21/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Verão 2017 terá temperaturas mais amenas e temporais

Começa o verão nesta quarta-feira (Foto: Carolina Lopes/G1)

G1 – O verão começa às 8h44 desta quarta-feira (21) e vai até o dia 20 de março de 2017, às 7h29 (horário de Brasília). O meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo, diz que o verão de 2017 terá predomínio de temporais e temperaturas mais amenas em relação aos anos anteriores. “A situação será muito diferente dos últimos anos, quando o Brasil teve graves problemas por causa da falta de chuva no verão. Já está chovendo e está bem menos quente do que em 2015 e 2014”, informa o Climatempo.

De acordo com Nascimento, o verão traz o máximo de radiação solar chegando ao Hemisfério Sul. É durante o verão que cai a maior parte da chuva na maior parte do Brasil, quando se forma o corredor de umidade da Amazônia carregado de calor e muita umidade, provocando chuvas principalmente no Centro-Oeste e Sudeste. Aumenta a chuva ainda no Nordeste, principalmente no extremo norte da região.

A maior parte das chuvas se concentrará em janeiro e fevereiro. O verão terá o predomínio do fenômeno La Niña, que começou no final de novembro e vai enfraquecer até o final do verão. Esse fenômeno mudará o cenário em comparação com o verão anterior, quando choveu mais no Sul e fez muito calor em todo o Brasil.

“No ano passado havia um forte El Niño, o mais forte do século e o segundo mais forte da história. Neste ano há uma La Niña fraca formada que ao longo do verão 2017 deve se desfazer. Além disso, a temperatura do Oceano Atlântico não está atrapalhando o deslocamento das frentes frias. E a circulação dos ventos na alta atmosfera já está favorecendo a distribuição do ar úmido sobre o país, permitindo a formação das grandes áreas de chuva sobre o Centro-Oeste e sobre o Sudeste”, informou o Climatempo.

“As temperaturas podem ficar até abaixo do normal no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste porque com o La Ninã há maior incidência de frentes frias”, explica Nascimento.

As chuvas podem se espalhar por todas as regiões do país, diz o meteorologista. “Em janeiro deve chover acima da normalidade em quase todo o país. Há expectativa de um pouco mais de seca no Sudeste só no mês de fevereiro, mas com chuvas típicas de verão, e durante o mês de março será compensada com chuva acima da média na região”, afirma. O Climatempo alerta que há grandes riscos de deslizamentos de terra nas áreas de serra e encostas do Sudeste, devido ao fato de que a chuva já começou forte na primavera e o solo já está bastante encharcado. Já no Norte os rios se recuperarão em 2017.

21/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Prefeitos convocam coletiva e dão ultimato a Temer e ao PMDB

Blog do BG – A Federação dos Municípios do RN – FEMURN – convida a imprensa para uma entrevista coletiva, no Auditório Agnelo Alves, na sede da Federação, em Natal, nesta quarta-feira (21), às 10h.

Na ocasião, o presidente da Federação, prefeito de Assú Ivan Lopes Júnior, prefeitos e prefeitas de todo o Estado vão anunciar decisões importantes a serem tomadas coletivamente caso a Medida Provisória 753/2016, que inclui o repasse imediato das multas da repatriação para as prefeituras, não seja republicada com nova data de pagamento.

A MP publicada no Diário Oficial da União do dia 19 de dezembro estabelece que as Prefeituras só receberão suas partes da multa da repatriação no dia 1 de janeiro de 2017, quando os Governos Estaduais já terão recebido. Os gestores municipais exigem recebimento até o dia 24 de dezembro.

21/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Mais brasileiros usam o 13º salário para pagar contas, aponta pesquisa

O fim do ano chegou e o brasileiro ainda não terminou de pagar as contas de 2016. Em ano de crise, o uso do 13.º salário para saldar dívidas, quitar ou adiantar financiamentos – já tão tradicional quanto a ceia de Natal – se tornou realidade para um número maior de pessoas. O movimento, porém, tem pouca influência para reduzir a inadimplência.

Uma pesquisa da Lendico, fintech que atua no ramo do crédito pessoal, apontou que o porcentual de consumidores que vão usar o 13.º salário para quitar dívidas subiu de 51% em 2015 para 56% em 2016. A pesquisa, feita com mais de 5 mil pessoas com renda média na casa dos R$ 3 mil por mês, revelou ainda uma mudança importante de comportamento do consumidor, que agora está mais preocupado em poupar e investir do que em gastar com viagens e itens supérfluos.

Fundador da Lendico, Marcelo Ciampolini não vê uma alteração definitiva no padrão de gastos. “É mais uma reação à crise do que uma mudança definitiva. Provavelmente, no fim do ano que vem, se a economia tiver melhorado, as pessoas vão preferir gastar a poupar.”

Abrangência. A estratégia que se tornou a saída para uma parcela da população este ano já era usada há mais tempo por quem tem renda menor. A diferença é que, este ano, ficou mais apertado. “Muitas pessoas nem terão 13.º salário, ou porque estão desempregadas, ou porque são trabalhadores autônomos ou informais. Para completar, o crédito secou”, diz Maurício de Almeida Prado, sócio-diretor da consultoria Plano CDE, especializada nas classes C, D e E. Para o executivo, no entanto, se há um ano a percepção era de que a crise não duraria, hoje as pessoas são mais racionais em relação aos gastos.

Para o professor Rodrigo Alves, o ano foi de corte de custos, mas 2017 promete ter algum alívio. Por ter adquirido um apartamento em São Paulo, ele vendeu o carro e ainda busca comprador para outra propriedade que tem fora do Estado. A primeira parcela do 13.º foi usada para amortizar o financiamento do imóvel. A outra metade vai para gastos correntes e investimento. “Quero aplicar a segunda parte em uma poupança para quitar futuras parcelas.”

Economista do birô de crédito Boa Vista SCPC, Flávio Calife diz que o uso do 13.º salário para quitar dívidas tem pouca influência sobre a inadimplência (contas em atraso por mais de 90 dias), já que os índices têm se mantido estáveis em relação a 2015. “As pessoas têm menos dinheiro, mas estão gastando menos e, também, mais preocupadas em honrar seus pagamentos”, diz. Além disso, as contas do início do ano são uma forte razão para o consumidor poupar, explica o economista.

Segundo Eduardo Jurcevic, superintendente de produtos do Santander, as pessoas devem começar 2017 com dívidas, porém, com pagamentos que cabem em seu orçamento. “Ano que vem será um ano de transição. O primeiro semestre será justo para o consumidor, mas haverá mudança de forma gradual no restante do ano.”

21/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo da Bolívia culpa empresa e piloto por acidente com avião da Chapecoense

Agência Brasil – A empresa e o piloto do avião da LaMia, que caiu com 77 passageiros no fim de novembro em Medellín (Colômbia), foram considerados os “responsáveis diretos” do acidente, segundo informe oficial do governo boliviano divulgado nesta terça-feira (20). As informação são da Agência France-Press.

“A conclusão é contundente, a responsabilidade direta de toda essa eventualidade recai sobre o piloto e sobre a empresa”, disse o ministro de Obras Públicas e Serviços, Milton Claros, em coletiva de imprensa. Além disso, a investigação estabeleceu que Celia Castedo, a funcionária da agência nacional boliviana de aviação civil(AASANA, na sigla em espanhol) que autorizou o voo apesar das irregularidades, “lamentavelmente descumpriu seus deveres e isso também prescreve uma punição”.

No acidente, que aconteceu em 29 de novembro na Colômbia, morreram 71 das 77 pessoas que estavam a bordo, entre elas o piloto, jogadores e dirigentes da Chapecoense, assim como jornalistas. “O assunto tratado aqui é, sem dúvida, o plano de voo no qual a capacidade da aeronave era de 4 horas e 20 minutos, e o tempo de voo era de 4 horas e 20 minutos”, ressaltou Claros.

A partir dessas irregularidades, “iniciamos os processos administrativos e penais direcionados a essa senhora pelo trágico incidente”, que inclui também os diretores da AASANA e da DGAC (Direção Geral de Aeronáutica Civil)”, apontou. Claros fez questão de assegurar que essa investigação é o início de uma que incluirá os fiscais de uma comissão tripla, com participação da Bolívia, Colômbia e Brasil. Segundo os acordos e normas internacionais, “os responsáveis pela questão do combustível e a informação emitida são o piloto e a LaMia”, insistiu.

Quanto a Celia Castedo, que se refugiou no Brasil alegando insegurança judicial, Claros a dirigiu “responsabilidade direta”, uma vez que um voo “não pode ser autorizado a voar sem ter uma revisão”, além do que a funcionária apenas informou a seus superiores sobre a situação um dia depois do acidente, por e-mail.

Há alguns dias, Omar Durán, advogado dos familiares do co-piloto da LaMia, Fernando Goytia -também falecido no acidente- declarou que “pudemos evidenciar que o piloto Miguel Quiroga não cumpria com a quantidade de horas de voo estabelecida” nos regulamentos.

21/12/2016
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Concurso 1887 da Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 40 milhões

Nenhum apostador acertou o resultado do concurso 1887 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (20/12), em São Paulo (SP). Com isso, a estimativa do prêmio acumulado para o próximo sorteio, na quinta (22/12), sobe para R$ 40 milhões. A quina teve 54 acertadores, que vão receber cada um o prêmio de R$ 40.268,09. Já a quadra teve 3.496 apostas vencedoras. Cada um desses sortudos irá receber R$ 888,55.

