18/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Congresso aprova Orçamento com mínimo de R$ 945,80

Foto: Istockphoto/Divulgação

Veja.com – O plenário do Congresso Nacional aprovou no início da noite desta quinta-feira o Orçamento Geral da União para 2017, que fixa os gastos federais em 3,5 trilhões de reais e estabelece o salário mínimo de 945,80 reais para o próximo ano. Com a aprovação, o texto segue agora para sanção presidencial. A votação do Orçamento foi possível após um acordo entre o governo e partidos da oposição. Pelo acordo, antes de aprovar a proposta orçamentária, os congressistas analisaram e votaram nove vetos presidenciais que trancavam a pauta.

18/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Mega Sena acumula e prêmio chega a R$ 36 milhões no próximo sorteio

Agência Brasil – A Mega Sena, loteria da Caixa Econômica Federal, acumulou mais uma vez e o prêmio vai passar de R$ 36 milhões no próximo sorteio. O próximo sorteio será na quarta-feira (21). Aplicado na poupança, o valor integral do prêmio renderia aproximadamente R$ 216 mil por mês.

A Mega vem acumulando desde o sorteio do dia 1º de dezembro, quando o último ganhador levou sozinho quase R$ 19 milhões em uma aposta feita em Salvador. Depois disso, o prêmio inicial voltou à casa dos R$ 3 milhões e foi acumulando até chegar, agora, a R$ 36 milhões.

Os apostadores da loteria também já podem fazer seus bilhetes para a Mega da Virada, que terá prêmio superior a R$ 200 milhões. Esse prêmio, no entanto, não acumula. A partir do dia 25 todas as apostas concorrerão para a Mega da Virada e elas poderão ser feitas até as 14h do dia 31 de dezembro. O bilhete mínimo para concorrer à Mega Sena ou à Mega da Virada custa R$ 3,50 e pode ser comprado nas casas lotéricas ou pelo internet bank para os clientes da Caixa Econômica Federal.

18/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Dezembro tem cor laranja para conscientizar sobre câncer de pele

Arquivo/Agência Brasil/Fernando Frazão

Agência Brasil – Pelo terceiro ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove a campanha Dezembro Laranja. Diante da chegada do verão, a proposta é conscientizar a população sobre a necessidade do combate e prevenção do câncer de pele.

Para participar, basta acessar o site da campanha e compartilhar o conteúdo nas redes sociais, utilizando as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol. Também é possível alterar a foto de perfil no Facebook e no Twitter usando o aplicativo da campanha.

De acordo com a Sociedade de Dermatologia, o diagnóstico precoce do câncer de pele é fundamental para o sucesso do tratamento. A campanha reforça, portanto, a necessidade das chamadas atitudes fotoprotetoras de fácil execução no dia a dia do brasileiro.

Monumentos iluminados

Diversos pontos turísticos e monumentos em todo o país ganharam iluminação especial com a cor da campanha em pontos centrais das cidades no intuito de reforçar que o câncer da pele pode ser prevenido.

No Rio de Janeiro, o Bondinho Pão de Açúcar foi o primeiro monumento a abraçar a causa. No último dia 1º, além de se “vestir” de laranja, o local recebeu artistas, médicos e outros convidados para o lançamento da campanha, que contou com a presença da bateria da Escola de Samba Portela.

O Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, a Pinacoteca Benedicto Calixto, em São Paulo, a Ponte Newton Navarro, no Rio Grande do Norte e o estádio Beira Rio, no Rio Grande do Sul também se uniram no combate ao câncer da pele durante o Dezembro Laranja.

Super Protetor

O mascote Super Protetor é a estrela de um desenho animado lançado pela SBD para disseminar o Dezembro Laranja de forma descontraída e consciente a adultos e crianças. Ele tem como armas de proteção capa, óculos escuros e protetor solar, além de um relógio para avisá-lo qual o melhor horário para tomar banho de sol.

O desenho aborda situações do cotidiano e reforça a necessidade de fotoproteção no dia a dia, principalmente entre crianças e adolescentes. A entidade alerta que os efeitos nocivos do sol estão diretamente relacionados a intensidade da exposição solar desde a infância, sendo cumulativos e irreversíveis.

Cenário

Em 2016, a SBD, junto com o DataFolha, divulgou pesquisa inédita que imprime a radiografia do hábito de exposição solar do brasileiro. O estudo traz dados considerados alarmantes pelos dermatologistas:

– 106 milhões de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer – 70% da população acima de 16 anos

– 63% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia

– 6 milhões de brasileiros adultos (mais de 4% da população) não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de rio ou lago

Dados do Instituto Nacional de Câncer estimam que, em 2016, foram contabilizados cerca de 176 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. Os principais tipos de câncer registrados no país são os de pele não melanoma (para ambos os sexos), o de próstata e o de mama.

Já a Organização Mundial da Saúde prevê que, no ano 2030, haverá no mundo 27 milhões de casos novos de câncer, com 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.

18/12/2016
Por Danilo Evaristo em Esporte

Fla prevê folha 20% maior para caber Romulo, Conca e espera por Marinho

Romulo – Foto: Divulgação

Globoesporte.com – Entram, pelo menos, Trauco, Romulo, Conca e Marinho. Saem Chiquinho, Sheik, Alan Patrick e Fernandinho e mais alguns outros menos votados. A conta é mais ou menos esta – com previsão, expressa no orçamento de 2017, de aumento de cerca de 20% no custo – que a diretoria do Flamengo faz para as mudanças no elenco do Flamengo para 2017. O clube planeja entrar na Libertadores com salto de R$ 7,5 milhões para R$ 9 milhões na folha.

Evidente que ainda falta acerto com Romulo e Conca – o primeiro por três anos e o segundo por empréstimo de um ano -, mas o cenário – principalmente no que diz respeito aos negócios com os dois atletas – é positivo e o clube trabalha com possibilidade de anunciar o volante e o argentino na virada do ano. Mas a espera por Marinho deve ser maior. A nova diretoria do Vitória trata como um dos principais objetivos manter o atacante, que se destacou e se valorizou bastante no fim do Brasileiro.

– Vamos fazer todos esforços para ficar com Marinho. A gente sabe que existem propostas de dentro e fora do país, mas o futebol da Bahia precisa de ídolos – disse o novo diretor de futebol do Vitória, Sinval Vieira, admitindo, porém, as dificuldades de manter o atacante.

O Fla quer contrato com Marinho de três a quatro anos e assiste de longe a definição do Vitória. Os empresários Jorge Machado e Bismarck cuidam do caso. A proposta do Flamengo segue firme para comprar 50% dos direitos econômicos de Marinho – metade pertence ao Vitória, 30% ao Cruzeiro e 20% à JMB, empresa de representação de jogadores de Machado e Bismarck.

Ao GloboEsporte.com, nesta sexta-feira, Bismarck admitiu que o interesse de mais dois clubes, além do Flamengo: Grêmio e Botafogo. No mercado, porém, as informações dão conta que é o Rubro-Negro carioca quem tem boas chances de levar Marinho. Apesar da mudança na diretoria do Vitória. “Pode mudar tudo”, diziam os dirigentes do Flamengo na véspera da eleição. As expectativas do Flamengo são positivas e pode envolver troca de jogadores – Marcelo Cirino é uma das alternativas estudadas de oferta dos cariocas.

17/12/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Ela voltou a molhar Jucurutu, após tempos sem aparecer

Foto registrada pelo Blog do Danilo Evaristo no bairro Santa Isabel

E o guarda chuva voltou a ser usado em Jucurutu

A chuva caiu também no distrito de Boi Selado – Foto: Souza Neto

Há tempos sem aparecer por Jucurutu, ela, voltou na tarde deste sábado (17) e sua presença foi festejada de forma bem especial pela população nas redes sociais com as seguintes frases: Oh Glória! Oh benção! Obrigado meu Deus!

A chuva voltou a molhar o solo em Jucurutu, que a exemplo de todo território nordestino, precisa encarecidamente de água. Um pluviômetro instalado no centro da cidade marcou 7,5 mm. A chuva de hoje molhou as zonas urbana e rural. Caiu na cidade e caiu no distrito de Boi Selado.

17/12/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Valdir Medeiros será entrevistado pela Rádio Cidade FM de Jucurutu

A entrevista será realizada na próxima sexta-feira

Atendendo convite da emissora, Valdir Medeiros (PROS), prefeito eleito de Jucurutu, concederá uma entrevista na próxima sexta-feira (23), a Rádio Cidade FM de Jucurutu, a partir das 11h dentro do programa Jucurutu da Gente Especial. O programa que será apresentado pelos radialistas Leleu Araújo e Edilson Silva, contará com a participação de blogueiros da cidade, que estão sendo convidados pela direção da Rádio e pela produção do programa.

17/12/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Governo do RN vai abrir 7 novos Restaurantes Populares até janeiro, começando por Jucurutu

Governo do RN vai abrir 7 Restaurantes Populares, começando por Jucurutu

O governo do Rio Grande do Norte vai inaugurar 7 novos Restaurantes Populares até o final de janeiro. O primeiro restaurante a ser inaugurado será a unidade do município de Jucurutu, na próxima terça-feira (20). As demais unidades serão instaladas em Natal (Rua da Pompéia, na Zona Norte e bairro Planalto), Mossoró (Santo Antônio), São José de Mipibu, Jardim de Piranhas e São Miguel. As novas unidades representam aumento de mais de três mil refeições diárias.

Os novos Restaurantes Populares já estão sendo instalados e segundo o coordenador do programa, Paulo Jordão, eles vão ter o padrão já implantado nas unidades existentes. “Esses restaurantes irão seguir todas as normas de segurança alimentar, além de um cardápio padronizado e balanceado, visando oferecer uma refeição de qualidade para a população que vai utilizar o serviço”, ressaltou.

Para a secretária da Sethas-RN, Julianne Faria, a importância do programa se dá pelo fato de garantir uma refeição a baixo custo para a população em vulnerabilidade social. “Os Restaurantes Populares garantem que milhares de cidadãos tenham acesso a refeições de qualidade, pagando pouco. É um programa que agora vai ser expandido para beneficiar um maior número de pessoas”, ressalta a secretária.

O programa Restaurante Popular garante ao trabalhador uma refeição diária com alto valor nutritivo ao custo simbólico de R$ 1 e conta atualmente com 25 unidades de restaurantes populares em 20 municípios potiguares, assegurando diariamente 22 mil refeições à população de menor poder aquisitivo.

O programa está nos municípios de Natal (Centro Administrativo, Alecrim e Igapó), Mossoró (Centro, Alto de São Manoel e UERN), Assú (Centro e Frutilândia), Caicó, Currais Novos, Macaíba, Pau dos Ferros, Parelhas, Areia Branca, Extremoz, Ceará-Mirim, Macau, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Nova Cruz, João Câmara, Parnamirim, Canguaretama, Santo Antônio e Apodi.

Datas das Inaugurações

20/12 – Jucurutu

10/01 – Natal (Planalto)

12/01- Mossoró (Santo Antônio)

20/01- Natal (Pompéia)

24/01- São José de Mipibu

30/01- Jardim de Piranhas

31/01- São Miguel

17/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Procon/RN alerta consumidor sobre golpes na internet no fim de ano

Procon/RN alerta consumidor sobre golpes na internet no fim de ano

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RN) alerta os consumidores para a existência de estelionatários agindo por meio da internet na contratação de churrascos e buffets nas confraternizações de fim de ano.

Uma consumidora relatou que ao contratar os serviços de determinada empresa através da internet, a mesma não apareceu, nem entrou em contato no dia da festa. O Procon Estadual foi acionado e descobriu que a empresa não existia.

O coordenador-geral interino do Procon/RN alerta o consumidor para algumas observações:

Toda e qualquer contratação, o consumidor deverá fazer pessoalmente em escritório identificado da empresa;

Procure referências do serviço ou profissional contratado;

Não faça pagamentos adiantados em dinheiro antes da chegada dos produtos ao local. Caso seja necessário pagamento de um valor como garantia, este deve ser de até 20%.

17/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

RN receberá R$ 168 milhões da multa da repatriação de capitais

A multa referente à repatriação de dinheiro não declarado no exterior será repassada aos estados ainda neste ano. A informação foi confirmada durante a reunião realizada pelo Colégio Nacional de Procuradores Gerais dos Estados e Distrito Federal, conforme acordado com a ministra Grace Mendonça, advogada-Geral da União. Serão destinados ao Rio Grande do Norte R$ 168 milhões líquidos.

O repasse da multa já tinha sido objeto de discussões federais entre governadores pelo menos em três ocasiões, uma delas realizada entre os chefes do Executivo Estadual do Nordeste, no dia 25 de novembro. Na audiência, os gestores debateram a divisão dos 15% da multa referentes aos recursos não declarados fora do Brasil. O pagamento da multa é prevista no artigo 8º da Lei da Repatriação.

Reunião dos procuradores

O encontro do Colégio Nacional dos Procuradores Gerais dos Estados e do Distrito Federal (CNPGEDF), que tem como presidente o procurador-Geral do RN, Francisco Wilkie Rebouças, encerrou o calendário anual de reuniões, que ocorrem a cada três meses, para discutir temas relevantes. A mais recente deliberação envolveu, por exemplo, a PEC da reforma da previdência e os efeitos de Emenda Constitucional sobre os precatórios nos Estados.

16/12/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Jucurutu: Nelter avalia positivamente a gestão George Queiroz e coloca mandato a disposição do prefeito Valdir

Nelter durante entrevista nesta sexta-feira – Foto: Danilo Evaristo

O deputado estadual Nelter Queiroz mostrou de público que o radicalismo não faz parte de suas ações na política, mesmo em se tratando de sua relação com adversários. Em entrevista a Rádio Cidade FM de Jucurutu, nesta sexta-feira (16), o parlamentar disse que seu mandato estará à disposição do prefeito Valdir Medeiros para o bem de Jucurutu. Nelter disse encarrar o resultado da última eleição municipal em Jucurutu com muita naturalidade: “Tudo dentro da democracia”, disse.

“Já disse isso várias vezes e volto a repetir: Não quero mais aquela política de brigas que ocorreram no passado, em que essas brigas faziam mal as famílias e prejudicava o avanço do município”, destacou ele. “Se eu quisesse o mal para Jucurutu e estivesse torcendo contra o prefeito Valdir, no intuito dele não ter êxito em sua gestão, eu não teria lutado junto ao governo do estado para trazer o Restaurante Popular para Jucurutu, que será inaugurado na próxima terça-feira (20)”, afirmou.

“Pra se ter uma ideia: o governador Robinson Faria está deixando de levar o Restaurante Popular para o Agreste, sua região, para trazer para Jucurutu, a pedido nosso”, declarou o parlamentar. Em um dos trechos da entrevista, Nelter lembrou que por duas vezes no governo George Queiroz, destinou emendas parlamentares junto ao governo do Rio Grande do Norte, para custear a realização de cirurgias de catarata e pterígio no hospital de Jucurutu e revelou seu interesse em contribuir com a futura gestão municipal, informando que já pleiteia uma emenda no valor de R$ 200 mil para a saúde de Jucurutu para o próximo ano, no orçamento geral do estado, que será votado na próxima semana na Assembleia Legislativa.

Nelter afirmou que Valdir não espere ações de sua parte a fim de atrapalhar a gestão do próximo prefeito de Jucurutu: “Valdir, não espere ações minhas objetivas em atrapalhar sua gestão! Vamos caminhar de mãos dadas”, relatou o deputado mostrando que fará uma oposição correta, séria, com responsabilidade, sem perseguição pessoal.  “Tem uma coisa que não desejo pra Valdir. Eu não quero que alguém use as redes sociais para atacar Valdir, assim como alguns fizeram com o prefeito George Queiroz”, avisou o deputado.

Já perto de encerrar sua participação no bate papo, conduzido pelos radialistas Leleu Araújo e Edilson Silva, acompanhado de perto pelos blogueiros locais Rivanildo Júnior, Damião Oliveira, Rennan Barão e Danilo Evaristo, Nelter Queiroz elencou as várias obras executadas por George Queiroz em Jucurutu e enalteceu a gestão do filho- prefeito: “Meu filho você fez com todo o nosso grupo político e com a população em geral, uma administração exemplar! Você está saindo de cabeça erguida”, finalizou.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros