Do G1 – Ao menos 1.083 municípios do país, além do Distrito Federal, estão em situação de emergência por conta da seca ou da estiagem, segundo levantamento do G1. Em cinco dos 15 estados afetados, o cenário atinge mais da metade dos municípios – No Rio Grande do Norte, 90% estão em emergência.
O levantamento leva em conta os municípios que decretaram emergência e, posteriormente, tiveram tal situação reconhecida pelos governos estaduais, o que garante o acesso a recursos desses entes públicos. O Nordeste é a região mais afetada. Lá, todos os estados têm cidades em emergência. A situação, entretanto, também atinge o Centro-Oeste, o Norte e o Sudeste.
Entre as cidades afetadas pela seca estão Rio Branco, onde o Rio Acre chegou a atingir o menor nível da história em 17 de setembro; Vitória, que enfrenta racionamento desde o dia 22 – o município, entretanto, não está na lista dos que tiveram emergência reconhecida pelo governo; e Brasília, onde algumas regiões chegaram a sofrer racionamento de 23 a 25 de setembro. O governo distrital prevê aumentar o valor das contas de água em 20% caso o nível dos dois principais reservatórios caia a 25%.
Além de problemas de abastecimento, a seca tem causado prejuízos à economia. Em Mato Grosso, a produtividade da safra de milho de 2016 caiu 32% em relação à safra 2014/2015, o que resulta numa perda de R$ 32 bilhões, segundo estimativas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuário (Imea). No Sergipe, a perda de safra de milho atinge 80%. No Espírito Santo, a produção de café robusta caiu 40% em 2016 na comparação com o pico de 2014.
Em Goiás, embora não haja decretos de situação de emergência por conta de seca ou estiagem, o governo contabiliza 14 cidades que podem enfrentar problemas de abastecimento. Dentre elas está Goiânia, em razão da diminuição do nível do manancial que abastece a capital.
No Amazonas, o governo do estado avalia pedidos de reconhecimento de situação de emergência já decretadas por municípios. A navegação em trechos do Rio Madeira entre Amazonas e Roraima está restrita desde julho.
UOL – Com uma vitória de virada por 2 a 1 sobre o CRB, o Atlético-GO ligou o secador e acompanhou a derrota do Vasco por 3 a 1 para o Paysandu, que garantiu aos goianos a liderança da Série B. Empolgado, o Dragão, através de seu Twitter, não perdeu a oportunidade de ironizar o Cruzmaltino após o terceiro gol dos paraenses. Quando o Vasco fez o gol de empate com Ederson, mas a arbitragem anulou de forma equivocada, o clube goiano ainda interagiu com o Paysandu utilizando-se novamente de ironia com a imagem do rapper Drake.
A greve dos bancários continua, segundo decisão tomada em assembleia na última segunda-feira (03), em São Paulo, informou o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Na segunda, a paralisação completou 28 dias. “Os trabalhadores, em assembleia realizada hoje, cobraram dos bancos uma proposta condizente aos seus altos lucros. Não vamos aceitar proposta rebaixada e queremos o fim das demissões”, disse Juvandia Moreira, presidenta do sindicato.
Segundo o sindicato, oito centros administrativos e 804 agências bancárias, localizadas nas cidades-base do sindicato, estão paradas. O sindicato estima que mais de 28 mil trabalhadores participam da paralisação. A última proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) foi, segundo os bancários, no dia 28 de setembro, quando foi proposto reajuste de 7% e um abono de R$ 3,5 mil, com aumento real de 0,5% para 2017. Os bancários, no entanto, pedem reajuste de 14,78%, sendo 5% de aumento real.
O candidato da oposição, Valdir Medeiros (PROS), venceu o atual prefeito de Jucurutu e candidato a reeleição, George Queiroz (PMDB), na disputa pela prefeitura municipal neste domingo (02).
Prefeito George Queiroz votou no início da tarde em Jucurutu
Por volta das 12h10 deste domingo (02), o prefeito de Jucurutu e candidato a reeleição, George Queiroz (PMDB), votou na escola estadual Newman Queiroz. Acompanhado da esposa, Carolina Sindeaux Queiroz e da filha, Alice, George Queiroz mostrou-se confiante na vitória.
“A expectativa para a grande vitória que o povo de Jucurutu nos dará nesta eleição, é a melhor possível! Iremos vencer mais uma vez, com a permissão de Deus, pois além de realizarmos um trabalho sério e transparente à frente da prefeitura, viabilizamos a construção de muitas obras para melhorar a qualidade de vida das pessoas, ao longo desses três anos e nove meses, e ainda apresentamos as melhores propostas durante nossa campanha eleitoral”, ponderou o prefeito.
Gostaria de pedir desculpas aos nossos candidatos do PMDB pela minha ausência nestas eleições. Na verdade, estive ocupado em Brasília com votações importantes, como vocês puderam acompanhar nos últimos dias.
Por outro lado, a campanha foi muito curta, o que também não me permitiu chegar aos 85 municípios onde o PMDB tem candidatos a prefeito, vice-prefeito e, muito mais, vereadores.
Ao mesmo tempo, que peço desculpas, quero desejar a todos boa sorte. A campanha, Graças a Deus foi realizada com muita tranquilidade e paz, com poucas exceções. Vamos às urnas, vamos a vitória se Deus quiser. Obrigado amigos, obrigados a todos que fazem o PMDB.
Somente aquelas pessoas que tenham alguma restrição de acessibilidade, que tenham dificuldade de locomoção (ou de visão) ou que precisem de um auxílio para votar podem ser acompanhadas na cabina de votação por uma pessoa de sua confiança. Ou seja, um eleitor que tenha plena condição de votar não pode ser acompanhado pelo filho ou filha ou outro parente na cabina.
As urnas eletrônicas contam com uma marca de identificação em relevo na tecla 5, para o eleitor cego se orientar no momento do voto com relação às outras teclas, e um sistema de áudio, que é automaticamente habilitado para o eleitor que já se identificou perante a Justiça Eleitoral como deficiente visual. Além da marca de identificação, todas as teclas da urna têm Braille. O teclado da urna corresponde ao teclado telefônico.
Para o eleitor que notadamente tiver deficiência visual, o mesário poderá habilitar, no instante do voto, o sistema de áudio da urna, a fim de facilitar a votação deste eleitor. Nestas Eleições, 601.085 eleitores informaram ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. A Justiça Eleitoral disponibilizará 32.271 seções eleitorais especiais acessíveis no dia 2 de outubro.
Agência Brasil – Mesmo diante da crise política que passa o Brasil e do descrédito que vive a classe nos últimos anos, o número de pessoas interessadas em conquistar um mandato popular nas eleições municipais que começam hoje (2) aumentou em relação às eleições de 2012. Inscreveram-se, há quatro anos, para disputar uma vaga de prefeito, vice-prefeito ou vereador 481.783 mil pessoas. Neste ano, deram entrada no pedido de registro de candidaturas junto à Justiça Eleitoral 496.892 mil brasileiros, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em 2012, disputaram as 5.517 prefeituras municipais 15.127 candidatos. Neste ano, concorrem ao cargo de prefeito de uma das 5.568 cidades 16.565 candidatos. No último pleito municipal, as 57.434 cadeiras de vereador foram disputadas por 450.695 pessoas. Neste ano, com um número maior de vagas a serem preenchidas – 57.958 – o número de candidatos a vereador também cresceu e passou para 463.375, uma média geral de oito candidatos por cada vaga.
Não foi só o número de candidatos que aumentou nos últimos quatro anos (de 2012 a 2016). No período, houve um crescimento no eleitorado nacional que era de 138.544.348 e passou para 144.088.912 eleitores aptos a votarem, segundo dados do TSE de 4 de maio passado, data do fechamento do cadastro para o pleito deste ano. Também aumentou o número de partidos políticos para a disputa. Eram 29 legendas e agora são 35 com registro na Justiça eleitoral e com candidatos a prefeito e vereadores.
Duas apostas de Minas Gerais acertaram as seis dezenas do concurso 1.862 da Mega-Sena, cujo sorteio foi realizado na noite deste sábado (1°) em Alpinópolis (MG). As apostas ganhadoras são de Belo Horizonte ecada uma vai levar R$ 2.915.182,12.
Veja as dezenas: 02 – 08 – 35 – 42 – 49 – 56. A quina teve 99 apostas ganhadoras e cada uma vai levar R$ 18.299,52. Outras 4.549 apostas acertaram a quadra e vão ganhar R$ 568,93 cada uma. A estimativa de prêmio do próximo sorteio, a ser realizado na quarta (5), é de R$ 3 milhões.