Esta semana, excepcionalmente, a Mega-Sena terá sorteios na terça-feira, quinta-feira e sábado, por causa da Mega-Semana do Natal. A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 3,50 e pode ser feita em qualquer lotérica do país. As apostas podem ser feitas nas casas lotéricas até 19h. Para a aposta simples, de apenas seis números, a probabilidade de ganhar é 1 em 50 milhões, mais precisamente de 1 em 50.063.860. Já para a aposta máxima, de 15 números, com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acerto é de 1 em 10 mil.

20/12/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Ao lado do prefeito George e do deputado Nelter Queiroz, governador inaugura Restaurante Popular em Jucurutu

Governador Robinson Faria inaugura Restaurante Popular em – Foto: Danilo Evaristo

O prefeito George Queiroz, acompanhado do deputado estadual Nelter Queiroz e da vice-prefeita, Paula Lopes, recepcionaram nesta terça-feira (20), o governador Robinson Faria, em Jucurutu, onde o governo do Rio Grande do Norte inaugurou mais uma unidade do programa Restaurante Popular. O equipamento com sede no bairro Santa Isabel, ao lado do Hospital Terezinha Lula, funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, e beneficiará diretamente cerca de 6 mil cidadãos por mês, gerando cerca de 10 empregos diretos.

Em seu discurso, o prefeito George Queiroz, classificou essa como uma das principais ações sociais da sua gestão: “Trazer para Jucurutu um restaurante popular foi algo muito complexo. Graças a incansável ajuda do deputado Nelter Queiroz, conseguimos realizar esse que é, sem dúvidas, um dos mais importantes feitos da nossa administração”, afirmou o prefeito. O evento foi acompanhado pela população, por algumas lideranças políticas da região, vereadores do município, além de secretários municipais.

O deputado Nelter Queiroz mostrou-se feliz com a inauguração do espaço que vai oferecer 300 refeições diárias ao preço simbólico de R$ 1 real à população: “Lutamos muito para conseguir esse restaurante popular para nossa gente. A parceria da prefeitura com nosso mandato, e com o governo do estado, resultou, nessa conquista que vai ajudar a muitas pessoas com alimentação de qualidade, e isso nos alegra muito”, concluiu o parlamentar.

“Em minha campanha eleitoral em 2014, eu passei por Jucurutu, mas não prometi trazer o restaurante popular para esta cidade, porém hoje estou aqui inaugurando essa conquista que é da população, a pedido do meu amigo, o deputado Nelter Queiroz e do prefeito George Queiroz”, afirmou o governador, que estava acompanhando da secretária de Assistência Social, Juliane Faria.

O restaurante popular funciona durante a semana, servindo almoços balanceados, elaborados por profissionais da área de nutrição, com o intuito de oferecer refeição equilibrada às pessoas da cidade, capaz de atender às necessidades alimentares dos cidadãos, subsidiados pelo governo do estado.

20/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Bazinho disputará presidência da Câmara de Triunfo Potiguar com apoio da prefeita Lúcia Estevam

Lúcia anunciou seu apoio através do Facebook

Bazinho disputará presidência da Câmara de Trunfo Potiguar com apoio da prefeita Lúcia Estevam

“É com muita satisfação que lançamos nosso apoio a seguinte chapa que concorrerá à presidência da Câmara municipal: Presidente: Bazinho; vice-presidente: Dandão; 1° secretário: Ceição e 2° secretário: Sancler”.

Com essas palavras, Lúcia Estevam, prefeita eleita de Triunfo Potiguar, anunciou na noite desta terça-feira (20), apoio à chapa, que disputará a presidência da Câmara municipal daquele município, encabeçada pelo vereador Bazinho.

“Sabemos da importância da Câmara municipal nos trabalhos do município. Partindo desse ponto, temos a certeza que fizemos a melhor escolha e confiamos em todos nossos vereadores para que juntos possamos fazer uma excelente gestão a partir de 01 de Janeiro de 2017”, completou Lúcia em postagem no Facebook.

20/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Câmara aprova e renegociação da dívida dos estados vai à sanção

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Agência Brasil – A Câmara dos Deputados aprovou há o pouco o projeto de lei que trata da renegociação das dívidas dos estados com a União. A renegociação prevê o alongamento da dívida por 20 anos e a suspensão do pagamento das parcelas até o fim deste ano, com retomada gradual a partir de 2017. Votaram favoravelmente 296 deputados e 12 contrários. O texto segue, agora, para sanção presidencial.

