 10,1 milhões de trabalhadores que possuem saldo em contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) poderão sacar os recursos a partir de março. A ordem dos saques deve ser baseada no mês de aniversário do trabalhador. A Caixa propôs que a retirada seja feita até julho. O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse ao jornal O Estado de S. Paulo que esse cronograma foi aprovado pelo presidente.
No entanto, outro ministro, sob condição de anonimato, disse que o período pode ser maior, de seis a oito meses. “Há problemas operacionais para a Caixa administrar uma demanda tão grande. Isso ainda está em discussão”, afirmou. Segundo ele, no entanto, a intenção é que os saques ocorram no menor tempo possível, se possível a maior parte no 1.º semestre, para que a injeção de recursos ainda surta efeito na retomada da economia ainda neste ano.
Na quinta-feira (19), o presidente Temer negou que haja qualquer modificação em relação ao anúncio que o governo federal havia feito no mês passado sobre liberar o total dos recursos nas contas inativas do FGTS. Em discurso durante o lançamento do pré-custeio do Plano Safra 2016/2017, em Ribeirão Preto (SP), Temer falou que não há possibilidade de impedir a retirada de dinheiro por parte de 2% ou 3% das pessoas com recursos retidos no fundo, como foi publicado na imprensa.
“Quero esclarecer que não houve nenhuma modificação, quem tiver dinheiro nas contas inativas vai sacar por inteiro, qualquer valor”, afirmou o presidente. Ele destacou que a medida vai ajudar o trabalhador a pagar dívidas e representa mais de R$ 30 bilhões na economia.
De acordo com dados oficiais, há atualmente 18,6 milhões de contas inativas há mais de um ano, com saldo total de R$ 41 bilhões. A estimativa do governo é que 70% das pessoas com direito ao saque procurem a Caixa para ter acesso aos saldos das contas. Para os defensores da ideia, os saques não vão causar impacto significativo no saldo do FGTS, que é da ordem de R$ 380 bilhões.
22/01/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Agripino pede efetividade do Fundo Penitenciário Nacional
Em meio à crise no sistema penitenciário nacional, o senador José Agripino (DEM) intensificou articulações com o presidente da República, Michel Temer, e com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para implementar ideias do projeto de lei (PLS 309/2016), de sua autoria que tramita no Senado e garante maior efetividade aos recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) destinados a estados que se encontram em situação de calamidade pública por grave perturbação da ordem social.
O presidente nacional do Democrata considera fundamental a desburocratização desses recursos para o sucesso das ações de enfrentamento similares as vividas pelo Rio Grande do Norte atualmente. “No final do ano passado, o presidente Temer editou a Medida Provisória 755/2016 liberando R$ 1,2 bilhão do Funpen para os estados em crise com o objetivo de ampliar os investimentos na construção de presídios e modernização do sistema penal. Essa atitude do governo federal vai na direção do que nosso projeto pretende”, ressalta o parlamentar potiguar.
Com relação a gravidade da situação em seu estado, Agripino diz que tem mantido contato frequente com o ministro Alexandre de Moraes para reafirmar a importância de incluir artigos do PL 309 na MP 775/16, editada pelo Palácio do Planalto em 2016 para combater a crise na segurança nacional.
“Nosso contato com o Executivo Federal é constante. No primeiro momento, ainda no ano passado, falamos com o ministro da Justiça, a pedido do governo do Estado, para que a Força Nacional de Segurança estivesse no Rio Grande do Norte. Fomos prontamente atendidos. Hoje, a situação que vivemos no nosso estado exige mais do que união da classe política, requer esforço pessoal de cada um. O cenário ordena menos publicidade do que se faz e mais trabalho de bastidores para promover uma solução rápida”, disse o senador se referindo a críticas sobre a necessidade de divulgação de ações por parte da bancada federal.
“O governador Robinson Faria, que está à frente buscando resolver o problema, sabe que conta, como já contou várias vezes, com o nosso apoio integral e reconhece também que nesse momento há medidas que só o Poder Executivo pode chancelar”, conclui o líder democrata.
22/01/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Divulgação
Tribuna Bandnews FM – Muitos usuários de smartphones são acostumados a deixar carregadores plugados na tomada por longos períodos ou até mesmo durante toda a madrugada. No entanto, esse hábito bem comum pode também ser bem perigoso. Colocar bateria de celular para carregar e deixar ligado na tomada por muito tempo, além de consumir muita energia, aumenta a probabilidade de acidentes.
Em entrevista à Rádio Tribuna Bandnews FM, o engenheiro da Enel Ceará, Marcone Melo, alertou para casos mais perigosos. “O próprio celular ou o carregador ficam aquecidos, mas às vezes por ele estar em cima de um material inflamável, como papéis ou plásticos, pode ser um risco grande em relação a incêndios”, detalha. Além dos carregadores, Marcone chama atenção para outro erro bem comum: o uso de extensões. “O uso dos famosos “Ts” são bem perigosos. Acumular vários equipamentos aumenta a probabilidade de acidentes graves”, explica.
Mas não é somente com o risco de incêndios que o consumidor deve se preocupar. Além dos riscos, o bolso também sofre com a prática de manter plugados na tomadas os carregadores ou mesmo quaisquer aparelhos que não estejam em uso. Alguns carregadores já têm a tecnologia de barrar o consumo após carregar a bateria. Mesmo assim, é melhor prevenir e desligar da tomara assim que a carga estiver completa.
22/01/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Vinicius Alves – Foto: Edson Chagas/A Gazeta
Do G1 ES – A facilidade do jovem Vinícius Alves, de 17, anos, é com os números, mas a dedicação em 2016 foi com as palavras, atualidades, argumentação e dissertação. O resultado não poderia ser outro, mas ainda assim surpreendeu: ele foi um dos 77 candidatos no Brasil que tirou nota 1.000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O rapaz sonha em ser engenheiro.
Morador de Cariacica, município da Grande Vitória, Vinícius se formou no curso técnico em mecânica integrado ao ensino médio, no campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no ano passado. Ele foi aluno cotista. O jovem contou que a leitura sempre foi um hobby, mas sabia que se quisesse ter uma boa nota no Enem, deveria também saber escrever bem. Esse foi o foco em 2016.
“Pra fazer uma boa redação, a pessoa não tem necessariamente que ser boa em humanas, tem que saber dissertar bem, argumentar bem, ter um bom vocabulário. Tem que treinar muito, escrever muitas redações, saber o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Foi isso que fiz e gostar de ler ajudou bastante, eu lia muito todos os dias”, contou.
Dedicado, Vinícius fez três vezes a prova do Enem até tentar para valer. Segundo ele, para ver como era o exame, perceber o tempo que iria gastar para terminar. Em meio à rotina de estudos, a escola se tornou uma segunda casa.
“Ficava o dia inteiro estudando e minha família sempre entendeu isso, sempre me apoiou. Isso foi muito importante para mim. Sempre fui de aproveitar as oportunidades, como as atividades extracurriculares da escola. Participei de coral, Minionu, olimpíada de matemática, Reditec, WFCP, e isso tudo sempre me ajudou muito.”
Ajudou, inclusive, na própria redação do Enem. Duas semanas antes da prova, Vinícius foi para Belo Horizonte participar da 17ª edição do Modelo Intercolegial da Organização das Nações Unidas (Minionu). Ele até cogitou não ir, por causa da proximidade do Exame.
“Eu pensei em não ir, mas no final decidi que valia a pena. E valeu até mais, porque o tema era liberdade religiosa, então eu estudei muito para poder discutir bem na Minionu. Pude também ouvir a opinião de outras pessoas e assim aprender mais. Também acabamos caindo na discussão da intolerância religiosa, que foi justamente o tema da redação”, lembrou.

Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo
O goleiro Paulo Victor jogará no futebol da Turquia por um ano e meio. O Flamengo acertou o empréstimo do reserva de Alex Muralha para o Gaziantepspor, mesmo clube do zagueiro Wallace, ex-Fla e Grêmio. A notícia foi publicada pelo Globoesporte.com e confirmada pela reportagem do UOL Esporte.
Restam poucos detalhes para a oficialização da transferência. No entanto, já era desejo do camisa 48 mudar de ares desde que perdeu a posição para o selecionável Muralha. Sem chances de retomar o posto, a saída foi o caminho natural. O jovem Thiago assumirá a função de segundo goleiro, mas o Flamengo ainda colocará em discussão a possibilidade de contratação de um novo nome para a posição.
21/01/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasG1 RN – O comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel André Azevedo, conversou com a imprensa na frente da Penitenciária de Alcaçuz. Durante a coletiva, ele declarou que a intervenção feita da tarde deste sábado (21) na unidade objetivou “preservar vidas”, e que a missão foi instalar o ‘muro’ de contêineres para evitar novos confrontos.
No fim de semana passado, pelo menos 26 presos foram mortos durante uma briga envolvendo membros de duas facções criminosas. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal. Durante a entrevista, o comandante declarou também que até o início da noite a primeira linha de contêineres, contendo sete deles, já havia sido posta no lugar. A segunda linha está sendo feita e a previsão é que ainda neste sábado o trabalho seja finalizado.
“O objetivo da intervenção policial em Alcaçuz é para preservar vidas e aplicar a lei. Nós estamos atuando em apoio a Sejuc para retomar o controle do presídio, usando técnica de gerenciamento de crise, e a primeira providência é instalar essa barreira fixa, para evitar que os presos voltem a se digladiar”, comentou o comandante da PM.
21/01/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
O prefeito de Jardim do Seridó, Amazan, aproveitou o seu pronunciamento na abertura do Campeonato de Blocos Carnavalescos, na última segunda-feira, 16, para reafirmar o compromisso de realizar 14 dias de festa no Carnaval 2017 e anunciar algumas atrações confirmadas, como as bandas Saia Rodada e Forró Pegado.
“O campeonato de Blocos já faz parte das festividades do nosso carnaval. Aproveito essa oportunidade para confirmar que faremos, sim, 14 dias de festa no carnaval da nossa cidade, começando no dia 16 de fevereiro e encerrando na quarta-feira de cinzas com o “tira-ressaca”, anunciou.
“A banda Saia Rodada se apresentará em praça pública no dia 21 e o cachê da mesma não custará um só centavo aos cofres públicos, pois será um presente meu para o nosso povo. Teremos também, além de outras duas atrações, Forró Pegado na famosa segunda-feira de carnaval no Mangueiral”, concluiu o prefeito.
Via Blog do Magno César