19/10/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Eduardo Cunha é preso pela PF em Brasília

cunha

Foto: AFP

Agência Brasil – O deputado cassado Eduardo Cunha foi preso hoje (19) em Brasília, no âmbito da Operação Lava Jato. O pedido de prisão preventiva do ex-presidente da Câmara dos Deputados foi emitido pelo juiz Sérgio Moro, que conduz as investigações da Lava Jato, na primeira instância.

A Polícia Federal (PF) confirmou a prisão preventiva e informou que Cunha está sendo levado para Curitiba, onde estão sendo conduzidas as investigações. A previsão é de que Cunha chegue entre as 17h e as 18h à capital do Paraná. Ele embarcou no hangar da PF, no Aeroporto de Brasília.

Entre os argumentos utilizados para justificar o pedido de prisão de Cunha, a força-tarefa de procuradores da Lava Jato afirmou que a liberdade do ex-deputado representava risco às investigações.

Segundo a acusação, “há evidências” de que existem contas pertencentes a Cunha no exterior que ainda não foram identificadas, fato que coloca em risco as investigações. Além disso, os procuradores ressaltaram que Cunha tem dupla nacionalidade (brasileira e italiana) e pode fugir do país.

“Enquanto não houver rastreamento completo do dinheiro e a total identificação de sua localização atual, há risco de dissipação do produto do crime, o que inviabilizará a sua recuperação. Enquanto não for afastado o risco de dissipação do produto do crime, presente igualmente um risco maior de fuga ao exterior, uma vez que o acusado poderia se valer de recursos ilícitos ali mantidos para facilitar fuga e refúgio no exterior”, disse Moro na decisão.

A prisão foi decretada na ação penal em que o deputado cassado é acusado de receber R$ 5 milhões, que foram depositados em contas não declaradas na Suíça. O valor seria oriundo de vantagens indevidas, obtidas com a compra de um campo de petróleo pela Petrobras em Benin, na África. O processo foi aberto pelo Supremo Federal, mas após a cassação do ex-deputado, a ação foi enviada para o juiz Sérgio Moro porque Cunha perdeu o foro privilegiado.

19/10/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Assu: MPF abre inscrições para estágio de nível médio

Estudantes da rede estadual de ensino poderão estagiar na Procuradoria da República no Município de Assu. O processo seletivo para nível médio está com inscrições abertas até o próximo dia 21. O estagiário vai auxiliar nas funções administrativas da Procuradoria.

Interessados devem preencher o formulário disponível no site do MPF/RN (link abaixo) e entregá-lo, junto com toda documentação prevista no edital, na sede da PRM Assu (endereço abaixo) entre 10h e 15h, nos dias úteis. É preciso apresentar carteira de identidade e CPF, mais cópia de ambos, declaração de matrícula na instituição de ensino conveniada com o MPF, além de histórico escolar e, no caso de portador de necessidades especiais, laudo médico.

A PRM Assu disponibilizou um computador, para que os estudantes sem acesso à internet possam se inscrever. Para usar o serviço, basta ir à procuradoria no mesmo período de inscrição. Para participar da seleção é preciso atender os seguintes pré-requisitos: ter concluído o primeiro ano do Ensino Médio, não concluir o Ensino Médio antes de julho de 2017 e apresentar média igual ou superior a 6,0 nas disciplinas de Português e Matemática.

O processo seletivo vai formar cadastro de reserva e terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais um ano. Das vagas que surgirem, 10% serão reservadas para pessoas com deficiência e outras 10% para o Sistema de Cotas Étnico-raciais.

O concurso conta com prova objetiva de Português e Matemática, a ser aplicada na data provável de 6 de novembro. O conteúdo programático está descrito no edital. No dia da prova, é preciso levar caneta esferográfica azul ou preta, comprovante de inscrição e documento de identidade. Candidatos aprovados serão chamados de acordo com a necessidade e a conveniência da PRM Assu.

Bolsa-Auxílio – Os estudantes convocados vão receber bolsa no valor de R$ 540 mensais, mais auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais, com uma jornada de 20 horas por semana, sendo quatro por dia. O contrato inicial é de um ano e pode ser prorrogado por igual período.

Local de inscrição

Procuradoria da República no Município de Assu: Rua Sinhazinha Wanderley, 912 – Centro. Telefone: 3331-7256

Para baixar o formulário de inscrição, conferir o edital e acompanhar as etapas do processo acesse www.mpf.mp.br/rn/estagie-conosco/concursos-de-estagio/2016/processo-seletivo-para-estagio-de-nivel-medio-procuradoria-da-republica-no-municipio-de-assu.

19/10/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Sine-RN oferece mais de 232 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (19)

O Sine-RN oferece, nesta quarta-feira (19), mais de 232 oportunidades de emprego em Natal e Mossoró.

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

19/10/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Pagamento dos servidores do RN será concluído até dia 29, diz Governo

G1 RN – O Governo do Estado anunciou nesta terça-feira (18) que vai concluir o pagamento dos servidores estaduais até o dia 29 de outubro. Ao todo, 10.408 servidores ainda esperam pelo pagamento referente ao mês de setembro. De acordo com o Governo, os pagamentos destes servidores serão divididos em duas parcelas.

Por meio de nota, o Governo do Estado esclareceu que apenas os servidores com salários superiores a R$ 5 mil ainda não receberam os pagamentos de setembro. Para quitar a folha do mês passado, o Governo optou por dividir o pagamento dos servidores. A primeira parcela, no valor de R$ 5 mil, será paga nesta sexta-feira (21). A segunda será paga no dia 29 de outubro.

De acordo com os cálculos do Governo do Estado, R$ 52 milhões serão desembolsados no pagamento da primeira parcela e R$ 42,7 milhões na segunda. Segundo o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças, Gustavo Nogueira, a expectativa é que a partir de novembro o calendário de pagamento seja normalizado. “O Governo conclui a folha de pagamento com expectativas de que, já em novembro, as receitas do Estado passem a se comportar de forma favorável em virtude da própria dinâmica da economia do final do ano”, disse.

19/10/2016
Por Danilo Evaristo em Educação

MEC divulga locais de prova do Enem nesta quarta-feira

Agência Brasil – Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 terão acesso às informações sobre os locais de prova nesta quarta-feira (19), a partir das 15h. O cartão estará disponível pela internet e também no aplicativo do Enem, disponível nas plataformas Android, iOS e Windows Phone.

O cartão de confirmação de inscrição, além do local, data e horário de prova, terá o número de inscrição do estudante, a opção de língua estrangeira e, quando for o caso, a indicação de atendimento especializado e específico e a solicitação de certificação do ensino médio.

Para obter o cartão, o participante deve acessar o site do exame, na área destinada ao participante. É preciso informar CPF e senha. Para evitar os já famosos atrasos, uma dica para os candidatos é fazer o caminho de casa até o local de prova antes da data do exame para conhecer o trajeto e evitar imprevistos. No dia da prova é recomendado chegar com antecedêcia ao local – os portões abrem uma hora antes do início do exame.

19/10/2016
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Ninguém acerta e Mega-Sena pode pagar R$ 35 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.867 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado na noite desta terça-feira (18) em Santos Dumont (MG). A estimativa de prêmio do próximo sorteio, a ser realizado na quinta (20), é de R$ 35 milhões, segundo a Caixa Econômica Federal.

Veja as dezenas: 03 – 10 – 17 – 21 – 22 – 43. A quina teve 96 apostas ganhadoras e cada uma vai levar R$ 21.908,52. Outras 6.158 apostas acertaram a quadra e vão ganhar R$ 487,91 cada uma.

O sorteio extra faz parte do especial “Mega-Semana Sorte” e altera o calendário dos demais sorteios desta semana: o concurso 1.868 será realizado na quinta-feira (20) e o 1.869, no sábado (22).

19/10/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Bancada do RN recebe pleitos de entidades ao Orçamento 2017

felipe

Bancada do RN recebe pleitos de entidades ao Orçamento 2017

Parlamentares da bancada federal do Rio Grande do Norte estiveram reunidos na terça-feira (18) em Brasília, com representantes de entidades, governo do estado e prefeitos de municípios potiguares. Na oportunidade, a bancada recebeu os pleitos das instituições ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2017.

O deputado federal Felipe Maia, que é coordenador da bancada federal, destacou o empenho dos parlamentares no encontro: “A bancada dialoga, democraticamente, com as entidades do Rio Grande do Norte. Recebemos as demandas e conhecemos as propostas das instituições com mais profundidade, com isso, pretendemos atender o máximo possível de projetos e, consequentemente, o maior número de pessoas atingidas com esses pleitos”.

Dentre as sugestões apresentadas estão: investimentos em assistência social; segurança; saúde; reforma no sistema prisional do estado; apoio as instituições de Ensino Superior: UFRN, UERN, Ufersa, IFRN; investimentos para a Maternidade Escola Januário Cicco, HUOL e Hospital Universitário Ana Bezerra e melhoria na infraestrutura da cidade do Natal.

Como o prazo para apresentação das emendas se encerra no dia 20, a bancada do estado se reúne nesta quarta-feira (19), para definir os pleitos que serão contemplados pelos parlamentares.

19/10/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo do RN apresenta sugestões para emendas parlamentares no total de R$ 426,5 milhões

robinson

Governo do RN apresenta sugestões para emendas parlamentares no total de R$ 426,5 milhões

O Governo do Estado levou à Brasília uma carteira sugestiva com 13 propostas de emendas parlamentares para serem incluídas ao Orçamento Geral da União (OGU) 2017.  As sugestões apresentadas na tarde desta terça-feira, 18, na Câmara dos Deputados, contemplam os setores de Saúde, Segurança, Recursos Hídricos e Assistência Social, totalizando R$ 426,5 milhões.

Uma nova reunião será realizada hoje (19) para definir quais emendas serão acatadas pela bancada federal. “Aproveitamos esta reunião para trazer os problemas essenciais que mais afligem a população do Rio Grande do Norte”, assinalou Robinson.

Nas listas de projetos, estão a construção e reforma de unidades prisionais, a implantação do Programa Transporte Cidadão na Região Metropolitana de Natal, o aparelhamento e reforma de Unidades Públicas de Saúde e a implantação de sistemas de Abastecimento de Água na área de abrangência do Projeto de Integração do Rio São Francisco, entre outras.

UNIÃO DE FORÇAS

Aproveitando o encontro com a bancada, o governador Robinson Faria propôs aos parlamentares uma pactuação política pelo Rio Grande do Norte. “Fiz aqui um convite para uma reunião. Pedi um desarmamento político, um pacto de estado em torno da difícil situação financeira do RN”, afirmou Robinson.

O governador ainda lembrou que a frustração de repasses federais já soma R$ 1 bilhão, o que tem comprometido custeio, folha de pessoal e investimentos. “O Nordeste inteiro está perdendo sua batalha política com a União. Nossa região hoje está sendo descriminada. O Governo Federal atendeu os estados que mais deviam à união e não atendeu aos estados que não deviam, como é o nosso caso”, disse.

19/10/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

José da Penha-RN entra em colapso no abastecimento

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) suspendeu a cobrança de faturamento da cidade de José da Penha, no oeste potiguar, a partir do mês de outubro. O motivo é a perda da capacidade de abastecimento pelo manancial que fornece água para a cidade, o Açude Barra, tanto em relação ao volume de água quanto à qualidade da mesma.

Dessa forma, a retomada do abastecimento pela Companhia só será possível quando o manancial recuperar seu potencial de captação de água. Atualmente, o Rio Grande do Norte tem 22 cidades em colapso e 71 em rodízio no abastecimento.

Cidades em colapso: Almino Afonso, Antônio Martins, Campo Grande, Cruzeta,  Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Janduís, João Dias, José da Penha, Luiz Gomes, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Paraná, Paraú, Patu, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel, Serrinha Dos Pintos, Tenente Ananias e Triunfo Potiguar.

Cidades em rodízio: Acari, Afonso Bezerra, Água Nova, Alto do Rodrigues, Angicos, Assú, Barcelona, Bodó, Caiçara de Rio Do Vento, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cerro Corá, Coronel João Pessoa, Currais Novos, Dr. Severiano, Encanto, Equador, Espírito Santo, Fernando Pedrosa, Florânia,  Guamaré, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Ipueira, Itaú, Jardim de Angicos, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa de Velhos, Lagoa Nova, Lajes, Lucrécia,  Macau, Olho D´Água Dos Borges, Ouro Branco, Parelhas, Passagem, Pau dos Ferros, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Portalegre, Rafael Godeiro, Riacho Da Cruz, Riacho de Santana, Riachuelo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Maria, Santana do Matos, Santana do Seridó, Santo Antônio, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Rafael, São Tomé, São Vicente, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tenente Laurentino, Timbaúba dos Batistas, Umarizal, Várzea, Venha Ver, Viçosa.

19/10/2016
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Natal em Jucurutu agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos do RN

nelter

Nelter Queiroz

De autoria do deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) e sancionada pelo governador Robinson Faria, a lei 10.113 de 04 de outubro de 2016 incluiu o “Natal em Jucurutu, o RN celebra aqui!” no Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Norte.

O evento que movimenta a economia e o turismo do município há mais de 40 anos, e atrai pessoas de todas as regiões do RN e de alguns municípios do sertão paraibano, agora terá mais destaque e contará com mais apoio e estrutura para se consolidar como o maior Natal de todo o Estado. “Ganhou o RN e, principalmente, nossa Jucurutu, pelo reconhecimento!”, destacou Nelter em suas redes sociais.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros