04/01/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasO Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças, vem acompanhando todos os instrumentos de repasses de recursos federais voluntários através no painel de monitoramento do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse Federal – Rede Siconv. Essa é mais uma ferramenta estratégica originada no escopo do projeto Governança Inovadora voltada para ampliar a transparência das informações públicas do Estado.
Embora o painel seja uma ferramenta de gestão, qualquer cidadão obtém as mesmas informações pela internet através da aba “acesso livre” do portal http://portal.convenios.gov.br/. O painel de monitoramento da Rede Siconv concentra os convênios e demais instrumentos de repasses federais firmados pelo Governo do Estado a partir de 2008 que ainda estão ativos e em execução. O painel traz informações sobre o total de propostas inseridas no Sistema, o total de convênios e demais instrumentos de repasses firmados, o valor global, o saldo disponível em conta pelo Estado, a modalidade desses instrumentos de repasses por banco, os números em execução, a atual situação de cada processo e os desembolsos realizados pelas instituições concedentes.
Os instrumentos de repasses federais voluntários podem ser na forma de convênios, contratos de repasse, termo de execução descentralizada, termo de parceria, termo de colaboração ou termo de fomento. Desde 2008, o Governo do RN assinou 253 convênios com a União. Desses, 201 estão ativos e 107 em execução. O valor global dos convênios assinados no período em que se encontram ativos é de R$ 570 milhões. O saldo em conta é de pouco mais de R$ 46 milhões. Dos convênios assinados entre 2008 e 2016, 42% estão em execução. Das 772 propostas cadastradas no Siconv, 32,77% foram firmados, 10,49% foram rejeitadas e 9,84% estão em análise pelo órgão concedente.

Julinho era uma das lideranças políticas presentes no palanque de Valdir
O secretário geral da Fundação Djalma Marinho, Julinho Queiroz (PP), não compareceu à posse do prefeito Valdir Medeiros em Jucurutu realizada no último domingo (01) e sua ausência não foi justificada. O blogueiro Damião Oliveira lembra em seu Blog, que Julinho era uma das lideranças políticas presentes no palanque de Valdir, durante a campanha eleitoral do candidato chamado de “liso”.
Apesar de formada expectativa por parte das pessoas presentes, Julinho não compareceu ao importante momento, em que Valdir Medeiros, era oficialmente empossado pela Câmara municipal no cargo de prefeito. O novo prefeito de Jucurutu em seu discurso de posse agradeceu ao povo, mas não citou nome de nenhuma liderança política que o apoiou. Apenas agradeceu aqueles que disputaram a eleição para vereador e sua família. Damião Oliveira relata ainda que várias pessoas entraram em contato com ele, tentando entender o porquê da ausência de Julinho na posse de Valdir.
03/01/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasO Ministério da Educação (MEC) vai abrir o Sistema Informatizado do Financiamento Estudantil (SisFies) a partir de segunda-feira (9). A nova etapa refere-se aos contratos do 1° semestre de 2017. Todo semestre, os estudantes precisam fazer a renovação dos contratos. Dessa vez, já no início de janeiro, instituições de ensino superior poderão iniciar processos, que, posteriormente, serão validados pelos estudantes.
“A medida pretende evitar velhos transtornos que alunos enfrentam todo semestre para concluir o processo de aditamento”, explica o ministro Mendonça Filho. O aditamento do segundo semestre de 2016 foi liberado após a aprovação pelo Congresso Nacional de projeto de lei que concedia crédito suplementar ao MEC.
Com isso, a pasta quitou dívidas relativas aos pagamentos com serviços de administração de contratos prestados por bancos. Dessa forma, os repasses às instituições privadas de ensino superior foram normalizados. O prazo vale somente para contratos formalizados até 31 de dezembro de 2016. As novas inscrições estão previstas para fevereiro, segundo processo de seleção conduzido pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC.
De acordo com o ministério, cerca de 98% dos estudantes conseguiram renovar o financiamento, o que totalizou um orçamento de R$ 8,6 bilhões. O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O aluno só começa a pagar a dívida após a formatura. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, 2,1 milhões de estudantes participam do programa.
Após o ato de transmissão de cargo, realizado em frente ao gabinete, na manhã de ontem (02), em que George Queiroz, transmitiu o comando da prefeitura municipal de Jucurutu ao prefeito Valdir Medeiros, George entregou também oficialmente todos os projetos que ele pensou viabilizar em um novo mandato, que já estavam elaborados por sua equipe de governo, e agora devem ser executados pela nova gestão do município.
Em seguida, George Queiroz, convidou Valdir Medeiros e José Pedro (vice-prefeito) para visitarem algumas obras iniciadas em sua gestão, que estão em andamento na zona urbana. Entre elas, o estádio de futebol o Lopão, que recebe obras de reconstrução de arquibancadas, o hospital municipal Terezinha Lula, localizado no bairro Santa Isabel – que após 23 anos contados a partir de sua construção, recebe obras de reforma e ampliação -, além do mercado modelo, que teve sua primeira etapa concluída.
O deputado estadual Nelter Queiroz voltou a lembrar ao prefeito Valdir Medeiros, que seu mandato estará à disposição para contribuir com a continuidade do desenvolvimento do município. O repórter e blogueiro Cardoso Silva, que apresenta um programa na TV União, realizou em alguns municípios da região Seridó, gravação de reportagens enfocando as transições de governos municipais, também esteve em Jucurutu e gravou entrevistas com George Queiroz e Valdir Medeiros. Fotos: Danilo Evaristo.




Foto: Reprodução/Instagram
UOL – O Flamengo anunciou na noite desta segunda-feira (2) a contratação do meia argentino Darío Conca. O jogador estava no Shanghai SIPG, da China, e chega por empréstimo até o final de 2017. Segundo o próprio clube, Conca será apresentado à imprensa e à torcida no próximo dia 11. O evento acontece no Centro de Treinamento George Helal, em Vargem Grande.
Revelado pelo River Plate (Argentina) em 2002, Conca passou por Universidad Católica (2004 a 2006) e Rosario Central (2006) antes de chegar ao futebol brasileiro em 2007, pelo Vasco. No ano seguinte, iria para o Fluminense, no qual atuou até 2011. Em 2014, passou novamente pelo clube das Laranjeiras. O meia desembarcou no futebol chinês em 2011, assinando com o Guangzhou Evergrande. Foram dois anos na equipe, antes de seu primeiro retorno ao Rio. Em 2015, assinou com o Shanghai SIPG.
02/01/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasO Rio Grande do Norte foi o destino de capa da UP Magazine, revista de bordo da companhia aérea TAP que tem mais de 1 milhão de leitores. A publicação foi distribuída nas aeronaves da companhia durante todo o mês de dezembro, mas seu conteúdo – dedicado a roteiros turísticos na capital e no interior do estado – continua disponível na internet na íntegra. A TAP é uma das principais companhias do mundo. Por semana, realiza cercas de 2.500 voos, conectando 29 países. No Rio Grande do Norte, são feitos três vôos por semana da companhia, ligando a capital potiguar à Lisboa.
Voltada para os viajantes, a UP Magazine desvenda paisagens, histórias, lugares e segredos, não só de Portugal como de outros lugares e destinos em todo o mundo. Na edição passada foi retratado tudo o que o turista que vem ao Rio Grande do Norte precisa saber, desde a descrição dos pontos turísticos até o que levar na bagagem e onde se hospedar. A publicação define o RN como um “espanto”, o que no português brasileiro seria como um espetáculo.
“De Natal a Galinhos, passando por Pipa e por São Miguel do Gostoso, no litoral, às localidades de Santa Cruz e de Sítio Novo, no interior, existe uma forma de estar genuína. Outros ares, outras vivências, longe da agitação dos grandes centros, onde, de pés descalços ou de buggy, se descobrem praias, lagoas e dunas, mas também de mochilas às costas e um calçado confortável, os monumentos, as serras e os vales sertanejos, sempre com muita emoção”, destaca a abertura da sessão “Partida”.
Cheia de imagens, a publicação leva o leitor a um passeio pelos principais roteiros turísticos do estado, a começar pelo litoral. São destaques a Lagoa de Guaraíras, em Tibau do Sul, o chapadão da Pipa, o Forte dos Reis Magos e as dunas de Genipabu, entre outros. Toda a publicação é escrita em português e traduzida para o inglês. As descrições são ricas em detalhes geográficos e históricos. A hospitalidade do potiguar também ganhou espaço. Ao falar sobre Galinhos, na costa norte do estado, lugar descrito como o paraíso, a publicação afirma: Todos se conhecem e todos recebem as visitas de forma genuína, com alegria e respeito.
02/01/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Vereador Galo
“Gostaria de iniciar minhas palavras agradecendo primeiramente a Deus, autor de todo este momento, agradecer a minha família pelo apoio incondicional, agradecer aos colegas vereadores que confiam a minha pessoa a presidência desta casa, por fim… Quero agradecer imensamente ao povo de Florânia que me faz vereador pela terceira vez para representar e defender o interesse da coletividade.
A função do presidente da Câmara ela vai muito além de proferir o voto de desempate nas deliberações, de promulgar leis e decretos legislativos e resoluções. A função do presidente da Câmara é a função de aproximar a sociedade do serviço legislativo desempenhado pelos vereadores e consequentemente pela casa legislativa.
Como presidente terei a missão de ser elo entre os colegas vereadores, terei a missão de realizar uma gestão participativa e inovadora, de fiscalizar o poder executivo mas acima de tudo buscar o diálogo e o consenso com o mesmo, assim como terei a missão de prezar pelas leis, respeitando as orientações do poder público, obviamente que todas estas atitudes irão buscar sempre o único objetivo que é o bem comum das pessoas. Ao longo deste tempo busquei me preparar para poder assumir esta função e dá o melhor de mim para a minha cidade e para o meu povo.
Por fim quero dizer que esta casa que é a casa do povo sem sombra de dúvidas tem um presidente do povo que está sempre presente e deseja ardentemente a boa harmonia entre o legislativo o executivo e o judiciário. Contem com este amigo que de maneira carinhosa e afetuosa é chamado pelo Galo, o vereador do povo e agora presidente da Câmara de vereadores de Florânia”.
02/01/2017
Por Danilo Evaristo em
Caicó
Secretaria de Serviços Urbanos realiza operação de limpeza em Caicó
A nova gestão do prefeito Batata Araújo está empenhada em deixar a cidade de Caicó limpa. Nesta segunda-feira, a secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, através do secretário Abdon Augusto Maynard, iniciou um trabalho de limpeza em vários locais da cidade.
Mesmo com a frota sucateada, o secretário espera realizar um bom trabalho com a dedicação de toda a equipe. “Nós juntamos uma equipe e fizemos uma força tarefa de limpeza inicial e em caráter emergencial, com ajuda de máquinas da secretaria de Agricultura e da Associação dos Municípios”, disse Abdon Augusto.
Ele destacou que a secretaria de Infraestrutura já conta com um cronograma da coleta de lixo, mas será feito um redimensionamento e que será divulgado brevemente nos meios de comunicação. Abdon pede a ajuda da população para manter a cidade limpa, pois em alguns locais, as pessoas contribuem para espalhar o lixo em lugares públicos, citando como exemplo, a esquina do Mercado Público, onde foi criado um pequeno lixão e que está causando transtornos para os comerciantes e taxistas que atuam naquela área.
02/01/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasO Ministério da Saúde irá repassar a todos os municípios brasileiros e ao Distrito Federal, recursos para ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, vírus Zica e febre Chikunguya. Ao todo, será disponibilizado recurso extra na ordem de R$ 152 milhões.
No Rio Grande do Norte, para os 167 municípios, serão disponibilizados no total um recurso de 2,7 milhões. A verba foi garantida em portaria publicada na última quinta-feira (29) e deverá ser liberado aos municípios em duas parcelas.
Na primeira etapa, serão repassados R$ 91,2 milhões, a partir da data da publicação da portaria. O repasse da segunda parcela está condicionado ao cumprimento de alguns critérios, cujas informações deverão ser consolidas pelas secretarias estaduais de saúde e repassadas ao Ministério até o dia 30 de junho de 2017.
Um dos critérios para que os municípios recebam a segunda parcela, de R$ 60,8 milhões, é a realização do Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) , no caso de cidades com mais de dois mil imóveis. Já os municípios com menos de dois mil imóveis, deverão realizar o Levantamento de Índice Amostral (LIA) e, as cidades sem infestação do mosquito, devem realizar monitoramento por ovitrampa ou larvitrampa. Excepcionalmente, serão consideradas as metodologias alternativas de levantamento de índices executados pelos municípios, desde que essas informações sejam repassadas ao Governo Federal. As metodologias alternativas são medidas utilizadas pelas vigilâncias locais para monitorar o nível de infestação do mosquito Aedes.
O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, considera de fundamental importância este recurso extra para as ações de prevenção e controle do vetor. “Com este reforço financeiro, os municípios vão poder concentrar ainda mais esforços no combate ao mosquito evitando, assim, a proliferação e, consequentemente a transmissão da dengue, vírus Zika e chikungunya. A realização de levantamentos de índices de infestação é uma ferramenta fundamental para qualificar as ações de prevenção e controle do mosquito”, reforçou o ministro.
Via Nominuto

Blog do Danilo Evaristo – Um gesto pra lá de democrático idealizado por George Queiroz, serviu para apresentar a sociedade de Jucurutu e região que a nova forma de fazer política, é bem de longe diferente daquela que era praticada no passado. Fotos: Danilo Evaristo.
A presença do ex-prefeito George Queiroz em frente ao gabinete nesta segunda-feira (02) chamou a atenção da população que assistiu ao ato de transmissão de cargo, momento em que, George passou o comando da prefeitura municipal, ao mais novo gestor do município, Valdir Medeiros. “Esse é um momento histórico, porque nunca antes na história de Jucurutu, um prefeito derrotado foi para transmissão de posse para o prefeito eleito”, informou George.
“Valdir, estou aqui para mostrar a você, mostrar ao povo de Jucurutu, assim como já havia dito pessoalmente, dizer agora de forma pública, que não há divergências. A grande prova disso é que logo após a eleição, Valdir requereu uma licença não remunerada, que eu poderia ter negado, mas eu atendi para mostrar que não há nenhum tipo de rancor. Temos que respeitar a decisão democrática, assim como respeitei e dar ao povo a confiança que ele merece: elegeu você prefeito de Jucurutu, para os próximos quatro anos. Te desejo muita sorte nessa missão”, completou.
George fez uma prestação de contas do trabalho desenvolvido ao longo de seu mandato como prefeito de Jucurutu, lembrando que sempre recebeu em seu gabinete a população e os servidores do município para dialogar e discutir melhorias para cada categoria.
George reafirmou que dialogou com representantes dos servidores no ano passado e em seguida enviou a Câmara municipal, projeto de lei a fim de implantar o plano de cargos e salários dos servidores – projeto que até então os servidores não tinham – e Valdir na condição de servidor do município participou ativamente das discussões em torno da elaboração do projeto que virou lei e passa a valer a partir do mês que vem. George concluiu sua fala fazendo referência à situação na qual Valdir Medeiros recebe a prefeitura, com o funcionalismo em dia e fornecedores com seus serviços pagos.