Depois de várias rodadas de negociações entre líderes partidários e governadores de estados endividados, como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, os deputados concordaram em aprovar a propostas rejeitando parte das mudanças feitas no Senado. As mudanças aprovadas pela Câmara contrariam o entendimento da área econômica do governo, que considera essencial medidas de corte de gastos e ajuste fiscal pelos estados.

Em acordo firmado na manhã de hoje (20), ficou decidido que o relator da proposta, deputado Esperidião Amin (PP-SC), retiraria do texto a maioria dos dispositivos incluídos que previam contrapartidas para os estados que assinassem a renegociação das dívidas. Entre as medidas que foram retiradas do projeto estavam o aumento da contribuição previdenciária dos servidores, suspensão de aumentos salariais e de realização de concursos públicos, privatização de empresas e a redução de incentivos tributários.

A aprovação da renegociação das dívidas ocorreu apesar da obstrução de partidos de oposição, como Rede e PSOL, contrários a impor uma moratória aos estados com problemas financeiros. Durante todo o processo de discussão, o PT tentou obstruir a votação. Ao final, no entanto, o partido votou favoravelmente à proposta. Pelo entendimento dos líderes da base aliada e do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), as contrapartidas e condicionantes às leis estaduais deverão ser analisadas e votadas pelas assembleias legislativas.

20/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

FEMURN diz que Governo Federal dá novo calote nas prefeituras

FEMURN: Governo Federal dá novo calote nas prefeituras, prejudicando funcionários públicos e fornecedores

Nota de repúdio:

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN – repudia veementemente a Medida Provisória 753/2016 publicada no Diário Oficial da União no último dia 20 de dezembro, determinando que os municípios brasileiros só recebam parte da multa da repatriação em 1º de janeiro de 2017 – diferentemente dos Estados, que irão receber os seus repasses imediatamente. Esta medida é um calote institucionalizado que prejudica diretamente a vida de funcionários públicos e fornecedores das prefeituras.

A decisão de repassar aos Estados e negar às cidades é discriminatória e ilegal. A MP demonstra o contínuo desrespeito do Governo Federal para com os municípios, que têm sofrido graves quedas de repasses. As Prefeituras contavam com os recursos da repatriação para honrar seus compromissos, principalmente os salários de novembro e décimo terceiro salário dos servidores, ainda em atraso, bem como pagamento aos fornecedores prestadores de serviço.

A postergação do pagamento das multas agrava a situação financeira dos municípios. Além de ampliar a crise econômica nesta época de final de ano, a atitude se mostra desrespeitosa com gestores, prefeitos e prefeitas do Rio Grande do Norte e do Brasil. A decisão também dificulta a finalização de mandato dos prefeitos junto aos servidores públicos, que contavam com esta programação para receber os recursos oriundos das multas da repatriação.

20/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo repassa R$ 850 mi para programas voltados ao ensino médio

Foto: Marcos Corrêa/PR

O governo federal liberou R$ 850 milhões para assegurar a oferta de vagas profissionalizantes e incentivar a implantação de Escolas em Tempo Integral. O anúncio foi feito, nesta terça-feira (20), pelo ministro da Educação Mendonça Filho. O repasse integra o orçamento de 2016 e será encaminhado aos estados que aderiram aos programas até janeiro do ano que vem por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Durante cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer destacou que os repasses para educação são prioridade do governo. “A educação é a base para o desenvolvimento de um País. É a porta de entrada para a cidadania. Investir na educação é construir um Brasil com mais oportunidades”.

Mendonça Filho ressaltou que as medidas respaldam as mudanças referendadas pela reforma no ensino médio, que tramita no Congresso Nacional.  De acordo com o ministro, pelo menos 82 mil vagas do MedioTec serão oferecidas em 2017, com investimento de R$ 700 milhões em 18 estados e no Distrito Federal. O programa é dos braços do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e prevê que estudantes matriculados no ensino médio também cursem o ensino técnico.

Assim, as matrículas concomitantes devem dobrar em relação a 2015, quando 44.554 estudantes foram beneficiados pela bolsa-formação. A capacitação também é uma forma de suprir a demanda do mercado. Segundo levantamento da Fundação Dom Cabral, 91% das empresas têm dificuldade de contratar profissionais qualificados e metade delas precisa treinar 40% dos novos contratados.

A qualificação também favorece os jovens, na medida em que os estudantes que são graduados no ensino médio profissionalizante recebem 12% a mais de remuneração, aponta o Ministério da Educação. No Brasil, 8,4% dos alunos matriculados no ensino médio também cursam o ensino técnico. Na Europa, a proporção é de 40%. Em países como a China, o percentual é de 42,7% e na Alemanha é de 46%.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros