10/01/2017
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Chuva volta a banhar a zona rural de Jucurutu

Foto: Danilo Evaristo

Os índices pluviométricos mais fortes deste novo ano em Jucurutu foram registradas nesta segunda-feira (09). Os relatos vêm das redes sociais, onde os usuários noticiaram as boas novas com grande entusiasmo. No distrito de Boi Selado, o registro foi de 60 milímetros. Já no sítio Adeque, de acordo com moradores, houve registro de 70 milímetros. Na zona urbana do município, a chuva observada não passou dos 10 milímetros.

09/01/2017
Por Danilo Evaristo em Esporte

Sem surpresas, CR7 é eleito pela 4ª vez o melhor do mundo

Cristiano Ronaldo (Foto: AFP)

Globoesporte – Cristiano Ronaldo foi anunciado pela Fifa nesta segunda-feira como o melhor jogador do mundo de 2016, conquistando o prêmio pela quarta vez. O jogador do Real Madrid venceu a disputa contra Messi, do Barcelona, e Griezmann, do Atlético de Madrid. Um ano incrível para o craque português, que conquistou a Eurocopa por Portugal, e a Champions League e o Mundial de Clubes com o Real Madrid. Individualmente, também levou a Bola de Ouro da revista “France Football”. Vale lembrar que a publicação francesa e a Fifa encerraram parceria que acontecia desde 2010, que unificava os prêmios.

O ano de 2016, que consagrou Cristiano Ronaldo como o melhor do mundo, começou de forma conturbada no Real Madrid. Logo na primeira semana de janeiro o técnico Rafa Benítez, com quem CR7 não teve uma boa relação, acabou demitido e deu lugar a Zidane. E Messi levava o prêmio de melhor do mundo de 2015, aumentando a pressão sobre o craque do Real. Ídolo como jogador, o francês fez o time madrilenho encaixar e voltar a brilhar. Individualmente, o craque português começou a se destacar e fazer jogos incríveis, além de coletivamente ser fundamental para a equipe dar a volta por cima.

Na sequência do ano, vitórias importantes do Real Madrid, como a virada por 2 a 1 sobre o Barcelona no Camp Nou, pelo Espanhol. O gol da vitória foi de Cristiano Ronaldo. E na Champions, recuperação incrível sobre o Wolfsburg nas quartas e final, após derrota por 2 a 0 na partida de ida. No Santiago Bernabéu, na volta, 3 a 0 com hat-trick de Cristiano. Vaga garantida na semifinal, além do rival Barcelona eliminado. A histórica vitória sobre os alemães na Liga acabou sendo o combustível para a reta final da temporada, que terminou com o 11º título dos galácticos na competição.

09/01/2017
Por Danilo Evaristo em Esporte

Estreia do Flamengo no Campeonato Carioca deverá acontecer na Arena das Dunas

Ao que tudo indica, a quarta passagem do Flamengo pela Arena das Dunas, principal palco do futebol potiguar, deverá acontecer ainda neste mês. Sem estádio para jogar no Rio de Janeiro, uma vez que o Maracanã está com péssimas condições, o time Rubro-Negro avalia e aguarda o aval da Federação de Futebol do Rio (Ferj) para trazer o duelo contra o Boavista-RJ para Natal.

A partida marcará a estreia do clube da Gávea na temporada de 2017 e está agendada para ocorrer no próximo dia 29 de janeiro. Segundo o diretor-geral do Flamengo, Fred Luz, há conversas para a partida ser trazida para Natal, faltando apenas a liberação da Federação. “Realmente estamos planejando realizar a estreia em Natal. O Boavista está de acordo, mas precisamos da autorização da Ferj”, disse ao Globoesporte.com.

Desde que inaugurada no início de 2014, a Arena das Dunas já recebeu três jogos do Flamengo. O primeiro deles foi como visitante, quando o clube encarou o América pela Copa do Brasil e venceu por 1 a 0. Depois, o Rubro-Negro atuou duas vezes como mandante: vitória por 3 a 0 sobre o Avaí no Brasileirão de 2015 e derrota de 2 a 1 para o Fluminense pelo Brasileirão de 2016.

Via Agora RN

09/01/2017
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Mulher jucurutuense é submetida à cesariana e tem filho em Caicó

O prefeito Valdir Medeiros ainda não conseguiu por em prática suas propostas pregadas durante a campanha eleitoral, em Jucurutu. Em um vídeo onde ele apareceu pedindo a confiança do povo de Jucurutu, falando da saúde local, Valdir afirma “saúde de qualidade e atendimento humanizado será uma prioridade de nossa gestão”, disse ele. Porém um caso que envolveu a transferência de uma gestante para Caicó, que precisou de um cirurgião para realizar uma cesariana no hospital de Jucurutu, não está em concordância com seu discurso de campanha.

Na campanha eleitoral, Valdir afirmou: “me comprometo a manter a equipe médica de Jucurutu. E mais: Trarei outros especialistas para trabalharem em Jucurutu e desenvolver uma saúde mais forte, mais sólida, que contemple a população mais carente”, disse ele, completando “quero tranquilizar a todos, pois o meu objetivo é elaborar um grande plano de resgate a saúde pública de Jucurutu”, relata Valdir Medeiros em vídeo que circulou nas redes sociais durante sua campanha.

Acontece que uma jucurutuense chegou ao hospital, precisando ser submetida a uma cesariana e teve de ser transferida para Caicó, onde foi atendida pelo médico Jares Queiroz, conforme mostra a imagem em destaque retirada das redes sociais. Nas primeiras horas da manhã de hoje (09), Dr. Jares, realizou a cesariana da mãe jucurutuense no hospital do Seridó. “Nas primeiras horas de hoje operei no hospital do Seridó, onde eu estava de plantão, uma gestante de Jucurutu, cesárea, bem sucedida”, confirmou o médico em contato com o Blog do Danilo Evaristo.

O Blog do Danilo Evaristo telefonou e conversou com a direção do hospital de Jucurutu. “Agente encaminhou ela pra Caicó, de imediato, e assim que chegou lá, Dr. Jares recebeu e foi feita a cesariana”, respondeu a direção confirmando o encaminhamento da paciente a Caicó, onde a cirurgia foi realizada.

Perguntada por qual motivo a cesariana não foi realizada no hospital local, a direção justificou afirmando que ainda não foi realizado o processo licitatório para contratação de cirurgiões: “A gente ainda está em fase de transição! Essa questão (cirurgias) é via licitações. Agora tudo isso já está sendo providenciado. Só que a gente tem as pactuações com as cidades, por exemplo: você deu entrada na sala de parto, você tem tudo pra ter um parto normal, porque a sala de parto daqui a toda equipada, só que como a gente não tem um obstetra de plantão, a gente ver a necessidade, entra em contato com o município vizinho e eles recebem”, encerrou.

09/01/2017
Por Danilo Evaristo em Caicó

Prefeitura de Caicó disponibiliza o Disque Iluminação Pública

A prefeitura de Caicó busca mais opções de canais de comunicação com a população, inclusive lançou uma nova ferramenta de interlocução. Nesta segunda-feira (09), a secretaria municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos passa a disponibilizar o Disque Iluminação Pública.

De acordo com o secretário Abdon Maynard, o serviço “tem como objetivo receber demandas de troca de lâmpadas queimadas ou danificadas, garantindo a reposição e contando, inclusive, com o apoio da população, ligando e informando o local que a iluminação se encontra com problema”.

O Disque Iluminação Pública passa a funcionar a partir de hoje (09), através do telefone (84) 99609-3467, com atendimento das 7h às 13h e de segunda a sexta-feira. Com esse atendimento, o prefeito Batata Araújo pretende, cada vez mais, estreitar o vínculo com a população e ajudar na melhoria do trabalho em prol do município.

09/01/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Bolsonaro pode se aliar a Malafaia para disputa presidencial de 2018

Foto: Fábio Rodrigues

Notícias ao Minuto – O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) afirma que vem conversando com o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, em busca de apoio a uma eventual candidatura às eleições presidenciais de 2018. “O segmento evangélico está de olho na presidência em 2018 e fico feliz em estar no radar deles”, disse o parlamentar, em entrevista ao jornal Extra. “Fiz uma amizade com o Malafaia de dez anos para cá. Acho um cara excepcional”.

Sóstenes Cavalcante, deputado pelo DEM-RJ e aliado do pastor, confirma a aproximação de ambos. Malafaia teria, inclusive, voltado a manter relações com o grupo político de Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, em meio à campanha de Marcelo Crivella (PRB) à prefeitura do Rio de Janeiro.

“Se a gente fechar com os evangélicos, minha candidatura ganha musculatura”, analisa Bolsonaro. O parlamentar nega, no entanto, que usará o apoio em troca de cargos. “Essa política de ‘toma lá, dá cá’ não tem vez comigo. Não abro mão, por exemplo, de um general quatro estrelas para a Defesa e de alguém conservador para Educação e Cultura”. Ainda de acordo com Sóstenes, um segundo nome na mira de Malafaia é o do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), que deve decidir até março se concorrerá à presidência.

09/01/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Após 55 anos de união, casal morre no mesmo dia em Joinville, SC

Darci e Elma foram casados por 55 anos (Foto: Reprodução/RBS TV)

Do G1 SC – Após 55 anos de união, compartilhando sonhos, problemas, momentos bons e ruins, Elma e Darci Schmaltz, de 76 anos, morreram no mesmo dia, com apenas algumas horas de diferença. O casal morava em Joinville, no Norte de Santa Catarina.

Na terça-feira (3), os dois foram internados no hospital e acabaram morrendo dois dias depois, na quinta (5). “Nasceram no mesmo ano, casaram, foram para o hospital no mesmo dia, tiveram a mesma doença e morreram no mesmo dia. Então foi uma prova de amor muito grande”, diz a filha Dulce Schmaltz Viana.

O casal teve cinco filhos, oito netos e cinco bisnetos. “Eles sempre estavam juntos. Como tinham uma sorveteria, sempre trabalharam unidos. Não tinha final de semana, era direto trabalhando. Sempre bem alegres”, conta o neto Márcio Schmaltz. No início da semana, Darci precisou ser internado. “Quando chegamos lá, vimos o meu pai, já estava entubado. Em seguida tocou o telefone, avisando que estavam levando a mãe também. Aí a gente se desesperou”, afirma a filha Lurdes Schmaltz.

Darci morreu de pneumonia na madrugada de quinta-feira (5), às 3h30. Horas depois, às 15h, Elma morreu da mesma doença.  “É triste, mas eu fico feliz, porque os dois foram juntos. Não vão ficar um perguntando pelo outro. Um sofrendo pela ausência do outro. Fico feliz pelos dois estarem indo juntos”, diz Lurdes.

09/01/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Nordeste enfrenta sua maior seca dos últimos 100 anos, aponta estudo

Agência Estado – Valdecir João da Silva, de 53 anos, conta os cadáveres do seu pequeno rebanho que não resistiu à fome, à falta de água e às doenças causadas pela desnutrição. Em uma área afastada da pequena casa onde vive com a família, ele juntou 12 animais mortos ao longo dos últimos meses. De alguns, restam os ossos. De outros, mais recentes, os corpos inchados. “Morreram de fome”, resume ele, que prefere deixá-los aos urubus a enterrá-los. Ele tenta salvar os 20 animais que restam com mandacaru, a planta símbolo do Nordeste. “Ração não dá para comprar, pois está muito cara. O saco de milho que custava R$ 18 há dois anos hoje sai por R$ 65.”

No sertão de Petrolina, quinta maior cidade de Pernambuco, não choveu por 11 meses. Em meados de dezembro, caiu uma chuva forte, mas logo parou. O receio dos sertanejos do semiárido é de que se repita o ocorrido em janeiro passado, quando a chuva veio forte, “sangrou” açudes, mas durou só duas semanas. “Plantei 60 quilos de milho e de feijão, mas não choveu mais e perdi tudo. Não deu nem palha”, diz Josilane Rodrigues, de 25 anos, enquanto expõe 11 ovelhas em uma feira em Dormentes, a 130 km de Petrolina. Quer vendê-las, mesmo a preço baixo, por não ter como alimentá-las.

“Vou vender a qualquer preço porque não quero voltar com eles”, afirma Francisco Agostinho Rodrigues, de 64 anos, que levou à feira 23 de seus 60 animais. “A gente vende algumas para dar de comer às outras”. A feira semanal de Dormentes reúne, em média, 3,6 mil animais e atrai compradores da região e de outros Estados. Em tempos bons, tudo é vendido. Agora, em razão da crise e da seca, o número de animais expostos caiu à metade e muitos voltam para casa por falta de interessados, diz João Batista Coelho, da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária.

Após cinco anos seguidos de volume de chuvas abaixo da média histórica, a seca do semiárido já é considerada a maior do século. A região inclui Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e o norte de Minas Gerais e conta com cerca de 23 milhões de habitantes. Grandes reservatórios do Nordeste – com potencial de armazenar mais de 10 bilhões de litros de água – operam, em média, com 16, 3% da capacidade, porcentual que era de 46,3% há cinco anos. Dos 533 reservatórios da região monitorados pela Agência Nacional de Águas (ANA), 142 estão secos.

Segundo Raul Fritz, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), “não se via seca tão severa para um período consecutivo desde 1910”, quando dados sobre as chuvas passaram a ser coletados. O Ceará é o Estado em pior situação. Seus reservatórios têm apenas 7% da capacidade armazenada. Nos últimos cinco anos, choveu em média 516 milímetros no território, enquanto a média mínima é de 600 milímetros. “E o Ceará é o retrato do que ocorre nos demais Estados”, diz Fritz.

Vários rios e açudes também secaram. Muitos moradores, inclusive em grandes cidades, só têm acesso à água fornecida por caminhões-pipa bancados pelos governos federal e estaduais. De 2012 a 2015, o Nordeste registrou prejuízos de R$ 104 bilhões com a seca. O valor equivale a quase 70% das perdas em razão desse fenômeno em todo o Brasil, segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Os valores de 2016 ainda não foram contabilizados.

Em Pernambuco, onde boa parte dos 185 municípios está em situação de emergência, a perda chega a R$ 1,5 bilhão só na pecuária. O rebanho bovino, formado por 2,5 milhões de cabeças em 2011, diminuiu em 554 mil cabeças no ano passado. Ainda que caprinos e ovinos tenham sofrido com a estiagem, como os do criador Silva, o rebanho cresceu por ter substituído o gado, que é menos resistente à seca. O número de cabras, bodes e cabritos passou de 1,9 milhão para 2,4 milhões em quatro anos. O de ovinos saltou de 1,8 milhão para 2,4 milhões.

09/01/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Por falta de segurança, juiz concede prisão domiciliar a 161 detentos em Roraima

Foto: Daniel Teixeira / Estadão

A medida foi solicitada pelo diretor do centro de progressão penitenciária Wlisses Freitas da Silva, que pediu à Justiça local que fossem tomadas providências devido à “impossibilidade de garantir a segurança” dos presos e dos agentes penitenciários. “Este estabelecimento prisional passa por momentos tensos e de grande apreensão por conta dos últimos acontecimentos”, escreveu o diretor. Ele informou a Justiça sobre problemas como a falta de equipamentos e servidores para garantir a segurança dos que ficam no local.

Todos os presos que foram beneficiados pela medida já estão no regime semiaberto, com autorização para saída durante o dia para trabalhar. “Assim, são presos que já se encontram em processo de reintegração social”, entendeu o juiz da vara de execução penal Marcelo Lima de Oliveira. O magistrado também destacou que os detentos receberam o benefício da saída temporária de Natal, entre os dias 24 e 30 de dezembro, e não houve relato de crimes cometidos pelos integrantes do grupo neste período.

A decisão é de sábado. A partir deste domingo, 8, portanto, os presos não precisam mais retornar ao centro de detenção para o pernoite. A prisão domiciliar será válida até 13 de janeiro e os beneficiados pela medida deverão permanecer dentro de suas casas após as 20h. Os presos também não podem se mudar e nem se ausentar de Boa Vista sem autorização judicial, tampouco mudar de residência sem comunicar ao juiz. Eles também ficam impedidos de frequentar bares ou casas noturnas e de portar armas.

Na decisão pela prisão domiciliar, o juiz considerou que o problema de segurança não está relacionado aos presos do local, mas sim a “ameaças externas de facções criminosas”.“Ora, se a própria unidade prisional destaca de forma veemente que não tem como resguardar a segurança dos reeducandos e dos próprios agentes penitenciários, não é possível a estes juízes fechar os olhos a tal realidade”, escreveu o magistrado.

No relato à Justiça, o diretor do centro afirmou que há baixo número de servidores e o plantão é feito por três ou quatro funcionários. Ele fala ainda em falta de armamento adequado para “cessar algum tipo de confronto” entre os presos. “Pois neste presídio não dispomos de vigilância externa, nem muralhas ativadas por policiais militares, coletes balísticos e armamentos suficientes para todos os agentes penitenciários”, escreveu o diretor.

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Roraima também assinou requerimento apontando para a falta de “mínima segurança” para os presos e para os agentes do local. Além do juiz da Vara de Execuções Penais, a decisão é assinada também pela juíza plantonista do local, Suelen Márcia Silva Alves.

08/01/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Identificado o homem que esfaqueou Valdemiro Santiago

Por Jarbas Aragão (Gospel Prime) – O atentado contra a vida do apóstolo Valdemiro Santiago neste domingo (8) foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. O incidente ocorreu pela manhã, mas o nome e as motivações do homem que desferiu os golpes de faca só foram divulgados no final da tarde pela polícia.

Trata-se de Jonathan Gomes Higino, de 20 anos. Ele estava na fila para receber a oração do pastor. Quando chegou perto de Santiago, desferiu três golpes com um facão medindo 35 centímetros. Conseguiu acertar o pescoço e as costas do líder religioso. O homem foi imobilizado por fiéis da igreja e preso em flagrante minutos depois. Valdemiro foi levado para o hospital, onde recebeu cerca de 20 pontos. Segundo os médicos os cortes foram superficiais e ele está totalmente fora de perigo.

Jonathan foi levado para o 8º Distrito Policial (Brás). Ele responderá por tentativa de homicídio. Em seu depoimento à polícia, Higino afirma que seria vingança, pois Santiago o havia provocado durante um culto da Mundial, em julho. “Vamos crucificar ele”, teria lhe dito o apóstolo na ocasião.

No vídeo divulgado pela família após o ocorrido, o apóstolo conta: “Eu estava impondo as mãos, acabando de ouvir um milagre, um testemunho, e entrou alguém por trás, não sei, não vi quem era, e deu uma facada no pescoço, ou uma navalha, não sei”. Também deixou claro que perdoa o agressor.

Mais tarde, em outro vídeo, postado pelo pastor Wallace Martins, que estava comandando o culto no templo do Brás, na hora do ataque, mostra o momento em que Valdemiro é socorrido. “Que é isso?”, diz Martins, interrompendo a pregação. Ele se virar para trás e é possível ver o apóstolo sendo retirado do local por quatro homens. “Meu Deus… Meu Deus.. Cadê os seguranças aí, né?’, questiona Martins, que logo assegura:  “É gente, isso é o poder de Deus”.

https://youtu.be/ZGwTx8FJonI


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros